pedronunoribeiro Escreveu:Zahira, não me leve a mal mas estas coisas interessam-me, eu gosto de saber como pensam os mais velhos. E este assunto fascina-me porque ao saber que empresas como estas facturam milhões de contos por ano, fico curioso e surge a pergunta: Mas afinal como eles conseguem ganhar tanto com um produto n essencial á vida. ex:Coca-Cola.
Pronto Pedro, se assim é, aqui fica a minha contribuição para o teu interesse. uma vez que eu até trabalho em publicidade.
O sucesso das grandes empressas depende de varias coisas.
1º Do capital inicial. ( se não houver um bom capital inicial a empresa não subrevive, nos primeiros 5 anos, data prevista para uma empresa
começar a ter credibilidade.)
2º Niveis de custo. Uma empresa em inicio tem que ter valores mais baixos do que é comercializado no mercado para produtos do mesmo genero, Infelizmente, hoje em dia, cada vez mais as pesoas tendem a procurar baixos custos.
3º Está tudo relacionado com o markting. A forma de divulgação da empresa e de seus produtos. Este ponto é dos mais, se não o mais, para o bom sucesso de uma empresa. Tal como disse a Nyara, a publicidade fica no ouvido. também eu ainda me lembro do " Sensação de viver" e ainda hoje, por vezes, canto essa musica
Dentro da publicidade, existem varios ramos, como por exemplo, a publicidade na tv( uma grande aposta mas que infelizmente para inicio de carreira é bastante dispendiosa), o boca a boca( continua a ser uma das melhores formas de publicidade( pois se gostares de determinado produto recomendas aos teus amigos e por ai fora), as revistas( também bastante dispendiosas) e uma das que chama bastante atenção e não é muito cara, os brindes publicitários(por acaso o meu ramo :p ), quem é que nunca exprimentou um artigo novo só porque, para além de ser mais barato que outro de uma marca conhecida, ainda oferesse uma coisinha qualquer?
Depois, é muito, mas muito importante também que os produto, no caso de serem artigos comestiveis, seja realmente muito bom.No caso de outro genero de empresa, tipo adovogacia, contabilidade, etc..que as pessoas que pertençam á empresa sejam realmente boas naquilo que fazem, porque se não for, por muita publicidade e por muito capital que se tenha, a empresa não vai a lado nenhum.
Espero ter contribuido para o teu interesse

mas sendo um pouco mázinha(que não sou e estou a brincar contigo) acho que não devias te preocupar muito com isso agora e preocupares-te mais com coisas mais "fixes" :p
Fala a voz da experiência, de quem ajudou a iniciar uma empresa á 7 anos a trás e que trabalha no ramo de inicio de novas empresas e lançamentos de novos artigos