Ora viva!!! Até que enfim boas noticias sobre o Bóbico!!! Bom saber que a relação dono - cão está a começar a dar os seus frutos e que o Bóbico não é mais que um husky cheio de sorte!!!
Aisd disse: "Parabéns - tem um husky típico.
Incluindo a mania de fugir."
O facto de fugir não está somente relacionado com o temperamento tipico da raça mas também com o grau de controlo do dono sobre o cão.
Eu, pessoalmente, sempre tive siberians e nunca nenhum cão meu fugiu estando em liberdade, tirando claro, umas perseguições em bando atrás das gaivotas na praia mas isso já faz parte e eles voltam assim que percebem que não as conseguem apanhar e, claro, quando vêem que se afastaram bastante do dono (líder de matilha). O Bóbico, como disse no inicio deste tópico (poderão ler na primeira página.) precisa de alguma disciplina e principalmente perceber quem é o líder lá em casa e isto consegue-se não com violência mas sim com paciência, dedicação e conquista. Não esperem que um siberian se comporte como um labrador por exemplo...eles gostam do dono, mas como não são cães melga, não precisam de manifesta-lo 24 horas por dia e evidentemente que obedecem a quem reconhecem como líder. Escolhem normalmente um dono.
Eles têm uma personalidade muito própria e mais depressa tem que ser o próprio dono a aprender a viver com eles que o inverso respeitando as necessidades da raça....mas quem respeita e conhece a verdadeira essencia da raça sabe que é assim e acaba por disfrutar da companhia destes "lobinhos rebeldes"!!!
Como a Aisd disse e muito bem....o resultado dos abandonos de siberians (não falando de cães de outras raças) esta relacionado com o desconhecimento, ao ponto de muitas pessoas chegarem à ignorância de adquirir um cão de determinada raça sem sequer ler algo sobre a mesma, a própria pessoa não se encontra à altura de corresponder às necessidades do cão que levaram para dentro de casa, o convivio torna-se algo problemático (para não dizer caótico, por vezes!) e no caso do siberian, que efectivamente não é uma raça fácil o resultado é óbviamente (em muitos casos...) o abandono....como sabemos é mais fácil e já é tão habitual......infelizmente é assim, com o siberian e com tantas outras raças.
Desejo ao Bóbico e ao dono as maiores felicidades e que a relação entre ambos seja cada vez mais gratificante.
Saudações a todos
