um dos fundamentos para a alimentação vegetariana

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta mai 03, 2006 9:54 pm

Vogue, não me leve a mal, mas depois desta salada que escrevinhou aqui, que credibilidade acha que pode ter?
Nenhuma. Basicamente é uma pessoa muito jovem que contradiz-se a cada parágrafo...
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta mai 04, 2006 7:56 am

Nyara Escreveu:
Em relação ao post inicial, não entendo que uma pessoa que não é católica nem acredita numa série de coisas vem dizer que Deus não era carnivoro
Não é Deus :lol: :lol: é Jesus ;)
Jesus era judeu sem alternativas ao que hoje chamamos ortodoxia... aliás o cristianismo nasceu de uma tentativa de radicalizar essa ortodoxia, pelo que não só Jesus comia carne como sacrificava cordeiros e pombas... nunca deve ter feito uma única refeição vegetariana na vida...

O cristianismo só se abriu aos gentios (não judeus) depois da sua morte... foi na origem um movimento radical conservador... coisas como o vegetarianismo não se enquadram nele...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta mai 04, 2006 8:47 am

Não deixa de ser interessante, eu não me enquadro nos omnivoros, sei conscientemente que sou carnivora a 100%. Não foram raras as vezes em que levei descomposturas por ir tacar carne crua. Para mim carne sempre foi algo bem mal passado e apenas com sal. Ainda hoje o cheiro da carne crua quase me hipnotiza. É uma questão fisiológica penso eu. Seja como for, há cerca de 15 anos que não como carne. Sinto saudades, nunca mais me senti cheia e talvez por isso coma imenso, mas... moralmente, para me sentir bem, não quero carne. Algum dia, hei-do dominar este apetite e este instinto voraz.
Resta dizer, que assim que retirei a carne da alimentação, coisas como constipações constantes, mal estar de estomago ou intestinos, obstipção entre outros, nunca mais tive.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 04, 2006 9:08 am

LuMaria Escreveu: Resta dizer, que assim que retirei a carne da alimentação, coisas como constipações constantes, mal estar de estomago ou intestinos, obstipção entre outros, nunca mais tive.
Mas eu nunca tive disso... se calhar ser viciado em maçãs ajuda, ou sou meramente saudável ;)

Fora de brincadeiras, o tipo de alimentação que se tem antes e depois de uma opção como essa pode ter muita influência, se passarmos de uma dieta com muita junk-food para uma dieta equilibrada, omnívora ou não, vai trazer imensos benefícios...

Confesso que há anos que me obrigo a comer sopa...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quinta mai 04, 2006 3:55 pm

Pois é, de facto é verdade a sensação de fome, depois de uma refeição "vegetariana". Coloquei entre aspas, porque o que muitas pessoas sabem da alimentação vegetariana, está um pouquinho afastado da realidade.
Ao princípio, devo confessar que andei transtornada. Tal como a Lu, eu também adorava carne crua, mas não levava descascas, porque me diziam que crua, era saudável 8) ... pois é! Também para mim, era só uma passagem e um pouco de sal.
Mas aos poucos aprendi a fazer as refeições e a conjugar melhor os ingredientes e tudo normalizou.

A carne tem de facto um poder saciante, muito diferente de um alimento de origem vegetal e contém quase tudo, tirando a fibra.
Mas os hidratos de carbono, são a principal fonte de energia.
Cada prato meu, tem o substituto da carne e obviamente, a quantidade boa de hidratos de carbono (os conhecidos de libertação lenta). Se comesse só o tofu, ou o seitan, ou.... em meia hora estaria cheia de fome!

A sopa, é outro alimento espectacular, do qual não abdico, todos os dias. Quando como uma sopa, estou certa que dei ao meu corpo, tudo o que precisava... mais a doze de fruta e salada, fico perfeitamente satisfeita e é o meu jantar.

Casadiscães, não percebo porque diz que se é gordo, ao virar vegetariano ficava ainda mais gordo? Porquê?
:o ... se calhar não percebi bem.
Diz que acompanha todo o processo (produção de carne), como?
Acha que só o transporte dos animais é que ainda não obedece às condições mínimas de respeito? Pois não sei... não sei como são abatidos e isso dá-me uma grande agonia. É uma triste vida, temos que admitir.

Eu vejo a alimentação vegetariana, mais limpa para o nosso corpo. Se bem que uma pessoa que seja omnívora, mas tenha em conta as dozes necessárias de fibra (frutas e legumes), não exagerando no consumo de carne e pricipalmente no junk food (q também há vegetariano), não deverá nunca ter problemas de engordar; existe o equilíbrio.
No entanto, se comparamos, vemos que:
Carne: 50 de calorias são sob a forma de proteínae as restantes 50, sob a forma de gordura saturada;
Na soja, 50% das calorias, são sob a forma de proteínas e as restantes 50, sob a forma de hidratos de carbono complexos.
É por isso que prefiro este regime.

Se pensarmos bem, não existem problemas de obesidade nos animais, excepto aqueles que são alimentados pelo homeml, logo algo está mesmo errado.

Outra questão, que considero também bastante pertinente, é essa tal inserção social. É muito difícil. Com alguns amigos, nem tanto, mas com alguma parte da família, ser vegetariano é ser-se um ser fraquinho e sem defesas e se me distraio, lá anda o meu filho a brincar com uma entremeada, mesmo com cheirinho a gozo (sinceramente, acho desnecessário).
São coisas assim que às vezes me revoltam. Uma pessoa abre a execepção de comer peixe para se poder estar, ou então não abre e come uma peça de fruta e um pouco de alface, porque é disso que acham que nos alimentamos. Quando abrimos essa excepção, já estão freneticamente a perguntar: então e isto, comem? e isto? não, então porquê? :| ... e a refeição vira um stress, só me apetece é vir embora pr'a casinha :(

Por outro lado, vou admitir, é óbvio, há discursos de gente vegetariana, completamente patéticos e utópicos e claro, não abonam nada.
Isto há de tudo!

Gostava mesmo, era que existisse informação isenta.
Melhores recursos, mais oferta de produtos, para que se pudesse ser um vegetariano em condições, em Portugal. Para que se pudesse tirar o mesmo gosto de um passeio, ou de um convívio qualquer.
Deixar de ser aquela novidade, ou excentricidade.

Quanto aos suplementos, acho que toda a gente devia tomar. No caso de por ex., a vit C, os resultados são espectaculares. É depois de sentirmos a diferença, que nos apercebemos que estavamos realmente a precisar, acreditem!
O meu estado de saúde também melhorou bastante, mas não posso citar o vegetarianismo como causa principal. Acredito muito mais, que foram os suplementos que me deram esta vitalidade e maior resistência a constipações e/ou outras infecções. A única coisa que me poderá ocorrer, é a ausência de toxinas da carne, o que eventualmente ajudar-me-á a manter menos intoxicada.
Da mesma forma que o desporto, também deve fazer parte integrante da nossa vida. Como dormir bem, rir muito, enfim, são vários os factores.
A obstipação, depende essencialmente da quantidade de fibras e isso consegue-se, quer num, quer noutro regime, não é?

;) desculpem lá tanta conversa!!
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta mai 05, 2006 3:47 pm

Sinceramente os complementos vitamínicos nunca me cativaram, pelo que sei são compostos por vitaminas lipossolúveis e por isso podem ser tóxicas quando em excesso, ora eu sei lá se tenho a minha dose diária de Vita A completa ou já a transbordar.
Para a vita C existe um bom remédio, um sumo de laranja acabada de espremer logo pela manhã, como eu me delicio :D

Já a carne, não consigo deixá-la, como de vez em quando, e quanto às refeições vegetarianas, é só juntar um pouco de ovo cozido que fico sem fome, talvez também porque me concentro nos estudos, o que faz com que não preste atenção ao meu estômago.

Eu sou como o casadiscaes, viciada em maçãs, então com iogurte :roll: :D é só comer :lol:
leoa_nova_
Membro Veterano

sexta mai 05, 2006 3:48 pm

Sinceramente os complementos vitamínicos nunca me cativaram, pelo que sei são compostos por vitaminas lipossolúveis e por isso podem ser tóxicas quando em excesso, ora eu sei lá se tenho a minha dose diária de Vita A completa ou já a transbordar.
Para a vita C existe um bom remédio, um sumo de laranja acabada de espremer logo pela manhã, como eu me delicio :D

Já a carne, não consigo deixá-la, como de vez em quando, e quanto às refeições vegetarianas, é só juntar um pouco de ovo cozido que fico sem fome, talvez também porque me concentro nos estudos, o que faz com que não preste atenção ao meu estômago.

Eu sou como o casadiscaes, viciada em maçãs, então com iogurte :roll: :D é só comer :lol:
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

sexta mai 05, 2006 4:30 pm

Nem de propósito, no Notícias Magazine desta semana saiu um artigo muito interessante para o senhor Casadiscaes, que diz que sabe muito bem de onde vem a carne que come. Chama-se "Controlar substâncias" e foi escrito por Tomás de Montemor, um veterinário.

"Há muitos anos descrevi numa destas crónicas aquilo que observava quase diariamente na minha actividade de clínico veterinário de campo - a distribuição e venda de medicamentos para animais com o descaramento de quem oferece graxa para sapatos. Relatei como apareciam nas explorações embalagens de produtos que deveriam exigir uma receita médica, como eram administrados a animais sem qualquer controlo e como alguns resíduos desses fármacos, com certeza, conseguiam manter-se disfarçados nos alimentos até ao prato de jantar das famílias portuguesas. Também alertei (apesar de não ser novidade para ninguém) para os efeitos que o uso descontrolado de antbióticos poderia ter sobre a resistência dos micróbios aos medicamentos.

Passados então estes anos todos, muitos receios estão a tornar-se realidade - são precisas moléculas novas e mais potentes para tratar as doenças mais corriqueiras e chego a receber resultados dos laboratórios a confirmar que algumas bactérias são resistentes a todos os antibióticos que tenho disponíveis. Ou seja, assim como o homem que abriu a barriga da galinha para lhe retirar os ovos de ouro de uma vez, também os intervenientes na produção de carne, leite e ovos desbarataram uma arma profícua e eficaz porque quiseram tudo depressa demais."

E o artigo continua, preconizando possíveis soluções.

E agora, senhor Casadiscaes? É um veterinário que o afirma. Vai continuar a dizer que é assim tão seguro comer carne? Para si, que controla (ou pensa controlar...) a qualidade do que consome, é fácil. E para a maioria dos outros portugueses, acha que é possível, sequer?

Já sei... Vai já dizer que são tudo "mentiras, disparates" e uma conspiração da PETA... Cá para mim, a conspiração é do outro lado... Dos produtores de carne sem escrúpulos.
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 05, 2006 4:48 pm

Mais segura do que comer alguns vegetais... sem dúvida... já agora, não só li o artigo como conheço essa realidade... a butterfly_21 só come vegetais biológicos? sabe como são plantados? que tóxicos são utilizados não só como fertilizantes mas também como insecticidas?

já agora e para desmontar um mito comum, de que a carne vermelha provoca o cancro... aconselho a leitura de:
http://www.beefnutrition.org/uDocs/red_ ... cancer.pdf
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 05, 2006 4:53 pm

Já agora uma tabela de referência para os vegetarianos radicais (conhecidos como vegans), do que é ou não de facto vegetariano...

http://www.harekrsna.com/practice/prasa ... nafide.htm
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
leoa_nova_
Membro Veterano

sexta mai 05, 2006 4:54 pm

Essa de comer carne velha provocar cancro é para rir :lol:
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 05, 2006 4:54 pm

só pode... mas infelizmente é um dos argumentos mais utilizados por certas facções... :roll:
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

sexta mai 05, 2006 5:05 pm

Conhece a realidade e continua a anunciar as virtudes de comer carne. 'Tá tudo dito... Deve ser produtor.
leoa_nova_
Membro Veterano

sexta mai 05, 2006 5:07 pm

Butterfly, a carne comida em equilíbrio com outros alimentos é tão saudável como um regime vegetariano ;)

Agora dizer que os vegetarianos não provocam sofrimentos nos animais é mentira, não pode afirmar isso.
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 05, 2006 5:10 pm

Vá ver bem como é produzido aquilo que come e depois venha cá comentar...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”