Muito obrigada pelas vossas respostas e conselhos/sugestões.
A situação está no seguinte
pé: Quando ontem cheguei a casa, lá estava o cãozito, a chorar na varanda. Como sempre, eu vou à minha, chamo-o e ele vem logo a abanar a caudita, todo contente.
Os ditos donos chegaram mais tarde, e o bicho lá ficou mais contente, a entrar e a sair de casa para a varanda.
Seriam uma e tal da noite, quando o ouvi outra vez a latir. Fui espreitar, e já estava ele sozinho outra vez. Passado um bocado, ouvi vozes, e estava o fulano a ralhar com ele, para ele ficar calado e quieto, e deu-lhe uma palmada. Aí não me contive, e falei ....

Com toda a calma, disse-lhe que o cãozinho era um bébé ainda, e que não devia ser tratado assim. Ficou a olhar para mim, ainda com ar ofendido. Entrtetanto chegou a fulana, que me respondeu muito a bem, que o cãozinho estava de castigo, por qualquer coisa. Voltei a chamar a atenção para a idade dele, e que não deveria ficar na varanda à noite. Assegurou-me que o bichinho dormecom eles (

). Bem lhes disse que o tenho ouvido todas as noites, que não é pelo barulho que me preocupo, mas pelo próprio cãozito.
Enfim, ela assegurou-me que ele é bem tratado (???!!) Só lhe disse que assim esperava. Bem, pegou nele ao colo e levou-o para dentro.
Pelo menos ontem dor miu em casa. Hoje vamos a ver.
Pelo menos já sabem que há alguém que está de olho.