Dicas ecológicas

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda mai 08, 2006 6:57 pm

Aliás lixo é lixo...quando menos lixo produzirem melhor menos existe para reciclar ou destruir.
Os sacos de plástico representam uma parcela significativa nas lixeiras além disso são leves e voam para outros locais...eu vejo sacos de plástico na água do mar...em rios e etc.

É claro que uma pessoa a cuspir para o chão não vem o mal ao mundo nem mesmo numa cidade. É apenas uma porcaria...
Numa serra também não acho grave e é menos grave porque não existem muitas pessoas...nem um cocó e um xixi no mato deve ser muito perigoso, porém quem já não viu a porcaria de um monte de cocós no campo...Uma grande porcaria, a natureza precisa de mais tempo para eliminar esses lixos orgânicos.

E por isso parece-me que estamos a ser razoáveis...o lixo orgânico também tem de obedecer a critérios.

As pessoas podem reduzir a produção de lixo doméstico.
<p>susana</p>
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

segunda mai 08, 2006 8:39 pm

patricias Escreveu:Ninoquinha, conta lá essa dos trilhos dos pirilampos, nem que seja por pm... fiquei curiosa.

Elisilx,
para poupar na conta da electricidade uso o contador bi-horário e cumpro religiosamente o horário para o consumo de energia mais barata.
Já uso! E a conta é mais alta que a da minha mãe que não usa, tenho de ver o papel...

Eu nunca achei grande piada aos banhos de imersão, prefiro os duches, mas confesso que fico um pouco mais do que a hora... :o

Olá linda ;)

Quanto aos piris, cusca o meu tópico. Está tudo lá. :D Mas posso dar promenores por pm...

Quanto à luz, estuda os horários mais baratos. Se quiseres até te posso mandar por pm também. :p
Deves andar a lavar a roupa fora da hora certa. :D

E vê lá se começas a tomar banhos "rapidinhos". :p
Ou então, desliga a água nos momentos em que estás a fazer coisas mais demoradas (leia-se, lavar cabelo, fazer depilação... e outras coisas que levam o seu tempo também.) :p

Olá Fang.
fang Escreveu:Há que distinguir aqui em que ambiente vivemos e onde nos encontramos quando fazemos tais actos.
Exactamente.
Mas num passeio numa cidade, ou num jardim onde até as crianças se deitam…
Aí não se faz mesmo.
Até por uma questão de civismo.

fang Escreveu: - Não vejo qualquer poluição causada por uma cuspidela minha no meio da serra de Montejunto num local onde passa uma pessoa em média por ano. A cuspidela é biodegradável.
Concordo.:D
fang Escreveu: - Depende do lixo e das quantidades. No caso de lixo orgânico, uma coisa é eu no meio da serra mandar cascas de laranja para o chão (garanto que 2 dias depois foram devoradas por lesmas e caracóis), outra é despejar uma camioneta de laranjas.
Mesmo que fosse uma camioneta carregada, era orgânico na mesma… Demorava era mais tempo.:p
fang Escreveu: - Não vejo qual é a poluição que um cão meu faz se estiver no meio do mato ou mesmo nos vinhedos ou pomares aqui da zona. Por essa lógica começávamos a proibir os coelhos, as raposas, as genetas, etc. de defecar no campo.

Fang, tu direccionaste estes actos todos para um ambiente onde não prejudicam muito ou mesmo nada, (sem contar, pelo menos, quando tu passas lá e levas com o cheirinho de uma “bela bosta” no nariz, e que geralmente é “obra” humana).
Podiam fazer como os cães… (eu aprendo imenso com a minha Nina.) :lol:
Abram um buraco, defequem e voltem a tapar, assim o "estrume" já está na terra e não incomoda os caminhantes.

O meu namorado e eu estamos a fazer um estudo sobre os pirilampos existentes no nosso país, com umbiólogo belga, e andamos por várias serras de Portugal.
Se andarem atrás de nós, garanto-vos que só encontrarão as pegadas.
Resíduos da lavagem dos dentes, da cara e coisas semelhantes, são todas guardadas para se colocar no destino correcto.

E os coelhos, raposas e outros animais selvagens, têm mesmo de defecar no habitat deles, agora o teu cão e a minha cadela… não. :roll:
Tu, eu, e todos os doninhos de cães, temos mesmo de apanhar os dejectos com um saco.
Por alguma razão, as Câmaras andam a investir nos Postes com sacos e sítio para se deitarem as fezes fora.
Fezes caninas e coisas que o valham, são "poluição visual", "olfactiva" e até podem provocar danos de saúde mais graves.:p

Podemos escorregar e depois... hospital. 8)
Já para não falar da conta no sapateiro... :p

É mesmo como dizes, há que distinguir onde fazemos tais actos.
E podemos evitar ou corrigir alguns.
Para o bem de todos.

A minha dica ecológica, postá-la-ei mais tarde.
Agora só tenho dicas de caca…

Beijos gerais ;)
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda mai 08, 2006 8:39 pm

Uma perspectiva sobre os sacos de plástico... E existem algumas razões para eu não abusar do uso deles...apenas o que não posso evitar.

Aqui estão algumas razões que não podemos ver, mas eles existem.

Os sacos de plástico não são formas de transporte inócuas para o ambiente por dois motivos essenciais: o elevado número de sacos produzidos por ano (cerca de 150 por pessoa por ano) e a natureza não biodegradável do plástico com que são produzidos. Além disso, a manufactura do polietileno faz-se a partir de combustíveis fósseis e acarreta a emissão de gases poluentes.

Calcula-se que cerca de 90% dos sacos de plástico acabam a sua vida em lixeiras, ou como lixo ou como contentores de desperdícios. Este número pode parecer assustador mas na verdade estes objectos ocupam apenas cerca de 0,3% do volume acumulado nas lixeiras. Mesmo assim, dada a sua extrema leveza, se não forem bem acondicionados os sacos de plástico têm a tendência de voar e espalhar-se pelo meio ambiente. Esta situação pode provocar outros tipos de poluição, que por exemplo na China ganhou o nome de poluição branca.

Nos países menos desenvolvidos, onde não existem métodos eficazes de recolha e acondicionamento de lixo, os sacos de plástico são quase totalmente abandonados depois do uso e acabam invariavelmente nos cursos de água. No Bangladesh, por exemplo, a questão atingiu proporções alarmantes que exigiram a tomada de medidas drásticas (ver em baixo) para evitar que os cerca de 10 milhões de sacos de plástico usados por dia tivessem como destino os rios e sistemas de esgotos do país. O rio Buriganga que banha Dacca, a capital, ganhou por diversas vezes barragens artificiais de sacos de plástico e os entupimentos de esgotos foram responsáveis pelas cheias devastadoras registadas em 1988 e 1998.

Quase todos os sacos de plástico não acondicionados em lixeiras acabam, mais cedo ou mais tarde, por chegar aos rios e aos oceanos. Os ambientalistas chamam a atenção há vários anos para este problema e citam o facto de milhares de baleias, golfinhos, tartarugas e aves marinhas morrerem anualmente asfixiadas por sacos de plástico. O caso mais dramático ocorreu em 2002, quando uma baleia anã deu à costa da Normandia com cerca de 800 kg de sacos de plástico encravados no estômago.
E acho que por metade disto chega para se ter em atenção ao uso abusivo de sacos de plásticos... ;)

Uma solução...
Soluções
Foram desenvolvidos materiais plásticos biodegradáveis que prometem, a um custo um pouco maior, resolver o problema ambiental causado pelos sacos comuns. (Veja . Consta que um saco plástico comum pode demorar cerca de 100 anos (dependendo da exposição à luz ultravioleta e outros fatores) para se decompor, enquanto que o novo material levaria cerca de 60 dias.

Em Cajamar, SP, a RES produz plástico biodegradável a partir de polímeros do álcool. O setor de biotecnologia do IPT desenvolveu um plástico derivado, por acção de uma bactéria, do açúcar de cana.

A fábrica da BASF em Ludwigshafen, Alemanha, dobrará a partir de 2006 a produção de seu plástico biodegradável, o Ecoflex.

http://www.nobelplast.com.br/ingles/con ... oderno.htm

São pequenas coisas e pequenas atitudes que fazem as grandes diferenças.
<p>susana</p>
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”