Pelos caminhos de Portugal
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 05, 2006 5:39 pm
Pelos caminhos de Portugal e não falo somente das zonas de interior, ainda se vê muito cão preso a uma corrente de cerca de metro e meio por sua vez preso a uma casota de betão (se fôr!) no quintal ou nas traseiras das casas à moda antiga. Faz impressão ver muitos desses cães presos uma vida inteira com um ar extremamente infeliz em que lhes é limitado o espaço ou seja, dali não saem, circulam até onde a corrente permite e até contacto com os donos é praticamente inexistente, talvez só na hora de colocar o prato de plástico com os ossos e os restos.... Para muitos dos donos desses cães, cão é cão e tem que estar na rua e dormir na casota.....Pode considerar-se esta postura em relação aos cães de maus tratos? ou será fruto da própria cultura das pessoas?
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Sabe eu tenho familia no Marco de Canaveses, e não imagina o gozo que eu não levo por tratar bem os meus cães, é do genero, os cães nasceram para estar num canil, comer restos e de preferencia com pouco contacto humano, para serem maus e guardarem bem as terrasPelos caminhos de Portugal e não falo somente das zonas de interior, ainda se vê muito cão preso a uma corrente de cerca de metro e meio por sua vez preso a uma casota de betão (se fôr!) no quintal ou nas traseiras das casas à moda antiga. Faz impressão ver muitos desses cães presos uma vida inteira com um ar extremamente infeliz em que lhes é limitado o espaço ou seja, dali não saem, circulam até onde a corrente permite e até contacto com os donos é praticamente inexistente, talvez só na hora de colocar o prato de plástico com os ossos e os restos.... Para muitos dos donos desses cães, cão é cão e tem que estar na rua e dormir na casota.....Pode considerar-se esta postura em relação aos cães de maus tratos? ou será fruto da própria cultura das pessoas?

Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Bruno,
É obviamente o resultado da cultura e dos hábitos das pessoas, mas não é por isso que deixam de ser maus tratos. Um cão nessas condições, que infelizmente é muito comum e não só nas aldeias
, não só da parte de camponeses, há muitos "DR's" que têm o mesmo comportamento, eu conheço alguns
, não é DE CERTEZA um cão feliz... Mas mudar a mentalidade de um povo é muito complicado e uma tarefa quase impossível
...
Nós fazemos o que nos é possível, e tratamos os nossos cães e gatos da maneira que achamos correcta e saudável, se nos pusermos a pensar nesses casos passamos a vida deprimidos e revoltados com o mundo... Por isso é que eu digo que se não podemos salvar o mundo, então vamos salvando aqueles que se cruzam no nosso caminho, no meu caso, o Noddy, além de outros que já passaram pelas minhas mãos...
Cada um dá o que pode e a mais não é obrigado
Xuga
É obviamente o resultado da cultura e dos hábitos das pessoas, mas não é por isso que deixam de ser maus tratos. Um cão nessas condições, que infelizmente é muito comum e não só nas aldeias

Nós fazemos o que nos é possível, e tratamos os nossos cães e gatos da maneira que achamos correcta e saudável, se nos pusermos a pensar nesses casos passamos a vida deprimidos e revoltados com o mundo... Por isso é que eu digo que se não podemos salvar o mundo, então vamos salvando aqueles que se cruzam no nosso caminho, no meu caso, o Noddy, além de outros que já passaram pelas minhas mãos...
Cada um dá o que pode e a mais não é obrigado

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
Xuga,
Trata-se efectivamente da mentalidade das próprias pessoas e embora os cães em questão não sejam (em alguns casos) maltratados, a situação em si não é de todo agradavel para os mesmos...Na estrada que vai de Monte Gordo a Vila Real de Santo António, mais própriamente na zona das Hortas não fazes ideia da quantidade de cães presos a correntes em terrenos e fundo de quintal, claro que não vou ser eu, tu, ou qualquer um de nós a tentar mudar o cenário! Se alguém, no seu perfeito juizo fosse lá bater à porta e dizer à Senhora ou ao Senhor que não deviam ter o cãozinho preso à corrente, estes ainda nos mandavam apanhar morangos e corriamos o risco de ficar com o nariz entalado na porta. Encaramos os cães como membros da familia, companheiros e tratamo-los da melhor forma possivel para que eles tenham uma vida digna e o mais agradável possivel e igualmente fazemos o que pudemos em relação aos outros que não têm a mesma sorte.
Saudações
Trata-se efectivamente da mentalidade das próprias pessoas e embora os cães em questão não sejam (em alguns casos) maltratados, a situação em si não é de todo agradavel para os mesmos...Na estrada que vai de Monte Gordo a Vila Real de Santo António, mais própriamente na zona das Hortas não fazes ideia da quantidade de cães presos a correntes em terrenos e fundo de quintal, claro que não vou ser eu, tu, ou qualquer um de nós a tentar mudar o cenário! Se alguém, no seu perfeito juizo fosse lá bater à porta e dizer à Senhora ou ao Senhor que não deviam ter o cãozinho preso à corrente, estes ainda nos mandavam apanhar morangos e corriamos o risco de ficar com o nariz entalado na porta. Encaramos os cães como membros da familia, companheiros e tratamo-los da melhor forma possivel para que eles tenham uma vida digna e o mais agradável possivel e igualmente fazemos o que pudemos em relação aos outros que não têm a mesma sorte.
Saudações
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Bruno,
Mas sabes o que é que me deixa realmente frustrada? É quando tento "ensinar" alguém sobre como tratar um cão e como lidar com ele e as pessoas das duas uma, ou ouvem e entra a 100 e sai a 1000, ou ainda me chamam de maluca... E nada muda, uma pessoa tenta falar, explicar, etc, e somos completamente ignoradas... quando não mesmo gozadas
Isso é que me deixa vidrada... mas já desisti, infelizmente já desisti, agora o que eu tento fazer é ensinar a minha filha a respeitar os animais e a lidar com eles.
Eu por exemplo tenho o caso do cão da avó do meu marido, Deus me perdoe, mas eu detesto aquele cão... Ele é rafeiro, é assim a modos que cruzado de cocker, mas de cocker não tem nada a não ser orelhas um bocadito compridas e pêlo comprido, e o tamanho que é de cocker, e tem a mania que manda... Isso deixa-me possessa... especialmente quando eu por exemplo, aconteceu à uns dias, eu a mandá-lo ir para a sala para fechar a porta e poder passar com o noddy sem que eles se mordam, e ele olhava para mim e não ía... e eu "KIKAS, JÁ EMBORA, DESANDA PARA A SALA..." e ele continuava a olhar, e eu empurrei-o... Ele rosnou-me, veio logo a dona e disse, "Ah, não faças isso que ele não gosta, espera aí que eu meto-o na sala..." e entrou ela na sala, chamou-o e ele lá foi para a sala. Ou seja, tanto faz eu dizer que NÃO É O CÃO QUE MANDA... SOMOS NÓS! que para ela a vontade do cão prevalece à dela, e ainda diz que o cão só morde às vezes, quando fazemos alguma coisa que ele não gosta
... Ele já mordeu à minha filha, e eu aí não hesitei, desculpem-me os mais sensíveis, mas a minha filha com 1 ano e meio e ele virou-lhe o dente só porque ela estava no chão e o pisou sem querer, ele levou um pontapé imediato... foi remédio santo... E a dona ainda ficou ofendida comigo, eu disse que na minha filha ninguém toca, e que ele nunca mais ía morder nela, ao que me responderam, "também não fez nada, foi só o susto..."
Aí não perdoo... Santa paciencia...
Xuga
Mas sabes o que é que me deixa realmente frustrada? É quando tento "ensinar" alguém sobre como tratar um cão e como lidar com ele e as pessoas das duas uma, ou ouvem e entra a 100 e sai a 1000, ou ainda me chamam de maluca... E nada muda, uma pessoa tenta falar, explicar, etc, e somos completamente ignoradas... quando não mesmo gozadas

Isso é que me deixa vidrada... mas já desisti, infelizmente já desisti, agora o que eu tento fazer é ensinar a minha filha a respeitar os animais e a lidar com eles.
Eu por exemplo tenho o caso do cão da avó do meu marido, Deus me perdoe, mas eu detesto aquele cão... Ele é rafeiro, é assim a modos que cruzado de cocker, mas de cocker não tem nada a não ser orelhas um bocadito compridas e pêlo comprido, e o tamanho que é de cocker, e tem a mania que manda... Isso deixa-me possessa... especialmente quando eu por exemplo, aconteceu à uns dias, eu a mandá-lo ir para a sala para fechar a porta e poder passar com o noddy sem que eles se mordam, e ele olhava para mim e não ía... e eu "KIKAS, JÁ EMBORA, DESANDA PARA A SALA..." e ele continuava a olhar, e eu empurrei-o... Ele rosnou-me, veio logo a dona e disse, "Ah, não faças isso que ele não gosta, espera aí que eu meto-o na sala..." e entrou ela na sala, chamou-o e ele lá foi para a sala. Ou seja, tanto faz eu dizer que NÃO É O CÃO QUE MANDA... SOMOS NÓS! que para ela a vontade do cão prevalece à dela, e ainda diz que o cão só morde às vezes, quando fazemos alguma coisa que ele não gosta

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
Tenho pessoas da familia que me gozamquando não mesmo gozadas

Mas antes ser gozada por tratar bem os meus cães do que ser uma burra analfabeta e quadrada que só ve os animais como uma coisa que serve pa tar presa, se forem bonitos até enfeitam

Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
-
- Membro Veterano
ActionGirl, no dia em que eu e um amigo resgatamos uma perdigueira na auto estrada, houve pessoas que tiveram o cuidado de abrandar a velocidade...outras passavam e riam.....que gentinha triste!!! A cadel foi resgatada, cuidada e hoje é um feliz cão de familia!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
- Contacto:
Ó Bruno, nunca ouviste dizer que "quem muito riso pouco siso"? 
Joana

Joana
J.A.
"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
-
- Membro Veterano
Exactamente, temos de agir de acordo com a nossa consciênciaActionGirl, no dia em que eu e um amigo resgatamos uma perdigueira na auto estrada, houve pessoas que tiveram o cuidado de abrandar a velocidade...outras passavam e riam.....que gentinha triste!!! A cadel foi resgatada, cuidada e hoje é um feliz cão de familia!

-
- Membro Veterano
Efectivamente que não seria capaz de dormir descançado sabendo que podia ajudar o pobre bicho a deixa-lo à deriva quando os outros pouco se importaram.....é mais um cão...para mim é mais uma vida! Fiz o que achei melhor, ponto final.
-
- Membro Veterano
E fez muito bemFiz o que achei melhor, ponto final

-
- Membro Veterano
Texuga disse: "Mas sabes o que é que me deixa realmente frustrada? É quando tento "ensinar" alguém sobre como tratar um cão e como lidar com ele e as pessoas das duas uma, ou ouvem e entra a 100 e sai a 1000, ou ainda me chamam de maluca... E nada muda, uma pessoa tenta falar, explicar, etc, e somos completamente ignoradas... quando não mesmo gozadas"
Xuga, não vale a pena! a forma como vemos e lidamos com os nossos cães reflecte um pouco o nosso caracter e as pessoas que somos....Só para nós, líricos dos cães e da canicultura é que isso se aplica!!um cão educa-se, uma pessoa não! Quando nasce torta dificilmente se endireita! é missão impossivel tentar que dita pessoa veja e compreenda aquilo que não tem capacidade de compreender!!!!!
Saudações
Xuga, não vale a pena! a forma como vemos e lidamos com os nossos cães reflecte um pouco o nosso caracter e as pessoas que somos....Só para nós, líricos dos cães e da canicultura é que isso se aplica!!um cão educa-se, uma pessoa não! Quando nasce torta dificilmente se endireita! é missão impossivel tentar que dita pessoa veja e compreenda aquilo que não tem capacidade de compreender!!!!!
Saudações
Olá
Pior é como aqui já disseram, eu conheço um Drº que tem uma casa enorme, e quando digo enorme é mesmo grande, e tem 3 cães presos em casotas com praí 1m de corrente, todos sujos, com um olhar mesmo triste
E acha que assim é que é a forma correcta de os tratar
Também não era preciso pô-los a dormir ao fundo da cama como eu fiz, mas apenas porque é um cachorro e chorava durante a noite e vi-me obrigada a isso por causa dos vizinhos, mas daí a trata-los assim...mais valia não os terem
Pior é como aqui já disseram, eu conheço um Drº que tem uma casa enorme, e quando digo enorme é mesmo grande, e tem 3 cães presos em casotas com praí 1m de corrente, todos sujos, com um olhar mesmo triste

E acha que assim é que é a forma correcta de os tratar

Também não era preciso pô-los a dormir ao fundo da cama como eu fiz, mas apenas porque é um cachorro e chorava durante a noite e vi-me obrigada a isso por causa dos vizinhos, mas daí a trata-los assim...mais valia não os terem

-
- Membro Veterano
Sara, sabe qual seria a solução?? Colocar o Senhor Doutor acorrentado pelo pescoço à casota durante cerca de 16 anos (tempo médio de vida de um cão). Seria óptimo para que este compreendesse que não é a forma mais digna de manter um cão! Como um que eu conheci que tinha um serra da estrela fechado numa divisão do jardim para que não lhe estragasse as flores....sinceramente....
-
- Membro Veterano
Eu também já tive flores e canteiros...Como um que eu conheci que tinha um serra da estrela fechado numa divisão do jardim para que não lhe estragasse as flores....