Reapresentar dois gatos ERA:Os gatos têm memória longa?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

terça mai 09, 2006 7:39 pm

Quando dois gatos se reencontram passado meses de terem estado juntos, eles dão sinais de se reconhecerem?

Obrigada

Maria
Última edição por mmcoelho em quinta mai 11, 2006 1:41 pm, editado 1 vez no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mai 09, 2006 8:34 pm

Eu, pessoalmente, tenho provas de que sim... ;) e acredito que mais gente as tenha...é uma questão de esperar por respostas... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

terça mai 09, 2006 8:45 pm

apesar de não ter nenhuma experiência para partilhar penso que não será de todo descabido que os gatos de recordem de se terem já cruzado com um gato que estejam a encontrar uma vez que eles se devem identificar pelos cheiros... e marcas territoriais que deixam ou vao deixando ...:)
tcorisca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm

quarta mai 10, 2006 1:33 am

Só lhe posso contar o caso que conheço de perto:

A minha gata viveu dos 2 aos 5 meses na companhia do gato do meu irmão. Entretanto este mudou de casa levando o gato consigo. A partir daí só se viam nas férias e os reencontros eram dignos de filme: pareciam namorados a "matar" saudades. Eram turrinhas, abracinhos, lambidelas... :D Não se largavam durante todo o tempo de férias. E tem sido assim ao longo destes ultimos 4 anos :)
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quarta mai 10, 2006 10:21 am

Quando o Lucky foi tirar os timtims esteve uma semana em casa do meu quido e a Tri em minha, quando ao fim dessa semana se rencontraram foi só cheirarem-se e começaram logo na brincadeira.

Sempre que eu e o meu quido vamos para fora em férias e voltamos, lá temos uma sessão de cheirar e depois eles querem é muito mimo... Agora a educação, fazem-se de esquecidos sempre que podem! :roll:
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

quinta mai 11, 2006 11:28 am

Curioso que todos tenham referido memórias positivas. No meu caso, estou preocupada com as memórias negativas.

Adoptei um segundo gato (o Méu) no Verão. Não era castrado, comecei a dar-lhe as vacinas e a vet disse que era preferível esperar que ele estivesse devidamente vacinado antes de castrar. Ao princípio, ele e o meu outro gato (o Patinhas) deram-se excepcionalmente bem. Em Dezembro, começaram a brigar forte e feio, ao ponto de eu ter de levar o Méu para casa da minha mãe.

Em Janeiro o Méu foi castrado e, a conselho da vet, deixei-o ficar uns meses na casa da minha mãe, para ver se as hormonas acalmavam entretanto. Não notei grandes diferenças de atitudes nele.

Como gostava de os ter juntos, comprei um livro sobre a apresentação de gatos na Amazon, mandei vir o Feliway de França e ando a fazer tudo para ver se eles se dão bem. Sei que ainda é o segundo dia em que eles estão juntos, mas faz-me um bocado de confusão ver o Méu a soprar ao Patinhas (quando na última apresentação isso não acontecia).

Para terem uma ideia, se quiserem comentar: o Patinhas está solto, como costuma estar. O Méu está limitado à cozinha, que tem uma porta de vidro, ou seja, eles vêem-se e cheiram-se. O Feliway está na tomada ao pé da porta, mas do lado de fora (do lado da cozinha as tomadas são muito altas, estou na dúvida se terá o mesmo resultado).

Tenho dado comida (tipo guloseima) aos dois, cada um do seu lado da porta, para associarem momentos de prazer um ao outro (não posso abusar muito porque o Méu engorda facilmente). No entanto, não sei se isso os levará a esquecer os momentos de stress relacionados com a presença do outro.

Esta noite, o Patinhas, que costuma dormir comigo, instalou-se na porta da cozinha e passou a noite a miar (é um miar diferente, parecido com o que eles fazem quando ouvem uma mosca). Ou seja, passei uma noite de cão.

Entretanto, ando atrás de meias para dar uma esfregadela no queixo de cada um e colocar na zona do outro. Se eles não reagirem mal, vou começar a trocar algum litter entre os tabuleiros deles (isto são coisas que li no tal livro).

Alguma outra sugestão, para além de ter paciência?

Obrigada

Maria

PS- o livro que comprei é este: http://www.amazon.co.uk/exec/obidos/ASI ... 77-9789535
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mai 11, 2006 7:14 pm

Paciência e deixá-los...um tem de deixar-se ser mais submisso...e só depois acalmam as lutas... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”