Pirilampos

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quarta mai 10, 2006 8:00 am

Oh! Nino!!!! :evil:

Foste à Ericeira??!!! :p

Mas no site por baixo da foto é uma boa fonte as fotos são boas ninguém se engana...má!!!

Chama lá o teu piri e diz-lhe que a malta já está à espera!!! :o hehehe!!!

Eu vou ao messeger tabarela linda!!! :oops:

Mas as fotos são apenas para as pessoas os reconhecerem...quando estão à procura :oops: Mas é óbvio que as fotos interessantes são essas giras do fang e as tuas a cair!hehehe!...e as da bita que vai andar à procura de piris em Braga!!! :lol:
<p>susana</p>
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

quarta mai 10, 2006 8:10 am

susanastrat Escreveu:Foste à Ericeira??!!! :p

Mas no site por baixo da foto é uma boa fonte as fotos são boas ninguém se engana...má!!!

Chama lá o teu piri e diz-lhe que a malta já está à espera!!! :o hehehe!!!

Eu vou ao messeger tabarela linda!!! :oops:

Mas as fotos são apenas para as pessoas os reconhecerem...quando estão à procura :oops: Mas é óbvio que as fotos interessantes são essas giras do fang e as tuas a cair!hehehe!...e as da bita que vai andar à procura de piris em Braga!!! :lol:
Então não estive uma semana fora, sua tontinha?
Não soubeste que eu estive a acampar? :o

Oh Su... 8)

E eu sei que as fotos ajudam linda, mas acontece o seguinte, eu faço os resumos com as características e hábitos de cada espécie de pirilampos, e depois juntamos as fotos correspondentes. ;)

Pode ser?

Assim, quem quiser saber coisas sobre determinada espécie, vai há 1ª página, onde eu vou postar os links de cada espécie (os resumos que eu estou a fazer) e torna-se muito mais fácil de consultar. Terão tudo sobre a espécie e as fotos dela.

Ajudas-me nisso?

Beijos gerais ;)
Última edição por Ninoquinha em quinta mai 11, 2006 4:25 am, editado 1 vez no total.
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta mai 10, 2006 8:16 am

Que foi óh feiosa?

Não gostas?!

Pisga-te deste tópico, sua... sua... pirilampa apagada.

Olha lá, levas com um chupa-chupa nessa testa se voltas a falar mal dos piris.

Vai mas é ver o tópico dos aniversários dos amiguinhos antes que eu te atire um piri à testa.

Pelo menos eles não se babam todos como um Popeye que eu cá sei...
Eu andos deconfiada que esta menina é um clone de alguém com "Alzheimer"...

Sua tontinha
Oh Nino é a verdade, acho-os feios. :roll:

Um chupa-chupa na testa?
Oh se for bom eu descolo-o e chupo-o ;)

Olha lá, o Popeye até se pode babar, mas felizmente é mais "brilhante" que esses piris feiosos :p
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
susanastrat
Membro Veterano

quarta mai 10, 2006 8:17 am

Nino linda!...Eu pensava que estavas a acampar para outras bandas!!!Mais para o norte... :?

Eu ajudo claro que sim...então vou passar as fotos para ti, linda para ver se ficamos com um tópico todo catita e organizado. :p

Outro nome popular para os pirilampos...Luz cú!
<p>susana</p>
susanastrat
Membro Veterano

quarta mai 10, 2006 9:34 am

Mais material...dos piris na verdade não são bonitos mas têm uma característica única de grande beleza e gostam de caracóis como eu! hehehe! ...comem caracóis!!! :p Não leves o caracol africano senão vira um lanchinho! :lol:

Portugal

‘I would like to report the sighting of a glow worm in my garden in Braga (northern Portugal) tonight.’ -- Anabela, 16 June 2004

‘I saw on 30 April 2005, 3 female glow worms, in a garden in the darker areas, under a bush and on the herbs, in Lisbon. The weather conditions were mild around 18 degrees celsius at 22.00 pm. Breezy conditions. A few days later ( 5 May) saw there more 2 females.

Last weekend ( 6-8 May) I went to a place near Ericeira, about 70 km from Lisbon and counted at least more than 100 fireflies ( Luciola lusitanica) in a single night, for two hours.Even after midnight some were flying around. The temperature at night dropped to about 15-18º and by day went up to 25-28º Celsius. Breezy conditions at night.

I saw also some glow-worm ( L. noctiluca) larvae, in the last stages there, with black colour ( I saw them with a torch light) and the same size of an adult. One stayed near the house until the late hours of the night, glowing sometimes for a while and then switching off the light for a while. That occured near some native herbs, on the leaf litter. The fireflies had a quite obvious preference to fly near the edge of the paths, with some bushes growing on both sides of the path.
– Gonçalo Appleton, May 2005
<p>susana</p>
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quarta mai 10, 2006 9:55 am

Booooooooooooooooooooom Diiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiia,

eu vi... eu vi... :lol: ontem à noite quando o meu quido andava a estender a roupa no quintal... eu vi... eu vi... :lol: para ai uns 10 piris lindos. De início vi só um, depois vi uma "árvore de Natal" deles... :o É que parecia mesmo!

E eu toda feliz: "Vai ali um... tá apagado... tá aceso... tá apagado... tá aceso.." Fiz uma mega party. Infelizmente não fotografei :( snif... Também não sei se eram femeas ou machos... :?

p.s.: Depois de ser mãe de 9 gatos (três meus, dois do meu quido - 1 desaparecida em combate, mas mãe de 4 gatinhos), 1 cão, 1 pata (que resolveu pôr 17 ovos - há valente!), um casal + 3 filhotes de viuvinhas (que resolveram fazer o ninho ao pé de casa), os ovoszinhos que ainda não ecludiram de bichinhos pré-históricos, sei lá de quanto caracóis (Nino, acachapata um beijo lindo nesse teu namorado que ele merecesse)... Agora também sou mãe de +/- 10 piris!!!!!!!!!!! Uma mulher pode pedir mais?! É que não pode!!!

p.s.: Ora diz lá como é que se faz criação de caracóis... que essa também me interessa (pode-me enviar por pm)
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
susanastrat
Membro Veterano

quarta mai 10, 2006 10:19 am

Só esta foto para a patrícias!!! :p

Foi mais ou menos o que viste?
As cores?
Eram menos?
A que horas?
E onde?

Imagem

www.nationalgeographic.pt
<p>susana</p>
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quarta mai 10, 2006 10:26 am

Susana,

estou de queijo caiu! Safa!!!

A minha árvore de Natal era mais pobrezinha, era composta por, no máximo 10 piris no máximo.

Foi por volta das 10 da noite e em Alhandra, SubSerra. ;)
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
susanastrat
Membro Veterano

quarta mai 10, 2006 10:57 am

patricias Escreveu:10 piris no máximo.

Foi por volta das 10 da noite e em Alhandra, SubSerra.
Mesmo 10 piris deve ser lindo... :p

A nino já tem um lugar para ir...e a tonalidade da luz, Catarina?

Mais uma informação... nino tu é de Viseu! :p
Portugal:
Dia 10 de Abril, numa noite de luar, e aromática de primavera,luzes intensas brilhavam aqui numa floresta próxima ( pinheiro-manso sobretudo), que piscavam e brilhavam intensamente. Um seguiu-nos durante 80 metros e depois desapareceu na noite, a voar!
A cÔr da luz era verde e amarelo.

Foram vistos pirilampos em Viseu, com uma luz verde que mantinha sempre acesa durante o vôo, no ano passado.
Trata-se de outra espécie.
Uma outra coisa este ano deve ser complicado, porque foi um ano muito seco e as noites são frias...
<p>susana</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta mai 10, 2006 10:57 am

Bem... com esta conversa fiquei sem saber porque raio deixei de ver as femeas no meu quintal. Será que já acasalaram e deixaram de ter luz?? Ou aconteceu algo, tipo predação ou coisa que o valha??
Larvas de Lampyris tenho observado com alguma regularidade durante o dia (penso que sejam, a avaliar pelo que pesquisei), tanto aqui como no PNSAC. Alias, quando ando aos caracois (Gosto mais deles no prato... ;) ), já por algumas vezes encontro larvas dentro das conchas dos mesmos.
O verão passado quando estava a petiscar uma caracolada, sai-me um brinde desses dentro da casca do caracol... :? Claro que o petisco ficou por ali...

O que tenho observado é isto (que por cá costumam chamar de "Vaca-loura"):

Imagem
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta mai 10, 2006 11:10 am

verão passado quando estava a petiscar uma caracolada, sai-me um brinde desses
Não havia nexexidade :?
Já se me embrulhou o estomago
:?
scorpinha
Membro Veterano
Registado: terça mar 14, 2006 11:41 am

quarta mai 10, 2006 11:21 am

Ó Bitinha num gostas de caracois?? Eu adoro então com uma jekinha ui ui onde estão onde estão??

Quanto a piris o pá eu tambem quero voltar a ver tenho que começar a fazer uns passeios noturnos, gostava que o meu filhote os visse.
susanastrat
Membro Veterano

quarta mai 10, 2006 11:44 am

fang Escreveu:Bem... com esta conversa fiquei sem saber porque raio deixei de ver as femeas no meu quintal. Será que já acasalaram e deixaram de ter luz?? Ou aconteceu algo, tipo predação ou coisa que o valha??
As fémeas morrem depois de colocarem os ovos...
<p>susana</p>
susanastrat
Membro Veterano

quarta mai 10, 2006 12:06 pm

...emergem na forma adulta só com um intuito: a reprodução. Muitas espécies nunca mais se alimentarão até morrer, apenas 2 meses depois, tenham conseguido reproduzir-se ou não.

Está aqui uma coisa muito interessante!!!:D É um filme de um Alemão.

bitaaaaaaaaaaaaaaa!!!:lol:

http://www.lampyris-noctiluca.de/Filmex.htm
<p>susana</p>
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

quinta mai 11, 2006 4:19 am

fang Escreveu:
Os machos que vêem brilhar enquanto voam deverão ser de outras espécies.
Epá... Eu ia jurar que os machos que as minhas filhas capturaram o ano passado eram de Lampyris (com "elmo" na cabeça)... mas piscavam!!

Ás tantas estou a meter água e os Lampyris não são a espécie que mais se observa...

Como se comportam os Lamprohiza?? É que para além dos Luciola, há outros que piscam em voo e têm a cabeça coberta por uma espécie de "elmo" espalmado.

Descreve aí as outras espécies para evitar confusões.
Caro amigo Fang ;)

Os pirilampos com "elmos" na cabeça e que piscavam, que as tuas pequeninas apanharam, podem ser os Nyctophilla, ou então os Lamprohiza.

A espécie mais observada não são os Lampyris não senhor, são os Luciola lusitânica.

"Como se comportam os Lamprohiza??"

Em portugal existe o Lamprohiza paulioni , espécie que em todo o mundo, só existe em Portugal!

- Esta espécies emite bastante luz.
- Os machos voam com uma luz constante, esverdeada, não piscando como os Luciola.
- As fêmeas estão permanentemente de luz ligada.
- Possuem pontinhos luminosos ao longo do corpo!

Mais duas espécies portuguesas de Lampyris.

- Lampyris raymondi.
- Lampyris lusitânica. (Que são os que têm aparecido nas fotos).

Mais detalhes, postarei depois. :D

Espero ter, de alguma maneira te ilucidado Fang. :lol:

Fiquem bem.

Beijos gerais ;)
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”