Oi, acho que o que te vou dizer vai fazer os membros deste forum desancarem-me, mas é apenas a minha experiência.
Tenho 4 tartarugas. A mais velha tem 15 anos a outra tem 10 - sáo as duas enormes, verdes de orelhas vermelhas e estão num aquário que eu mandei fazer muito grande, com umas pedras de rio enormes e lisas e com um filtro para que a água se mantenha limpa.
As outras 2 tenho-as á dois anos . uma é uma corcunda do mississipi e aoutra não me lembro do nome, mas é verde muito escura e tem cara de mal disposta
Elas estão na cozinha que é sempre bastante quente, quer de verão quer de inverno. As grndes estão num aquário e as mais pequeninas noutro, porque se estivessem juntas as pequeninas morriam porque era água a mais para elas.
Eu nunca tive lampadas no aquário, mantenho o filtro sempre limpo, no verão limpo-o de 15 em 15 dias porque elas comem muito e por isso fazem muita sujidade. No inverno de mês a mês. Elas quase não comem e andam meias sonolentas- O cuidado que eu tenho é o de ir fazendo análises ao ph da água, ás vezes a água parece limpa e está muito ácida. Eu sei que aconselham a pôr-se lâmpadas, aquecedores erc, etc. Mas as minhas são super saudáveis e eu nunca tive esses cuidados todos...
Com os tempos vais perceber que elas são muito inteligentes, as minhas respondem ao som da minha voz, eu acho que me conhecem

, adoram música e gostam de ver o telejornal
Conversa com elas, elas gostam muito.
Outra coisa, tenta arranjar um aquério grande, elas crescem muito em função do espaço que têm. Em relação ha por água quente, aquilo que sempre me disseram inclusivé veterinários foi que a água quente fazia com que elas crescessem mais mas que lhes tirava tempo de vida. Nã sei se é verdade mas eu nunca ponho água quente ás minhas. De inverno ponho a água um bocadinho mais quente porque a fria sai gelada dos canos.
Espero ter ajudado
Kathleen