Receitas de Culinária da Arca - Tudo tintim por tintim!(Índice-Pág.1)
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda ago 22, 2005 8:45 pm
Bolo de "Angel Cake"
Ingredientes:
70 g de farinha de trigo
20 g de amido de milho
2 g de canela em pó
180 g de açúcar
400 g de claras
2 g de sal
5 g de cremor tártaro
185 g de açúcar
Modo de Preparo:
Preaqueça o forno à 180ºC e separe uma fôrma de Angel Cake de 24 cm bem limpa. Peneire a farinha, o amido, o cacau, a canela, 180 g de açúcar e reserve. Bata na batedeira as claras com o sal, o cremor tártaro e o café, até começar a montar. Só então, acrescente o açúcar, aos poucos, até conseguir picos moles. Incorpore, então, os ingredientes secos peneirados em três etapas. Deposite a massa na fôrma e puxe um pouco da mistura para as paredes. Leve ao forno preaquecido por cerca de 50 minutos. Retire do forno, vire a fôrma de cabeça para baixo e deixe esfriar por cerca de uma hora. Passe uma faca na lateral e no miolo, retire da fôrma e descole do fundo. Vire de cabeça para baixo num prato e peneire a superfície com açúcar impalpável.
Dicas:
Como o Angel Cake não leva gemas, a quantidade de açúcar é bem elevada, pois é a responsável pela estabilização da albumina das claras. Por esse motivo, tente utilizar produtos mais fortes em sabor, para quebrar um pouco a doçura. Se preferir, elimine o café e o cacau e faça com essência de baunilha. Nesse caso, sirva com um sorvete de limão ou outro de sabor ácido. Pode-se servir, também, com uma colherada de creme de leite batido sem açúcar.
Ingredientes:
70 g de farinha de trigo
20 g de amido de milho
2 g de canela em pó
180 g de açúcar
400 g de claras
2 g de sal
5 g de cremor tártaro
185 g de açúcar
Modo de Preparo:
Preaqueça o forno à 180ºC e separe uma fôrma de Angel Cake de 24 cm bem limpa. Peneire a farinha, o amido, o cacau, a canela, 180 g de açúcar e reserve. Bata na batedeira as claras com o sal, o cremor tártaro e o café, até começar a montar. Só então, acrescente o açúcar, aos poucos, até conseguir picos moles. Incorpore, então, os ingredientes secos peneirados em três etapas. Deposite a massa na fôrma e puxe um pouco da mistura para as paredes. Leve ao forno preaquecido por cerca de 50 minutos. Retire do forno, vire a fôrma de cabeça para baixo e deixe esfriar por cerca de uma hora. Passe uma faca na lateral e no miolo, retire da fôrma e descole do fundo. Vire de cabeça para baixo num prato e peneire a superfície com açúcar impalpável.
Dicas:
Como o Angel Cake não leva gemas, a quantidade de açúcar é bem elevada, pois é a responsável pela estabilização da albumina das claras. Por esse motivo, tente utilizar produtos mais fortes em sabor, para quebrar um pouco a doçura. Se preferir, elimine o café e o cacau e faça com essência de baunilha. Nesse caso, sirva com um sorvete de limão ou outro de sabor ácido. Pode-se servir, também, com uma colherada de creme de leite batido sem açúcar.
"Os Animais são os nossos melhores Amigos!"
-
- Membro Veterano
Suflê de Bacalhau
Ingredientes
1/2kg de bacalhau;
250g de batatas cozidas;
2 chavenas de leite;
2 colheres (sopa) de azeite;
4 colheres (sopa) de manteiga;
2 colheres (sopa) de farinha de rosca;
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;
5 ovos;
1 molho de salsa e cebolinha.
Preparação:
Demolhe o bacalhau, escalde, retire as peles e espinhas e desfie. Regue com azeite e reserve. Passe as batatas pelo espremedor. Junte o bacalhau, a manteiga, 2/3 do queijo e as gemas. Misture bem, adicione a salsa e cebolinha picadas e, por último, as claras batidas em neve firme, misturando com movimentos de baixo para cima. Vire em uma forma alta, untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca. Polvilhe com queijo ralado restante e leve ao forno quente, pré-aquecido, até dourar.
Sirva imediatamente.
Bom apetite
Ingredientes
1/2kg de bacalhau;
250g de batatas cozidas;
2 chavenas de leite;
2 colheres (sopa) de azeite;
4 colheres (sopa) de manteiga;
2 colheres (sopa) de farinha de rosca;
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;
5 ovos;
1 molho de salsa e cebolinha.
Preparação:
Demolhe o bacalhau, escalde, retire as peles e espinhas e desfie. Regue com azeite e reserve. Passe as batatas pelo espremedor. Junte o bacalhau, a manteiga, 2/3 do queijo e as gemas. Misture bem, adicione a salsa e cebolinha picadas e, por último, as claras batidas em neve firme, misturando com movimentos de baixo para cima. Vire em uma forma alta, untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca. Polvilhe com queijo ralado restante e leve ao forno quente, pré-aquecido, até dourar.
Sirva imediatamente.
Bom apetite

A sério? :pVenho só dizer que fiz os pãezinhos de queijo da Nyara.
Ficaram deliciosos
Ainda bem que gostaste

Eles são mto bons quentinhos

Eu que ando há dias com a preguiçad e os fazer, tenho cá os ingredientes e tudo

<p>Tartaruga Aquática Fórum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os animais para adopção!
</p>
<p> </p>
<p>Vejam os animais para adopção!

<p> </p>
-
- Membro Veterano
Olá,
Fiz hoje o Patê de Atum da havana e é delicioso
:p
Tenho que fazer mais vezes; o maridão comeu-o quase todo
É uma delícia, havana
Beijokas
Fiz hoje o Patê de Atum da havana e é delicioso

Tenho que fazer mais vezes; o maridão comeu-o quase todo

É uma delícia, havana

Beijokas
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Arroz de Bacalhau com Grão (e receita que a Trucas disse que tinha sido eu a inventar e não fui
)
Refogue a cebola e os dentes de alho picados no azeite, juntamente com a folha do louro.
Em seguida acrescente o tomate e deixe fritar.
Escorra o grão e deite a água no tacho.
Quando levantar fervura, junte o arroz e deixe cozer um pouco. Quando o arroz estiver entalado, junte o bacalhau partido aos bocados e deixa cozer.
1 minuto antes acrescente o grão.
Se vir que falta água, acrescente mais, porque este arroz quer-se malandrinho.
Acompanhe com salada de alface temperada com cebola ,coentros picados, azeite e vinagre.
( e se tiver pãozinho quente e crocante e azeitonas pretas na mesa, fica óptimo! )
Aqui vai a foto do produto final:

Babem-se que eu já comi este bacalhau e é de chorar por mais!!!!!
Xuga

- Ingredientes:
160g de arroz carolino
1 cebola
3 dentes de alho picados
1 tomate maduro e pequenino picado
0,5dl de azeite
1 folha de louro
3 postas de bacalhau (eu usei bacalhau já desfiado)
1 frasco de grão cozido
sal e pimenta q.b.
Alface, cebola e coentros picados q.b. para salada .
Tempero de azeite e vinagre.
Refogue a cebola e os dentes de alho picados no azeite, juntamente com a folha do louro.
Em seguida acrescente o tomate e deixe fritar.
Escorra o grão e deite a água no tacho.
Quando levantar fervura, junte o arroz e deixe cozer um pouco. Quando o arroz estiver entalado, junte o bacalhau partido aos bocados e deixa cozer.
1 minuto antes acrescente o grão.
Se vir que falta água, acrescente mais, porque este arroz quer-se malandrinho.
Acompanhe com salada de alface temperada com cebola ,coentros picados, azeite e vinagre.
( e se tiver pãozinho quente e crocante e azeitonas pretas na mesa, fica óptimo! )
Aqui vai a foto do produto final:

Babem-se que eu já comi este bacalhau e é de chorar por mais!!!!!
Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 05, 2006 4:54 pm
- Contacto:
É só eu vir aqui neste tópico dar uma olhada nas receitas e já me dá fome! Já vou eu a preparar algo para comer
Texuga, a foto do teu bacalhau com grão está a me encher a boca de água, huummm!!!! Que delícia deve ser!

Texuga, a foto do teu bacalhau com grão está a me encher a boca de água, huummm!!!! Que delícia deve ser!

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Meninas, estou com uma dúvida: quando se coloca na receita a palavra "chávena", esta palavra seria o mesmo que a nossa xícara no Brasil?????
Ai, os pãezinhos de queijo a moda brasileira, ai meu Deus, que saudade! Aqui onde moro não tem polvilho azedo, que pena, não posso fazer!
Por favor, quem puder me ajude com a tradução da palavra chávena e bigada desde já!
Ai, os pãezinhos de queijo a moda brasileira, ai meu Deus, que saudade! Aqui onde moro não tem polvilho azedo, que pena, não posso fazer!

Por favor, quem puder me ajude com a tradução da palavra chávena e bigada desde já!

-
- Membro Veterano
- Contacto:
E como ajudou!!! Eu já estava desconfiada mas não tinha certeza, agora que você tirou minha dúvida, fica mais fácil para eu tentar fazer as mil e umas delícias que as meninas de Portugal costumam colocar aqui!
Muito obrigada!!!
Beijos e tudo de bom!!!

Muito obrigada!!!
Beijos e tudo de bom!!!

Agora que está calor, porque não fazer gelados em casa? Pois bem, aqui fica a receita....
Vou dar o exemplo do gelado de morango, ams pode-se fazer com qualquer fruta, ou só mesmo de nata.
Ingredientes:
Natas Frescas
Açúcar q.b.
Morangos q.b.
Preparação:
Começa-se por bater as natas frescas em chantilli, com uma vara de arames (para que subam mais rapidamente, ponham a taça, de preferencia de alumínio, umas horas antes do frigorífico).
De seguida, faz-se uma papa com os morangos e juntam-se às natas.
Põe-se na arca e após uma hora, vai-se mexer com a vara. Quando tiver congelado come-se....
Nota: para um gelado mais fofo, por mais nata do que fruta. só engorda mais...
Bom apetite!!!!
Vou dar o exemplo do gelado de morango, ams pode-se fazer com qualquer fruta, ou só mesmo de nata.
Ingredientes:
Natas Frescas
Açúcar q.b.
Morangos q.b.
Preparação:
Começa-se por bater as natas frescas em chantilli, com uma vara de arames (para que subam mais rapidamente, ponham a taça, de preferencia de alumínio, umas horas antes do frigorífico).
De seguida, faz-se uma papa com os morangos e juntam-se às natas.
Põe-se na arca e após uma hora, vai-se mexer com a vara. Quando tiver congelado come-se....
Nota: para um gelado mais fofo, por mais nata do que fruta. só engorda mais...
Bom apetite!!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 30, 2005 10:58 am
CARACOIS
Ingredientes
caracois
oregaos
sal
cebola
alho
azeite
louro
1 caldo knor
piri-piri
Coloque os caracois dentro de um alguidar com agua, deixe dentro de agua um pouco tendo o cuidado para eles nao sairem, quando tiverem a cabeça de fora lave muito bem esfregando os mesmos uns contra os outros, sempre com vatias aguas limpas.
Ponha num tacho e cubra com agua, junte 1 ou 2 cebolas picadas,e dentes de alho,1 folha de louro,oregaos em folha e um fio de azeite.
Tape o tacho e leve ao lume muito brando, passado um tempo verifique se os caracois ja nao estao agarrados a tampa e quando tiverem a cabeça de fora toque com o dedo para ver se ele nao encolhe a cabeça,se nao encolher e porque estao mortos.
Ponha o lume em medio,tempere com sal,piri-piri e o caldo de knor ( a agua tem de ficar salgada para os caracois ficarem bons)
va mexendo de vez em quando para tomarem o gosto do tempero e quando levantar fervura,apague o lume e deixe repousar meia hora.
Ficam deliciosos para quem aprecia e nao precisa de palito para os comer
Ingredientes
caracois
oregaos
sal
cebola
alho
azeite
louro
1 caldo knor
piri-piri
Coloque os caracois dentro de um alguidar com agua, deixe dentro de agua um pouco tendo o cuidado para eles nao sairem, quando tiverem a cabeça de fora lave muito bem esfregando os mesmos uns contra os outros, sempre com vatias aguas limpas.
Ponha num tacho e cubra com agua, junte 1 ou 2 cebolas picadas,e dentes de alho,1 folha de louro,oregaos em folha e um fio de azeite.
Tape o tacho e leve ao lume muito brando, passado um tempo verifique se os caracois ja nao estao agarrados a tampa e quando tiverem a cabeça de fora toque com o dedo para ver se ele nao encolhe a cabeça,se nao encolher e porque estao mortos.
Ponha o lume em medio,tempere com sal,piri-piri e o caldo de knor ( a agua tem de ficar salgada para os caracois ficarem bons)
va mexendo de vez em quando para tomarem o gosto do tempero e quando levantar fervura,apague o lume e deixe repousar meia hora.
Ficam deliciosos para quem aprecia e nao precisa de palito para os comer
Lambidelas do chico e do massai
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta jun 01, 2006 7:50 pm
Tou aa dorar este topico, depois ponho aaui algumas das minhas receitas. Já estou com fome 

Última edição por Nero_Caligula em domingo jun 04, 2006 10:19 pm, editado 1 vez no total.