É verdade rake...os animais não escolhem as suas amizades, é uma frase conhecida e muito verdadeira.
Agora mais curiosidades sobre animais umas melhores que outras...
>O basenji, um caçador compacto cujos ancestrais aparecem desenhados nas tumbas egípicias de 5000 mil anos atrás, é o único cachorro que não late. Eles frequentemente ri ou chora, ou mesmo grunhe, além de ter outras características estranhas. Como os lobos, outro que não late, o basenji só pode ser cruzado uma vez ao ano e não duas como a maioria dos cachorros. Novo!!
>Os cachorros guardam nossas casas, pastoreiam nossos rebanhos, caçam raposas, nos divertem e adoram, mas estes não são todos. A imensa maioria perambula pelas ruas e as alamedas dos fundos das vilas e cidades mundo afora, fuçando o lixo dos humanos exatamente como faziam milhares de anos atrás. De acordo com o livro de Raymond e Lorna Coppinger, Dogs, eles são talvez 400 milhões de melhores amigos do homem no mundo, mas ainda assim Coppinger estima que apenas um quarto destes são nossos companheiros e podem ter um canto perto da lareira ou do sofá de nossas casas. Novo!!
> O cão mais fértil foi um Galgo Inglês chamado Tomacartus ("Tymmi"), ao longo de toda sua vida foi pai de mais de três mil filhotes. Provavelmente, Tomacartus tenha sido o ancestral de todos os galgos de hoje.
> Um cão Bull Terrier chamado Billy, matou quatrocentos ratos em apenas desessete horas, o que foi considerado uma façanha, levando em conta que o cão era cego de um olho. Mas sua maior façanha foi matar cem ratos em apenas cinco minutos e trinta segundos.
Uma cadela, também Bull Terrier, chamada Jenny Lind foi desafiada a matar quinhentos ratos em menos de três horas, ela completou o trabalho em uma hora e trinta e seis segundos.
>Dia 20 de agosto é o dia dos animais abandonados... nos Estados Unidos.
>Por terem sua imagem ligada aos nobres que os criavam, calcula-se que após a revolução russa não existiam mais de 6 Borzois em Moscou. Os demais foram massacrados. A raça foi salva da extinção graças, em grande parte, aos cães que foram presenteados aos nobres da europa, antes da revolução.
> Dia 24/04 é o dia do animal de laboratório, 30/07 é o dia do cachorro, 09/09 é o dia do veterinário e 04/10 é o dia dos animais.
> Os cientistas dizem que o olfato dos cães é de até um milhão de vezes melhor que o humano. O campeão de todos os tempos, sem surpresa alguma, é o Bloodhound, em segundo lugar fica o Pastor Alemão. Ambas raças têm mais de duzentos milhões de células olfativas.
> Toy Spaniels vêm sendo populares em familias da realeza desde os tempos Elizabetanos, e acreditam serem um dos ancestrais do Cavalier King Charles Spaniel. Uma lenda conta que a Duquesa de Marlborough tinha uma Cavalier prenhe. O Duque estava em uma batalha em Battle od Blenheim e quando a Duquesa recebeu noticias de vitória do marido, ela colocou o seu polegar na "testa" da cadela. Os filhotes da cadelinha nasceram com com lindas marcas na cabeça, o que pode ser visto nos Cavaliers King Charles Spaniel atuais.
> O Afghan Hound É considerada uma das raças mais antigas que se tem notícia. Inicialmente, atuava como um cão de caça e corrida sendo muito bastante popular em várias partes do mundo. Pertence à família dos galgos asiáticos e provavelmente é um dos ancentrais dos atuais cães de corrida (Greyhounds e Whippets). Nas regiões do Afeganistão, é conhecido como Tazi, que quer dizer "rápido" ou "branco". Essas características fizeram com que ele fosse utilizado por muito tempo como cão de correio na região, uma vez que por ser um cão muito rápido, conseguia levar mensagens em alta velocidade mesmo em regiões de difícil acesso.
> De acordo com uma lenda, o primeiro Skye Terrier foi um cãozinho branco que nadou pela costa Skye a procura de um navio da Espanha que tinha afundado. Mas o Sky Terrier mais famoso foi um cãozinho chamado Bobby, que se tornou uma lenda no século passado. Bobby costumava acompanhar o seu dono, Mr. Gray, a Edinburgh todos os dias. Ao meio dia eles almoçavam juntos no Mr. Thraill's Café. Em 1858, Mr. Gray morreu e foi enterrado no cemitério de Greyfriars, mas Bobby continuou visitando o Thraill's Café todos os dias para almoçar. Todo dia Bobby deixava o Café com um pão, até o dia em que Mr. Thraill resolveu segui-lo para ver onde ele ia. Bobby comia o seu pão ao lado da cova do seu dono. Foi onde ele passou o resto de sua vida. Cães não eram permitidos no cemitério e tinham que usar coleira e uma medalha de permissão. O Lorde Provost presenteou o pequeno Bobby com a medalha, podendo ele ir visitar o seu dono a qualquer hora. Depois da morte de Bobby a baronesa Burdett Couths construiu um estatua em Greyfriars, onde se lia: "Um tributo ao fiel Bobby the Greyfriars".
> Os ingleses desenvolveram os cães rateiros, os Terriers, porque os gatos não eram páreo para as ratazanas que infestavam as ilhas britânicas.
>Um American Pit Bull Terrier foi o primeiro cachorro certificado para ajuda a surdos.