Pedido de ajuda urgente... (Desculpem o testamento)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
alex_76
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: quinta mai 11, 2006 3:53 pm

quinta mai 11, 2006 4:24 pm

Boa tarde. Eu sou novo aqui e já preciso de ajuda de alguém que possa/queira.
Eu tenho 2 gatas (Tiba e Maia) e 1 gato (Gil). A Tiba é a mais velho (+-9 anos) e a Maia e o Gil são irmãos (6 anos).
São uns amores e uns autenticos peluche de calmos que são. São super sociaveis e muito meigos para toda que lá vá a casa. E sempre se deram muito bem os 3. Mas agora estou com um grande problema. :(

À cerca de 2 meses descobrimos uns caroços na cadeia mamária da Tiba e como na altura a gata da minha mãe estava a passar pelo mesmo e eram tumores levámo-la de imediato ao veternário. Foi diagnosticado um tumor, como se previa, e foi operada. Foi-lhe retirada toda a cadeia mamária e foi esterilizada. A operação correu normalmente.
No dia que a fui buscar qual foi o meu espanto pois a gata tava completamente alterada. Muito violenta e inrrequieta. Foi-nos dito que era reação a ketamina ou à anestesia e que iria pasar.
Passámos essa noite acordados tal era o estado da gata.
Miava muito alto e não deixava ninguém aproximar-se. Mas isso passou-se e no dia seguinte já dava mostras da nossa gata de sempre. Como estava em recuperação viveu no nosso quarto durante cerca de 2 semanas isolado dos outros.
Depois fomos juntando-os aos poucos e poucos. Ao principio a Maia fugia muito mas depois de poucos dias acabou por voltar tudo ao normal.
O pior é q ela tava diferente... Começou a bufar ao Gil.
Ao principio não fizemos caso. Mas a situação foi piorando. Até um sábado em que se atirou ao gato e envolveram-se numa luta feia.
Algo que nunca tinha acontecido entre eles. Resolvemos afastá-los de novo.
Juntámo-los de novo mais tarde e voltou a acontecer...
Como o Gil é literalmente uma paz de alma, practicamente não se defende ficando ali imóvel a ser atacado.
Como não podiamos deixá-los juntos sozinhos começámos a deixar a Tiba fechada no quarto durante o dia e quando chegávamos a casa juntávamo-los. E assim se resolveu. Estava tudo bem mas tinhamos de estar sempre de alerta. Mas a semana passada voltou a acontecer. Envolveram-se outra vez. A minha mulher foi separá-los e acabou por ser arranhada e mordida. Voltámos e separá-los. Quando os juntámos foi logo directa a ele e atacou-o. A partir dai cada vez que o via atacava-o. E depois da luta ela fica completamente alterada de tal forma que temos de fechar a divisão onde ela está e sair até ela se acalmar. Passado 10 minutos vamos lá buscá-la e parece que nada aconteceu, calma como sempre... Até que na 2 feira passada a minha mulher, mais uma vez a tentar separá-los ficou com a perna toda arranhada e mordida. Desde então que não os juntamos. Mas esta situação é insustentável, pois temos de ter sempre um deles fechado. E temos de dar-lhe atenção por turnos pois eles são muito agarrados a nós e não conseguem estar sozinhos.
Cada vez que chego a casa e "solto" a Tiba a 1ª coisa que ela faz e sair disparada a procura dele, e depois quando não o encontro volta para o nosso quarto. E noto que cada vez ela sai menos de lá. Alguém sabe o que se possa estar a passar? Eu e a minha mulher estamos de rastos com esta situação pois eles são os nossos meninos e parte-nos o coração vê-los assim mas não podemos correr o risco de os juntar e algo pior acontecer. Já falámos com a nossa vet e ela pediu para a levar para fazer umas analise. Se alguem nos pudesse ajudar agradeciamos imenso pois não imaginam o quanto custa ir para casa no fim do dia e saber o que nos espera. O Gil anda muito assustado. Anda pela casa sempre escondido. A Maia está completamente assustadissa. Não pode ouvir nenhum barulho repentino (algo a cair ou assim) pois dá grandes saltos e foge. Ou seja ficaram os 3 completamente diferentes do que eram.
O Gil encontra-se esterilizado já a cerca de 3/4 anos e nunca eles se chatearam antes. Outro dado importante; a Tiba parece estar constantemente com o cio. Mia muito mesmo e está muito carente. Não está com dores pois nós ao tocarmos-lhe ela não reagem negativamente.
Assim que lhe pegamos acalma-se e começa o ronron.
Mais uma vez deixo aqui o pedido de ajuda pois não aguentamos mais vê-los assim...

Muito obrigado pela atenção e peço desculpa pelo longo testamento mas pareceu-me importante dar a conhecer a história.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quinta mai 11, 2006 4:59 pm

Cada caso é um caso e nesse caso, parece-me que ela com a situação da doença, foi mais acarinhada do que o normal... então sentiu-se a princesa da "tribo"... e isso deu-lhe asas à "imaginação" e prepotência...
Numa luta de gatos, nunca se deve interferir... o que se deve fazer é quebrar-lhes a vontade...distraindo-os... com o atirar, ao chão, duma lata com objectos metálicos lá dentro com a finalidade de fazer muito ruido para se assustarem e largarem-se...! Ou, burrifando-os com água! Nunca tomando partidos nem por um nem por outro... o dono acaba sempre lesionado e a toma partidária não é boa para os felinos! Eles é que t~em de se defenir...!

Há casos de agitação depois de certas anestesias..o que pode ser o caso, mas com o passar do tempo...já começo a duvidar...!
fale à vet num calmante para a gata ;) . Há bons calmantes que são administrados diáriamente em doses muito pequenas e que no fim de algum tempo começam a surtir o efeito desejado... ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
alex_76
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: quinta mai 11, 2006 3:53 pm

quinta mai 11, 2006 5:09 pm

Pois, mas ela durante a recuperação não foi mais acarinhada que o normal.
Até porque nós fizemos questão de não deixar os outros 2 sem atenção para evitar isto. Tanto que ela passava o dia fechada nosso quarto e a noite tentavamos não incomodá-la por causa dos pontos... De resto ela só ficou assim passado um tempo de estarem juntos. Durante os primeiros tempos estavam normais. Depois de repente começou com isto.
Nós ficamos logo muito nervosos quando eles começam a lutar e tentamos logo separa-los pois temos medo que algum fique mesmo magoado.
Até porque o Gil normalmente consegue fugir mas a Tiba persegue-o 2,3,4 vezes e não o deixa enquanto nós não vamos lá. E esqueci-me de dizer, ela urina-se cada vez que isto acontece...
Já tentámos dar-lhe calmantes durante uma semana mas não mudou nada.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quinta mai 11, 2006 6:21 pm

Uma semana de calmantes, se forem os que penso, não vê resultados. Só funcionam ao fim de um prazo muito mais alargado... ;) e se ela se urina, sim...então precisa mesmo deles, NON STOP por umas boas 8 a 10 semanas, se não até mais?!!! O vet logo dirá ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Miadores
Membro Veterano
Mensagens: 2295
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Localização: siameses, europeus comuns, cadela SRD

quinta mai 11, 2006 8:36 pm

Estive a ler atentamente a sua história, e chamou-me a atenção a descrição de como encontrou a sua gata após a operação. Não me parece normal.
Não quero estar a introduzir suspeitas, em relação ao seu vet, mas que tal consultar outro, e relatar-lhe a situação toda, e pedir-lhe a sua opinião? É uma sugestão.
Agora, também lhe digo uma coisa, e por experiência própria: quando os gatos cismam com ouitro, não há nada a fazer. Tenho dois irmãos siameses, que têm de estar separados, mesmo. Sempre que se vêm, matam-se :roll:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
alex_76
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: quinta mai 11, 2006 3:53 pm

sexta mai 12, 2006 11:34 am

leonildecarvalho Escreveu: Uma semana de calmantes, se forem os que penso, não vê resultados. Só funcionam ao fim de um prazo muito mais alargado... ;) e se ela se urina, sim...então precisa mesmo deles, NON STOP por umas boas 8 a 10 semanas, se não até mais?!!! O vet logo dirá ;)

Boa sorte,

Leo
Não me lembro do nome. Foi-me dado pela minha mãe pois a gata dela passou pelo mesmo e andou a tomá-los. Antes de os dar à Tiba consultei a minha vet e ela disse-me que podia dar mas que não deveria fazer diferença. Como não notei essa diferença no seu comportamento deixei de dar-lhe. Mas agora ela tem de ir fazer análises e na altura peço-lhe algo para lhe dar.
Miadores Escreveu: Estive a ler atentamente a sua história, e chamou-me a atenção a descrição de como encontrou a sua gata após a operação. Não me parece normal.
Não quero estar a introduzir suspeitas, em relação ao seu vet, mas que tal consultar outro, e relatar-lhe a situação toda, e pedir-lhe a sua opinião? É uma sugestão.
Agora, também lhe digo uma coisa, e por experiência própria: quando os gatos cismam com ouitro, não há nada a fazer. Tenho dois irmãos siameses, que têm de estar separados, mesmo. Sempre que se vêm, matam-se :roll:
Eu ao principio também fiquei supreendido pois mal entrei no consultório perguntaram-me se estava preparado para lidar com "a fera". Fiquei sem palavras, porque para quem conheçe os meus gatos fera para eles é ronrorar mais alto. Quando a vi tambem não acreditei mas foi-me dito que era uma reação à ketamia, pois tem efeitos alucinogénicos.
A gata da minha mãe tinha passado pelo mesmo pouco tempo antes. Tambem tinha tumores e foi operada mas já estava muito avançado e acabou por falecer umas semanas depois. Mas ela quando veio da operação (num vet diferente) veio muito agressiva mas só para o meu pai. Atacava-o constatemente de maneira que ele vivei cerca de 3 semanas de vassoura em punho 24 horas por dia. Ela acabou por acalmar, talvez derivado aos calmantes... Por isso pensei que alguns gatos podessem teresta reação à ketamina e não liguei mais. Tanto que a Tiba passado 2 dias tava completamente normal.
E o facto de ela miar constatemente? Será normal? É mesmo aquela choradeira de cio...

Tive a ler este tópico: http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... r=&start=0
Para ver se poderia tirar de lá conselhos, mas ao contrário dos gatos da Xena, a Tiba não bufa. Ataca pura e simplesmente. E não pára. Persegue-o sempre a morder e arranhar até nós conseguirmos separá-los... Por isso o nosso medo de juntá-los agora porque ela mal o vê correr logo na direção dele e ataca.
Li lá que devemos manter a calma e mostrar quem manda, mas posso dizer que, pelo menos para mim, está a ser muito complicado. Ando com os nervos em franja, durmo mal, passo o dia a pensar nisso...
alex_76
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: quinta mai 11, 2006 3:53 pm

sexta mai 12, 2006 11:34 am

leonildecarvalho Escreveu: Uma semana de calmantes, se forem os que penso, não vê resultados. Só funcionam ao fim de um prazo muito mais alargado... ;) e se ela se urina, sim...então precisa mesmo deles, NON STOP por umas boas 8 a 10 semanas, se não até mais?!!! O vet logo dirá ;)

Boa sorte,

Leo
Não me lembro do nome. Foi-me dado pela minha mãe pois a gata dela passou pelo mesmo e andou a tomá-los. Antes de os dar à Tiba consultei a minha vet e ela disse-me que podia dar mas que não deveria fazer diferença. Como não notei essa diferença no seu comportamento deixei de dar-lhe. Mas agora ela tem de ir fazer análises e na altura peço-lhe algo para lhe dar.
Miadores Escreveu: Estive a ler atentamente a sua história, e chamou-me a atenção a descrição de como encontrou a sua gata após a operação. Não me parece normal.
Não quero estar a introduzir suspeitas, em relação ao seu vet, mas que tal consultar outro, e relatar-lhe a situação toda, e pedir-lhe a sua opinião? É uma sugestão.
Agora, também lhe digo uma coisa, e por experiência própria: quando os gatos cismam com ouitro, não há nada a fazer. Tenho dois irmãos siameses, que têm de estar separados, mesmo. Sempre que se vêm, matam-se :roll:
Eu ao principio também fiquei supreendido pois mal entrei no consultório perguntaram-me se estava preparado para lidar com "a fera". Fiquei sem palavras, porque, para quem conheçe os meus gatos, fera para eles é ronrorar mais alto. Quando a vi tambem não acreditei, mas foi-me dito que era uma reação à ketamia, pois tem efeitos alucinogénicos.
A gata da minha mãe tinha passado pelo mesmo pouco tempo antes. Tambem tinha tumores e foi operada mas já estava muito avançado e acabou por falecer umas semanas depois. Mas ela quando veio da operação (num vet diferente) veio muito agressiva, mas só para o meu pai. Atacava-o constatemente de maneira que ele viveu cerca de 3 semanas de vassoura em punho, 24 horas por dia. Ela acabou por acalmar, talvez derivado aos calmantes... Por isso pensei que alguns gatos podessem ter esta reação à ketamina e não liguei mais. Tanto que a Tiba passado 2 dias tava completamente normal.
E o facto de ela miar constatemente? Será normal? É mesmo aquela choradeira de cio...

Tive a ler este tópico: http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... r=&start=0
Para ver se poderia tirar de lá conselhos, mas ao contrário dos gatos da Xena, a Tiba não bufa. Ataca pura e simplesmente. E não pára. Persegue-o sempre a morder e arranhar até nós conseguirmos separá-los... Por isso o nosso medo de juntá-los agora porque ela mal o vê correr logo na direcção dele e ataca.
Li lá que devemos manter a calma e mostrar quem manda, mas posso dizer que, pelo menos para mim, está a ser muito complicado. Ando com os nervos em franja, durmo mal, passo o dia a pensar nisso...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sexta mai 12, 2006 12:29 pm

Alex,

Não devia ter parado com o calmante mas, de qualquer forma como foi sem recomendação da vet...o melhor mesmo é falar com ela sobre começar a dar-lhe... ;) e se tiver que lhos dar vai ver que terá de ser por muito mais tempo...

Na verdade, apreciando melhor toda a situação...não é nada normal que a gata ainda tenha efeitos indesejaveis, da anestesia...! :o
Porque não vai a outro vet?
Já estou como a Miadores, não o quero alarmar...contudo há algo que não me cheira nada bem! :? :| Nem quero estar a dizer asneiras, mas... como eu sou um pouco pessimista em relação a descuidos..não vá ter ficado/alojado algo dentro da gata que lhe esteja a fazer dor...? :?
Eu sei que o que acabei de dizer/perguntar pode ser uma terrível asneira mas, mais vale prevenir que remediar...!!! Já não seria o primeiro nem segundo caso, infelizmente!!! Até com humanos já se passou... e com animais não seria excepção!!! :? :|

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
alex_76
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: quinta mai 11, 2006 3:53 pm

sexta mai 12, 2006 12:31 pm

Oi leonilde. Acha? Ela não parece ter dores...
Nós pegamos-lhe e tenho examinado-lhe a barriga constantemente (tambem à procura de novos caroços) e ela nunca se queixa. Já precionei um pouco a costura e à volta e ela não reage.
A reação à anestesia não sei se é ou não normal. Foi-me dito lá que uns reagem ficando adormecidos às vezes 2 e 3 dias. Outros ficam mais inrrequietos e até houve um caso de uma gata que começou atacar a dona.
O estranho é ela estar sempre com aquele miar caracteristico de cio e só atacar o Gil. Com a Maia até é chata demais. Anda sempre de volta dela a lambê-la até a Maia fugir.
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta mai 12, 2006 12:38 pm

nos gatos, os calmantes podem ter um efeito contrário. excitam em vez de acalmar.
pode tratar-se de uma alteração de comportamento que devia ser seguida pelo vet
anjjazul
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sexta mai 12, 2006 12:38 pm

Alex,

Não sei que lhe diga...! Que não é normal, não é! Nem os miados nem os ataques a um gato da colónia, em que anteriormente se davam bem!
Vá a outro vet ;) . Nada como uma segunda opinião ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
alex_76
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: quinta mai 11, 2006 3:53 pm

sexta mai 12, 2006 12:44 pm

Obrigado. Vou tentar fazer isso.
Nóe levámo-la lá na semana que isto aconteceu para ver se estava tudo bem fisicamente e após um exame rápido (temp, oscultação..) disseram-nos que ela estava bem. Fisicamente está tudo normal. Não percebiam o pq da alteração...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sexta mai 12, 2006 1:03 pm

anjjazul Escreveu: nos gatos, os calmantes podem ter um efeito contrário. excitam em vez de acalmar.
pode tratar-se de uma alteração de comportamento que devia ser seguida pelo vet
Pois, Anja. Eu dizia o mesmo até ter falado melhor com a vet. É que, felizmente, nem todos funcionam da mesma forma... e por acaso eu era das pessoas que fugia a 7 pés de dar calmantes aos gatos porque um fez uma paragem cardíaca ao meu Matateu. Felizmente ultrapassou isso. Esse calmante nunca mais me passará pela ideia voltar a dar a nenhum gato!!! Serviu-me de emenda!!!

Quando falei com a vet sobre calmantes para os felinos, ela explicou-me que os há, sim, a ter contra efeitos... mas há um que se for administrado numa pequenina dose, diáriamente e por umas boas semanas, os efeitos desejáveis são muito bons!!! ;)
Lógicamente que não o vou mencionar aqui pelas razões óbvias... ;)
Este calmante de que falo e que ela (vet) me explicou, tem sido administrado a gatos de pessoas que conheço e a surtir bons efeitos e está, igualmente, a ser administrado ao Félix pois era um gato abandonado que se viu em papos de aranha quando ficou em cativeiro numa jaula. Para que não entrasse em depressão, levou o dito... ;) e vai continuar a levar por mais um tempinho até para ajudar à sua integração... ;)

Boa sorte, Alex.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Timagi
Mensagens: 1
Registado: quinta mai 11, 2006 3:51 pm

sexta mai 12, 2006 4:44 pm

Olá
Eu sou a mulher do Alex e sim... fui eu que fui atacada pela minha Tiba.
Antes de mais deixem-me agradecer-vos pelos vossos conselhos. Eu não conhecia este site e já estive a ler alguns tópicos que me ajudaram bastante.
Em relação à Tiba eu tenho a noção que ela não tem culpa nenhuma pelo facto de me ter atacado porque fui eu que me fui lá meter no meio, mas no início eu conseguia por-lhe a mão em cima e ela quando via que era eu ficava irritada mas parava... ultimamente ela está cada vez mais confiante na sua agressão e como eu vou lá para tentar tirar o Gil ela vira-se a mim.
Já tirei daqui duas boas ideias para os afastar, nas brigas, a da lata com parafusos e a do borrifador, vou experimentar concerteza.
A minha angústia é que eu acho que quanto mais tempo eles tiverem separados mais estranhos eles ficam um com o outro e não queria que isso acontecesse, mas ao mesmo tempo tenho medo de os deixar juntos durante o dia e chegar a casa e ver uma desgraça.
Já agora uma pergunta, acham que estas brigas podem chegar a um ponto extremo?! Ou seja, a minha Tiba pode ferir gravemente o meu Gil?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sexta mai 12, 2006 5:52 pm

Boa tarde Timagi.

Claro que se podem ferir gravemente nas brigas...o que normalmente não é muito usual em gatos domésticos, portanto da mesma "colónia"...mas... há que ter atenção...!
Deve de os ter todos com as unhas cortadas e quando começarem uma briga, eles é que têm de se definir... não se meta. Só se por acaso vê que a briga/luta está a tomar proporções graves....!

Normalmente o gato mais fraco é o que se fica e o outro passa a ser o "lider"! Assim que ficam definidas as hierarquias, param as brigas pois o mais fraco apercebe-se de que o outro é quem manda! ;) . Podem nunca mais virem a ser amigos mas passam a tolerar-se melhor. ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”