Agora são as ovelhas!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta mai 11, 2006 1:04 pm

estou que nem posso :evil: ontem, aconteceu uma coisa horrível.
um cigano decidiu levar as ovelhas para o descampado onde os cães costumam ir correr. vedou aquilo tudo com arame.
o terreno pertence ao exército e este proibiu-o de lá estar.
tenho feito malabarismos para levar os cães a correrem. eles mesmo com rede, vão para onde querem.
nunca chatearam as ovelhas. ontem, não sei o que se passou. uma assustou-se e começou a fugir. foi a grande confusão. os meus cães e a labradora atiraram-se a ela. lá consegui pôr o açaime no max.
a pobre estava presa numa placa de rede. consegui libertá-la. mas os cães não a largaram.
prendi o max. mas quem conseguia traze-lo à trela por um penhasco? fugiu várias vezes.
ao fim de muito tempo, o homem apareceu. perguntou pela ovelha. entretanto, os cães largaram-na. o cigano percebeu o que se tinha passado. depois de grande discussão, veio com uma conversa que me fez perceber que ia fazer mal aos cães.
já falei com o exercito e com o vet. ele não pode estar ali. mas está. nem sei o que faça :evil:
anjjazul
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

quinta mai 11, 2006 1:22 pm

E a polícia :?
Não sei se adianta de alguma coisa, mas ele ameaçou os teus cães e está num sitio que não é dele, será que a polícia não consegue correr dali com o individuo?
Rafeirosimpatico
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2005 11:15 pm

quinta mai 11, 2006 2:45 pm

POis realmente penso que o melhor será mesmo a intervençao policial...! BOA SORTE!
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quinta mai 11, 2006 3:25 pm

São situações sempre complicadas!
Em primeiro lugar, se a ovelha ficou muito ferida deve paga-la (ou pagar o tratamento); em segundo lugar deve tentar acalmar o senhor e convence-lo a não fazer mal aos cães.
Vá dando noticias do caso.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mai 11, 2006 3:47 pm

Isso é verdade.
É certo que a propriedade não é do dono das ovelhas, mas a verdade é que não há nenhuma lei que proiba as ovelhas de andarem soltas, mas existe uma Lei que proibe os cães. Nesta base, percebe-se bem quem infringiu a Lei. Se há alguém que possa chamar a policia é por isso o senhor de etnia Cigana. Quando muito, se houver alguma queixa a apresentar, por invasão de propriedade, e não acredito que ganhem alguma coisa com isso, é por parte do exército. Mas quanto a isso tanto estavam nessa situação o dono das ovelhas, como o proprietário dos cães. Por isso, e em suma, a haver alguém a ser alvo da acção das autoridades, será o dono dos cães e não o das ovelhas. Isto porque as autoridades policiais agem perante factos ( a agressão dos cães á ovelha) e não perante promeças (as ameaças do sehor de etnia cigana). Já agora, recordo que para além do pagamento das indemnizações devidas ao dono da ovelha, o facto dos cães terem atacado outro animal fora da propriedade do dono, faz com que possam ser classificados desde logo como perigosos. As consequências dessa classificação penso que são conhecidas pela Anja.

Cumps
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta mai 11, 2006 3:57 pm

acabei de falar com o major. já houve queixas e ele mandou verificar a situação. entretanto, está à espera que venha o comandante esclarecer o caso.
embora seja propriedade do exercito, ele não considera mal que os cães, meus e outros, vão lá correr.
acho que houve uma autorização para algumas ovelhas irem lá pastar. mas parece que nada indica que as ovelhas tivessem sido autorizadas a permanecerem lá o dia inteiro nem que ele pudesse vedar toda a área, que é enorme.
entretanto, o max vai açaimado. o mais certo, é um dia destes ninguém ir para lá. o terreno vai ser vendido. já esperava.
anjjazul
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mai 11, 2006 4:27 pm

Olá Anja,
A questão da permanência no terreno das ovelhas é entre o proprietário do terreno e o proprietário das ovelhas, e em nada resolve a situação do ataque às ovelhas. Esta é uma questão entre o proprietário das ovelhas e o dos cães (a Anja) e nada tem a ver com os proprietários do terreno.
Penso eu de que... ;)
Paulo C.
nokyta
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 6:24 pm

quinta mai 11, 2006 4:29 pm

O melhor é tentar resolver a coisa a bem com o individuo, é que o que está em causa agora é a saude dos seus cães. :?
Xana
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quinta mai 11, 2006 4:30 pm

O homem só prevaricou porque vedou a propriedade...Uma vez que não tem ordem para o fazer.

Anjjazul, foi uma situação muito desagradável mas é natural essas situações são previsíveis...uma ovelha a correr despertou os instintos de caça dos seus cães.

Eu aconselho a que indemnize ao Dono da ovelha para que fique tudo mais apaziguado; só está a errar por fechar o terreno.
<p>susana</p>
anjjazul
Membro Veterano

sexta mai 12, 2006 12:31 pm

O homem só prevaricou porque vedou a propriedade...Uma vez que não tem ordem para o fazer.
o grande problema é esse. como ele vedou o terreno, o max magou-se. fui a correr para o vet e gastei dinheiro em rx, injecções e comprimidos. sem falar no tempo gasto. um dia saí de lá às 23.30 horas :evil: sem jantar e cansada :evil: quem me paga a despesa?
se ele não tivesse tudo atafulhado de arame farpado, a ovelha não se tinha ferido tanto nem ficado presa.
se o homem não tivesse vedado tudo, eu tinha conseguido trazer logo o max. assim, prendi-a, mas para descer tinha de lhe tirar a trela. claro que ela voltava para trás e começava tudo de novo.
parece que o combinado, era o homem levar as ovelhas a pastar e não deixá-las ali de manhã à noite.
enfim :evil:
anjjazul
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta mai 12, 2006 2:08 pm

Bem, o meu único conselho é que não vá para o mesmo local com os cães... quase garantido que o homem... vai fazer das suas, aos cães e depois é pior a emenda que o soneto... percebe, Anja?

Outro ainda é passear os cães, alternadamente se não os aguentar duma só vez e, com trela ;) . Isto para evitar desgostos e despesas...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
scorpinha
Membro Veterano
Registado: terça mar 14, 2006 11:41 am

sexta mai 12, 2006 2:27 pm

:o nem sei o que diga disto tudo :o

Apenas acho que deve resguardar os cães, para bem deles
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

sexta mai 12, 2006 9:12 pm

Boa Noite

Penso que aqui a unica pessoa culpada é a anja, estou de acordo com o Paulo. Se não queremos correr riscos......
Se anda com os cães soltosa responsabilidade é unica e exclusivamente do dono. Não interessa se o cigano invadiu ou não se o exercito deixa ou não. Os seus cães deveriam estar presos isto para mim é claro. Eu qdo pretendo soltar um dos meus cães e ainda para mais qdo eu sei o cão que tenho em mãos tenho que ter um olho no burro e outro no cigano e isto acontece-me raras vezes pois por regra e para evitar complicações graves não os solto.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta mai 12, 2006 10:23 pm

pois
anjjazul
Membro Veterano

sábado mai 13, 2006 2:37 pm

pois.... estamos todos a infringir a lei porque ocupámos uma propriedade privada. entretanto, EU DEVO prender os cães, mas o homem pode ocupar um espaço enorme com meias dúzia de ovelhas.
resta acrescentar que o descampado faz parte do castelo de estremoz, onde muita gente vem passear e tirar fotos. agora, nem isso podem fazer.
falei com o major, para saber se estava a infringir a lei, para saber se o homem tinha direito a fazer o que faz. até agora, ainda não obtive resposta.
mas como o terreno nao é de ninguém, pode ser que as ovelhas sejam atacadas por outros cães.:evil: por ali, faltam.
um dia destes, atiro os cães de um penhasco. não os posso levar para o descampado por causa das ovelhas. há dias, uma que não me conhecia nem aos cães, disse que estes faziam porcaria à porta dela :o outra disse que os cães não podiam pisar a relva que a estragavam. quando esta não se aproveita :evil:
enfim...haja pachorra :evil:
anjjazul
Responder

Voltar para “Cães”