help! tartaruga com conjuntivite

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

sexta mai 12, 2006 10:10 pm

Antes de mais, neless quero-te dar os parabéns por já teres começado a melhorar a alimentação delas estares a tratar de uma "casa melhor" ;)

É fixe saber que ouvem os conselhos aqui do pessoal :D felizmente para todos isso tem acontecido com facilidade aqui no forúm dos repteís ;)

Quanto ao aquário, parece-me um pouco pequeno uma vez que já tens uma tartaruga grandita, mas se é o que podes arranjar... :p

Tem atenção aquilo que o colblood referiu. Os filtros que normalmente vêm nesses packs são para peixes de água quente e não são adquados para tartarugas pois elas sujam mto mais. Deixo-te aqui um tópico em que se fala de filtragem para teres mais informação: http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=34326
Outra coisa, procura ter a certeza de que essa lâmpada que traz, se é mesmo uv.

tou a pôr vitaminas na água e passei a dar-lhes granulado da Nutrifin que comprei na Agriloja. A verde como é maiorzinha até come bem mas só depois de amolecer um pouco na água. Passei a ter outro problema: o granulado dissolve-se passado um tempo e a água fica logo turva
O que lhes estas a dar é disto certo???
Imagem

Tens de tirar com um camaroeiro os restos de comida que ficam na água depois delas acabarem a refeição, isto para não se fazer tanta sujidade. É tb para isso que os filtros são essenciais ;)
A tartaruga cinzenta já tem os olhos um pouco melhor, pelo menos já conseguiu abrir um deles por uns instantes há bocado ao sol
Estas a por-lhe agumas gotas nos olhos :?:
Faço votos que ela melhore rápido ;)

Quanto aos passeios no jardim... tens de facto de ter mto cuidado com os cães, eles podem fazer mtos estragos numa tartaruga :(
E as tartarugas podem não parecer mas são exímias em fugas surateiras ;) eu que o diga :p

Mas o parece-me que com o espaço que tens podias fazer um local bem giro e seguro para elas :? tens é que invertir um pouco de trabalho e $
Como te soa um laguito como "casa de férias" para elas???

A silly tem razão, ficaram mto apertadas :?

Olha para já podes dobrar para dentro as bordas da rede, de forma a que quando ela suba, não consiga balderar-se para fora (não sei se me expliquei bem)

As especies delas, a pequena é da familia das Graptemys, vulgarmente chamada de tartaruga d Mississipi, a sub-especie dela não me consigo aperceber ao certo.
A maior, assim a olho, julgo ser uma Pseudemys concinna concinna :?

Espero ter ajudado :p

Vai dando noticias ;)
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
arizinha
Registado: sábado mai 06, 2006 12:35 am

sexta mai 12, 2006 11:58 pm

Olá,

Eu tiraria as pedras mais pequenas do aquário, pois sujam mais a água, e enquanto não tiveres o filtro se calhar é melhor. Os fungos são uma das causas das conjutivites. Em relação à alimentação, visto que elas têm falta de vitamina A, podias dar-lhes figado, elas gostam muito, é bastante rico em vitamina A, e podes arranjar facilmente num talho pequenos figados de pato, galinha...

Ari
arizinha

sábado mai 13, 2006 12:00 am

Olá,

Eu tiraria as pedras mais pequenas do aquário, pois sujam mais a água, e enquanto não tiveres o filtro se calhar é melhor. Os fungos são uma das causas das conjutivites. Em relação à alimentação, visto que elas têm falta de vitamina A, podias dar-lhes figado, elas gostam muito, é bastante rico em vitamina A, e podes arranjar facilmente num talho pequenos figados de pato, galinha...

Ari
arizinha

sábado mai 13, 2006 12:03 am

Olá,

Ari
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

segunda mai 15, 2006 11:26 am

Ola neless

Espectaculo as fotos! Apanhaste-a mesmo com a mao na massa!
(a minha o ano passado escapou-me uma vez da tartarugueira onde a punha ao sol, elas nao perdoam se tiverem possibilidade de escapar, é so dar-lhes tempo)

O sitio que escolheste para as por ao sol, está muito bem escolhido pq se o desejarem têm sempre a sombra que a arvore proporciona. Em relaçao ao "alpinismo" dobrar a rede para dentro, como disse a Nyara, resolve-te o problema das actividades radicais. Salvaguarda tambem a questao de passarem por baixo da rede.

A ideia da rede para as protegeres dos caes tb foi boa pq eles podem ser mt mauzinhos para as Tartarugas.

Em relaçao ao aquario, na minha opiniao aconselho-te a comprares um tendo em conta o tamanho final que as tuas tartarugas vao atingir. Se comprares um de 60cm vai ser apenas um aquario provisorio... (Tenho algures um racio ou uma medida de referencia que se quiseres depois te posso arranjar para teres uma ideia).
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
nelsss
Registado: segunda mai 08, 2006 9:20 pm
Localização: 2 cadelas cocker spaniel, 2 tartarugas e 2 piriquitos inglês

segunda mai 15, 2006 10:40 pm

Oi! É só pra vos dizer que já tenho um novo aquário :) Comprei um de 60 cm. Por agora é o que se pode arranjar :p Daqui a mais uns tempos quando este ficar pequeno arranjo um maior e este fica para uns peixes ou assim... Amanhã vou tratar do filtro: tou a pensar num que tem carvão e esponja e tem uma capacidade de +/- 450 l/h o que dá para a água passar por lá 4 vezes numa hora. Penso que é o indicado, tendo em conta o que li nos tópicos que sugeriram. O aquecimento para a água e a lâmpada UV ficam pra daqui a umas semanas porque o investimento ainda é grandito pra ser tudo ao mesmo tempo...

Outra novidade é que a tartaruga cinzenta tá a melhorar! Já tá mais activa e já voltou a comer. Por enquanto ainda só toca nos camarões secos e deixa o resto mas já é um princípio... Os banhos de sol andam a fazer-lhe mesmo bem!

Bem, quando tiver o aquário novo todo montado venho aqui pôr umas fotos pro pessoal ver! Um abraço e fiquem bem :)
nelsss

segunda mai 15, 2006 10:51 pm

Ah, mais uma coisa: Quando puser o termostato no aquário se juntar lá um dakeles peixes [i]limpa-fundos[/i]e dos [i]limpa-vidros[/i] será que há problema? Ou seja, será que eles vão ser logo comidos ou escapam?
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

segunda mai 15, 2006 11:01 pm

Ainda bem que está a melhorar :p

Uma coisa, já que ela apenas come os camarões, ensopa-os em vitaminas para a fortalecer :p
Ah, mais uma coisa: Quando puser o termostato no aquário se juntar lá um dakeles peixes limpa-fundose dos limpa-vidros será que há problema? Ou seja, será que eles vão ser logo comidos ou escapam?
Eu cá não aconselhava :?

O é comido ou morre porque a qualidade da água não vai ser das melhoras(por causa das necessidades fisiológicas das tartas :p )

Continuação de boa sorte ;)
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

terça mai 16, 2006 2:21 pm

Depois diz a marca e o preço do filtro.

(nao sei se isso é contra as normas da arca...)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
nelsss

terça mai 16, 2006 7:24 pm

Oi! Já cá tá o filtro: é da marca HYDOR, modelo Crystal Duo K20II e custou 23€. Para além de filtrar tem um tudo pra fora para pôr ar pra dentro de água.

Acabei de as pôr dentro da nova casa e elas estão a estranhar mas acho que isso é natural. Amanhã de manhã logo se vê como se estão a dar. Por enquanto a ilha pra elas descansarem é umas pedras da serra mas dpois vou-lhe dar outro ar. Dou mais novidades amanhã ou assim...

Um abraço!
mita
Registado: quinta mai 01, 2003 9:27 am

sexta mai 26, 2006 7:47 am

Olá!
Eu tenho 2 tartarugas com 5 anos. Durante 3 anos houve uma altura em que tinham muitos problemas com os olhos. Quando se compram...não nos dizem praticamente nada, impingem aqueles camarões e dizem que é isso que comem. Cansei-me de investigar o assunto...passei a dar-lhes a comer alguns alimentos ricos em vitamina A e a po-las ao sol. Costumo dar-hes figado cozido com alguma frequencia. Elas adoram e depois do sol e do figado nunca mais tiveram problemas com os olhos.
A tartaruga mais peuena, sem dúvida que é uma tartaruga do mississipi, uma graptemys pseudogeographica...quanto à outra não estou bem certa...o género é graptemys mas a espécie não sei se será barbouri...mas talvez esclareça a suas dúvidas em:
http://www.schildkroeten.wolfsburg.de/species-set.html
http://www.chelonia.org/graptemysgallery.htm
http://www.chicagoherp.org/herps/turtle/Gpseud.htm
http://www.herpnet.net/Minnesota-Herpet ... tiles.html

Aprendi alguma coisas nestes sites...
Boa sorte!
mita
Registado: quinta mai 01, 2003 9:27 am

sexta mai 26, 2006 7:57 am

Olá!
Eu tenho 2 tartarugas com 5 anos. Durante 3 anos houve uma altura em que tinham muitos problemas com os olhos. Quando se compram...não nos dizem praticamente nada, impingem aqueles camarões e dizem que é isso que comem. Cansei-me de investigar o assunto...passei a dar-lhes a comer alguns alimentos ricos em vitamina A e a po-las ao sol. Costumo dar-hes figado cozido com alguma frequencia. Elas adoram e depois do sol e do figado nunca mais tiveram problemas com os olhos.
A tartaruga mais peuena, sem dúvida que é uma tartaruga do mississipi, uma graptemys pseudogeographica...quanto à outra não estou bem certa...o género é graptemys mas a espécie não sei se será barbouri...mas talvez esclareça a suas dúvidas em:
http://www.schildkroeten.wolfsburg.de/species-set.html
http://www.chelonia.org/graptemysgallery.htm
http://www.chicagoherp.org/herps/turtle/Gpseud.htm
http://www.herpnet.net/Minnesota-Herpet ... tiles.html

Aprendi alguma coisas nestes sites...
Boa sorte!
kof20012
Membro Júnior
Registado: domingo out 19, 2003 9:07 pm

domingo mai 28, 2006 12:39 am

tenho 9 tarturugas (8 scripta elegans e 1 desconhecida), (por acaso sao 10 mas 1 ta "emprestada" para ver se cresce), a mais velha tem quase 10 anos eu axo que depois ja elas ficarem com idade de acasar eu aconselhava k as ponhas em sitio separados, porque se forem de sexo diferentes, os ovos podem ser de tamanhos diferentes, ou seja, a tartaruga ao por o ovo, ele pode ser grande que "arrebenta" dentro da cloaca e pode causar infecçoes que por sua vez a morte.
kof20012
Membro Júnior
Registado: domingo out 19, 2003 9:07 pm

domingo mai 28, 2006 12:44 am

tenho 9 tarturugas (8 scripta elegans e 1 desconhecida), (por acaso sao 10 mas 1 ta "emprestada" para ver se cresce), a mais velha tem quase 10 anos eu axo que depois ja elas ficarem com idade de acasar eu aconselhava k as ponhas em sitio separados, porque se forem de sexo diferentes, os ovos podem ser de tamanhos diferentes, ou seja, a tartaruga ao por o ovo, ele pode ser grande que "arrebenta" dentro da cloaca e pode causar infecçoes que por sua vez a morte.
nelsss

segunda jun 12, 2006 10:36 pm

Pessoal!

Obrigado a todos pela ajuda que me deram. Já era pra ter escrito aqui qualquer coisa antes mas foi passando... A tartaruga recuperou totalmente dos olhos e tá muito enérgica e comilona :) Os banhos de sol em conjunto com uma alimentação mais variada resultaram em cheio! A casa nova também ajudou...

Um abraço a todos e, mais do que eu, as pekenitas agradecem a ajuda :)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”