É fixe saber que ouvem os conselhos aqui do pessoal

Quanto ao aquário, parece-me um pouco pequeno uma vez que já tens uma tartaruga grandita, mas se é o que podes arranjar... :p
Tem atenção aquilo que o colblood referiu. Os filtros que normalmente vêm nesses packs são para peixes de água quente e não são adquados para tartarugas pois elas sujam mto mais. Deixo-te aqui um tópico em que se fala de filtragem para teres mais informação: http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=34326
Outra coisa, procura ter a certeza de que essa lâmpada que traz, se é mesmo uv.
O que lhes estas a dar é disto certo???tou a pôr vitaminas na água e passei a dar-lhes granulado da Nutrifin que comprei na Agriloja. A verde como é maiorzinha até come bem mas só depois de amolecer um pouco na água. Passei a ter outro problema: o granulado dissolve-se passado um tempo e a água fica logo turva
Tens de tirar com um camaroeiro os restos de comida que ficam na água depois delas acabarem a refeição, isto para não se fazer tanta sujidade. É tb para isso que os filtros são essenciais

Estas a por-lhe agumas gotas nos olhosA tartaruga cinzenta já tem os olhos um pouco melhor, pelo menos já conseguiu abrir um deles por uns instantes há bocado ao sol

Faço votos que ela melhore rápido

Quanto aos passeios no jardim... tens de facto de ter mto cuidado com os cães, eles podem fazer mtos estragos numa tartaruga

E as tartarugas podem não parecer mas são exímias em fugas surateiras

Mas o parece-me que com o espaço que tens podias fazer um local bem giro e seguro para elas

Como te soa um laguito como "casa de férias" para elas???
A silly tem razão, ficaram mto apertadas

Olha para já podes dobrar para dentro as bordas da rede, de forma a que quando ela suba, não consiga balderar-se para fora (não sei se me expliquei bem)
As especies delas, a pequena é da familia das Graptemys, vulgarmente chamada de tartaruga d Mississipi, a sub-especie dela não me consigo aperceber ao certo.
A maior, assim a olho, julgo ser uma Pseudemys concinna concinna

Espero ter ajudado :p
Vai dando noticias