apresentação

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
maedanica
Registado: segunda mai 15, 2006 1:46 pm

segunda mai 15, 2006 2:14 pm

:D lá,

Sou a "mãe" da nica, há 2 dias, uma gatinha com +- 1mês, que estava numa pet shot para adopção, é a minha 1ª experiência com animais, (tirando o pardal que lá vive em casa) e estou a adorar, por ter conseguido dar-lhe um lar.

Fui a Vet, estava tudo bem, tirando umas pulguinhas (uhhhggg), que tão a ficar controladas, com uma gotita de frontline, e umas penteadelas.

Tou a dar-lhe ração (uma mt pequena), mas será que lhe posso dar uma latinha de Wiskas (axo que é assim) ou leitinho?

Espero que, quando me surgir mais alguma duvida, contar com o v/ apoio.

Obrigada
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda mai 15, 2006 2:21 pm

Ola,
Não lhe dê ração humida.
Se ela ja come bem a ração seca entao opte pela seca, preferencialmente uma para gatinhos bebes e de boa qualidade.
Se tiver dificuldades em mastigar pode sempre humedecer a ração e dar-lha, mas humedeça apenas a quantidade para cada refeição, a ração molhada tem tendencia a deteorar-se com as horas.
Não sei ate que ponto aínda lhe deve dar leitinho, nunca o de garrafas mas sim o em po que se compra nos vets, alguem mais experiente vira cá com certeza dizer-lhe se ela com um mesinho ainda precisa de leite.
Cumps
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mai 15, 2006 2:25 pm

Pois... ;)

Não caia na tentação de lhe dar comida enlatada... ;) . Os "mafarricos" são muito espertos... e depois vai ter problemas para a desabituar...!
Quando ela já for adulta, então, sim, pode dar-lhe uns miminhos não como base alimentar mas mesmo tipo miminho... ;) . Dou às minhas diáriamente um miminho. A base alimentar delas é a ração seca ;)

Boa sorte e parabéns pela adopção,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

segunda mai 15, 2006 4:47 pm

Deve dar leite sim, da Mixol ou Royal canin até quando ele quiser, nunca aquele de supermercado. deverá também dar-lhe vitaminas, como a Felovite II que é muito boa, especialmente para animais que estão fragéis.
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mai 15, 2006 6:20 pm

Nem mais, Uimori. Até me escapou de escrever sobre essa parte... pois o leite de substituição numa cria bebé é o alimento essêncial ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lindinha_24
Membro Veterano
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm

segunda mai 15, 2006 6:25 pm

Leo, posso saber que miminho diário dá aos seus mafarricos??

Eu tb sou obrigada a dar ao micha, pk ele sabe levar-me...á hora certa quem o quer ver é amuado ao lado do frigorifico com os olhos mais infelizes...parece o gato mais triste do mundo...eu acho que ele faz chantagem comigo...se não lhe dou vira-me a casa do avesso :? :evil: ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mai 15, 2006 6:31 pm

Uma lata das grandes de patê da Whiskas a dividir por 10 gatos :p . Digo 10, apesar de ter 5 porque me dá para dois dias. Como pode verificar pela quantidade descrita...é mesmo só um miminho diário ;) e dou pescada cozida à sexta feira ;) . A ração está SEMPRE à disposição da malta felina :p

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lindinha_24
Membro Veterano

segunda mai 15, 2006 7:09 pm

Eu dou uma lata da gourmet daquelas pequininas por dia, metade de manha e metade á noite, mas não pode ser de patê pk sua excelencia não gosta, só come daquelas com pedacinhos, ou então das saquetas da wiskas, pk se não tiver molho não come.... :?

Uma vez por semana dou-lhe peito de frango cozido, só com agua...ai é vê-lo miar de doido....eu deixo o frango em cima do fogão a arrefecer e o gajo vai lá..e consegue rouba-lo mm quente...... :o ai é a loucura total......

Tirando isso tem sempre a ração á disposição, mas sem a lata diaria não passa......não passa pk fui eu q o habituei assim eu sei, mas como ele até é um gato esguio, e ao fazer aquela cara de esfomeado, eu quero é q ele coma.... :oops:
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça mai 16, 2006 8:19 am

lindinha_24,

Eu, apesar de ler sobre alguns "extremismos" aqui e noutros foruns, nunca fiz questão de os seguir...isto porque entendo se tudo o que se possa dar ou fazer aos animais, está dentro dos limites do bom senso, com toda a certeza que não lhes fará mal ;) .
Eu tenho sempre à disposição das minhas gatas, 3 tipos de ração diferente, dou-lhes o miminho que já expliquei, dou-lhes peixinho cozido, frango cozido de vez em quando e elas, felizmente, são saudáveis.
Logicamente que quando vem alguém, inexperiente em felinos, especialmente bebés, não se deve aconselhar a dar comida enlatada pois podem levar o conselho como se seja esse a seguir em regra como base alimentar dos felinos o que não corresponde à verdade... ;) . A base alimentar deve sempre ser a ração e de preferência de boa gama. Isto porque a ração tem todos os nutrientes necessários para uma boa pelagem, boa saúde e ajuda a manter os dentes isentos de tártaro que posteriormente provoca cáries ;) .
Portanto, dar-lhes o que seja dentro do bom senso, não os mata ;) .

Muito se fala na ração seca para que os obrigue à ingestão de água...muito certo! Contudo há gatos que mesmo assim pouca água bebem em relação à ração seca que comem e depois vêm a sofrer de problemas renais. Ora, para esses, penso que se a alimentação base (ração seca) for complementada com comida enlatada (húmida) ajuda a compensar a falta de fluidos necessários, por falta de ingestão de água, no organismo ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
suferreira
Registado: quinta mai 04, 2006 4:48 pm

terça mai 16, 2006 10:44 am

Olá!
Deves dar leite, o Mixol, compra-se na farmácia.
lindinha_24
Membro Veterano

terça mai 16, 2006 1:25 pm

Olá Leo, mais uma vez estou de acordo consigo!

A vet. do Micha sempre me disse que a base da alimentação dele deve ser a ração seca, no entanto se ele não reagir mal á lata, como por ex. ter diarreira, ela diz que não há problema em dar-lhe, e é o que eu faço!

Ele come a Young Male da Royal Canin normalmente, e depois tem o tal miminho :p em relação a agua, ele bebe-a em todo o lado de preferencia fora da tijela dele :evil: dentro do lava loiça, qdo o bacalhau está a demolhar, qdo as verduras estão de molho etc etc etc, só qdo é apanhado em flagrante e eu digo-lhe " Micha que estás a fazer ai? vai beber da tua agua!" ai é q ele vai á tijela dele... :? :oops: :p :? Mas pronto é o meu mafarrico.....pestinha....... :p :p
Responder

Voltar para “Gatos”