chip
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: terça dez 20, 2005 9:35 am
Olá a todos,
A minha Lua tem o microchip, e registei-a na Junta de Freguesia, onde ficaram com os dados do chip. Parece-me insuficiente. Onde devo fazer a inscrição da Lua, para que passe a constar em bases de dado nacionais com o registo do chip? Obrigada a quem me possa ajudar!
A minha Lua tem o microchip, e registei-a na Junta de Freguesia, onde ficaram com os dados do chip. Parece-me insuficiente. Onde devo fazer a inscrição da Lua, para que passe a constar em bases de dado nacionais com o registo do chip? Obrigada a quem me possa ajudar!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Se a cadela tem o chip, supostamente já estará na base de dados do SIRA, contudo nada como confirmar para lá se a ver os enviou?
Leo

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Júnior
Obrigada pela ajuda, mas como é que contacto o SIRA?
Não necessariamente ... Ultimamente quase todos os registos são enviados para o SICAFE e muitos acabam no fundo das gavetas das respectivas juntas de freguesia.leonildecarvalho Escreveu: Se a cadela tem o chip, supostamente já estará na base de dados do SIRA, contudo nada como confirmar para lá se a ver os enviou?![]()
Leo
O melhor mesmo é perguntar ao seu veterinário para onde enviou os dados do microchip, já que apenas o veterinario os pode enviar/autenticar para o SIRA.
nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Acho, na minha opinião, que quem fornece os Chips devia ficar com a indicação dos lotes e para que clinica veterinária foram. Não me parece muito dificil e poupava a muitos esforços inúteis.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

<p>susana</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Normalmente o veterinário envia os dados para o SIRA que é uma base de dados privada, do sindicato dos veterinários e era a única base de dados até à algum tempo atrás.
O que se passa agora é que existe outra base de dados criada pelo governo que é o SICAFE, na qual as Juntas de Freguesia são obrigadas a registar aquando do registo na Junta. Muitas delas já estão habilitadas a fazê-lo na hora por meios informáticos, mas muitas ainda andam ás aranhas com o sistema e não me admira que não cheguem a registar os bichos
o que costuma acontecer, é que o veterinário ao colocar o chip, fica com 3 papeis:
- um para ele
- outro para o dono
- e outro para enviar ao SIRA
Então envia o papel respectivo para o SIRA, fica com um para ele e depois dá indicação ao cliente para levar a cópia que lhe pertence á junta de freguesia e apresentá-la quando for registar o animal na Junta.
Depois a Junta copia os dados e o nº do chip e regista também esse nº no SICAFE.
E pronto.. fica registado em 2 sitios, no SICAFE e no SIRA.
Em caso de roubo ou perda do animal, o dono deve informar o veterinário e este avisará o SIRA. O SIRA por sua vez, envia regularmente para todas as clinicas uma lista de animais dados como desaparecidos, ou então mostra-se disponivel através do telefone a fornecer os dados dos donos se o veterinário precisar saber a quem corresponde um determinado nº de chip.
O SICAFE já não sei bem como funciona, mas penso que será de forma semelhante.
Uma nota: os veterinários municipais geralmente não registam no SIRA, registam logo no SICAFE.
O que se passa agora é que existe outra base de dados criada pelo governo que é o SICAFE, na qual as Juntas de Freguesia são obrigadas a registar aquando do registo na Junta. Muitas delas já estão habilitadas a fazê-lo na hora por meios informáticos, mas muitas ainda andam ás aranhas com o sistema e não me admira que não cheguem a registar os bichos

o que costuma acontecer, é que o veterinário ao colocar o chip, fica com 3 papeis:
- um para ele
- outro para o dono
- e outro para enviar ao SIRA
Então envia o papel respectivo para o SIRA, fica com um para ele e depois dá indicação ao cliente para levar a cópia que lhe pertence á junta de freguesia e apresentá-la quando for registar o animal na Junta.
Depois a Junta copia os dados e o nº do chip e regista também esse nº no SICAFE.
E pronto.. fica registado em 2 sitios, no SICAFE e no SIRA.
Em caso de roubo ou perda do animal, o dono deve informar o veterinário e este avisará o SIRA. O SIRA por sua vez, envia regularmente para todas as clinicas uma lista de animais dados como desaparecidos, ou então mostra-se disponivel através do telefone a fornecer os dados dos donos se o veterinário precisar saber a quem corresponde um determinado nº de chip.
O SICAFE já não sei bem como funciona, mas penso que será de forma semelhante.
Uma nota: os veterinários municipais geralmente não registam no SIRA, registam logo no SICAFE.
-
- Membro Júnior
Obrigada a todos!
Fui com a cadela ao vet. e pedi-lhe para passar o scaner para ter a certeza de que o registo está feito. De facto, passado o scaner apraceram todos os dados da minha doida, o nome do dono etc.
Fui com a cadela ao vet. e pedi-lhe para passar o scaner para ter a certeza de que o registo está feito. De facto, passado o scaner apraceram todos os dados da minha doida, o nome do dono etc.

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
É pá, esse chip é o máximo, tem que me dizer qual é a marca, que eu também quero um desses
(mais depressa se apanha um mentiroso ...)

(mais depressa se apanha um mentiroso ...)
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
-
- Membro
- Registado: sexta mai 12, 2006 4:26 pm
Boa tarde a todos,
Tenho uma dúvida e talvez me possam ajudar. A minha bibá faz hoje 6 meses (...Parabéns), é pequena, e pesa menos de 2 kg, disseram-me que não devia colocar o chip antes de ter 1 ano por causa do tamanho (foi-me dito que o chip depois "nada" em todo o corpo)...mas vou de férias e gostava que ela já tivesse o chip na altura.
Já agora alguém me pode elucidar sobre o procedimento a seguir junto do CPC depois de ter o chip? Tem de se comunicar? E como?
Desde já muito obrigada
Tenho uma dúvida e talvez me possam ajudar. A minha bibá faz hoje 6 meses (...Parabéns), é pequena, e pesa menos de 2 kg, disseram-me que não devia colocar o chip antes de ter 1 ano por causa do tamanho (foi-me dito que o chip depois "nada" em todo o corpo)...mas vou de férias e gostava que ela já tivesse o chip na altura.
Já agora alguém me pode elucidar sobre o procedimento a seguir junto do CPC depois de ter o chip? Tem de se comunicar? E como?
Desde já muito obrigada
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am
Antes de mais parabens tambem.
Depois fale com o Vet. e ele alem de lhe explicar trata de tudo(coloca Chip e envia registo para S.I.R.A).
CPC é o clube Portugês de canicultura não têm nada a ver com o S.I.R.A,ou SICAFE .
Boa sorte
Depois fale com o Vet. e ele alem de lhe explicar trata de tudo(coloca Chip e envia registo para S.I.R.A).
CPC é o clube Portugês de canicultura não têm nada a ver com o S.I.R.A,ou SICAFE .
Boa sorte

-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Isso é muito giro. Acontece que o chip que refere existe só numa universidade dos Estados Unidos onde está em testes com animais para inserção em humanos. Seria interessante explicar-nos como um médico veterinário em Portugal teve acesso a um leitor IPV e a um chip de nova geração, bem como ao software e conseguiu passar por cima das leis dos Estados Unidos que controlam a exportação desses instrumentos.... e lhe deu na tola aplicar um em um cão.Para mais porque o custo dele anda aí pelos 2000 dolares, o chip.Obrigada a todos!
A Mariana 123 anda aqui para gozar, é que disse uma mentira bem cabeluda...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm
O 1º de Abril já foi há muito!mariana123 Escreveu: Obrigada a todos!
Fui com a cadela ao vet. e pedi-lhe para passar o scaner para ter a certeza de que o registo está feito. De facto, passado o scaner apraceram todos os dados da minha doida, o nome do dono etc. D

Cumps