Agora são as ovelhas!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

domingo mai 14, 2006 1:30 pm

Pois :roll: para variar esta é uma discussão sem frutos
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda mai 15, 2006 11:48 am

Siioux Escreveu: Pois :roll: para variar esta é uma discussão sem frutos
Não sei porquê... já se percebeu bem de quem é a responsabilidade.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mai 15, 2006 12:40 pm

Exactamente, fang ;)
Eu só acho é que a Anja ainda não percebeu que o problema não é quem tem "mais direito" a estar na propriedade em questão! O problema é que, ao contrário do que a Anja diz, não DEVE prender os cães, mas sim TEM DE prender os cães. É de Lei que os cães têm necessariamente de estar presos ou açaimados, e a Anja não tinha nem uma coisa nem outra. A responsabilidade, por mais que custe é da Anja e de mais ninguém. Tal como eu já disse, a questão das ovelhas e da vedação é entre o exército e o dono das ovelhas. Consigo é só a questão do ataque dos cães às ovelhas, e nesse caso se alguém pode exigir alguma coisa é o dono das ovelhas. Quanto aos ferimentos do Max na vedação, se ele estivesse preso nada disso acontecia e é a si que compete zelar pela segurança dos seus cães, bem como impedir que estes constituam uma ameaça para pessoas e outros animais.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda mai 15, 2006 3:11 pm

Pois, isto é assim:

se uma pessoa toda a vida estacionou o seu carro em cima do passeio qualquer lado e, de repente, um belo dia, aparece uma multa e um polícia a dizer que "tem de sair daqui", a primeira reacção é como a da Anja.
A de achar que é uma grande injustiça.
E a de se perguntar aonde é que vai estacionar, daqui para a frente...

Estas reacções são humanas.
Claro que há quem nunca tenha estacionado mal.
Há quem deixe o carro na garagem.
Mas, se calhar, são poucos...

Eu, por exemplo, deixo a Zorra passear na praia sem trela.
É claro que conheço a minha cachorra, sei que já foi mordida e nem assim respondeu, sei que passa pelas pessoas como se não existissem, sei que a chamo e ela vem.

Mas também sei que corro um risco.
Sei que, um belo dia, pode vir a polícia e eu ser multada ou pedirem-me para sair da praia.
Também sei que,se isso acontecer, durante algum tempo, vou mandar vir com as leis que me limitam e à minha cadela por causa de uns quaisquer humanos, se calhar uns autênticos brutos, que jogam à bola na praia, que ouvem música em altos berros, que atiram areia para cima de nós.

Mas temos que ver - desde o início que eu sabia que havia um risco.
Nem sempre as coisas correm a nosso favor...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda mai 15, 2006 3:58 pm

um dia destes, atiro os cães de um penhasco. não os posso levar para o descampado por causa das ovelhas. há dias, uma que não me conhecia nem aos cães, disse que estes faziam porcaria à porta dela outra disse que os cães não podiam pisar a relva que a estragavam. quando esta não se aproveita
enfim...haja pachorra
O problema é que se formos a cumprir a lei à risca os cães não têm condições para ter uma vida digna, em Portugal.

O cão é, por natureza, um animal desportivo e sociavel. Todos os cães deveriam ter direito a correr em liberdade total, e na companhia de companheiros, todos os dias.
As pessoas passeiam com os cães à trela; esse tipo de passeio é bom (e suficiente para as pessoas) porque o Homem é um animal caminhante, que se satizfaz com o caminhar; por outro lado o Cão é um corredor que fica completamnte insatisfeito com uma caminhada de meia hora a 5km/h, além disso o cão gosta de viajar num mundo de cheiros e não num mundo visual, o que faz com que o trajecto ideal de um cão seja muito diferente do do homem.

Nenhum cão nasceu para passear à trela; todos os cães nasceram para correr em liberdade!

Dar uma vida aceitavel para um cão doméstico e cumprir rigorosamente a lei´é uma verdadeira dor de cabeça, ou mesmo impossível!
A sociedade moderna é imcompativel com todos os cães que vão para além du lulu de apartamento

Neste caso, segundo a lei, a culçpa do ataque à Ovelha é sua , mas compreendo perfeitamente a sua indignação perante a falta de espaço para passear os cães
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

segunda mai 15, 2006 5:39 pm

fang Escreveu: Não sei porquê... já se percebeu bem de quem é a responsabilidade.
Claro que se percebeu mas pelos vistos há ainda quem não entenda isso.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
mariana123
Membro Júnior
Registado: terça dez 20, 2005 9:35 am

terça mai 16, 2006 3:47 pm

Calma Anjjazul,
Passou por um mau bocado, mas os seus cães estão bem. As pessoas que lhe dizem que os seus cães fazem porcaria à porta, etc, fazem-no porque são medrosas e têm medo. É sempre assim, veja só que a mim, no outro dia, recebi queixas de que a minha cadela mais velha teria mordido numa criança. O pormenor é que a cadela, para meu enorme desgosto, morreu em Janeiro. Mas mesmo assim juravam que tinha sido ela!
De qualquer forma, aconselhava-a a resguardar os seus queridos cães durante uns tempos porque, não fazendo qualquer juizo de valor em relação à etnia cigana, eles têm um código de justiça diferente do nosso, mais na base do olho por olho.
Consegue passear os cães em outro sítio? Conheço Estremoz, e sei que campo é coisa que não falta para os seus meninos poderem correr.
Boa sorte
mariana123
Membro Júnior
Registado: terça dez 20, 2005 9:35 am

terça mai 16, 2006 3:48 pm

Calma Anjjazul,
Passou por um mau bocado, mas os seus cães estão bem. As pessoas que lhe dizem que os seus cães fazem porcaria à porta, etc, fazem-no porque são medrosas e têm medo. É sempre assim, veja só que a mim, no outro dia, recebi queixas de que a minha cadela mais velha teria mordido numa criança. O pormenor é que a cadela, para meu enorme desgosto, morreu em Janeiro. Mas mesmo assim juravam que tinha sido ela!
De qualquer forma, aconselhava-a a resguardar os seus queridos cães durante uns tempos porque, não fazendo qualquer juizo de valor em relação à etnia cigana, eles têm um código de justiça diferente do nosso, mais na base do olho por olho.
Consegue passear os cães em outro sítio? Conheço Estremoz, e sei que campo é coisa que não falta para os seus meninos poderem correr.
Boa sorte
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

terça mai 16, 2006 7:05 pm

Pois a culpa é do cigano... :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
yahpin
Membro Veterano
Registado: terça dez 20, 2005 8:23 pm
Contacto:

terça mai 16, 2006 8:24 pm

Não tendo exactamente a vêr com o que se discute, gostaria só de deixar o meu testemunho...eu acredito que os cães não se dêem bem com as trelas e precisem de correr, mas eu tenho um bom exemplo dentro de portas...eu tenho um basset hound de 5 meses mesmo apesar de não ser um lulu de apartamento e que por muito que ele não goste, anda sempre de trela, pois se eu lhe tirar a trela o mais provavel é ele não magoar ninguém, não morder ninguém, mas ir ir e não voltar tão cedo :oops: ou ir e morrer atropelado :o

Resultado: só o solto em sítios fechados, por exemplo quando estou em casa de amigos que têm terraço ou jardim, assim corre e eu não estou preocupada.

PS.: talvez um dia daqui a alguns anos eu diga: "Alfredo vem!" e ele venha :p
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mai 16, 2006 9:00 pm

Caramba... isto já começa a ser um pouco demais...não acham...? :o :roll:
Mas vocês pensam que a Anja não sabe de que não pode passear os cães sem trela? :o . Obviamente que sabe!!! Mas, obviamente, que corre riscos... por conta dela!
Agora se desnecessários, é lá com ela e mais ninguém, bolas! :roll:
O que ela fez em vir aqui contar a situação, foi mais um desabafo entre tantos que se lêem neste forum... e desabafo este porque a realidade é tal e qual a que o Francisco Bica descreveu!
Mas, bolas... não precisam "bater mais no ceguinho" :roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

terça mai 16, 2006 9:44 pm

O meu desabafo não era para a Anja Leonilde...era para quem queria saltar em cima do cigano...
lovingcats7
Membro
Registado: segunda ago 22, 2005 3:59 pm
Localização: Cadela, 2 Gatos, Aves, Peixes, 8 Porquinhos da Índia, 13 Hamsters e 1 Coelho Anão

terça mai 16, 2006 9:48 pm

"Bater mais no ceguinho"? :roll:
Queria ver se fosse um novo membro ou alguma coisa do género...
Queria ver onde estava tanta compreensão...
E a Anja lá por passear os cães sem trela não corre um risco só dela.. Põe em risco os que se atravessam á frent dos cães...

Nós, os humanos muitas vezes também temos momentos em que nos "passamos" e agimos de forma que nunca pensariamos, também temos d pensar que também poderá acontecer aos nossos cães...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mai 16, 2006 10:20 pm

VascoV Escreveu: O meu desabafo não era para a Anja Leonilde...era para quem queria saltar em cima do cigano...
Eu percebi, Vasco... ;)

Refiro-me a comentários que já começam a cansar...e o tema, gira, gira e gira, sempre a dizer o mesmo...acaba por saturar...!
Para mim, o único post realista foi o do Francisco Bica ;) independentemente de quem tenha ou não razão...se o cigano ou se a Anja?!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça mai 16, 2006 10:56 pm

leonildecarvalho Escreveu: independentemente de quem tenha ou não razão...se o cigano ou se a Anja?!

Leo
Pois, a este respeito, cito, da Lei:
6. Não é permitido em qualquer circunstância o emprego de arame farpado em vedações,
Isto exactamente para evitar graves ferimentos em animais e pessoasl.

Assim sendo, venha a Lei e escolha.
Responder

Voltar para “Cães”