Crianças e sentido de responsabilidade com cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

terça mai 16, 2006 8:36 pm

O que têm vocês a dizer sobre isto?!

Acho que a criança pode achar muita piada, gostar muito do bichinho, mas acaba sempre por sobrar para os pais. Quem passeia o animal 3 ou 4 vezes por dia? E nos dias de chuva? Quem é que tem interesse em ter uma casa limpa e livre de parasitas? Pois é...
E este meu tópico surge de três situações que ultimamente tenho observado na minha rua.
A 1ª é de uma caniche preta cujas donas devem ter cerca de 6/7 anos.
Nunca as vi acompanhadas por um adulto (nem as crianças nem a cadela).
A caniche anda sem trela (e a minha rua é um pouco movimentada), corre de uma ponta a outra da rua a ladrar, vai para o parque infantil das crianças (deve mesmo aliviar-se por lá) e tudo isto sem um adulto!
Ainda hoje disse às criancinhas que deviam usar uma trela porque ela pode ser atropelada ou causar um acidente mas ya, entra a 100, sai a 200.
A 2ª situação é de um cocker que vive preso no quintal improvisado de um rés do chão. Neste caso até conheço as pessoas em causa
Só vi o animal ser passeado uma vez, pelo pai do dono. Sei que o rapaz anda na escola e está a concluir o 12º ano que é um ano muito importante. Mas bolas... De manhã quando passeio a Bamboo por volta das 07h50 vejo-o sair para a escola e do cão nem sinal... Às vezes passo perto da "jaula" do cão com a Bamboo e ele nem se mexe..
A 3ª e última situação é a que conheço menos. Sei apenas que há um cão preso a uma casota de cimento ao lado de um prédio. Está lá há imenso tempo... Não creio que esteja mal tratado, pelo menos vejo sempre uma saca de ração em cima da casota e àgua no bebedouro, mas tem um pelo muito baço e não tem um ar propriamente feliz! Imagino o calor e frio que deve passar ali... Agora puseram um chapéu de sol, mas quando o sol muda de posição acaba por bater na casota de qualquer forma!

Enfim... Já me alonguei.

Digam de vossa justiça!
yahpin
Membro Veterano
Registado: terça dez 20, 2005 8:23 pm
Contacto:

terça mai 16, 2006 8:49 pm

Parecendo um bocado descabido, mas bem fez a minha mãe que só me autorizou a trazer um cão para dentro de casa aos 23 anos :o

Por muito que um cão seja óptimo para uma criança a vários níveis, penso que os reais donos e responsaveis pelo animal serão os pais da criança em causa, logo se não quiserem ter essa responsabilidade, então façam compreender à criança que não é possível terem o cão.

Voltando ao meu caso em particular, realmente nem imagino a minha mãe a ir à rua levar o cão a passear :oops:

Mas também não sou exemplo para ninguém...tenho o cão porque posso tê-lo, porque só estudo e até pude estar os dias inteiros com o cão enquanto ele era pequeno e não podia estar com outros cães, porque quando tenho que sair, posso deixa-lo em casa da minha avó que tem um terraço enorme e outro cão para ele brincar, porque tenho carro e levo-o comigo para quase todo o lado e porque sei que a partir do momento que resolvi ( e que a minha mãe me deixou visto eu ainda viver com ela) tê-lo passei a ter uma carga de trabalhos e mais uma responsabilidade, mas foi uma opção minha, por tanto aguento!
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

terça mai 16, 2006 8:54 pm

Exactamente! :)
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

terça mai 16, 2006 10:40 pm

Eu desde pequena que sempre quis ter um cão, a minha mae diz que eu estava sempre a pedir um. Na altura eu tinha quase 7 anos e era para ter um Boxer, mas não nasceram suficientes e por isso, cão não tive. Passado um mes e picos apareceu a oportunidade de ter uma gatinha que estava na rua e os irmãos já tinham morrido, e por isso, os meus pais trouxeram-na. Ainda está viva, pra minha Felicidade! :) Agora também tenho uma cadela, porque o meu irmão queria ter uma Rott. Lá veio ela. Passou tempos e tempos no quarto do meu irmão (ele na altura tinha 26 anos). Na altura de passear (quando já tinha as vacinas) ele saia de manha e deixava a cadela no quarto e ela fazia tudo lá. Aos 5 meses dela, veio com a conversa que a ia dar, e eu não deixei, e apartir desse momento ficou á minha responsabilidade. Por isso, nem é preciso ter um pai inconsciente, ou a pessoa nem precisa de ter 6,7, 8 anos... O meu irmão com 26 anos, disse-nos que não foi responsavel ao ter ido buscar a cadela.
Toda a gente se arrepende de não ter dado logo a cadela, mas eu não. Gosto imenso dela e não a trocava por nada. Já deu muita chatice, mas a vida é assim...
Mas neste caso o cãozinho bonitinho quando era pequeno, não ficou para os pais tratarem, mas para a irmã mais nova (eu)...
Muitas vezes tenho que ficar em casa por causa da cadela... Não tenho carro para a levar comigo... Tenho que me conformar.
Muitas vezes fiquei chateada por não poder sair... Mas gosto imenso dela, e preocupo-me bastante com ela! Mas agora não é isso que está em causa!

Ai.. alonguei-me... Não falo mais!

Bjs
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça mai 16, 2006 10:48 pm

...repetida...
Última edição por buzio em terça mai 16, 2006 10:51 pm, editado 1 vez no total.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça mai 16, 2006 10:48 pm

Para começar, não deixava a minha filha andar sozinha pela rua com 6 / 7 anos (nem agora que tem 9).
Os animais incutem na criança responsabilidade (??) isto é, os pais incutem na criança responsabilidade, porque ninguém nasce ensinado. É certo que a posse de um animal de estimação permite-nos dar lições aos nossos filhos, no entanto o responsável pelo modo como decorrem essas lições são nossas e só nossas. Não podemos esperar que uma criança de 6 anos trate de um cão como um adulto (deveria) trata, mas podem ser distribuidas tarefas com conta, peso e medida, o que não é o caso das vizinhas da sua rua.
Posso falar do meu caso, pois apenas podemos opinar sobre o que conhecemos. A minha filha tem 9 anos e sabe suprir as necessidades de qq um dos animais da casa, no entanto jamais poderiam ficar apenas à sua responsabilidade. Não começou logo por ter cães dela (aqui em casa cada dono tem os seusanimais) , já que é um animal com grandes necessidades, mas começou pelo peixinho vermelho. é ela que muda a água, alimenta, etc. quando provou que poderia ter um mais complicado comprei uma rã de unhas. neste momento também tem uma cadela. Claro que toda a supervisão é feita por mim, já que sou a responsável, até ela pelo menos ter 18 anos. Agora, se os pais não demonstram responsabilidade, como o farão os filhos? o "faz o que eu digo, não faças o que eu faço" nunca resultou.
MJSC
Membro Veterano
Registado: terça fev 01, 2005 3:01 pm
Localização: 2 Cães (Maria e Óscar);1 gato (Vasquinho);1 peixe (Sebastião)

terça mai 16, 2006 10:58 pm

Olá Elsa,

Lamento mas tenho que discordar em várias coisas que disseste.

No meu caso, que tenho dois filhos, a Matilde (6 anos) e o Eduardo (quase 4 anos) foi muito difícil com o primeiro animal, a Maria.

A Maria veio cá para casa com menos de 1 mês e muito debilitada. Na altura os meus filhos tinham 4 e 2 anos...claro que a bolinha de pêlo era um óptimo brinquedo, até mexia sozinha e tudo...mas tive que os disciplinar e, acredita, houve até alturas em que senti os meus filhos infelizes porque não podiam fazer o que queriam...a Maria começou a crescer e a "ganhar terreno" e o comportamento deles foise ajustando. Passado um ano os meus filhotes decidiram que só largavam a chupeta por uma boa causa. A matilde pediu-me um gato e cá temos o Vasquinho e o Eduardo pediu-me um cão, mas não podia ser um cão qualquer, tinha que ser preto e igual ao Fred (labrador do vizinho) e então veio para cá o Óscar.
Hoje, as coisas funcionam assim:
A Maria é dos pais, o Vasquinho é da Ticas e o Óscar é do Du.
Os meus filhos sabem que os animais têm que ter sempre água na taça e avisam quando estão vazias; sabem que têm que comer e perguntam frequentemente se os cães já "paparam"; sabem que têm que estar limpos e eles próprios avisam quando há cócós no jardim; sabem que deixá-los em casa custa muito e...adoram sair para passear com os cães; sabm que eles adoram carinhos e adoram lamber (e deixam); sabem que eles adoram biscoitos mas que só podem comer cinco (5) por dia; sabem isto e muito mais...sabem que eles serão sempre os seus amigos e que os protegem...só não sabem lidar com a falta deles...
É nisto que se reflecte a resposnabilidade dos meus filhos perante os nossos animais!!!
Claro que quem passeia os cães e trata e limpa e desespera somos nós...os pais.
Nem poderia ser de outra forma, nunca permitiria que os meus filhos saíssem à rua sozinhos com os cães, como nunca os deixo sozinhos com eles a brincar, nem com o gato.
Não podes esperar que uma criança de 6/7 anos tenha consciência que o cão tem que andar com trela, que não deve andar na rua, etc. Isso parte da formação e educação de qualquer pessoa, e, se elas andam na rua sozinhas, porque não pode andar o cão?

E mais, não são só as crianças que ficam mais responsáveis com animais, os próprios animais também o são quando há crianças...

Mas isto faz tudo parte de um processo de educação, que infelizmente, mesmo com os adultos falha.
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

terça mai 16, 2006 10:59 pm

desde que os pais tambem sejam responsaveis e saibam o que estão a fazer acho muito bem que se dê um cão a uma criança. o facto de os meus pais me terem dado a minha cadela ao 3 anos, fez de mim uma criança e pessoa responsavel, para alem de ter crescido em mim um enorme amor por animais. a cadelinha era eu que a levava à rua a partir dos meus 5 anos e a minha mãe ficava à janela. eu dava-lhe de comer mas dava aquilo que a minha mãe mandava.. etc, etc. neste momento com 17 anos eu trato de tudo o que tenha a ver com os meus animais, vet, comida, passeios, licenças, etc.
mas o meu caso é um caso e volto a repetir: se os pais são responsáveis, então um animal só vai ser uma mais valia na educação dos miudos.
se os miudos hoje em dia passassem menos tempo colados á tv a ver morangos...
Última edição por YolaeFifi em terça mai 16, 2006 11:07 pm, editado 1 vez no total.
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

quarta mai 17, 2006 12:57 am

Esqueci-me de dizer uma coisa...

Onde eu morava (centro de Lisboa), mesmo no jardim em frente da minha casa, uma miudinha com os seus 8 anos todas as tardes passeia a sua cadela Lua (sem trela). É de porte pequeno SDR, e a cadela respeita todas as ordens da miuda, e vê-se que gosta muito dela.
E eu nunca vi nenhum adulto a olhar por ela. Vai para casa quando lhe apetece, mas não sai daquele jardim.
Vai depender da educação que dão aos filhos. E não só... (no caso do meu irmão foi impulso... Não foi responsavel, porque só pensou no trabalho depois da cadela cá estar. Lembro-me perfeitamente de vir cá dizer que tinha uma cadelinha em casa e algumas pessoas dizerem-me coisas que não gostei muito, que aos 6 meses era mais um abandonado (não foi bem bem assim, mas foi muuuito parecido) e a verdade é que ele quis dá-la e ela tinha 5 meses... Felizmente está com 2 anos e meio e sempre a meu cargo) .
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
Elsy_Drummer
Membro Veterano

quarta mai 17, 2006 7:41 am

Tal como já disseram, a responsabilidade tem que vir dos pais!
Cabe a eles ensinarem os filhos!
O que eu quis realçar é que não me parece que haja muito zelo por parte dos pais das crianças em questão! Eu não deixaria crianças com 6/7 anos andarem sozinhas na rua o dia todo, nem um cão sem trela apenas com a supervisão das crianças!

Catarina, deixa lá, eu também já deixei de sair muitas vezes para ficar a tomar conta da Bamboo, a minha tia (com quem vivo) até me diz que isso faz mal lolol
Por exemplo, eu tenho um gato e a Bamboo (o resto da malta está em casa dos meus pais). Fui eu que os comprei com o meu dinheiro (no caso da Bamboo, já que o James era filho de uma das gatas do meu namorado), sou eu que pago a alimentação deles, sabe-se lá as ginásticas que tenho de fazer para o dinheiro chegar, levo-os ao veterinário, tudo! Porque se estiver à espera da ajuda da minha tia para alguma coisa, bem posso esperar sentada!
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quarta mai 17, 2006 8:27 am

Elsa eu percebi o que foi exposto por ti e concordo, porém os meninos devem ter animais de estimação e cuidar deles sem esquecer que quem cuida da harmonia da família são os pais. Se os pais são displicente e não têm capacidade de cuidar dos animais é impossível ser uma boa opção.

MJSC é um bom exemplo...

Se os pais forem responsáveis e gostarem de animais, só pode ser bom para todos, agora só por vontade dos meninos...acho que só pode haver problemas para todos.
<p>susana</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta mai 17, 2006 10:45 am

Desde sempre tive animais e sempre tratei deles, mas nunca os vi como uma responsabilidade minha isto porque se eu não tratasse deles alguem tratava. :roll:

O meu primeiro cão e primeira responsabilidade, foi as 19anos, sou eu que pago tudo que lhe diga respeito, ração, vet, biscoitos, licença, seguro... quantas vezes não saiu pa poupar, quantas vezes deixo de comprar coisas pa mim, para lhe comprar um brinquedo novo etc

Mas por exemplo, a minha afilhada tem 7anos, eu jamais lhe entregaria um animal para ela cuidar, porque ela não anda sozinha na rua, quanto mais vir passear um cão :roll: ela quer é ver o canal panda depois de fazer os trabalhos que tras da escola, quer é ir po karate etc, ou seja, tem uma vida de tal modo que um animal iria sobrecarregar os pais, não iria criar nela qualquer responsabilidade
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quarta mai 17, 2006 5:01 pm

:arrow:
<p>susana</p>
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta mai 17, 2006 10:30 pm

Olà

O meu primeiro cão veio para casa era eu pequena. Tinha menos 4 meses que eu. :D Claro que eu não era responsável por ele. O cão era do meu avô, mas cresci literalmente agarada ao cão, e ninguem tinha duvidas sobre a quem aquele pastor alemão obedecia. Eu estava acima de tudo e todos. Sempre me ensinaram que NAO era um brinquedo, a respeitar e e tratar. Quando tinhamos 9 anos comecei a passeà-lo sozinha quando vinha da escola. Mas desde pequena que sabia respeitar o seu espaço, alimentar, dar banho e pentear, fui sempre ensinada e acompanhada, até acharem que tinha responsabilidade suficiente.

Tanto chateei que com 10 anos me ofereceram um cocker. Era minha responsabilidade fazer os passeios todos, seguir as linhas de educação que tinham estabelecido (não era minha responsabilidade directa), dar de comer e pentear. A comida era comprada pelos meus pais, as vacinas e medicamentos saiam da minha mesada (tirando quando fazia um choradinho)

Este meu gordo sai literalmente do meu pelo. Passeios, tratamento, alimentação, educação, etc... é tudo minha responsabilidade, bem como os custos economicos. Nestes 6 anos só me pagaram uma operação, porque eu não tinha e "não faz parte dos custos do cão, é um imprevisto".

Se fizeram bem, se me educaram bem? Não sei. Mas nunca me passou pela cabeça pintar os cães ou enfiar as canetas pelos cães a dentro. NUNCA os vi como brinquedos que se mexem sozinhos, mas como serem vivos que merecem o nosso respeito e o seu espaço. E faz me imensa confusão que as outras pessoas não os vejam assim.

Faz me confusão os pais não educarem os filhos, 'arranjam os animais e estao de marrimbando para eles (animais e filhos?) ... existem mais animais, este morre arranja se outro...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano

quinta mai 18, 2006 11:04 am

ActionGirl já somos duas! (sobre isso de sair e deixar de comprar coisas para nós para comprarmos para eles)
Responder

Voltar para “Cães”