A propósito de cruzamentos...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça mai 16, 2006 3:04 pm

Pois é....
Já há algum tempo que deixei de andar assiduamente pela Arca, mas ultimamente deu-me para voltar a espreitar isto de vez em quando.
Não houve grandes mudanças para melhor desde então (na minha opinião, claro) e com grande pena minha mas as coisas não podem ser sempre como nós queremos e só anda por aqui quem quer! ;)

Resolvi lançar este tópico a propósito de um ligeiro descambanço que se gerou no tópico da idade ideal para cruzar e também pelo que interpretei de algumas intervenções nomeadamente no que diz respeito a criadores de "vão de escada" vs Criadores com "C".

Lanço um "desafio" aos Criadores com "C" que sei que por aqui andam (e que já andaram mais).... Gostava de perguntar como se iniciaram na Canicultura e como cultivaram esse gosto que têm na raça que criam.
Respondem se quiserem obviamente e este meu tópico vale o que vale.
Pessoalmente é por mera curiosidade que lanço este tópico e acho que a quem responder deve ser encarado na "desportiva", coisa que a meu ver (e lá está apenas a minha humilde opinião), parece faltar cada vez mais no panorama da Canicultura (Nacional e Estrangeira)...
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
yahpin
Membro Veterano
Registado: terça dez 20, 2005 8:23 pm
Contacto:

terça mai 16, 2006 8:53 pm

Aqui está um bom tópico ;)

Agora seria mesmo interessante que os Criadores participassem, sem haver confusões, apenas para que houvesse partilha de experiências e informação :)
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

terça mai 16, 2006 9:21 pm

Eu como não comecei, continuo, posso referir como a minha familia se iniciou na criação.

Simplesmente tudo começou com uma cadela de uma raça pouco conhecida em Portugal. O gosto levou a procurar mais dados nas poucas livrarias que existiam na altura,com alguma informação, bem como em vistas a Inglaterra abastecer com livros e uma relação de amizade com o criador da primeira cadela, para mim a pessoa que existe em Portugal com mais conhecimento da raça. Após alguns anos, começou-se a criação, com apoio do dito criador, de uns penpals criadores que se arranjou em viagens ao estrangeiro, muita informação e apoio do veterinário, entretanto falecido, que nos tratava dos cães. Sem falar em troca de ideias com entusiastas nos encontros caninos...

Note-se que isto foi nos anos setenta...para os jovens que se encontram a ler isto, não existia Internet, não existiam telemóveis, as viagens de avião eram mais caras, em Portugal existia uma ou duas clinicas veterinária com raio-x e uma só com análises clinicas salvo erro.Muita da medicação dos veterinários era à base de manipulados. As rações eram uma ou duas. Não existiam cabeleireiros caninos... o tosuqiador era mais higiénico que outra coisa no nosso país.

Agora podem ver como é que uma pessoa normal acha uma ave rara, alguém que na era de informação se indigna por não ser levado a sério ao chegar a um fórum da internet e dizer que quer cruzar o cão porque é preciso por questões de saúde...ou porque é preciso...

quem diz isto é que merecia estar nos anos setenta...em Vilar de Perdizes. Porque com todos os meios que existem hoje só nãos e oinforma quem é preguiçoso, ou não leva as coisas a serio.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mai 17, 2006 8:28 am

Ora nem mais Vasco, foi por essas razões que eu respondi ao outro membro o modo como o Criador da minha cadela se iniciou na Criação... E eu não sou nem pretendo ser Criadora... ;) Mas como eu costumo dizer, o saber não ocupa lugar, e apesar de não pretender ser Criadora, já li muito e já aprendi muito com a Arca, com livros, com pesquisa na Internet e com conversas com pessoas que entendem mais disto que eu ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta mai 17, 2006 11:01 am

Apesar de também ter optado por andar mais afastado de aqui, penso que este tópico merece resposta, portanto aqui vai:

Tudo começou quando no principio de 1997, quando adquiri, como animal de companhia, o meu primeiro Basset. Este cão, apesar de ter sido o responsável por todo o interesse que adquiri por esta raça, e apesar de aínda hoje viver comigo, nunca foi usado para criação. Ele fez sim com que eu começasse a ler sobre o Basset Hound e conforme o interesse aumentava, a frequentar exposições como espectador (e como melga inquiridora). Quando decidi que tinha bases para pensar em criar, e após algum estudo e investigação, decidi adquirir uma fêmea, que foi escolhida com ponderação e não comprada por impulso. Esta fêmea, foi confirmada com carreira de exposição e nunca foi cruzada com o cão que já havia lá em casa, todas as cruzas foram escolhidas e ponderadas, assim como têm sido todas as feitas posteriormente, assim como as Importações que tenho feito para criar.
Resultados de nunca Ter usado o meu primeiro cão, e da estratégia que decidi seguir, vêem-se pelos titulos ganhos por cães criados por mim, desde a primeira ninhada.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quarta mai 17, 2006 11:28 am

Eu tenho que dizer que me bastou registar e ler, para perceber que existia um fundamento para certas reacções.

Eu procurei mais informação depois de gostar em especial de uma raça, na arca também aprendi muitas coisas destes aspectos.
<p>susana</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta mai 17, 2006 1:15 pm

Acho optimo estes testemunhos, esperemos que haja mais.
Eu nunca tive nenhum cão de raça, nem comprado , adoptado nada.
Não tinha grande noção do que era criação a serio, na minha ideia todos os criadores tiravam grandes proveitos financeiros da actividade.
Aos poucos e com as coisas que se vai lendo e com algumas intervençoes , nomeadamente do Vasco que ha uns tempos atras teve uma paciencia infinita a explicar e a responder a algumas questões sobre esta materia, fui percebendo que esta actividade, hobie ou o que entenderem chamar se for feita com responsabilidade, com verdadeiro interesse não é certamente tão lucrativa como aquilo que ha uns tempos achei que fosse.
Acredito que haja ate quem nem ganhe com a criação mas por algumas coisas que se vão apanhando aqui e ali infelizmente acho que cada vez mais quem entra no mundo da criação hoje em dia tem cada vez mais uma visão economicista da actividade.
Acho este mundo da criação muito complexo e infelizmente pelas guerras que as vezes se leem parece-me também um mundo com uma parte muito negra.
Parece-me também que ha muitos criadores que com o decorrer do tempo caiem na tentação de se tornar canicheiros.
Enfim...mundinho complicado este.
Esta é a visão de uma perfeita leiga no assunto mas é ás conclusoes que vou chegando daquilo que vou lendo.
Se estiver errada corrijam-me ;)
yahpin
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 17, 2006 1:49 pm

Pois eu estou como a forista bita diz...acho que é mesmo isso.

Também gostava que mais criadores participassem, e realmente tal como o Srº Diamantino disse, nada como ir às exposições e perguntar, é muito agradável os convívios e as pessoas são extremamente simpaticas mesmo para quem só lá está a vêr!

Estive na exposição de Penafiel e fiz perguntas secalhar algumas delas descabidas, mas responderam-me e ajudaram-me.

Como também posso dizer o mesmo aqui da arca.

A criação é uma parte muito apelativa do facto de se ter cães, mas também será a que acarreta mais responsabilidades e do pouco que tenho lido, não me parece que o Criador que o seja por gosto, tenha lucros com isso...

Está muito dinheiro em jogo, basta olharmos para dentro das nossas casas e vermos quanto nos fica mensalmente custear um cão, se multiplicarmos isso por 5 ou 6....não vão ser 7000€ ou 8000€ anuais que sejam que vão cobrir as despesas...podem ajudar, podem, mas daí viver apenas da dita criação ou fazer negócio (quando digo negócio refiro-me a algo lucrativo) não me parece mesmooo nada!
yahpin
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 17, 2006 1:50 pm

Pois eu estou como a forista bita diz...acho que é mesmo isso.

Também gostava que mais criadores participassem, e realmente tal como o Srº Diamantino disse, nada como ir às exposições e perguntar, é muito agradável os convívios e as pessoas são extremamente simpaticas mesmo para quem só lá está a vêr!

Estive na exposição de Penafiel e fiz perguntas secalhar algumas delas descabidas, mas responderam-me e ajudaram-me.

Como também posso dizer o mesmo aqui da arca.

A criação é uma parte muito apelativa do facto de se ter cães, mas também será a que acarreta mais responsabilidades e do pouco que tenho lido, não me parece que o Criador que o seja por gosto, tenha lucros com isso...

Está muito dinheiro em jogo, basta olharmos para dentro das nossas casas e vermos quanto nos fica mensalmente custear um cão, se multiplicarmos isso por 5 ou 6....não vão ser 7000€ ou 8000€ anuais que sejam que vão cobrir as despesas...podem ajudar, podem, mas daí viver apenas da dita criação ou fazer negócio (quando digo negócio refiro-me a algo lucrativo) não me parece mesmooo nada!
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quarta mai 17, 2006 4:50 pm

:arrow:
<p>susana</p>
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quarta mai 17, 2006 7:51 pm

Yaphin,
Acredita que há pessoas que vivem à custa da venda de cães. Eu conheço casos desses, pessoas que não fazem mais nada na vida além disso.
Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
yahpin
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 17, 2006 9:11 pm

Pois, eu sei que há :|

E eu sou uma das que provavelmente fiz asneira aquando da minha compra :oops:

Mas se seguirem a criacção a sério e não virem aquilo como um acto lucrativo, ou seja fazerem ninhadas com intervalos de 2 cios, e cuidarem bem dos cães, mesmo que vamos imaginar tenham uma ninhada de 8 cães, e que os vendam a 1000€ cada e para os venderem a esse preço penso que já têm que andar há muito nestas andanças, e os filhotes terem um bom pedigree e qualidade de exposição, estamos a falar de 8000 €, que lá está, é dinheiro, mas se por outro lado pensarmos no dinheiro que essa pessoa já gastou para traz com idas a varias exposições para ganhar qualificações para o LOP, mais os gastos com os cães, mais o ser sócio no cpc, bem enfim aquilo tudo....será que cbre as despesas e inda fica com algum? (não estou certa se não terei dito algum disparate aqui para o meio :oops: isto são coisas que vou lendo aqui e ali...)

Só a título de exemplo, quando estava na expo de penafiel, haviam lá uns senhores criadores de bassets hounds, que estavam a comentar que uma ninhada que tinham tido, fartaram-se de morrer cachorros!...ora...só aí já estavam com um suposto "prejuízo" :|
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quarta mai 17, 2006 9:23 pm

Pois, é muita despesa, já para não falar dos cruzamentos que são feitos no estrangeiro. Por ex., o Boris é fruto de uma cruza feita em Itália. Essas coisas custam e não é pouco....às vezes é normal o criador ter prejuízo, depende de quanto pagou pela "monta", do nº de cachorros que nasceram, etc. Acontece.
Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
yahpin
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 17, 2006 9:34 pm

Txi...nem me tinha ocorrido ir tão longe :o

Mas claro, faz todo o sentido, e então nesse caso é muitíssimo mais dispendioso!

Só que voltamos ao mesmo, decerteza que o criador do boris ao vêr os resultados no bóris (na expo) e provavelmente nos outros cachorros da ninhada, fica satisfeito e vale concerteza todo o dinheiro investido! ;)

E já diz o ditado, "Quem corre por gosto, não cansa" ;)
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quarta mai 17, 2006 9:45 pm

E a propósito de cruzamentos... venham mais testemunhos... nós agradecemos ;)
Responder

Voltar para “Cães”