Morte de cão esquisita

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quinta mai 18, 2006 5:52 pm

Olá a todos

Gostaria de vos perguntar se conhecem alguém a quem tivesse acontecido o mesmo:

Tenho uma pessoa que tem uma casal de dálmatas (adultos) e um dia destes o macho cortou-se na pata por baixo (na almofada grande). A filha foi ao vet (por acaso é onde costumo ir c/as minhas) com ele e deram-lhe anestesia geral e coseram o corte. O animal depois começou a não comer e a ficar inchado, foram então a outro vet (onde a mãe sempre foi) para verem o cão e dar uma 2ª opinião. Este vet disse que não era necessário terem dado anestesia geral ao cão, bastava local, e que esta raça de cães era muito sensivel e que deveriam lhe ter dado anestesia a mais (+ forte). Foram novamente à outra vet e ela disse-lhes que o cão tinha aquela doença do mosquito e que possivelmente a anestesia agravou o caso. o Vet dele diz que o cão não tinha doença nenhuma, sei que fizeram análises e que o bicho já tinha o figado atacado e tinha uma ulcera . Entretanto o cão morreu :(((... A dona está passada.
Acho que já enterraram o cão, eu acho que deveriam pedir uma autópsia p/saberem realmente do que o cão morreu.
Sabem de algum caso assim, ou podem me dar uma opinião?

É que sábado a minha cadela vai ser operada aos 2 olhos (tem entrópio) e eu estou muito receosa...

OBG
Última edição por besourinha em quinta mai 18, 2006 6:48 pm, editado 1 vez no total.
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta mai 18, 2006 6:06 pm

Por aquilo que me é dado saber, os dalmatas são sim bastante sensíveis com anestesias... Mas só mesmo com autópsia é que era possível determinara causa verdadeira da morte...

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
besourinha
Membro Veterano

quinta mai 18, 2006 6:17 pm

Pois é Texuga, mas não pediram....Imagem

Carla</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mai 18, 2006 6:36 pm

Há animais e nem precisam ser Dalmatas que fazem reacção a anestesias...pode ter sido, ou não, o caso... mas só mesmo com uma necropsia ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta mai 18, 2006 7:12 pm

No entanto, no caso dos cães, muitas vezes não se fazem análises prévias para despiste de eventuais patologias ou deficiências que o cão possa sofrer e que seja contra indicado o uso de determinados tipos de anestésicos. Neste caso em particular, dá-me a entender que o vet agiu tipo "chapa 1", ou seja, igual para todos. O cão tinha um corte, profundo pelos vistos, e ele rotineiramente anestesiou para suturar, foi um procedimento rotineiro e normal. Não sei se outro vet qualquer não teria procedido do mesmo modo, pois uma ferida na pata tem de ser rapidamente tratada sob o risco de perder muito sangue... São riscos...

Por outro lado, não sei se o vet onde foram era o vet habitual, se era, então já deveria conhecer o historial do cão e eventualmente saber o historial clinico do cão, se não era, então foi pura rotina.

Agora é assim, a partir do momento em que o cão deixou de comer, antes de chegar ao "inchado", deveriam ter ido de imediato ao primeiro veterinário, o que o tratou, e só depois, caso tivessem dúvidas no tratamento, então procurar outro.

Agora surge-me aqui uma dúvida:
Foram novamente à outra vet e ela disse-lhes que o cão tinha aquela doença do mosquito e que possivelmente a anestesia agravou o caso. o Vet dele diz que o cão não tinha doença nenhuma, sei que fizeram análises e que o bicho já tinha o figado atacado e tinha uma ulcera .
1º - Qual doença do mosquito? Diroifilariose ou Leishmaniose?
2º - Quem é que fez análises, o vet dele ou o que o tratou? Tinham feito análises específicas para essas doenças, Diro e Leish?
3º - Tinha o fígado atacado, ok, e como é que souberam? Qual a origem do problema?
4º - Mais uma vez, se o cão tinha problemas de fígado e uma úlcera, na hora do tratamento porque é que recorreram a outro vet? E tendo-o feito, porque é que não o avisaram do estado do cão?

Após estas pequenas questões serem respondidas, talvez possamos avaliar se o cão morreu por negligência dos donos ou do vet ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
besourinha
Membro Veterano

quinta mai 18, 2006 7:23 pm

Tenho de responder assim pq não consigo citar a msg da Texuga:

1º - Qual doença do mosquito? Diroifilariose ou Leishmaniose?
Eu não sei, pq quem falou com a dona do cão foi a minha mãe e ela não sabe pronunciar estas palavras, mas vou tentar saber.

2º - Quem é que fez análises, o vet dele ou o que o tratou? Tinham feito análises específicas para essas doenças, Diro e Leish?
Julgo que quem fez as análises foi o Vet que acompanha o animal. Acho que não foi feita nenhuma análise antes da anestesia.

3º - Tinha o fígado atacado, ok, e como é que souberam? Qual a origem do problema?
Souberam por causa das análises, e o Vet disse que era devido à anestesia ter sido mais forte.

4º - Mais uma vez, se o cão tinha problemas de fígado e uma úlcera, na hora do tratamento porque é que recorreram a outro vet? E tendo-o feito, porque é que não o avisaram do estado do cão?
Foi assim, a filha é que o levou a outra Veterinária pq disse à mão que nunca mais levava os cães ao Vet que costumavam ir, mas como o cão estava amcasa da mãe ele sempre foi ao mesmo Vet. Como a mãe foi operada e não estava nessa semana a filha levou-o a outro vet. A mãe disse que se ela estivesse em casa que ela é que trataria do cão e que iria ao Vet onde sempre foi, mas...
E como o cão não estava bem foram ao Vet (onde sempre foram) para ver o que se passava.

Isto acaba por ser uma história esquisita.

OBG

Carla</strong>
texuga
Membro Veterano

quinta mai 18, 2006 7:54 pm

Isto acaba por ser uma história esquisita.
Ora aí está o problema...

Não acredito que o fígado fique afectado a esse ponto com uma anestesia, mas não sou vet, posso estar a dizer o maior disparate do mundo :roll:

Mas sej alá como for, se o cão tinha um historial clinico com um vet, não deveria ser por uma embirração que não o levavam lá, penso eu de que... Na minhs modesta opinião, o cão morreu por negligência dos donos, só isso, o vet que o socorreu no momento de aflição teve pouca culpa no cartório... acho eu...

Xuga
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quinta mai 18, 2006 9:07 pm

anestesia geral por causa de uma almofada rasgada??? :o :o
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta mai 18, 2006 10:11 pm

Na minha modesta opinião, o cão morreu por negligência dos donos,
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta mai 18, 2006 10:32 pm

Eu acho é que um dos grandes males é não se fazerem analises antes de submeter os animais a uma intervenção cirurgica.
Mesmo em simples castrações acho que se devem fazer analises.
Infelizmente ha vets que nem sequer dizem isso aos clientes.
Quando castrei o meu 2º gato perguntei o preço da cirurgia , não incluia analises e eu pedi-as, nem devia ter sido eu a falar nisso o vet enquanto profissional ele é que me devia ter falado nas analises pre anestesicas.
Por acaso acho-me uma pessoa minimamente informada e exigi analises.
Na primeira castração não tinha tanta informação e não foram feitas analises, pode ser picuice minha mas se nas pessoas se fazem analises porque é que não se fazem em animais?
Anestesias sao sempre anestesias e é preciso saber o estado do animal.
É a minha opinião.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta mai 18, 2006 10:35 pm

O problema com as análises é só um...

A maior parte das pessoas prefere fazer uma esterilização por 80 euros de uma gata e pensa que o vet é um ladrão se sugere qualquer exame ou algo além da esterilização em si...Uma coisa tão básica como antibioterapia para o animal já é uma maluqiera do toto do vet....

O universo da arca é minusculo. 99,9% das pessoas querem saber o preço e não como decorre.Você é uma ave rara, Bita ( sem ofensa)
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

quinta mai 18, 2006 11:04 pm

YolaeFifi Escreveu: anestesia geral por causa de uma almofada rasgada??? :o :o
E qual é o espanto??? :o
Qual é o cão que se deixa suturar a frio? Principalmente os dálmatas...

Acho que há aqui algo que não bate certo nesta história. E cada animal é um caso.
Acho é que a atitude do 2º veterinário é que é um pouco reprovável. Que nunca lhe aconteça a ele...
Cumps ;)
Leo_bXb
Membro Veterano
Registado: quarta fev 15, 2006 10:44 am
Contacto:

sexta mai 19, 2006 2:37 am

:( nao, nao conheço..

conheço um caso de cirrose hépatica..
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

sexta mai 19, 2006 7:30 am

Pois eu tb fiquei espantada com a anestesia geral para suturar uma almofada, claroq ue não sei a extenção da ferida e nem conheço a raça.
No entanto a minha cadela já perfurou as almofadas das patas 3 vezes e só na primeira é que lhe deram um atorduante para ficar mais calma nem foi anestesia geral, depois foi antibióticos e levou 3 agrafes.
Na segunda vez o corte foi menor e não foi preciso agrafes, no entanto na 3.ª vez (e última atá agora) levou agrafes tb e não lhe deram nada.
Eles aguentam muito bem e não de deve dar uma anestesia geral por qualquer coisa.
O meu vet não concorda, as minhas professoras tb não e o médico que a assitiu no hospital a 1.ª vez só lhe deu o atorduante porque viu que eu tb estava assustada.
Eu sei que para os donos é muito mau, claro que dói, mas antes sofrer um bocadinho do que levar anestesia geral sempre que lhe acontece alguma coisa, é que se assim fosse em 5 anos de vida a minha cadela já tinha levado pelo menos 5 anestesias gerais. :o
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta mai 19, 2006 8:00 am

Só o vet pode decidir se dá anestesia geral ou não, porque cada cão é um cão. A minha cadela Mara já foi cozida na almofada de uma pata e não levou anestesia geral e nem local. E para ajudar á festa o filho da Vet ainda lhe puxava os bigodes durante o procedimento. Aquela paz da alma não reagiu e só nos momentos em que a agulha entrava na almofada ela se encolhia um pouco. Mas se tivesse sido o meu cão da altura ou o que tenho agora estou certo que a vet só ia conseguir suturá-lo com anestesia geral. Há cães muito nervosos que não conseguem ficar suficientemente quietos para que o veterinário possa trabalhar com o devido cuidado e à vontade, e têm mesmo de levar uma anestesia (nem que seja muito fraquinha). Agora o que existem é muitos tipos de anestesia e nem sempre se usa a melhor mas sim a mais barata. Curiosamente são muitos donos que a tal 'obrigam' uma vez que querem sempre gastar o minimo possivel.
No caso em concreto é impossível saber se há alguma relação entre a anestesia e morte do animal sem ter feito uma autopsia. O Inchaço pode revelar um choque 'alergico' mas também pode ser sintoma de muitas outras coisas. Quanto ao figado, se o animal tivesse leishmaniose é natural que estivesse em mau estado. Mas tudo o que dissermos não passa de especulação, e se para o dono não foi importante na altura saber do que o cão morreu e eventualmente apurar responsabilidades, também não nos compete a nós fazê-lo, e muito menos na base da especulação e da suspeita.
Responder

Voltar para “Cães”