Cães Perigosos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta jan 30, 2003 12:13 pm

Olá

O Paulo já disse tudo e bem .

As perguntas que são estas e já as fiz várias vezes;

Quantos cães há a nivel do planeta ?
Quantos humanos foram vitimas de ataques de cães?
E desses ataques quantos foram mortais ou com feridos graves?
Depois da contabilidade feita , vamos lá distribuír esses ataques por raças , quantos dá?
Há mais acidentes com bois e cavalos, que resultam em feridos graves ou com mortos , do que com cães.
Morre mais gente nos EUA com picadas de escorpiões do que com ataques feitos por tubarões , vejam o que é que os américas trogloditas fizeram aos tubarões depois do celebérrimo filme.

Acontece que as picadas de escorpião não é noticia que mas com o tubarão já é uma grande notícia , logo vende papel e se vende dá money.

Com os cães é o mesmo, um Dober ou um Rotty de entre outros é que dá papel.

Se o Spot do Kroz atacasse uma velhina até à morte, apenas dava um filme cómico , mas não vendia ....

So podemos perguntar isto ;

A QUEM INTERESSA ISTO :!: :!: :!: :o :o
Um abraço
dogsdamour
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 11:06 am

quinta jan 30, 2003 12:41 pm

Já agora aproveito para perguntar se acham que um cão bem treinado deve usar trela ou não. É que ao pé do meu trabalho, junto ao Marquês, todos os dias uma moça costuma passear os seus dois cães sempre sem trela. O que se passa é que estes cães não se desviam um metro do percurso, mantendo-se sempre ao lado dela e até agora nunca vi eles desviarem a sua atenção da dona. Por isso pergunto se cães tão bem treinados devem usar trela ou não.

Um abraço a todos,
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quinta jan 30, 2003 12:56 pm

O meu cao anda sempre de trela quando passeamos na rua. So houve uma vez que lhe larguei a trela:
Estava eu a passear com o meu cao (cocker spaniel) e aparece alguem com um pastor belga. Ao ver o meu cao, o pastor belga atirou com o dono ao chao e veio direito a nos, para atacar. (olhem que eu sei distinguir quando um cao vem para atacar ou para "cumprimentar"). Nesse momento larguei a trela. Porque e que o fiz:

- Para dar uma oportunidade ao Oscar de se defender
- Para salvaguardar a minha integridade fisica.

O que e que voces fariam na mesma situacao?
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quinta jan 30, 2003 1:09 pm

Olá!

Eu andava sempre com o Serra d'Aires à trela, e por duas vezes sucederam incidentes como os que descreve a Nanico em qu tb fui obrigada a largar a trela. Por sorte os donos dos "adversários" eram conscienciosos (apesar dos seus cães na altuara estarem sem trela :? ) e conseguimos separar as feras sem consequências de maior.

Na urbanização onde moro há uma senhora que passeia o seu Rottweiller (não sou entendida na raça, mas o cão é Lindo) sempre sem trela. Já a vi à noite e de dia, mas sempre da janela do meu andar (i.e. nunca aconteceu cruzarmo-nos na rua). O cão parece-me super obediente. Senta-se ao pé da dona enquanto esta se certifica se é ou não seguro atravessar, por exemplo. Uma vez vinha ele com um pau na boca, poucos metros à frente da dona. Ela disse-lhe qq coisa e ele parou. Ela aproximou-se do seu Rott, tocou-lhe no rabo e ele largou o pau. Depois a dona continuou a andar e ele só a seguiu quando ela o autorizou verbalmente.Deu gozo ver.

Aproveito para fazer minha a pergunta da Dogs.
Última edição por rutefcamacho em quinta jan 30, 2003 1:24 pm, editado 1 vez no total.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta jan 30, 2003 1:20 pm

Dogsamour,

Os cães bem treinados ou não devem andar sempre á trela. Só assim se conseguiria evitar n acidentes entre cães e entre pessoas e cães, como já o disse anteriormente.

Relativamente ao que a Nanico disse, eu nunca solto o meu cão nem neste casos e sabes porquê? porque com ele ao pé de mim é mais facil de os separar do que eles os 2 se enrolarem á "tareia" e ninguem os conseguir apanhar... Eu, infelizmente já tive alguns incidentes destes, mas a maioria deles não foram um acidente(como o da nanino), foram mesmo episodeos provocados pelos donos, e é muito dificil de os separar quando estão enrolados á tareia e soltos... por isso arranjei uma coleira de protecção para o pescoço do meu czar e agora nos passeios do dia-a-dia vai sempre com aquilo(apesar de ser horroroso), para na eventualidade de apanhar mais algum dono troglodita, daqueles que apanho na rua n vezes e se o cãozinho decidir atacar tem uma coleira recheada de picos á espera da boca dele no pescoço do czar...
Lamento, mas fiquei farta de ver o meu cão ficar ferido devido a donos inconscientes...
Outra coisa que vos vou ensinar e foi uma amiga minha criadora que me ensinou, quando vão passear os vossos cães e têm medo de ser atacados por outros, façam o seguinte, levem no bolso ou uma amostra de spray, ou mesmo uma embalagem de perfume da loja dos 300... Porque se houver um cão a vir na vossa direcção sempre podem defender-se com isso, borrifanfo o outro cão! e este metodo resulta lindamente!... Digo-vos muito sinceramente estou mesmo muito calejada com acontecimentos deste tipo(devido a donos inconscientes) e neste momento quero é ter o MEU cão protegido contra outros...nem que para isso tenha que utilizar estes meios... Estou farta de gente parva!
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta jan 30, 2003 1:20 pm

Dogsamour,

Os cães bem treinados ou não devem andar sempre á trela. Só assim se conseguiria evitar n acidentes entre cães e entre pessoas e cães, como já o disse anteriormente.

Relativamente ao que a Nanico disse, eu nunca solto o meu cão nem neste casos e sabes porquê? porque com ele ao pé de mim é mais facil de os separar do que eles os 2 se enrolarem á "tareia" e ninguem os conseguir apanhar... Eu, infelizmente já tive alguns incidentes destes, mas a maioria deles não foram um acidente(como o da nanino), foram mesmo episodeos provocados pelos donos, e é muito dificil de os separar quando estão enrolados á tareia e soltos... por isso arranjei uma coleira de protecção para o pescoço do meu czar e agora nos passeios do dia-a-dia vai sempre com aquilo(apesar de ser horroroso), para na eventualidade de apanhar mais algum dono troglodita, daqueles que apanho na rua n vezes e se o cãozinho decidir atacar tem uma coleira recheada de picos á espera da boca dele no pescoço do czar...
Lamento, mas fiquei farta de ver o meu cão ficar ferido devido a donos inconscientes...
Outra coisa que vos vou ensinar e foi uma amiga minha criadora que me ensinou, quando vão passear os vossos cães e têm medo de ser atacados por outros, façam o seguinte, levem no bolso ou uma amostra de spray, ou mesmo uma embalagem de perfume da loja dos 300... Porque se houver um cão a vir na vossa direcção sempre podem defender-se com isso, borrifanfo o outro cão! e este metodo resulta lindamente!... Digo-vos muito sinceramente estou mesmo muito calejada com acontecimentos deste tipo(devido a donos inconscientes) e neste momento quero é ter o MEU cão protegido contra outros...nem que para isso tenha que utilizar estes meios... Estou farta de gente parva!
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quinta jan 30, 2003 1:38 pm

Ola Joana,

Gostei da ideia do spray de perfume! Ja ouvi falar que o "perfume" que os caes mais detestam e o cheiro a citronella. Sabe se por acaso e verdade?
Por acaso conheco o dono do pastor belga que nos atacou. O homem e um trogoldita. Como foi policia e trabalhou com caes, decidiu comprar um pastor belga e treina-lo como na policia, so que a base de muita gritaria e de muita violencia. O infeliz do cao e neste momento um perigo publico e nem o dono o controla!
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quinta jan 30, 2003 1:40 pm

Para além do mais é ilegal não é? :oops: Lembrei-me agora de ter lido aqui no Forum que os donos são obrigados, por Lei, a levarem os seus cães à trela.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta jan 30, 2003 2:23 pm

dogsdamour Escreveu: Já agora aproveito para perguntar se acham que um cão bem treinado deve usar trela ou não. É que ao pé do meu trabalho, junto ao Marquês, todos os dias uma moça costuma passear os seus dois cães sempre sem trela. O que se passa é que estes cães não se desviam um metro do percurso, mantendo-se sempre ao lado dela e até agora nunca vi eles desviarem a sua atenção da dona. Por isso pergunto se cães tão bem treinados devem usar trela ou não.

Um abraço a todos,

Olá

Os cães quando circulam na via pública têm que cumprir com a legislação em vigor, que neste caso é ; em espaços publicos os cães têm que estar com trela ou açaimo.

Se o cão for agressivo e mal educado e se o dono for conscencioso, deve ter o cão atrela e açaimado , se for desobidiente mas náo agressivo deve estar atrelado , se o cão for um gajo porreiro para os humanos e para os outros cães e se o espaço em que circular não for perigoso, para o cão, basta que ande de açaimo . porque a lei assim manda, e eu estou de acordo.
Um abra&ccedil;o
dogsdamour
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 11:06 am

quinta jan 30, 2003 3:22 pm

se o cão for um gajo porreiro para os humanos e para os outros cães e se o espaço em que circular não for perigoso, para o cão, basta que ande de açaimo . porque a lei assim manda, e eu estou de acordo.
Nesses termos até sou capaz de concordar com o apenas açaimo. O problema é que a grande maioria dos donos só mete açaimo nos cães quando e porque ele não é "um gajo porreiro para os humanos e para os outros cães".

Um abraço,
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jan 30, 2003 3:24 pm

Ó Gary,

eu não sei (por isso é que pergunto) mas a minha cadela (suponho que é dos Labradores porque o Calvin também era assim) anda sempre a cheirar.
Penso até que é isso que ela gosta nos passeios - novos cheiros !
O açaimo não ia impedi-la de o fazer à vontade ?

Além disso se um cão a atacar (como já tem sucedido) ela fica impedida de se defender !
Não acho bem.

Comigo, se a levo à praia ou ao campo, passeia sem trela, e só lhe ponho a trela se vejo pessoas ou cães no caminho (por precaução).

Se houver luta, largo logo a trela.
Assim o cão pode estar à vontade para lutar ou fugir.
Não quero inferiorzá-lo em combate (e eu sou um desastre nessas situações).

Procuro sempre horas e locais onde não corra o risco de encontrar outros cães (com pessoas nunca tive problemas - o Labrador puro nunca ataca, nem cães, nem pessoas).
É por isso que não é cão de guarda (lá no meu sítio dizem "lambe a mão do ladrão" - enfim, é um falhanço como cão de guarda ou de defesa pessoal).

Quanto ao assunto em causa :
eu vejo a lei como um conjunto de regras que nos permitem viver em sociedade.
Mas também penso que tudo deve ser temperado pelo critério e bom senso.
A regra é : todo o cão na via público deve usar trela e/ou açaimo.
Lá no meu sítio os cães são conhecidos.
Toda a gente sabe a quem pertencem e se são maus ou não.Na prática ninguém vai pedir aos donos de cães sociáveis que andem de trela ou açaimo.
Só se invoca a lei para os maus ou para os desconhecidos.
Pessoalmente, acho sensato.Ilegal, mas sensato.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jan 30, 2003 5:10 pm

Comigo é assim:
A Lei obriga-me a andar com os meus cães de trela ou açaimo, mas a não ser que venha a ser obrigado, o açaimo está fora de questão....logo, o uso de trela é indispensável. Mesmo porque o uso de açaimo não é suficiente para impedir que um cão vá para o meio da estrada ou derrube uma criança, e mais do que simplesmente estar de bem com a Lei há que estar bem com a sociedade e com nossa conciência ( naõ ficaria de consciência tranquila andando com os meus caes com açaimo mas sem trela!).
Isto não quer dizer que não os solte!! Em locais de visão alargada e em horários de menos movimento (por exemplo na praia) solto-os várias vezes. Mas à mera aproximação de alguém ou de algum animal, chamo-os e coloco-lhes logo a trela até que passem. Mas há que ter em conta que, mesmo não respresentando perigo estamos a desobedecer à Lei, e toda a gente tem legitimidade de invocar este facto seja em que circunstâncias for.

Mais do que apenas respeitar a Lei, há que haver sobretudo bom senso e respeito pelos outros. No entanto, há que ter em conta também que, em última análise, LEI é LEI e esta é que prevalecerá !!

Cumprimentos
Paulo C.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jan 30, 2003 5:16 pm

Quantos cães há a nivel do planeta ?
Quantos humanos foram vitimas de ataques de cães?
E desses ataques quantos foram mortais ou com feridos graves?
Depois da contabilidade feita , vamos lá distribuír esses ataques por raças , quantos dá?
Há mais acidentes com bois e cavalos, que resultam em feridos graves ou com mortos , do que com cães.
Oh Gary, não é preciso ir muito longe para fazer estatísticas curiosas!! Vá à Página do RCP e veja a quantidade de Rottweilers registados nos últimos anos. Depois veja quantos ataques é que ouviu falar perpretados por esta raça, e quais as respectivas consequências. Finalmente compare estes acidentes com qualquer tipo de acidentes que quiser! Concerteza que vai ver muitos acidentes tipificados com maior número e consequências bem mais graves!! Tenho a impressão que deve ter ficado mais gente maltratada ou até morta por panelas de pressão para cozinhar! ( mas isto nem aparece nos jornais!!). Já alguém ouviu falar em Leis para electrodomésticos perigosos, utensilios de cozinha assassinos, automóveis perigosos, etc.? Pois é....até hoje estou para perceber o que é que fizeram os cães para ganhar este 'destaque' !!! Hoje em dia faz-se qualquer coisa porque 'a opinião pública' assim o dita. E quem faz a opinião pública!!! Essencialmente os media! E o que interssa aos média? Vender notícias! E como se vendem notícias? Com casos espectaculares e temas que estejam 'na berra' e tenham 'procura'...nem que se vá buscar o último ataque de Rottweiler à Indochina!!

É triste, mas os abutres sempre se alimentaram de carne podre.....não é a carne sã que os atrai.

Cumprimentos
Paulo C.
texa
Membro
Registado: quarta jan 01, 2003 11:25 pm
Localização: 2 pitbulls(Bumma e Fuzzy), 1 Gato(Alf),2 passarinhos(joli e Passarinho)

quinta jan 30, 2003 9:04 pm

buzio Escreveu: Desculpem tão grande amontoado de ideias e considerações, mas acho que quem não usa a trela para sair à rua com o seu animal, deveria ter em consideração estes testemunhos (principalmente a texa).
Principalmente para mim????OK
Eu nao gasto mais tempo a tentar expor qualquer ideia minha em relaçao a este assunto porque já vi que ninguém está disposto a percebela!
Gostava de ver todas as vossas palavras em actos...porque não me acredito que todos os que dizem que andam SEMPRE com os seus caes presos a trela o façam...

O que a asid diz numas posts a frente em relaçao a ir por exemplo para a praia e soltar o cao para ele brincar a vontade,quando avista algum cão ou pessoa prendeo até o respectivo passar....perceberam a ideia dela????É a minha também...mas pelos vistos ninguém me quer perceber...
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta jan 30, 2003 9:28 pm

Não li em lado nenhum a AISD ou qualquer outro forista dizer que se fosse interpelada pela policia se punha a dialogar com ele em vez de colocar imediatamente a trela.

Realmente
Bloqueado

Voltar para “Cães”