A propósito de cruzamentos...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda mai 22, 2006 3:36 pm

Penso que nunca vi ninguém que seja verdadeiramente grande auto-intular-se de grande ou meter o título em maísculas...

Nem Einstein se intitulava de Grande cientista, mesmo quando já era universalmente reconhecido como tal.

É um bocado exquisito, não é ? ;)
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda mai 22, 2006 4:00 pm

Ainda me falta perceber o que é que se pode considerar um criador com C!
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda mai 22, 2006 9:53 pm

É um bocado exquisito, não é ?
Como não sei o que é exquisito, esta não percebi bem Mas de qualquer modo para quem se insinua por ser conhecedora de um meio do qual é outsider (Sim estou a falar de Carnaxide, e dos seus donos de cães), de uma classe à qual não pertence (A politica, em Carnaxide), parece-me que a sua opinião sobre uma coisa destas, não passa de mais uma insinuação e uma tentativa de se por em bicos de pés.

Para o amigo Francisco Bica; enquanto o amigo andar embrulhado em teorias e não passar à prática, é normal não entender muita coisa. Mais, garanto-lhe, que não é só isto que não percebe. Adianto-lhe aínda, que do resto tem uma opinião "copiada" de artigos que leu, como nenhum dos anormaloides dos seus gurus escreveu sobre isto, é normal que nem opinião tenha.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda mai 22, 2006 9:59 pm

E eu a pensar que este ia ser um daqueles topicos com muitas resposta...e nada
Talvez se tivesse sido colocado noutro fórum, tivesse mais sucesso ...

Eu por exemplo, já aqui escrevi mais do que devia. É que de facto por aqui existem fóristas que deixam muito a desejar.

A participação de certas pessoas aqui, incomoda algumas madames que por terem pouca atenção dos marido, e pouca vida pessoal, sentem-se ameaçadas por terem que ser sombras numa porcaria de fórum da Internet.

Fiquem bem, e se quiserem saber muito mais coisas, ditas por quem percebe do que escreve, não é neste cantinho da web. ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
yahpin
Membro Veterano
Registado: terça dez 20, 2005 8:23 pm
Contacto:

segunda mai 22, 2006 10:11 pm

quote=casadotrevo]
Talvez se tivesse sido colocado noutro fórum, tivesse mais sucesso ...
[/quote]

Já tinha pensado nisto :roll:
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda mai 22, 2006 11:19 pm

Penso que a maior parte dos criadores que poderiam aqui escrever já se mudaram para outros fórum de armas e bagagens.

E antes que venha a madame de quem muito gostamos dizer que é o fórum dos professores para os alunos ressalvo.È o forum onde se podem discutir teorias quando apetece sem ser acusado de cruéis criadores de cães por gente que quer criar confusão, ou onde as pessoas discutem e algo entra na cabeça. Porque, penso que tem sido esgotante para muitas pessoas passar horas a escrever para algumas pessoas perceberem as visões de criação de várias pessoas e depois dessas horas a trabalhar para os outros ser tudo desperdiçado porque quem pediu para saber como pensam os criadores, estava-se nas tintas para o que quer que escrevessem ou então tinha na mona que já sabia tudo.

O Jcachorro teve uma ideia muito válida mas este forum para criodores é chão que deu uvas.A menos que mude. O que parece dificil, pois cada vez o que mais aparece é gente a querer vender cães ou pessoas que v~em pedir palmadinhas ns costas quando maltratam animais por incuria ou preguiça.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça mai 23, 2006 9:17 am

aisd,

Mas sabe que a falsa modéstia também é algo de que não gosto...
Se de facto ainda existem por aqui pessoas muito válidas relativamente à sua experiência em Canicultura porque não admiti-lo e dar o seu testemunho? Desde que este não seja feito com arrogância nem com presunção não vejo qual é o mal...Nem encaro isso como um "auto-intitular-se Grande", mas lá está...não temos todos os mesmos pontos de vista...
E para que fique claro, falei em Criadores de "C" grande, porque para mim a criação séria de cães tem obviamente de ser "carimbada" com um "C", indepentemente dos anos de experiência e do grau da mesma, que cada criador tem.
Sei também que existem "muito bons criadores" que aparentemente cumprem todos os requisitos necessários para uma boa apresentação dos seus exemplares em ringue e até com anos de experiência, mas depois quando falamos com eles, vemos as instalações dos canis em casa e a forma como tratam os animais que já não estão "operacionais" põe em causa (na minha opinião pessoal) toda a credibilidade desta actividade, e infelizmente por causa deste tipo de criadores, os outros acabam por "apanhar um pouco pela mesma tabela". Mas por isto mesmo achei importante lançar este tópico....acho que ajudava a desmistificar muita coisa dentro da cabeça de muita gente (pelo menos dos que ainda vão andando por aqui)....ou então não....e sinceramente tenho pena.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça mai 23, 2006 10:45 am

Como é evidente, a boca não era para si, jcachorro.
Apenas acho de mau gosto alguém auto-atribuir-se qualquer espécie de título - seja ele de criador com C, com c minusculo ou com K.
Que quer, são questões de educação...

De resto não acho que andem aqui ou em qualquer outro fórum juízes de criação de cães habilitados para dizer o que é um grande criador.
Sabe o que eu acho ?
Um grande criador é o que criou uma linha de sangue, geralmente aceite pelos outros criadores da mesma raça, que lhes compram exemplares...
Não vejo nada disso aqui.

Aqui, acho eu, vêm - eventualmente - compradores de cães de raça.
A esses aconselho que vejam se o criador vai a expos - garantia de alguma qualidade dos seus exemplares - se foi premiado - outra garantia de qualidade - e, sobretudo, que o visitem, vejam os canis e os cães.

Essencial é nunca, mas nunca, comprar a quem não apresente os animais em boas condições de criação, bem tratados, a quem não dê as garantias de saúde das doenças hereditárias da raça, a quem - falando - se veja que não conhece a raça, nem se interessa por ela.
Falando e vendo, as pessoas vão perceber quem gosta dos seus cães e quem se usa deles para fazer uns cobres.

Se não encontrar um criador assim então mais vale comprar ao vizinho se este, apesar de tudo, gostar dos cães.
Mais importante que tudo o mais é cooperar no combate aos maus tratos, criação deficiente e exploração dos cães.

Nada me garante que alguém por andar em fóruns a mandar bitaites sobre criação seja, de facto, um criador com um mínimo de qualidade.

Ainda mais quando é um grupinho em que se elogiam uns aos outros.
Também o Carrilho e o Santana se auto elogiam.
E isso faz deles exemplos a seguir ?

Ó casadotrevo,

páre lá com essa história de Carnaxide...
Que mania.
Que é que eu tenho a ver com Carnaxide ?
:lol: :lol: :lol:
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 23, 2006 11:25 am

aisd Escreveu: Um grande criador é o que criou uma linha de sangue, geralmente aceite pelos outros criadores da mesma raça, que lhes compram exemplares...
Não vejo nada disso aqui.
Concordo plenamente, que este ponto também conta, e aqui de facto não existe disso. Mas talvez se visitasse sites de alguns criadores que cá andam, e visitasse sites de criadores estrangeiros da mesma raça, talvez mudasse de opinião ... É que isto de tirar conclusões e falar do que não se vê, é muito engraçado para telenovelas.

Quanto a Carnaxide, agora, como da outra vez, ficámos conversados. :p
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

terça mai 23, 2006 12:41 pm

Penso que a maior parte dos criadores que poderiam aqui escrever já se mudaram para outros fórum de armas e bagagens.
Ola ,
Pois eu sei que sim, mas por exemplo no meu caso de perfeita leiga na materia, um dos foruns que volta e meia vou ler , tem sim assuntos interessantes, contudo sendo feito numa grande maioria por pessoas bastante entendidas na materia, inevitavelmente os assuntos tornam-se muito tecnicos.
Para quem nao está por dentro, como é o meu caso, acabo por ficar um bocado sem perceber a grande parte das coisas que são ditas.
Sei que tenho sempre a possibilidade de perguntar, e sei que certamente me explicariam, mas no entanto não me sinto muito bem em perguntar e maçar com coisas que para quem entende são basicas e no meio das explicações a leigos, acabaria por se perder um pouco o intuito do topico, pelo menos é assim que eu sinto.
Acho que estes topicos sao importantes e aqui a linguagem é mais acessivel, menos tecnica o que para mim acaba por ser uma mais valia, é começando do basico que se aprende.
Não sou criadora e nao tenho intenções de vir a ser, mas aqui perguntando fui aprendendo coisas tão basicas que no entanto me tem ajudado bastante e tem mudado algumas das opiniões que tinha.
Cumps
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça mai 23, 2006 1:57 pm

aisd Escreveu: Como é evidente, a boca não era para si, jcachorro.
Apenas acho de mau gosto alguém auto-atribuir-se qualquer espécie de título - seja ele de criador com C, com c minusculo ou com K.
Que quer, são questões de educação...
Eu percebi que não era para mim, aisd! ;)
Mas no entanto, não vi em nenhuma das intervenções dadas neste tópico
a tal presunção de que falei (e de que também não gosto), antes pelo contrário.
Percebo o que quer dizer com os "títulos", mas volto a "bater na mesma tecla"...Não vi aqui, em nenhuma das intervenções essa conotação negativa.
Última edição por jcachorro em terça mai 23, 2006 2:13 pm, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

terça mai 23, 2006 2:03 pm

Caro Casadotrevo

Nunca percebi bem essas afirmações "que leu no artigo" "que é um teórico e não cria" etc.
Eu participo nestes fóruns por duas razões: a primeira é tentar fazer algo pela canicultura e tento que as minhas intervenções vão nesse sentido, a outra é aprender algo sobre cães.
Os cães e as raças caninas são uma grande paixão para mim e é só isso que me interessa aqui; não me interessam casos particulares nem qualquer outro tipo de insinuações paralelas, ou inimizades.

A criação e selecção correcta de raças é algo pelo qual eu luto e como tal considero que
um criador tem varias obrigações, mas há uma que é indispensável (sem a qual ninguém pode ser considerado criador) que é fazer uma selecção dos reprodutores tendo em contas as características física, temperamentais e funcionais da raça.
Isto é o mínimo que se exige a um criador (independentemente do tamanho do “c”); a partir daqui há muita coisa que um criador pode fazer pela raça e que o podem tornar um grande criador, sem estes requisitos é-se um reprodutor de cães e não um criador.
Este é o meu ponto de vista.
yahpin
Membro Veterano
Registado: terça dez 20, 2005 8:23 pm
Contacto:

terça mai 23, 2006 3:23 pm

Não querendo ser chata mas já o sendo e não querendo abusar pois não fui eu que abri o tópico, mas parece-me que já está a descambar um bocadito :?

se desse para continuar com o intuito do forista que abriu o tópico era mesmo muito interessante
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 23, 2006 4:39 pm

FBC Escreveu: Eu participo nestes fóruns por duas razões: a primeira é tentar fazer algo pela canicultura e tento que as minhas intervenções vão nesse sentido, a outra é aprender algo sobre cães.
Se quer tentar fazer algo pela canicultura, comece a fazer. O que o impede ?

É sempre mais confortável mantermo-nos no lado teórico da coisa, né ? Mas já agora, já que não quer mesmo fazer algo, ao menos ajuste as suas teorias à realidade.

Quanto ao querer aprender, apesar de eu o achar um lirico (a fugir para o puto cabeçudo que por não ter ou não fazer, gosta de criticar), caso tenha alguma duvida que eu possa ou consiga ajudar, estarei sempre disponivel. Aliás não seria a primeira vez. ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça mai 23, 2006 6:27 pm

Curiosamente, e tal como o jcachorro, também eu não participo há tempos neste forum, nem passo a vida a dizer mal dele noutros. Mas desta vez o assunto interessa-me e sinto-me no direito de participar, de modo que cá vai:

1. Quanto ao tema do tópico: iniciei-me na criação apenas por paixão pelos cães, nada mais. É um hobby que me apaixona desde miudo, e quando achei que tinha condições para o abraçar, não tive dúvidas.

Procuro criar segundo o estalão da raça e as minhas próprias convicções, que podem ou não ser coincidentes com as dos demais criadores. Tenho um prejuizo acumulado com este hobby de uns bons milhares de euros o que, penso, acontecerá com muitos dos foristas que já intervieram.

A primeira regra que me impus quando me iniciei é muito simples e não tem nada a ver com cães (ou até tem...): no dia em que começar a ter lucro com a criação, abandono...

2. Quanto a C's grandes e c's pequenos: não se esqueçam que os critérios de aferição do "tamanho" do c não são universais. Tirando óbviamente questões sanitárias básicas ou produções em série (e aí penso que não haverá desacordos) cada um terá a sua filosofia própria de criação.

Por exemplo, e para citar um desses "critérios", para mim um criador ter uma linha de sangue própria não significa, por si só, um atestado de C grande. Há que ver como foi conseguida e quais as caracteristicas que se fixaram, positivas e negativas. A homogeneidade excessiva não é tudo, no meu entender. Pessoalmente, basta-me tentar criar cães saudáveis, correctos do ponto de vista anatómico e funcionais... e podem crer que isto já dá muito trabalho e nem sempre o êxito está assegurado.

3. Finalmente, e para o amigo Diamantino ( e digo-lho com toda a cordialidade...): deixe lá o FBC, que não precisa de advogados, aliás, expôr as suas ideias sobre o assunto, sem estar constantemente a pedir-lhe que lhe conte a história da vida dele...

Um forum é para discutir ideias de forma distendida e não para avaliar pessoas. E tem a importância que tem, que é muito pouca, aliás. Não vem mal ao mundo por termos ideias diferentes uns dos outros. A coisa começa normalmente a azedar é quando nos armamos em juizes dos outros...

Aliás, devo dizer que acompanho sempre com bastante interesse as opiniões do FBC e no essencial concordo com os seus posicionamentos, com algumas excepções. Devo inferir que também me considera um "animaloide", como aos "gurus" do FBC? Não é que me interesse sobremaneira saber a resposta, o que eu quero dizer é que é este tipo de argumentação que deve ser evitado, porque gera reacções e mostra alguma má educação, desculpe que lhe diga. E o amigo sabe como é fácil que uma pequena faísca faça desencadear um ênorme incêndio... penso que é isso que devemos evitar, seja nos foruns com F grande, médio ou pequeno...

Cumprimentos

José Carlos
Responder

Voltar para “Cães”