Pirilampos

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado mai 13, 2006 8:09 pm

Gralha-de-bico-vermelho!

Não me vou esquecer...passo a ter mais atenção a esse pássaro.
Eu já o vi em especial pelo aspecto em voo...Mas não me recordo o local :oops: , mas desde a Serra do Gerês, Guimarães, Porto-de-mós e arrimal...logoa grande e logoa pequena, e na costa alentejana e a Serra da Arrábida são locais que eu percorro e nestes locais existe a hipótese de a ter visto.

Eu dou notícias fang ;)
<p>susana</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda mai 15, 2006 10:32 pm

Caso tenha utilidade para o estudo, hoje dia 15-05-2006 não observei quaisquer pirilampos por aqui. Mesmo na zona onde capturei os exemplares fotografados... népia!
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Contacto:

domingo mai 21, 2006 7:24 pm

Antes que deite para o lixo o papel onde tomei apontamentos, aqui vai:

18-05-06 - Alcobertas, Rio Maior - alguns exemplares de Luciola (menos de uma dezena).
19-05-06 - Rio Maior - alguns exemplares de luciola (idem...)
- Asseiceira, Rio Maior - Idem
- Manique do Intendente, Alcoentre, Azambuja - Idem
- Alcoentre - idem
- Quinta do Brinçal, Asseisseira, Rio Maior - idem
- Quebradas, Alcoentre, Azambuja - idem
- S. Salvador, Cercal, Cadaval - idem
20-05-06 - Quinta do Brinçal, Asseisseira, Rio Maior - idem
- S. Salvador, Cercal, Cadaval - idem
- Quebradas, Alcoentre, Azambuja - idem

Nota: Não observei neste periodo qualquer outra espécie.

Editado
Última edição por fang em segunda mai 22, 2006 7:09 am, editado 1 vez no total.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

segunda mai 22, 2006 4:23 am

Como tenho de editar o post por respeito ao meu amigo Fangui... :lol: Fang, se não gostares que eu brinque assim contigo, avisa. A Ninó brinca apenas com os foristas com quem simpatiza. :p

Aqui fica a explicação para quem ainda não sabe. ;)

Estou a participar neste estudo por amor aos pirilampos.
E para aumentar o pouco conhecimento que eu tinha sobre eles.
Comecei apenas como mera voluntária, mas envolvi-me mesmo no estudo.

(Não leste o post em que eu disse que me ausentaria durante uma semana?! :o )
Fui a Vale Moreira, na Ericeira, para fotografar espécimes. E ainda levo na carola... :cry:

No entanto, eu não sei postar imagens. Lamento isso. Por isso, ainda não as postei. :oops: :oops: :cry:

Este estudo está a ser acompanhado por um biólogo belga.
E começou pelo amor e preocupação que o meu namorado tem em relação a estes bichinhos.
Preocupamo-nos com eles, chegando ao ponto de pedir ajuda a vários biólogos para nos acompanharem nesta aventura.

Mas as coisas demoram o seu tempo.

Desculpem a demora.
Mas eu faço Teatro profissional (para que não haja dúvidas).
Daí também a falta de tempo.

Explicação "finita" sobre a demora deste tipo de trabalhos. Principalmente para uma "maçarica" como eu. :oops: :cry: :p :lol: ;)

Fang,
Quanto à gralha-de-bico-vermelho o meu namorado é que te pode ajudar.
Em questões de "gralhas", eu só entendo as de escrita. :p

Posso dar-te o mail dele, se quiseres. Envia pm.
Talvez até consiga o contacto de um antigo prof. meu que fez (não sei se ainda faz) parte da Quercus. Talvez ele te possa ajudar.
Vou tentar entrar em contacto com ele e saber o que ele pode, ou não, fazer em relação a esta ave. ;)

Terça-Feira (amanhã) já posto os relatórios diários que fiz, durante o tempo que passei em Vale Moreira.

Beijos gerais. ;)
Última edição por Ninoquinha em segunda mai 22, 2006 6:46 pm, editado 1 vez no total.
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Ninoquinha
Membro Veterano

segunda mai 22, 2006 5:23 am

Madrinha que anda com excesso de "sabe se lá o quê" e já nem lê nada com atenção, diz:
Zahira Escreveu:
Afilhada Escreveu:Qual não é o meu espanto quando vejo numa luzinha a brilhar entre a capa e o edredon...
"Go está aqui um bicho. Eu não lhe toco."
Mais um fartote de rir.

Então o malandro do piri não se meteu na minha cama?!?!
Não me digas que a nova alcunha do Go é piri? :o
Oh madrinhola toleirola, atão na sabes que eu me refiro ao Go como sendo o meu "piri de 2 pernas?! :p :lol:

Mas esse não tava na minha cama, tava na dele. :cry:

Na minha estava uma larva de Luciola, mesmo.

Antes fosse o meu Go. Nem reclamava... :p :lol: ;)

Coldblood, que põe segundas intenções em tudo o que posto... mas que eu não me importo nada e até acho piada, diz:
coldblood Escreveu: Essa mania de brincar com os perse****vos fluorescentes nos acampamentos..... :o :o :lol: ;)
8) :p :lol:

Olhem só... :D

Tu também brincas com isso... :p :lol:

Diz lá que não é engraçado... 8) :p :lol:

Mas não era o meu Go, nem um "balão"... :cry:
Era uma larva atrevida.

Mas agora que me deste a ideia, Cold... 8) :p
:lol:

Beijos gerais ;)
Última edição por Ninoquinha em quarta jun 21, 2006 4:32 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
fang
Membro Veterano
Contacto:

segunda mai 22, 2006 7:14 am

Não leste o post em que eu disse que me ausentaria durante uma semana?!
Não tinha reparado nisso...
<p>Francisco Barros</p>
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

segunda mai 22, 2006 1:10 pm

;) ;)

Venham lá esses relatorios...
eu tambem não tinha lido :oops: :oops: que iam uma semana....
Ninoquinha
Membro Veterano

segunda mai 22, 2006 7:09 pm

coldblood Escreveu: ;) ;)

eu tambem não tinha lido :oops: :oops: que iam uma semana....

Coldiiiiiiiiii :lol:

Tás a "oubir-me"? :D

Sabes como é, uma semana para fotografar os piris... eles só aparecem ao entardecer e coisa e tal... :p :lol: ;)
Mas são os pirilampos que "mandam" neste tipo de estudo. E o clima também...

Desculpa lá a demora dos caracoletos. :oops:
Mas eles andam de rastos... são lentos... :p :lol:

O Gon vai enviá-los amanhã. ;)

Fui eu quem os escolheu. Tive em conta o tamanho, a cor, e a simpatia dos bicharocos. :p
Espero que gostes. ;)

Depois quero saber como estão, e quero fotos, muuuitas fotos dos teus bichos moles, muito cornudos e bué ranhosos. :p :lol: ;)

Faaaang ;)

Já editei o meu post também. :D

Ainda bem que compreendeste o caso e o facto de eu ser "maçarica". 8) ;)

Fiquem bem.

Beijos gerais ;)

Tenho de bazar para adiantar coisas e mais coisas... ;)
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

terça mai 23, 2006 11:34 am

Nino linda, mas cabeça no ar... :lol:

A onde é que a minina foi pôr o texto da criação dos cornodos, hum? :?

Já vos tinha dito que o meu kido tem uma lesma no caixote do lixo e antes disso tinha uma aranha (que resolveu ir-se embora, ingrata)?

O que acontece aos piris depois de se tornarem larvas? Ganda discusão prá qui vai!!! :o
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
Ninoquinha
Membro Veterano

terça mai 23, 2006 12:34 pm

patricias Escreveu: Nino linda, mas cabeça no ar... :lol:

A onde é que a minina foi pôr o texto da criação dos cornodos, hum? :?

Já vos tinha dito que o meu kido tem uma lesma no caixote do lixo e antes disso tinha uma aranha (que resolveu ir-se embora, ingrata)?

O que acontece aos piris depois de se tornarem larvas? Ganda discusão prá qui vai!!! :o
Olá Pati ;)

Se estas a falar da lista dos caracóis portugueses que o meu piri tem a fazer criação, eu vou pedir-lhe para que ele me escreva os nomes e envio-te isso. Vou pedir os nomes das lemas também. ;)

E é assim, os pirilampos pôem os ovitos, não é?
Depois eles desenvolvem-se, abrem o ovito e são larvas. E eu fotografei umas para ti. :p Mas a Ninonó não sabe postar imagens, então tem de ficar à espera da ajuda do piri e da Trucas. :oops: :cry: :oops: :oops:

Depois as larvam caçam e comem muito para depois, e aí sim se transformarem nesse pisca-não-pisca, que são os pirilampos.
Atenção, isto sou eu a dizer de uma forma muito "maçarica". Logo à noite, o meu piri rectifica-me e eu depois corrijo e acrescento coisas se for necessário. Mas pelo pouco conhecimento da fase larvar que eu tenho, penso que não estou a dizer nenhum erro (pelo menos muito grande). :p :oops: :oops:

Aliás, eu já vos disse, lá atrás que, estudadas mesmo, em Portugal só estão 2 espécies.
De entre as cerca de 10 que supostamente existem (podem ser mais).

Mas tenho boas notícias para vós.

Durante esta semana que passámos em Vale Moreira, vimos milhares de Luciolas (aqueles que o Fang fotografou no "bem-bom") :p , alguns Lampyris, larvas e vimos um espécime com um flash, tipo de voo e altura de voo, bem diferente dos restantes.
No Restelo, no Domingo à noite, vimos e fotografámos uma fêmea de Lamprohiza (?), mas estamos à espera da confirmação. ;)

Patrícia, para ser mais fácil, combinei com o Gon fazer o seguinte, vamos descrever a espécie que o Fang fotografou e dizer, por items, as suas características. Esses são os Luciolas lusitanica. (É mesmo sem o "^" no 1º "a".) :evil: :p :lol:

Depois, vamos fazer o mesmo, mas com os Lampyris.

Como já há pelo tópico muitas fotos tiradas da net e que não identificam as espécies (pelo menos as que só aparecem as fotos, mesmo), eu receio que possa haver alguma confusão.

E hoje só vou postar uns 3 ou 4 relatórios.
Estou exausta, cheia de sono e ainda tenho de ir tratar do meu amado cartão de crédito que perdi...

Amanhã também é dia... :p :lol:

Vou terminar os relatórios para, já a seguir, os postar. :p

Beijos gerais ;)
patricias
Membro Veterano

terça mai 23, 2006 2:34 pm

Nino, linda, gostei do acento no primeiro "i"
Patrícia,
Quanto aos pisca-pisca... era + para ver se os vi, pois este fim de semana ia para o campo ver se via... mas não queria pisar nenhum...

Olha linda, eu aprendi a pôr as fotos aqui... não é nada difícil, se quiseres digo-te.... Ok?

Agora a reprodução dos cornodos... era só por curiosidade. Pois eles estam no campo e têm-se reproduzido bastante bem por aqui...

Agora o que eu queria mesmo era ter um aquário com nudibranquios (acho que é assim que se escreve e cavalos marinhos) e tempo para cuidar deles. Só C O M P L E T A M E N T E apaixonada por esses "ranhosozinhos...
Não acredites em:

Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Ninoquinha
Membro Veterano

terça mai 23, 2006 8:44 pm

patricias Escreveu: Quanto aos pisca-pisca... era + para ver se os vi, pois este fim de semana ia para o campo ver se via... mas não queria pisar nenhum...

eu aprendi a pôr as fotos aqui... não é nada difícil, se quiseres digo-te.... Ok?

Agora a reprodução dos cornodos... era só por curiosidade. Pois eles estam no campo e têm-se reproduzido bastante bem por aqui...

Agora o que eu queria mesmo era ter um aquário com nudibranquios (acho que é assim que se escreve e cavalos marinhos) e tempo para cuidar deles. Só C O M P L E T A M E N T E apaixonada por esses "ranhosozinhos...
Olá linda ;)

1º - Enquanto não te mostro fotos, tenta andar sempre nas zonas em que não há ervas. Assim, já reduzes as probabilidades de "assassinato pirilampal". :p :lol:
Ou então, tentar andar em bicos de pés (cansa que se farta), e tenta colocar os pés nas zonas onde as ervas são mais pequenas e rasteiras. Assim também podes ver algum piri, ou larva, ou outro bichito qualquer e já não o esborrachas. :p :lol: ;)

2º - podes tentar fazer a Ninonó conseguir, mas não te prometo nada. Muitos foram, os que já tentaram... :oops: :oops:
Mas vamos lá ver.

3º - se é por curiosidade, atão bais esparar que até saltas. :p
E se eles estão a reproduzir-se bem, óptimo.
O problema é nos sítios em que eles estão em número reduzido por causa dos químicos usados pelo Homem, na cultura. :evil:

4º - Quanto a eses bichinhos, nada sei, em relação ao seu estado em cativeiro.
Deves informar-te bem sobre eles e se podem estar em cativeiro e quais as condições que precisam. :D

Quanto aos pirilampos, os dois estudos que estºao feitos, estão a ser traduzidos, eu tenho andado a trabalhar nos relatórios e fotos.

Isto é um estudo que leva muito tempo.
Peço que tenham alguma paciência.

Vou continuar o relatório para os postar ainda hoje. ;)

Já agora, se tiveres msn, manda o mail por pm. Assim posso já mostrar-te algumas fotos. ;)

Beijos gerais ;)
Ninoquinha
Membro Veterano

quarta mai 24, 2006 1:56 am

Olá malta ;)

Vou ser super rápida porque tenho aulas às 8h30. :cry:

Patrííícia vem cá... :p

Cliquem na foto e ela aumentará de tamanho. Afinal não aumenta. Não sei que se passa. Mas resolvo isso depois. Desculpem.

Luciola lusitanica
Imagem
Fotografado por Susana Brandão

Larva de Lampyris (Pati, agora já sabes como são as larvas) :lol:
Imagem

Lamprohiza
Imagem

Espero que gostem. Estas fotos valeram-me valentes quedas, picadelas de urtigas até mais não, entre muitas outras coisas... :p :lol: ;)

Vou já para a cama, para depois da aula voltar para cá e postar mais fotos e os relatórios. :D

Fiquem bem.

Beijos gerais ;)
patricias
Membro Veterano

quarta mai 24, 2006 11:17 am

Bigadoooooooooooooooooooooooooooooo... pelas fotos! Agora já sei o que procurar!!! :lol:

Vou preparar um texto para tu aprenderes a pôr fotos e tu só não aprendes se fores muito burrinha (coisa que eu sei que tu não és) ou se não quiseres... :o
Não acredites em:

Ninoquinha
Membro Veterano

quarta mai 24, 2006 1:55 pm

patricias Escreveu:Vou preparar um texto para tu aprenderes a pôr fotos e tu só não aprendes se fores muito burrinha (coisa que eu sei que tu não és) ou se não quiseres... :o
Obrigada :cry: :cry:

Burrinha?! :o Ainda não tive foi tempo para ver isso com olhos de gente... :oops:

8) :p :lol:

Mas as fotos não aumentam não por culpa minha. :lol:
É mesmo da Arca. :evil:

Vou já tentar falar com o moderador. :D

É que assim, nem vale a pena postar as outras. Eles estão a voar. Adoro fotografá-los em pleno voo.

Beijos gerais ;)
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”