quarta ago 23, 2006 4:04 am
Desculpe Lasa mas não tinha visto a sua pergunta.
O que posso dizer sobre este assunto, é que ficaram espantados com o número de emails que chegaram à Merial e com a adesão que houve por parte de vários países. Isso resultou que este assunto está a ser debatido cada vez mais na Europa. Inclusive o delegado espanhol tem conversado sobre esta vacina, com o veterinário que nos está ajudando.
Ou seja, ele elogiou a nossa posição e participação. Acha que é exactamente isto que devemos fazer, pressionar a Merial. E que os passos que estamos a dar, são os correctos. O resto, como é evidente, é com a Merial.
Como é fácil de perceber, dado que a Merial é uma multinacional, tem que ser rentável e como ainda não têm uma ideia concreta do número de furões existentes por toda a Europa, há que estudar, o que demora o seu tempo. Mas pelo menos estão já falando nele (é o género, falem mal mas falem de mim…) o que é muito bom para começar.
Há também uma outra vacina da Merial que é a Recombitek e é uma alternativa ao não ser possível a Purevax. A Recombitek é para cães mas só é utilizada uma parte do vírus vivo, portanto com menos possibilidades de reacções alérgicas e quando falei nela ao Dr., ele passou-me a seguinte resposta:
A plataforma RECOMBITEK só existe no continente Americano e alguns países Asiáticos. Por estranho que lhe pareça, as exigências de registo de medicamentos farmacológicos e imunológicos (vacinas) diferem entre Comunidade Económica Europeu e FDA (EUA), daí existirem diferentes tipos de vacinas e outros medicamentos nos diferentes continentes. Relativamente, à possibilidade de vir a ser usado o componente recombinado de esgana, na Europa, é real. Quanto à altura em que será usada, está no segredo das equipas de investigação.
Disse – e pediu-nos - que o ideal seria cada associação dos diferentes países, fizesse um levantamento do número de furões existente e o enviasse para a Merial.
Isto poderia fazer avançar um pouco mais o processo, mesmo para a Recombitek.
Fica-me uma dúvida, será que os portugueses donos de furões, conseguem entender que é necessário que correspondam também?...
Que a Associação necessita desta informação que é para o bem-estar dos nossos furões e mais tranquilidade para os seus donos?
Resta-nos aguardar…