A propósito de cruzamentos...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Calma yaphin ...
Um criador atinge uma linha de sangue própria, quando com base num certo património genético, consegue establecer um "tipo" fixo para os seus cães, que é reconhecivel ´para os entendidos como o "tipo" daquela determinada linha.
Isto pode ser conseguido de diversas formas, sendo que a consanguinidade é uma das possiveis.
Quanto a se a consanguinidade é prejudicial, depende dos cães a que se está a fazer. É que ela "fixa" carecteristicas, boas ou más.
Um criador atinge uma linha de sangue própria, quando com base num certo património genético, consegue establecer um "tipo" fixo para os seus cães, que é reconhecivel ´para os entendidos como o "tipo" daquela determinada linha.
Isto pode ser conseguido de diversas formas, sendo que a consanguinidade é uma das possiveis.
Quanto a se a consanguinidade é prejudicial, depende dos cães a que se está a fazer. É que ela "fixa" carecteristicas, boas ou más.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
Pois já estou a perceber...
Ou seja supondo, um criador ao iniciar-se aquire um exemplar do canil X e outro do canil Y, e cruza-os.
Na 1ª ninhada já está a criar a sua propria linha? Ou a partir de que geração isso pode ser considerado?
Até que geração convém conhecer o historial clínico, físico e comportamental dos ancestrais dos cães para se saber o que pode sair de determinado cruzamento?
Outra questão que já não tem exactamente haver com as minhas perguntas anteriores...já vos aconteceu uma cadela não querer cruzar com um determinado cão (o exemplar que vocês escolheram)? ou vice versa?
Ou seja supondo, um criador ao iniciar-se aquire um exemplar do canil X e outro do canil Y, e cruza-os.
Na 1ª ninhada já está a criar a sua propria linha? Ou a partir de que geração isso pode ser considerado?
Até que geração convém conhecer o historial clínico, físico e comportamental dos ancestrais dos cães para se saber o que pode sair de determinado cruzamento?
Outra questão que já não tem exactamente haver com as minhas perguntas anteriores...já vos aconteceu uma cadela não querer cruzar com um determinado cão (o exemplar que vocês escolheram)? ou vice versa?
Ah ok li melhor a resposta do Srº Diamantino e portanto não é na 1ª geração de certeza porque as características não se fixarão em tão pouco tempo! 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
- Contacto:
"...já vos aconteceu uma cadela não querer cruzar com um determinado cão (o exemplar que vocês escolheram)? ou vice versa?"
Com certeza!! Eu não sou criadora, mas sei de vários casos em que isso aconteceu. Tem que se voltar a tentar...
Com certeza!! Eu não sou criadora, mas sei de vários casos em que isso aconteceu. Tem que se voltar a tentar...

J.A.
"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
Porque? Há algum problema em arranjar-se um discussão?MDogster Escreveu: Sim, só faltava arranjar-se uma discussão por causa da palavra crias!...
Eu até acho que, no contexto da conversa, o termo está muito bem empregue. É um debate sério, sobre princípios de criação, em que um criador de cães conversa com uma criadora de gatos e o termo crias, entra aqui, como forma de englobar cachorros e gatinhos.
Nos termos em que a conversa tem estado a decorrer, a expressão "bebés" até estaria algo deslocada.
Não criem fantasmas onde eles não existem.
E tambem, como deve saber, muitas vezes "para bom entendedor, meia palavra basta".
nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Exacto Joana.
O tio do meu namorado tinha uma cadela rottweiller e uma vez entrou lá na casa dele um rafeiro e acasalou com ela. Entretanto ele levou-a ao veterinário e deram-lhe algo tipo pílula para ela não ficar prenha apesar de que ela emprenhou na mesma só que dos 5 cachorros que nasceram 3 já vinham mortos e 2 morreram passado 5 dias de terem nascido.
Posteriomente ele comprou 1 macho e até à data não conseguiu que eles acasalassem porque a cadela não deixa...isto já lá vão cerca de 4 anos...apesar de se darem bem, quando chega à hora do acasalamento a cadela não deixa mesmo!
Claro que neste caso paciência mesmo porque o tio do meu namorado também não é criador portanto não se perdeu nada de especial na minha opinião.
Agora se isto acontecer com um criador...?
O tio do meu namorado tinha uma cadela rottweiller e uma vez entrou lá na casa dele um rafeiro e acasalou com ela. Entretanto ele levou-a ao veterinário e deram-lhe algo tipo pílula para ela não ficar prenha apesar de que ela emprenhou na mesma só que dos 5 cachorros que nasceram 3 já vinham mortos e 2 morreram passado 5 dias de terem nascido.
Posteriomente ele comprou 1 macho e até à data não conseguiu que eles acasalassem porque a cadela não deixa...isto já lá vão cerca de 4 anos...apesar de se darem bem, quando chega à hora do acasalamento a cadela não deixa mesmo!
Claro que neste caso paciência mesmo porque o tio do meu namorado também não é criador portanto não se perdeu nada de especial na minha opinião.
Inseminação articial ...yahpin Escreveu: Claro que neste caso paciência mesmo porque o tio do meu namorado também não é criador portanto não se perdeu nada de especial na minha opinião.
Ou então, têm sempre a possibilidade e agarrar na cadela

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
- Contacto:
Há "n" processos...Há quem dê uma ajudayahpin Escreveu: Exacto Joana.

E depois há sempre a hipótese de inseminação artificial.
De qualquer forma fico com uma dúvida....Até que ponto uma cadela que não quer ser montada (conheci uma cadela que durante toda a vida dela e apesar dos cios regulares recusou sempre as investidas de qualquer cão), pode tornar-se uma mãe equilibrada para cuidar correctamente dos cachorros. Quer dizer....pode até nem ter nada a ver, uma vez que existem muitas cadelas que cruzam sem problemas e depois rejeitam os cachorros numa fase ainda inicial de vida...
mas deixemos as explicações para quem já lidou com situações idênticas...

<p>Cumprimentos
João Silva
</p>
João Silva
</p>
Ah...ok...eu associava a inseminação artificial mais assim a problemas de saúde digamos assim da cadela (um pouco em comparação com as pessoas
) , e não a este tipo de situações mas realmente é sempre uma hipótese...
Pois também já li que por exemplo os bull dogs ingleses têm problemas (não sei a que nível) em termos de reprodução e que muitas vezes é necessario recorrerem à insiminação artificial...só não sei os motivos...
Também já li que os basset hounds às vezes precisam de uma "ajudinha" humana porque devido aos peso que os machos podem atingir, as cadelas não aguentam e "baixam-se" e depois não conseguem acasalar...
Também fiquei a pensar na questão do forista Jcachorro...

Pois também já li que por exemplo os bull dogs ingleses têm problemas (não sei a que nível) em termos de reprodução e que muitas vezes é necessario recorrerem à insiminação artificial...só não sei os motivos...
Também já li que os basset hounds às vezes precisam de uma "ajudinha" humana porque devido aos peso que os machos podem atingir, as cadelas não aguentam e "baixam-se" e depois não conseguem acasalar...
Também fiquei a pensar na questão do forista Jcachorro...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Desde que não seja discutir só por discutir... Claro que cada um é livre de entender o que muito bem quiser.CindelP Escreveu: Porque? Há algum problema em arranjar-se uma discussão?
E tambem, como deve saber, muitas vezes "para bom entendedor, meia palavra basta".
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Depois de ter tido alguma pachorra a ler este tópico e não querendo dar razões a A, B ou C e, na minha humilde opinião, mas conhecendo bem o trabalho e carinho da Uaimori perante a raça, felina, que ela com tanta dedicação, carinho, esforço, despesa, preocupação e acima de tudo com tanto humanismo, faz criação, só tenho a concluir que: para mau entendedor, ou por outra...para entendedores que buscam o que quer que seja numa palavra em todo um texto, especialmente uma palavra muito bem inserida (CRIAS, sim, CRIAS, sejam elas felinas ou de canídeos) ...visto estar-mos a falar no geral da criação, seja de felinos ou canídeos e não na criação de humanos, para "marrar", desculpem-me o termo mas não vejo outro mais adequado para certas figurinhas... então, sim, para bom entendedor...meia palavra basta!!!MDogster Escreveu:Desde que não seja discutir só por discutir... Claro que cada um é livre de entender o que muito bem quiser.CindelP Escreveu: Porque? Há algum problema em arranjar-se uma discussão?
Irra que há gente bestialmente e maldosamente rude!!! Por vezes penso estar a ler textos de um MACHO mal formado!!! Há lésbicas com mais feminilidade… e que me desculpem as lésbicas…! Haja pachorra para certa gentinha que só têm capacidade de argumento andando a reboque no que os outros escrevem!!!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Júnior
- Registado: terça mai 23, 2006 2:39 pm
Olá!
Eu sou criador de Filas de S. Miguel e de Barbados da Terceira.
Participo em algumas exposições e faço criação por gozo pessoal.
Tudo começou com o idolatrado Thor que é enorme e temeroso, só que a minha mulher que tinha pânico até de um cãozinho a pilhas adoptou-o e agora é o cão de dentro de casa.... Os meus filhos também o adoram e é delicioso ver como aquele monstro levanta as patas e abraça a minha filhota de sete anos, como se estivesse a tocar numa bola de sabão para não rebentar! Depois veio a Thar....
Ano passado um amigo propos-me Barbados da Terceira (que lhe serviu tese de licenciatura ), mais uma cadela fila da Terceira e outros....
Mas nem sempre as coisas correm bem. No fim do ano passado uma cadela barbados pariu 9 cachorros e todos morreram....
Sempre que tenho visitas tenho que ter cuidado porque uma vez tive um contágio através de um visitante. E foi cá uma despesa! Pois é os cuidados que se despensa aos cachorros não dá para lucros....
E custa tanto aos meus filhos verem um cão partir....
Cpmts/A.Ferreira
Tudo começou com o idolatrado Thor que é enorme e temeroso, só que a minha mulher que tinha pânico até de um cãozinho a pilhas adoptou-o e agora é o cão de dentro de casa.... Os meus filhos também o adoram e é delicioso ver como aquele monstro levanta as patas e abraça a minha filhota de sete anos, como se estivesse a tocar numa bola de sabão para não rebentar! Depois veio a Thar....
Ano passado um amigo propos-me Barbados da Terceira (que lhe serviu tese de licenciatura ), mais uma cadela fila da Terceira e outros....
Mas nem sempre as coisas correm bem. No fim do ano passado uma cadela barbados pariu 9 cachorros e todos morreram....
Sempre que tenho visitas tenho que ter cuidado porque uma vez tive um contágio através de um visitante. E foi cá uma despesa! Pois é os cuidados que se despensa aos cachorros não dá para lucros....
Cpmts/A.Ferreira
-
- Membro Júnior
- Registado: terça mai 23, 2006 2:39 pm
Olá!
Cpmts/A.Ferreira
Cpmts/A.Ferreira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Desculpe o Jcachorro um àparte, mas falando de bebés e crias, devo dizer que as pessoas mais dúbias que conheci na canicultura, boa parte dela fala dos seus bebés ou seus meninos, ou ainda dos seus filhos....
A Uaimori não precisa de ajuda mas eu conheci-a se bem que de passagem e a dedicação dela aos gatos é extrema, como aliás, qualquer pessoa com dois dedos de testa que fale uns minutos com ela pode perceber.
Posto isto, avancemos
:
A Uaimori não precisa de ajuda mas eu conheci-a se bem que de passagem e a dedicação dela aos gatos é extrema, como aliás, qualquer pessoa com dois dedos de testa que fale uns minutos com ela pode perceber.
Posto isto, avancemos