Nitrogénio (N) -> elemento quimico que entra na composição de moléculas de proteinas e ácidos nucleicos.
Quase todos os seres vivos, e derivados como por exemplo a comida dos peixes contem proteinas e outros ácidos nucleicos.
As cianobactérias fixam o nitrogénio e formam moléculas nitrogenadas que vão entrar na cadeia alimentar e que se libertam depois pelo organismo dos peixes. Dai se diz que a amónia resulta das fezes e urina dos peixes, conceito errado porque não é apenas por ai. Porque já existem no ecosistema do aquário.
Só depois disto é que esses compostos são decompostos por bactérias que libertam Amonia ( NH3 ), a amónia não é libertada directamente pelos peixes mas é sim o resultado gasoso da decomposição das excrecções dos peixes e muitas outras coisas que tenham moléculas nitrogenadas ... comida por exemplo.
Esse gas, a amonia ( NH3 ) na água forma hidroxido de amonia ( NH4OH ) e esta substancia é que é toxica para os peixes, nem sequer é a amónia em si.
Os nitritos aparecem quando as Nitrosomas ( bactérias aeróbicas ) captam o hidróxido de amónia e com o oxigénio o transformam em nitritos. (2NH3 + 3O2 -> 2HNO2 + 2H2O + ... )
Depois as nitrobactérias tb com o oxigénio transformam os nitritos em nitratos ( 2HNO2 + O2 -> 2HNO3 + ... ) ... e blá blá blá.
Espero que tenhas percebido que disseste um grande disparate
