Comportamento estranhissimo!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quarta mai 24, 2006 10:23 pm

Já agora Siioux, quase que dava para abrir um tópico, até com direito a sondagem a perguntar se os "gaijos" pensam/sabem quando estão a fazer asneira, não?
:p
Laurissilva
Membro
Registado: quinta jun 17, 2004 6:31 pm
Localização: 1 cocker spaniel, 1 rafeira, 1 springuer, 2 canarios, 1 caturra, e 1 gato europeu!

quinta mai 25, 2006 8:04 am

olá
Em relação as sugestões ( e antes de mais obrigada) pus logo em pratica mas... 1º ela senta mas é imcapaz de ficar lá : tem que vir a correr para o pé de mim... É que nem vale a pena assim, se a ignoro vem para o pé de mim, se tento fechar um pouco a porta ela raspa a porta para entrar... Nã. Brigar não adianta ela foje e depois volta a fazer o mesmo. Eu sei que ela praticamente é um bebe, mas ate para roer agum biscoito vem logo se estenderem cima dos meus pés. Esta ansiedade nem se justifica, eu neste momento não trabalho, e dentro de casa não há outro animal.
So nas horas das refeições é que ela vai para o quintal e fica por lá a brincar um pouco com os brinquedos... :) ;)
Dai a minha incompreenção neste caso...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mai 25, 2006 9:18 am

Os cães não são burros - enfim, há uns mais do que outros...

Quando se ensina é importante que o prémio ou castigo seja dado no momento da asneira.
Para o cão fazer a associação certa (pex, xixi fora do sítio indicado ou roer os tubos da máquina de lavar).
Uma vez aprendido, eles sabem - daí que fujam para debaixo da cama, quando o dono chega a casa ao fim do dia e está um bruto xixi no meio da sala...
Sabem muito bem que ele se vai zangar quando vir o que fizeram.

Também são capazes de represálias ou de fazerem asneiras para obterem atenção.

Este caso parece-me represália.
Fechas-me a porta e eu que faço uma coisa que eu sei que não gostas...

Se fosse comigo fechava-o na cozinha ou coisa, quando fosse à casa de banho.
Ele havia de fazer a sua asneira, mas sempre é mais simples de limpar e, quando viesse do WC, esperava-o uma palmada por ter feito asneira.
Aposto que ele percebia...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta mai 25, 2006 9:46 am

Laurissilva Escreveu: olá
Em relação as sugestões ( e antes de mais obrigada) pus logo em pratica mas... 1º ela senta mas é imcapaz de ficar lá : tem que vir a correr para o pé de mim... É que nem vale a pena assim, se a ignoro vem para o pé de mim, se tento fechar um pouco a porta ela raspa a porta para entrar... Nã. Brigar não adianta ela foje e depois volta a fazer o mesmo. Eu sei que ela praticamente é um bebe, mas ate para roer agum biscoito vem logo se estenderem cima dos meus pés. Esta ansiedade nem se justifica, eu neste momento não trabalho, e dentro de casa não há outro animal.
So nas horas das refeições é que ela vai para o quintal e fica por lá a brincar um pouco com os brinquedos... :) ;)
Dai a minha incompreenção neste caso...
Bom dia,

Essa ansiedade justifica-se obviamente não na sua cabeça, mas na cabeça da cadela.
Agora cabe a si ver até onde é que está disposta a ir para resolver esse problema. E a primeira parte teria de ser o fazer com que ela permaneça sentada à sua espera (estando sempre em contacto visual consigo).
O treino teria de começar aí e só depois com calma ir passando para os passos seguintes.
Continuo a dizer que neste e em maior parte dos casos a solução passa muito mais pelo "conquistar" através do estímulo positivo e não o contrário. E não se esqueçam que para muitos cães, só o simples facto de fazerem algo (mesmo que errado) que leva os donos ao pé deles (mesmo que seja para ralhar) já é uma razão forte para continuarem a adoptar determinado comportamento.
Mais não posso fazer do que a sugestão que dei. agora cabe a si decidir o que fazer.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Laurissilva
Membro
Registado: quinta jun 17, 2004 6:31 pm
Localização: 1 cocker spaniel, 1 rafeira, 1 springuer, 2 canarios, 1 caturra, e 1 gato europeu!

quinta mai 25, 2006 10:00 am

Bom dia!
Agradeço imenso a quem deu a sua opinião.
Burra? Nã. É é muito esperta. Arrisco-me mesmo a dizer que dos 3 caes que tenho esta bate os outros aos pontos... E sim tambem acredito que seja represália. É o estilo dela, sempre a tentar dominar lá em casa(quem conhece os cocker sabe bem disto) mas comigo não se safa. Bem primeiro acho que vou tentar coloca-la na cozinha com um brinquedo para ver se ela se distrai. Caso isto não funcione tenho que recarregar as pilhas da paciencia e começar a treina-la como disse o jcachorro. E isto vai me custar caro.

Imagem
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mai 25, 2006 10:56 am

Justamente, com cães dominantes, é muito importante que eles não ganhem estas guerrinhas com que testam os donos...
Tem de ficar claro, para o seu cão, quem é que manda e quem tem a responsabilidade da "matilha"...

Mais uma vez aconselho a leitura da "Encantadora de cães" da Jan Fennell - há monte de referências a este livro, aqui na arca - onde problemas semelhantes são referidos e os "truques" para os ultrapassar, também.

Não há necessidade de usar violência - quando falo em palmadas é mesmo só isso - uma palmada.
Que, as mais das vezes, eles, nem sequer sentem, mas sabem o que significa...e é isso que conta.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Responder

Voltar para “Cães”