Mentalidades tacanhas e Leis idiotas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Macchiato
Membro Júnior
Registado: domingo abr 02, 2006 1:32 pm

quinta mai 25, 2006 1:26 am

Boa noite a todos

Estive ha ums horas a passear o meu cão e a minha namorada trouxe também o cão dela.
O meu cão é um Cocker, o da minha namorada é um Rottweiler.
Ambos os cães estavam à trela.

Estavamos a passear quando do topo da rua vem um pastor alemão disparado, sem trela. O cão para e começa a ladrar para os nossos cães. O meu ainda respondeu qualquer coisa, mas o Rottweiler ficou calmo e quieto.
Nisto chega a dona do pastor alemão com um husky pela trela.
O husky começa a ladrar, o pastor alemão também.
A minha namorada recua com o cão dela para evitar confusões (o meu cão estava enrolado nas minhas pernas) e o pastor alemão dispara e abocanha o cão da minha namorada. O cão da minha namorada esquivou-se e começou a eriçar o pêlo.
De repente o o pastor alemão ataca e morde outra vez e aí o cão da minha namorada defende-se e morde o pastor alemão.
A dona começa a fazer um berreiro no meio da rua e acreditem apesar de ser quase meia noite aparece uma carrada de gente.
E claro, a culpa é de quem??
Do Rottweiler! O Rottweiler é mau, é agressivo, come criancinhas ao pequeno almoço e devora velhinhas indefesas ao jantar. Tudo se disse naquela rua.
Que era impossivel o pastor alemão ter começado a luta, que um pastor alemão é muito equilibrado, etc, etc.

Nós ja estavamos para virar as costas aquilo, mas nisto aparece o marido da dona do pastor alemão e diz que a minha namorada tem de pagar os custos de veterinario da dentada do Rottweiler.

Eu já a ver as coisas azedar chamei a psp.
E a minha namorada tem de pagar uma multa porque tinha um potencialmente perigoso à trela mas sem açaime e ainda tem de pagar as custas do veterinario do outro cão. Como o Rottweiler estava a sangrar a minha namorada foi a psp dar os dados e depois seguimos para um hosp vet, mas o policia disse que amulta era garantida..

Ela tem o cão com tudo em dia, vacinas, chip, licença na junta, seguro. Até colocou numa escola a ter aulas de obediencia e também para ela aprender a lidar o melhor possivel com o cão.

E aparece a lei dos potencialmente perigos. Potencialmente perigosos deviam ser os donos que não têm mais do que um neurónio e que decidem ter um cão!!...

O cão dela vai à trela (ok, não cumpriu a lei porque também não ia açaimado) o pastor alemão ia solto.
O pastor alemão ataca o cão da minha namorada.
Se o Rottweiler estivesse açaimado como é que se iria defender?? Era mordido até que o pastor alemão se fartasse?

Disse à psp que o pastor também não cumpriu a lei porque ia solto, mas disseram que não podiam fazer nada.

Viemos agora de um hospital veterinario aberto 24h e o Rottweiler teve de ser cosido, levou 9 pontos.

Eu não venho aquio criticar a psp, lei é lei e a minha namorada não cumpriu a lei porque o cão não estava açaimado.

Agora a lei é totalmente descabida. Potencialmente perigosos são todos os cães, desde que nas mãos de donos incompetentes.
Se um dono for equilibrado e competente, nenhum cão será perigoso nas suas mãos.

E depois não se multam os donos dos cães que os têm soltos.
E há a mentalidade tacanha e profundamente enraizada que somente os potencialmente perigosos é que fazem mal.

E como é que um cão se pode defender de outro quando está à trela e de açaime e o outro está solto?

A minha namorada (e ceratemente mais pessoas) gastou dinheiro a educar o cão, gastou dinheiro a ter as papeladas todas em dia e de que vale isso quando os outros estragam tudo??

Pelo menos que a lei multasse todos os cães com dono que andassem sem trela. Aí as coisas iam mudar...

Ja para não falar que a lei dos potencialmete perigosos (em que mais uma vez Portugal se armou em cãozinho e foi atras dos outros paises da UE) é uma estupidez pegada.
Perigosos são os donos, não os coitados do cães.

Desculpem o testamento, mas depois de ver o cão sangrar, a minha namorada chorar e a tacanhice das pessoas, tive de vir desabafar um pouco.

Cumps
Daniel
Macchiato
Membro Júnior
Registado: domingo abr 02, 2006 1:32 pm

quinta mai 25, 2006 1:29 am

Realmente escrevi um texto enorme, desculpem.
Cumpts
Daniel
Laurissilva
Membro
Registado: quinta jun 17, 2004 6:31 pm
Localização: 1 cocker spaniel, 1 rafeira, 1 springuer, 2 canarios, 1 caturra, e 1 gato europeu!

quinta mai 25, 2006 8:24 am

Infelizmente é assim que as pessoas pensam....
E da fama já ninguem os livra.
(Devias era deixar o cocker solto para morder os outros que passeiam pois como não é uma raça perigosa safavas-te! :lol: :lol: :p :p ) Tava a brincar, mas é a nosa realidade. Se calhar da proxima levam o rott açaimado, e levem tambem algo para o proteger de possiveis ataques ( aquelas buzinas de futebol fazem milagres, os cães tem uma audição sensivel), é claro que arriscavas-te a parecer mais uma multidão, mas agora não o podiam acusar de nada :)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta mai 25, 2006 8:33 am

Só uma questão, se o Pastor vinha solto desrespeitando a lei, como é que a Policia não pode fazer nada? Qual a justificação?
E por favor elucidem-me, mas a obrigatoriedade de açaime não é para quando o animal vai solto? Ou no caso dos potencialmente seja o que for, é necessário os dois acessórios?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

quinta mai 25, 2006 8:47 am

Enfim, sem comentários.
Lu

Penso que não, eles têm que andar sempre à trela e açaimados, pobres bichinhos :?

Mas a sua namorada quando sair com rott à trela e açaimado, leve tb um pau para dar no lombo dos cães e dos donos irresponsáveis.
E garanto-lhe não havia de se chegar à beira do meu cão que não levasse naquele lombo e dependendo do meu estado o dono ainda leveva tb.
Isto é o cúmulo.
É que eu gosto muito de cães, agora a minha é a minha, é sempre diferente aos meus olhos.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta mai 25, 2006 8:48 am

Infelizmente o DECRETO-LEI Nº 312/2003, que estabelece o regime jurídico de detenção de animais perigosos e potencialmente perigosos como animais de companhia, diz o seguinte:
Artigo 8.º
Medidas de segurança especiais na circulação

1 - Os animais a que se refere este diploma não podem circular sozinhos na via pública ou em lugares públicos, devendo sempre ser conduzidos por detentor maior de 16 anos.

2 - Sempre que o detentor necessite de circular na via pública ou em lugares públicos com os animais a que se refere este diploma, deve fazê-lo com meios de contenção adequados à espécie e à raça ou cruzamento de raças, nomeadamente caixas, jaulas ou gaiolas, ou açaimo funcional que não permita comer nem morder e, neste caso, devidamente seguro com trela curta até 1 m de comprimento, que deve estar fixa a coleira ou a peitoral.

3 - São excepcionados do disposto no número anterior os cães potencialmente perigosos usados como guarda, defesa e maneio do gado em explorações agro-pecuárias, bem como os usados durante provas de trabalho e desportivas e os detidos por organismos públicos ou privados que os usem com finalidade de profilaxia ou terapia social.

4 - As câmaras municipais, no âmbito das suas competências, podem regular as condições de autorização de circulação e permanência de animais potencialmente perigosos e animais perigosos nas ruas, parques, jardins e outros locais públicos, podendo determinar, por razões de segurança e ordem pública, as zonas onde seja proibida a sua permanência e circulação e, no que se refere a cães, também as zonas e horas em que a circulação é permitida, estabelecendo as condições em que esta se pode fazer sem o uso de trela ou açaimo funcional.

Este "OU" significa que o cão tem de usar açaime quando vai à trela, para não o usar teria de ir numa caixa :?

No entanto, o Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro, diz o seguinte:
Artigo 7.º
Obrigatoriedade do uso de coleira ou peitoral e açaimo ou trela
1 - É obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor.
2 - É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios.
3 - No caso de cães perigosos ou potencialmente perigosos, para além do açaime previsto no número anterior, os animais devem ainda circular com os meios de contenção que forem determinados por legislação especial.
4 - As câmaras municipais, no âmbito das suas competências, podem criar zonas ou locais próprios para a permanência e circulação de cães e gatos, estabelecendo as condições em que esta se pode fazer sem os meios de contenção previstos neste artigo.
Isto significa que o Pastor Almão também TEM de andar de açaime visto andar à solta, caso contrário teria de andar à trela.

Ou seja, PORQUE É QUE A POLÍCIA DISSE QUE NÃO PODIA FAZER NADA??????
Esta história está muito mal contada... :roll: Eu não ficava quieta enquanto este "pormenor" não fosse resolvido...

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta mai 25, 2006 8:58 am

Pronto, a questão do potencial está resolvida, aguardemos então porque não pode fazer nada a Policia contra o dono do outro animal que igualmente incumpria a lei.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
MJSC
Membro Veterano
Registado: terça fev 01, 2005 3:01 pm
Localização: 2 Cães (Maria e Óscar);1 gato (Vasquinho);1 peixe (Sebastião)

quinta mai 25, 2006 9:01 am

havana Escreveu: ... leve tb um pau para dar no lombo dos cães e dos donos irresponsáveis.
E garanto-lhe não havia de se chegar à beira do meu cão que não levasse naquele lombo e dependendo do meu estado o dono ainda leveva tb.
Lamentável...

Depois dizem que há cães maus...
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta mai 25, 2006 9:02 am

Só mais uma coisinha, a dona do PA tinha TODOS os documentos do animal? Boletim de Vacinas em dia e registo na Junta?

Já agora, o Pastor Alemão, conforme diz o Artigo 2º do Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, pode e deve ser considerado Cão Perigoso. Vejamos o que diz este artigo:
Artigo 2.º
Definições
Para efeitos do disposto no presente diploma, entende-se por:
a) 'Animal perigoso', qualquer animal que se encontre numa das seguintes condições:
i) Tenha mordido, atacado ou ofendido o corpo ou a saúde de uma pessoa;
ii) Tenha ferido gravemente ou morto um outro animal fora da propriedade do detentor;
iii) Tenha sido declarado, voluntariamente, pelo seu detentor, à junta de freguesia da sua área de residência, que tem um carácter e comportamento agressivos;
iv) Tenha sido considerado pela autoridade competente como um risco para a segurança de pessoas ou animais, devido ao seu comportamento agressivo ou especificidade fisiológica;

.......
9 pontos É um ferimento grave...

Eu averiguava bem todos estes pontos, se a Lei existe, então É PARA TODOS...

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
texuga
Membro Veterano

quinta mai 25, 2006 9:06 am

Tou uma pró em cães perigosos... 8) Aprendi qualquer coisita :lol: 8)
rowena
Membro Veterano
Registado: quarta mar 15, 2006 11:01 am

quinta mai 25, 2006 9:20 am

Se as leis existem é para serem cumpridas, então e em relação ao Pastor Alemão, népia.

Ou há moralidade ou pagam todos.

Lá voltamos nós ao velho tema de cães potencialmente perigosos.
Santa paciência
Em vez de levar um pau leve dois talvez faça mais efeito mas para dar nas pessoas iresponsáveis :oops: :oops:
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta mai 25, 2006 9:25 am

Até me custa a crer que a policia não tenha multado o dono do PA :o Então ia solto, mordeu o que estava preso e '' não pode fazer nada''?

Ok que o rot tenha sido multado por não levar açaime, mas caramba , então e o outro??? Se calhar eu tinha solto o rot para se poder defender e como ia ser multado de qualquer maneira...... azar!!

Estou pasma :o :evil:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mai 25, 2006 9:33 am

O PA também estava fora da lei...

Isso que não podia fazer nada é treta.
Devia ter exigido que o dono do PA também fosse multado.
Se o polícia rejeitasse, ia à esquadra e metia queixa do polícia.

Cá para mim o polícia quis ser simpático para o dono do PA...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mai 25, 2006 9:38 am

A Texuga falou, e falou bem. Disse tudo.
Vocês deverão dirigir-se à PSP, apresentar queixa do ataque do PA e exigir que os donos sejam penalizados de acordo com a Lei. Conforme disse a Texuga, o PA ia solto e sem açaimo (Não sendo potencialmente perigoso deveria de andar á trela OU com açaimo) e dado que atacou outro animal na via pública deverá passar a ser classificado como perigoso e assim ficar a partir daí sujeito a todas as obrigações que isso implica ( ex: Seguro de Respnsabilidade Civil licença específica, obrigatoriedade de trela E açaimo, etc.).
Não compreendo por isso também porque é que a PSP diz que "não pode fazer nada", porque na verdade pode fazer e muito. Aconselho-o veementemente a ir à esquadra e a apresentar queixa formal. Talvez com estes exemplo a pessoas aprendam a comportar-se com os cães na rua e assim dimunuam os casos de injustiças como esta.
Se quiser imprimir os Decretos -Lei que a Texuga indicou, para mostrar aos supostamente desavidados PSP's, vá a http://www.rottpt.net e está na parte de 'Legislação".

Boa sorte
Paulo C.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta mai 25, 2006 9:56 am

Simplesmente, vergonhoso.....
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Responder