Alguem sabe?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta mai 25, 2006 12:43 pm

Ola,
Aqui ha uns tempos um veterinario disse-me que quando os gatos (machos) tem 3 cores diferentes de pêlo sao estereis , isto é verdade?
Ja andei a pesquisar sobre o assunto mas nao encontrei nada...
Cumps
pnevesm
Membro Veterano
Registado: sexta dez 16, 2005 9:21 am

quinta mai 25, 2006 12:48 pm

:o

eu ja ouvi dizer foi que so existem gatas de tres cores...

que os gatos so têm 1 ou duas cores no maximo...

Tretas!

ja vi gatos machos de tres cores e gatas com uma so cor e duas..........

agora quanto a isso de serem estereis.... tambem deve ser um belo de um mito! :? :?
_kikinha_
Membro
Registado: terça dez 28, 2004 12:59 am

quinta mai 25, 2006 12:51 pm

Nesse assunto não estou mesmo nada à vontade, mas já me disseram umas quantas vezes que os gatos com três cores normalmente são fêmeas. Não sei se haverá alguma relação nem se é verdade...
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

quinta mai 25, 2006 12:57 pm

Bita o susto deu-te volta ao miolo???

Isso está-me a cheirar a mais um mito, mas já agora, também fiquei curiosa ;) ;) Muita coisa ando eu a aprender por aqui, quem havia de dizer, agora, depois de velha e ainda dizem que burro velho....

Isabel
bita322
Membro Veterano

quinta mai 25, 2006 12:57 pm

Mas a verdade é que foi um vet que me disse, mas esse vet também tinha um gato que pesava 12 Kg :o

Eu também nao sei daí a pergunta, se fosse dito por outra pessoa nem ligava, mas á partida os vets deveriam saber aquilo que dizem
:?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mai 25, 2006 1:10 pm

Desenganem-se quem pensar ser mito... ;) . os machos de 3 cores são estéreis derivado ao factor anormal dos cromossomas... ;)
E sim a maioria (99,9.9999999%), felizmente, senão era mais uma espécie em estinção..., são fêmeas ;)

E, aqui vos deixo um pequeno texto dum aluno de Medicina Veterinária, resumo este que está bem explícito e não se torna nada enfadonho...porque é pequeno ;)

http://www.canalrioclaro.com.br/colunas/?coluna=650

"Há uma crença de que quando se vê um gato de três cores, com certeza é fêmea. A explicação científica está na hereditariedade, na genética - nos cromossomos e nos seus genes, que são os responsáveis pelas características herdadas dos pais.

Parte da coloração dos felinos é determinada por cromossomos sexuais, para quem não se lembra das aulas de genética, ai vai uma pequena revisão, só para entender essa história da cor dos pêlos.

Nos gatos, assim como em todos os outros mamíferos, o sexo é determinado por um par de cromossomos, que denominamos X e Y. Quando o embrião formado é XX, dará origem a uma fêmea, e quando é XY, dará origem a um macho. Este padrão deu o que pensar, e os pesquisadores começaram a se perguntar o papel do segundo cromossomo X nas fêmeas.

Em 1961 a pesquisadora Mary Lyon propôs uma hipótese de que as fêmeas de mamíferos simplesmente desativariam um dos cromossomos X de cada uma de suas células. Esta hipótese, que ficou conhecida como hipótese de Lyon, se confirmou mais tarde com diversos experimentos que mostraram que esta desativação ocorre durante o período embrionário. Assim, algumas células das fêmeas de mamíferos teriam um dos X desativados e outras células teriam o outro.

Voltando aos nossos gatos, os genes que determinam pelagem preta ou amarelada estão localizados no cromossomo X. Como os machos possuem apenas um X, eles nunca terão essas duas cores, pois apresentam um ou outro gene. Já nas gatas a situação é diferente como em algumas células um dos cromossomos é desativado e o outro não, elas podem apresentar alguns pêlos pretos e outros amarelos A coloração branca é determinada por outros genes, que também estão presentes nos machos. Se um gato macho "parece" ter três cores, provavelmente ele é rajado ou mesclado de branco com rajado, possui cores com nuances mais fortes ou mais fracas.

É por isso que algumas pessoas, quando vêem um gato de três cores, têm certeza de que é uma gata, e não um gato!

Obs: Isso não quer dizer que não existem machos de três cores. Eles existem, porém, é resultado de uma anomalia genética que acontece em 0,01% dos gatos de três cores, ou seja, 99,99% são fêmeas. Estes machos apresentam cromossomos sexuais XXY ao invés de XY. Esta anomalia, além de proporcionar três cores aos machos, torna estes indivíduos estéreis, geralmente hermafroditas."

Autoria de: Gustavo Henrique Spaziano
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
GARFYELD
Membro Veterano
Registado: quinta nov 18, 2004 4:15 pm

quinta mai 25, 2006 1:12 pm

Eu acho que esse vat anda um cadinho baralhado........o que eu ou vi dizer é que as gatas pode ter até 4 cores e os gatos não....o que é um grande disparate porque eu já tive um GATO com 4 cores e tigrado......acho que isso deve ser um mito ou então o vet tava a "brincar" :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
"Quanto mais conhe&ccedil;o o Homem..... mais Amo os Animais!"
GARFYELD
Membro Veterano
Registado: quinta nov 18, 2004 4:15 pm

quinta mai 25, 2006 1:18 pm

Ok.... :oops: :oops: :oops: :oops: :o :o
"Quanto mais conhe&ccedil;o o Homem..... mais Amo os Animais!"
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

quinta mai 25, 2006 1:21 pm

Eu não digo!

:o :o

O que eu tenho aprendido :oops: Leo é por saber, (mais isto) que teve aquela dúvidinha, sobre o G... Pacholas???? ;) ;)

Isabel
bita322
Membro Veterano

quinta mai 25, 2006 1:24 pm

Obrigada Leonilde,
Esta questão prendeu-se com o facto de eu achar que o meu Tobias tem realmente 3 cores.
A ver se consigo explicar isto sem ser muito confuso:
O Tobias é tigrado, o tigrado dele é preto e cinza e tem a barriga toda amarelinha.
Pode ser o tigrado dele em cinza e preto considerado duas cores?
Basicamente ele é cinzento , com ricas pretas e tem a barriga amarela.
Será que o meu Tobias faz parte dos tais 0,01% ou o preto e cinza no tigrado é considerado apenas uma cor?

Devo estar a dizer aqui uma barbaridade, mas a serio que ando curiosa.

Obrigada desde ja pelas explicações.

Cumps
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta mai 25, 2006 1:40 pm

Não bita, não faz porque a cor é a mesma com a diferença de tons e não de cores... ;)

Um gato de 3 cores, é mesmo cores distintas e não tons dentro das mesmas cores... ;)

Por exemplo, um gato (macho) tipo tartaruga, com 3 cores diferentes...são esses os tais gatos estéreis... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
vanessards
Membro
Registado: quarta dez 21, 2005 4:55 am

quinta mai 25, 2006 1:46 pm

Olá!

bemmmm, este é um assunto que se me falassem noutras circunstancias eu tambem pensaria ser mais um mito!! :lol:
nao tinha a menor ideia acerca da coloraçao influenciar esse tipo de coisas! :)

Vanessa
bita322
Membro Veterano

quinta mai 25, 2006 1:47 pm

Muito obrigada,
Afinal o meu peste é machinho completo( quer dizer era antes de ter ido á faca) :p

Como ele também andava com duvidas sobre a sua real situação logo quando chegar a casa já o tranquilizo :lol:

Cumps
vanessards
Membro
Registado: quarta dez 21, 2005 4:55 am

quinta mai 25, 2006 1:47 pm

a arca anda outra vez maluca... respondo depois da bita e apareço antes... :D
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta mai 25, 2006 2:13 pm

vanessards Escreveu: Olá!

bemmmm, este é um assunto que se me falassem noutras circunstancias eu tambem pensaria ser mais um mito!! lol
nao tinha a menor ideia acerca da coloraçao influenciar esse tipo de coisas! )

Vanessa
Tem mesmo... ;) . Portanto se algum dia virem um gatinho em que não lhe possam ver o "BI", pela pelagem já podem fazer uma ideia se esta tiver 3 cores...será uma fêmea ou então estarão a ver um macho tricolor, estéril :p . É pegarem logo nesse que poupam uns trocos numa castração :p Imagem

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”