sábado mai 27, 2006 1:27 am
Olá a todos
Aqui vão então as noticias.
Já fomos à psp e apresentamos queixa do cão que atacou o Tann.
Felizmente a psp foi impecavel e cedeu-nos o contacto da dona do Pastor Alemão que estava na queixa que ela apresentou contra o Rottweiler, pois com a pressa a minha namorada não tinha dados nenhuns sobre o outro cão.
Mas mesmo assim isto é um pouco confuso (desculpem o texto ser novamente enorme):
- A minha namorada tem uma queixa crime na psp por andar com um cão potencialmente perigoso à trela, mas sem açaime. Em breve vai receber uma carta em casa e se quiser pagar a multa o processo fica arquivado, se não pagar vai a julgamento.
- Quanto ao Pastor Alemão levámos uma declaração do medico que nos atendeu no hospital veterinario, a dizer que o nosso cão apresentava uma mordedura de outro cão e levamos também uma factura com o valor dos tratamentos efectuados.
Apresentamos queixa contra a dona do Pastor Alemão por ter o cão solto.
Infelizmente a única testemunha do ocorrido sou eu, que sendo namorado da dona do Rottweiler não é muito vantajoso pois sou considerado "parte interessada".
Agora vejam o ridiculo da questão, se a dona do pastor alemão não tivesse apresentado queixa, nós não tinhamos dados nenhuns dos donos nem forma de provar que foram exactamente aqueles dois cães os envolvidos.
Isto porque o meu testemunho não vale de muito e porque não ficamos com os dados da dona do pastor alemão.
Daqui tirámos uma lição importante: quando algo semelhante nos suceder ou vos suceder (esperamos que não) recolham sempre os dados dos donos do cão atacante e o contacto de uma ou duas testemunhas que nada tenham a ver com nenhuma das partes.
Se os donos se recusarem a identificar podemos chamar a psp (se os
donos entretanto não fugirem...) e esta pode obriga-los a identificarem-se.
Estou apenas a escrever tudo isto num forum público, pois hoje fomos ao advogado do pai da minha namaroda e ele informou-nos que provavelmente o caso não vai para a frente, pois:
- o pastor alemão não tinha trela, mas não temos testemunhas disso excepto eu e a minha namorada; quando a psp chegou o pastor alemão já estava com a trela posta;
- o veterinario pode apenas dar uma declaração de que o Tann foi mordido por outro cão, não pode dizer que foi por aquele Pastor Alemão;
- a psp pode apenas testemunhar que o Rottweiler não ia açaimado, pois a restante ocorrência não foi por eles testemunhada;
- por tudo isto o Pastor Alemão não pode ser considerado um cão perigoso pois não há provas directas de que foi ELE o atacante;
Resumindo, daqui fica apenas que:
1 – A minha namorada terá de pagar um multa por ter um cão potencialmente perigoso sem açaime;
2 – Os tramentos do Tann (Rottweiler) não vao ser pagos;
3 – Não segue nenhuma queixa contra a dona do Pastor Alemão;
4 – O Pastor Alemão não fica considerado um cão perigoso;
5 – Provavelmente não teremos de pagar o tratamento ao Pastor Alemão pois a dona não apresentou testemunhas.
As temunhas teriam de ser apresentadas na altura da ocorrencia, pelo que agora se forem apresentadas de nada servem.
Nós vamos para a frente com a queixa, mas um juiz certamente arquivará o processo.
De qualquer forma, muito obrigado em meu nome, em nome da minha namorada e em nome doTann pelo vosso apoio.
E repito a mensagem, tirem sempre os contactos dos donos e de pelo menos uma testemunha independente.
Em resposta a uma questão aqui colocada, o Pastor Alemão tinha apenas a vacina da Raiva (a única obrigatória) e o registo na junta de freguesia.
Cumprimentos
Daniel
Nota: o Tann agora vai à rua com trela e com açaime e a minha namorada levou mesmo a serio a historia do pau e cada vez que sai com o cão leva um pau com ela.
(e o pau é o cabo de uma colher de pau, daquelas grandes que na universidade se usam para atar as fitas do curso, e segundo a minha namorada se alguma coisa voltar a acontecer, ela bate 1º no cão para defender o dela, mas depois apanham os donos que se armarem em espertos)
- Desculpem o texto enorme -