olá, eu tenho um podengo pequeno de 9 meses, é um cão espetacular.
Existem 3 tamanhos de podengos e dois tipo de pelo, mas podes fazer uma pesquisa na net que vais encontrar alguma informação. Aqui na arca também tens informação.
è que o meu namorado é de Penafiel e teima que existe uma raça de cães que é o perdigueiro de penafiel...ora perdigueiros eu sei que há, podengos também...agora perdigueiro DE PENAFIEL...hum nunca tinha ouvido
Já os vi lá à venda realmente numa feira anual que lá costuma haver, a Agrival...mas seilá pra mim são "rafeiritos" engraçados...ele é que teima comigo que existe essa raça...
Eu também me lembro de há uns anos me falarem várias vezes no "podengo de penafiel" ou "podengo de orelhas de fita" e depois de muitas voltas nada mais é que um podengo médio de pelo cerdoso, que por acaso é/era muito abundante e apreciado na zona. Como vinham de boas linhas de caça, eram apreciados pelos restantes caçadores, mas nunca deixaram de ser podengo português... apenas nasceram em penafiel
lol PauloC não vale a pena, ele ainda percebe menos de cães do que eu
Ele é que me vê a frequentar o fórum e disse para eu colocar o tópico para tirarmos as teimas, eu já passo o cabo dos trabalhos para lhe explicar coisas sobre cães, agora vou ter que lhe explicar muito bem isto dos "perdigueiros de Penafiel" :p
Na tal feira, todos os anos, lá estão eles...eu até costumo dizer que não são os perdigueiros de Penafiel mas sim os "pulguentos de Penafiel" porque os feirantes têm-nos lá todos ao molhe assim no meio da confusão muito sujinhos
Olá,
De facto não existe a raça de "podengo de Penafiel", mas para o estalão da raça do podengo médio de pelo liso, foi considerada a versão existente no Norte de Portugal (Região de Penafiel e Amarante). Mas nada como falar com o Clube de Caçadores de Penafiel que costumavam organizar exposições de podengos anualmente!
Cpmts/A.Ferreira