Lã merino... roupa antialérgica para todas as estações

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado mai 27, 2006 6:09 pm

Está um artigo na visão desta semana. Eu já tinha conhecimento, não é novidade mas agora estou mais interessada no assunto.

A respeito da raça de ovelhas Merino

A raça Merino, conhecida pela sua lã fina, se originou na Espanha, que manteve o monopólio da produção de lã merina por séculos. Entretanto, no fim do século XVIII, os ovinos Merino se espalharam para a Inglaterra e outros países europeus e, principalmente para a América do Sul, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos. A Espanha perdeu então, sua reputação de produtora de ovinos de lã fina, para a Austrália.

Imagem

Imagem

Além de manter o corpo fresco no verão, permite passar o inverno sem frio,- penso que é o desejo de qualquer pessoa na busca do conforto.
A explicação para esta características de roupas fabricadas com lã de merino, deve-se ao facto de existir milhares de bolsas de ar que existe em cada fibra deste tipo de lã.

Pelo que percebi, as roupas são feitas por gramagem...por exemplo uma t-shirt pode ter 190 gramas e um casaco pode ter 380. Todas as roupas são mais leves que outras "normais".

Uma outra característica que eu acho menos relevante como peça de roupa mas sim como característica física da lã.
»Uma t-shirt pode ser usada durante uma semana, basta colocar a t-shirt "a apanhar ar", para que o cheiro desapareça.:lol:

www.icebreaker.com

Estas espécie em Portugal... Merino da beira baixa, muito interessante.

http://docentes.esa.ipcb.pt/candrade/ME ... 0BAIXA.pdf :D
Última edição por susanastrat em domingo mai 28, 2006 9:13 pm, editado 3 vezes no total.
<p>susana</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado mai 27, 2006 6:27 pm

Este tipo de lã sempre existiu (desde que me lembre ser gente) e sempre foi muito cara. Lembro-me da minha mãe ter tido um casaco de merino que eu preferencialmente o usava tantas vezes... e na verdade ele durou e durou e durou...quais pilhas duracell? :p :lol:
Ainda hoje os cachecóis e luvas de merino são os melhores ;) . Isto falando de lãs, obviamente ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
susanastrat
Membro Veterano

sábado mai 27, 2006 7:36 pm

Geralmente as pessoas conhecem esta lã por ser de qualidade excepcional... ;)

Eu desde que me conheço ainda que seja à 29 anos sempre a conheci...inclusive tive e tenho peças de roupa feitas a partir desta lã.

Os edredons são excelentes como todas as peças de vestuário.

O objectivo do tópico não é divulgar uma novidade de matéria prima na indústria têxtil, porque não é novidade nenhuma. É a cima de tudo divulgar e procurar obter mais informação a respeito das propriedades físicas e quimicas que a tornam tão singular esta lã. Além disso existe um aspecto que eu tenho curiosidade que diz respeito às regiões onde se pode encontrar a ovelha merino...
por exemplo, existe em Moura, no alentejo quem se dedique ao merino preto que é uma raça* protegida...

Em fim, são estes aspectos que me interessam!:p

*erro...correcção de espécie para Raça ;)
Última edição por susanastrat em domingo mai 28, 2006 4:13 pm, editado 1 vez no total.
<p>susana</p>
susanastrat
Membro Veterano

sábado mai 27, 2006 8:11 pm

Mais uma informação...

http://www.ovinosecaprinos.com/merpreto.html

Pelo que percebi existe grande procura de roupa...

Um exemplo de uma camisola feita de lã merino:

Imagem
<p>susana</p>
susanastrat
Membro Veterano

sábado mai 27, 2006 9:43 pm

Esta ovelha Shrek famosa...por ficar 6 anos perdida nas montanhas na Nova Zelândia, rendeu 27,5 quilos de lã.
Segundo o que sei esta ovelha poderia morrer devido ao volume de lã.

Imagem
Apesar de ter vivido tanto tempo de maneira selvagem, a ovelha, de 9 anos, não se debateu ou baliu durante a tosa. A operação levou 25 minutos e foi realizada pelo ex-campeão mundial de tosa de ovelhas Peter Casserley, que preferiu usar lâminas à moda antiga, inclusive tesouras gigantes.
Imagem
Acredita-se que a ovelha tenha sobrevivido a rigorosos invernos, 1.500 metros acima do nível do mar, na principal cadeia de montanhas do país, alimentando-se de plantas e escondendo-se em cavernas..
Depois ...hehehe!
Com a aproximação do inverno, o tosador deixou uma boa camada de pêlo no animal, que também ganhou um casaco - de pura lã de merino.
Imagem

A lã de merino (raça de ovelhas) de alta qualidade tem preço alto no mundo da moda. O material retirado de Shrek é suficiente para confecção de 20 casacos e será leiloada em benefício de uma instituição filantrópica que cuida de crianças com câncer
<p>susana</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo mai 28, 2006 2:57 pm

susanastrat Escreveu: por exemplo, existe em Moura, no alentejo quem se dedique ao merino preto que é uma espécie protegida...
Raça, mulher... RAÇA!! 8)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
susanastrat
Membro Veterano

domingo mai 28, 2006 4:08 pm

Obrigado, só tu para me ajudares nestas coisas... :p

Infelizmente quem escreveu na fonte espécie e não raça percebe tanto disto quanto eu... :oops:

A Peta e a animal protestam...

Agora existe alguma ameaça para estas ovelhas?! Além de que ao existir interesse na lã...isso ajuda à preservação da ovelha merino, penso eu de que...
<p>susana</p>
Dan_Grr
Membro
Registado: quarta jun 29, 2005 11:21 pm

domingo mai 28, 2006 4:40 pm

Hey, disseram "anti-alérgico"?
susanastrat
Membro Veterano

domingo mai 28, 2006 4:47 pm

Dan_Grr Escreveu:Hey, disseram "anti-alérgico"?
Disse sim...

características peculiares (antialérgica; isolante térmico; não inflamável; com textura, maciez e elasticidade excepcionais para industria têxtil), alguns de seu usos no cotidiano da humanidade (...)confecção de feltros empregados no isolamento termo-acustico dos veículos.
Última edição por susanastrat em domingo mai 28, 2006 7:40 pm, editado 1 vez no total.
<p>susana</p>
Dan_Grr
Membro
Registado: quarta jun 29, 2005 11:21 pm

domingo mai 28, 2006 7:35 pm

22% das saias femininas? Não posso escolher o pacote completo?
susanastrat
Membro Veterano

domingo mai 28, 2006 9:04 pm

hehehe! :lol:

Eu acho que sim... :lol:

Geralmente as pessoas associam peças de roupa de lã apenas a roupa quente...e nem sempre é assim. ;)
<p>susana</p>
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”