A propósito de cruzamentos...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MonVal
Registado: segunda mai 08, 2006 11:37 pm

sábado mai 27, 2006 3:57 pm

Avancemos, pois. Mas sem ligar aos nomes. Primeiro era a questão do C, agora das crias e dos bébés, meninos, filhos, etc. Não vejo a relevância - acho que os animais devem ser tratados bem, mas como animais que são: cuidados e carinho humano sem nos substituirmos às suas mães, que têm algo que nós não temos, o instinto.
Eu trato [i]publicamente[/i] os "filhos da minha cadela" por meninos, bébés, cachorrinhos - não os trato melhor ou pior do que se lhes chamasse crias. Às vezes, mais na brincadeira, até digo que sou a avó - mas ainda não me detectaram nenhum problema do foro mental... :D
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

domingo mai 28, 2006 12:59 am

Eu chamo "trambolho" ao meu filho. Serei mais desligado de sentimentos por ele do que um pai que trate o filho por "pichichi" :?: :roll:
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

domingo mai 28, 2006 12:59 am

Eu chamo "trambolho" ao meu filho. Serei mais desligado de sentimentos por ele do que um pai que trate o filho por "pichichi" :?: :roll:
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo mai 28, 2006 1:35 am

Bullie Escreveu: Eu chamo "trambolho" ao meu filho. Serei mais desligado de sentimentos por ele do que um pai que trate o filho por "pichichi" :?: :roll:
Mai nada? lol

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

domingo mai 28, 2006 5:18 am

No meio da discussao do bebe, cria, cachorro , filho etc a Cindelp entusiasmou-se que ate se esqueceu de responder ao proposito do topico que é como começou a fazer criação 8)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo mai 28, 2006 12:08 pm

bita322 Escreveu: No meio da discussao do bebe, cria, cachorro , filho etc a Cindelp entusiasmou-se que ate se esqueceu de responder ao proposito do topico que é como começou a fazer criação 8)
Oh Bita,

Deixe lá isso que hoje é domingo ...

Se está muito curiosa em saber como entrei ou não nos cães (indepente/ de criar ou não), basta ir ao meu site .... a minha introdução está lá mais de 5 aninhos ... por isso ...
E não, não me esqueci nem deixei de esquecer. Simplesmente acho que não tenho que vir para aqui escrever seja lá o que for sobre a minha vida. As simple as that !

Sobre a palavra "crias", realmente devo ser a unica que vê algo estranho em:
"Quanto à colocação de crias em pet shops,...posso dar a minha opinião antes do jc. Sousa dar a dele,... não não concordo,... mas eu já coloquei crias num pet shop"

Mas às tantas sou mesmo eu que estou muito mal habituada ...

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
MonVal
Registado: segunda mai 08, 2006 11:37 pm

domingo mai 28, 2006 1:54 pm

Entre "trambolho" e "pichichi", acho que preferia o "trambolho"... :lol: :lol: :lol:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo mai 28, 2006 3:35 pm

Este assunto já foi discutido por aqui... noutros tempos...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

domingo mai 28, 2006 6:48 pm

Escreve, edita e escreve,... isso é que é segurança,...pois é por essas e por outras,... ;)

Quando me citar, cite-me na integra,... e não mude palavras, para outras, que interpreta como sinónimos.

Ai era essa a questão??? não tinha percebido,... podia ter ido directa ao assunto e ter deixado os rodeios de lado.O que tem a mais de entendedora tem a menos na capacidade de ser directa, preferindo a insinuação,.. pois para mim não. ;)

Se tivesse ido directa ao assunto, eu tinha-lhe dito o porquê,... mas agora não me apetece,...os gatos são meus e não tem nada a ver com isso,... ou por acaso tem a pretenção de que me importa alguma coisa aquilo que se passa na sua cabecinha e, venha aqui justificar aquilo que disse???. estou-me simplesmente a pirolitar para aquilo que acha, aquilo que entende não me interessa nada,... percebeu???
Se me importa-se com opiniões de terceiros,... não o tinha dito. Decido por mim, assumo o que faço, sei porque o faço, como o faço e,... isso a mim basta-me,...sabe,... não tenho justificações a dar-lhe ou alguém a elegeu, procuradora do assunto??????

No que aos meus animais diz respeito, só respondo perante mim, perante eles, e perante as pessoas a quem foram confiados, quando e, sempre que fôr necessário.

E mais uma coisa,... quer discutir discuta, ... mas sózinha, porque eu não vou andar aqui no picapau, mas tome consciência que não é receio , pois já reparei que quando fala com terceiros, fala sempre no fórum com um tom intimadatório e, por isso mesmo eu lhe vim cá responder, para mais uma vez, não fazer os seus juízos.
A partir de agora, para mim acabou a conversa, que não gosto de andar muito tempo de chinelos,... se quiser continuar a marrar,... fique cá sózinha, ou em alternativa há por aí muitas praças,... enquanto o Manel Moutinho não acabar com elas e quiser ter companhia. ;)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo mai 28, 2006 7:10 pm

uaimori Escreveu: Escreve, edita e escreve,... isso é que é segurança,...pois é por essas e por outras,... :D ;)

Quando me citar, cite-me na integra,... e não mude palavras, para outras, que interpreta como sinónimos.

Ai era essa a questão??? não tinha percebido,... podia ter ido directa ao assunto e ter deixado os rodeios de lado.O que tem a mais de entendedora tem a menos na capacidade de ser directa, preferindo a insinuação,.. pois para mim não. :D ;)

Se tivesse ido directa ao assunto, eu tinha-lhe dito o porquê,... mas agora não me apetece,...os gatos são meus e não tem nada a ver com isso,... ou por acaso tem a pretenção de que me importa alguma coisa aquilo que se passa na sua cabecinha e, venha aqui justificar aquilo que disse???. estou-me simplesmente a pirolitar para aquilo que acha, aquilo que entende não me interessa nada,... percebeu???
Se me importa-se com opiniões de terceiros,... não o tinha dito. Decido por mim, assumo o que faço, sei porque o faço, como o faço e,... isso a mim basta-me,...sabe,... não tenho justificações a dar-lhe ou alguém a elegeu, procuradora do assunto??????

No que aos meus animais, só respondo perante mim, perante eles, e perante as pessoas a quem foram confiados, quando e, sempre que fôr necessário.

E mais uma coisa,... quer discutir discuta, ... mas sózinha, porque eu não vou andar aqui no picapau, mas tome consciência que não é receio , pois já reparei que quando fala com terceiros, fala sempre no fórum com um tom intimadatório e, por isso mesmo eu lhe vim cá responder, para mais uma vez, não fazer os seus juízos.
A partir de agora, para mim acabou a conversa, que não gosto de andar muito tempo de chinelos,... se quiser continuar a marrar,... fique cá sózinha, ou em alternativa há por aí muitas praças,... enquanto o Manel Moutinho não acabar com elas e quiser ter companhia. ;)
Oh minha cara,

Acalme lá a passarinha primeiro.

Segundo, e antes que isto se torne um turrinha de forum:

Escreveu o que escreveu num topico suspostamente sobre criadores. Eu, como forista, citei-e e comentei ... qual o espanto? :o

Acho que é para isto que o forum serve .. ou não?

Se faz o que lhe apetece, e assume o que faz .. bom para si. A mim pouco me interessa. Não a conheço nem tenho o menor interesse em tal. Mas novamente, se escreve no forum está sujeita a que os seus posts sejam comentados, né? Positivamente ou negativamente ... novamente não vejo o espanto ...

E olhe que para quem não se importa, o que os outros pensam, este post anterior é meio ...

Chocou-me a palavra crias? Sim, chocou-me a palavra no sentido em que foi utilizada.
Mas e como fiz questão de referir no meu primeiro post deste topico, cada um faz de o que lhe apetecer e cada um sabe de si.

Não, não tem explicações a me dar ... mas tambem alguem lhe disse que eu queria as explicações ... Não me confuda, sff!

E já agora, se bem que o suponho que seja o calor, diga lá onde é que eu a citei alterando as suas palavras ...

Nanci

Ps: Sim, editei o meu post anterior ANTES de alguem ter respondido. Quer que lhe diga quantos posts ja editou? É que é só uma questão de os contar....
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda mai 29, 2006 9:43 am

Se quer tentar fazer algo pela canicultura, comece a fazer . O que o impede ?
Meu Caro

Fazer algo pela canicultura ,é também, discutir e tentar mudar a cultura canina que reina em Portugal (e um pouco por todo o mundo) onde as pessoas compram cães de determinada raça porque é tão “quiduxo” , tem um aspecto tão fofo, porque aparece na publicidade, etc; e compram filhos de campeões porque é algo do tipo de comprar uma camisa de marca. . .
Muitas pessoas já se gabaram, à minha frente, que o cão é filho de campeões e que custou uma fortuna ( e patati patata) e depois, vai-se a ver, e nem sabem a história e a funcionalidade da raça, nem isso lhes interessa nada. A maior parte das pessoas compra um cão, de determinada raça e com determinado Pedegree, não por verdadeira necessidade, ou paixão, pela raça, mas por aspectos e gostos completamente fúteis, do ponto de vista, do que deve ser a canicultura e a criação de cães.
Os amantes, possuidores e criadores, de determinada raça, devem ter a cultura da raça, com tudo o que isso implica. Lutar por isso é fazer algo pela canicultura, e é a única coiso que eu vejo que se possa fazer de útil num fórum.

É sempre mais confortável mantermo-nos no lado teórico da coisa, né ? Mas já agora, já que não quer mesmo fazer algo, ao menos ajuste as suas teorias à realidade.
Eu nunca disse nem que criava nem que não criava; por outro lado criar cães tanto pode ser positivo para a raça (se a criação for bem feita) ou mau (se a criação for mal feita).
Mantermo-nos apenas do lado teórico da coisa é realmente mais fácil, mas também é algo útil, e é a única coisa que se pode fazer num fórum!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda mai 29, 2006 9:50 am

Eu tenho pouco interesse pela criação.
No entanto - só para clarificar - as linhas de sangue, para mim, só são importantes na medida em que concretizam um objectivo filosófico, chamemos assim...

Por exemplo, há uma criadora de labradores cuja linha de sangue está, segundo ela, profundamente ligada à funcionalidade desta raça.
Ela cria para a caça e não é reconhecida pela FCI.
Mas tem uma posição interessante - a de que a raça está a ser disvirtuada pelas expo e a tornar-se num cão de companhia em vez de um cão de caça...

Agora, pergunto eu - com tanta moralidade á volta dos "C" e "bons" criadores, quantos dos "moralistas" treinam os cães no uso das suas funcionalidades ?
É que me parece que fazer cruzamentos por muito estudados e trabalhados que sejam não assegura que o animal seja capaz de desempenhar a funcionalidade da raça...

Embora também ache discutível que os animais devam ser criados para a caça ou o pastoreio num mundo onde já não se pratica nem uma nem outra, a não ser por excepção.

Mas, então, para que criam os criadores ?
Para as expo, para os prémios, para a fama e o prestígio pessoal ? - mais uma vez, parece-me uma colecção de fracos motivos embora melhor do que apenas para vender.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

segunda mai 29, 2006 10:12 am

Por exemplo, há uma criadora de labradores cuja linha de sangue está, segundo ela, profundamente ligada à funcionalidade desta raça.
Ela cria para a caça e não é reconhecida pela FCI.
Desculpe mas não entendi, julgo, a totalidade desta frase.

Essa criadora que mencional não é reconhecida pela FCI de que forma?
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda mai 29, 2006 10:35 am

Embora também ache discutível que os animais devam ser criados para a caça ou o pastoreio num mundo onde já não se pratica nem uma nem outra, a não ser por excepção.
É precisamente por não se praticarem grande parte das actividades para as quais as raças foram criadas, que deve haver (e há em alguns casos) provas morfológicas, funcionais e de temperamento) para que as raças não se extingam.
Os criadores devem ter como objectivo manter as raças e não produzir cães para vender ao grande publico.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda mai 29, 2006 11:15 am

Desculpe mas não entendi, julgo, a totalidade desta frase.

Essa criadora que mencional não é reconhecida pela FCI de que forma?
Quero, primeiro, esclarecer que não conheço a senhora, nem os seus cães.
Dizem-me que a morfologia foge um bocado ao estalão - que tem, pex, os focinhos mais ponteagudos, etc.
Por esse motivo, não tem hipóteses de ganhar qualquer expo...
No entanto, parece que tem algum sucesso entre os caçadores...

Na realidade eu acho que algumas raças - nomeadamente os labs, golden, boxers, cockers, etc. - são, hoje em dia, cães de companhia muito mais que cães de outra coisa qualquer.

E talvez devam ser encarados deste modo...não sei.
O século XIX já lá vai, não é ?
Não tenho a certeza que as qualidades que os tornaram tão procurados como cães de companhia estejam estritamente ligadas à funcionalidade...

O caso do cocker é exemplar - o cocker de companhia é bem mais pequeno que o seu irmão caçador.
Mesmo nos cães de guarda - estou a lembrar-me do PA, pex. - há linhas marcadamente diferentes conforme são funcionais - mais robustos e maiores - ou são de companhia...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Responder

Voltar para “Cães”