A respeito da raça de ovelhas Merino
A raça Merino, conhecida pela sua lã fina, se originou na Espanha, que manteve o monopólio da produção de lã merina por séculos. Entretanto, no fim do século XVIII, os ovinos Merino se espalharam para a Inglaterra e outros países europeus e, principalmente para a América do Sul, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos. A Espanha perdeu então, sua reputação de produtora de ovinos de lã fina, para a Austrália.

Além de manter o corpo fresco no verão, permite passar o inverno sem frio,- penso que é o desejo de qualquer pessoa na busca do conforto.
A explicação para esta características de roupas fabricadas com lã de merino, deve-se ao facto de existir milhares de bolsas de ar que existe em cada fibra deste tipo de lã.
Pelo que percebi, as roupas são feitas por gramagem...por exemplo uma t-shirt pode ter 190 gramas e um casaco pode ter 380. Todas as roupas são mais leves que outras "normais".
Uma outra característica que eu acho menos relevante como peça de roupa mas sim como característica física da lã.
»Uma t-shirt pode ser usada durante uma semana, basta colocar a t-shirt "a apanhar ar", para que o cheiro desapareça.

www.icebreaker.com
Estas espécie em Portugal... Merino da beira baixa, muito interessante.
http://docentes.esa.ipcb.pt/candrade/ME ... 0BAIXA.pdf