Colónia aumentada!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Suri
Membro
Registado: domingo set 18, 2005 1:24 pm

quarta mai 31, 2006 12:39 am

Boa noite a todos

Do que em tempos foi uma colonia com perto de 15 gatos, a minha pequena população de rua felina foi diminuindo para 3 gatos (felizmente houve um sra que esterilizou as gatas).
Infelizmente o macho residente morreu e ficaram só duas gatas.
Bem que eu de noite tenho ouvido uns miados estranhos, mas pensava "não pode ser, as gatas estão esterilizadas".

E não é que agora lhes fui dar de comer e a colonia aumentou: apareceram 4 gatos novos!!
Não sei se são machos ou fêmeas porque não se deixam aproximar, começam logo a bufar e a rosnar.
São:
- um tigrado de amarelo claro (este presumo que seja macho porque é corpulento e tem uma grande cabeça)
- um todo preto
- um preto e branco
- um cinzento e branco

Não venho aqui me busca de donos, porque já sei que é muito dificil.
A minha questão é: como é que eu apanho aquele bichanos para os conseguir esterilizar/castrar??
É que são 4, na melhor das hipoteses apenas 1 é fêmea. E depois vêm as ninhadas... e as degraças.

Sugestões??
Como é que eu apanho 4 gatos assustados e hiper-atentos?
Já para não falar que ainda (passados 5 meses) não consegui por a mão na gata branca que tenho de levar ao veterinario...

Cumprimentos
Suri
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

quarta mai 31, 2006 12:56 am

Olá ;)

Faz como fez a Leonilde. :D

(Leo, desculpe o "roubar" da sua ideia, mas eu achei-a fantástica.)

Pegua na transportadora, põe a comida lá dentro e espera, preparado/a para a fechar, assim que os gatos entrarem.

Como são muitos, terás de ter paciência e talvez repetir a operação mais que uma vez. ;)

Quanto à gata que os pariu, o melhor será ir com ela a outro vet. A castração pode não ter sido bem sucedida/realizada.

Quanto à outra gata, talvez o mesmo processo da transportadora resulte.
É uma questão de tentares.

Boa sorte. ;)
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Suri
Membro

quarta mai 31, 2006 2:03 am

Olá Ninoquinha

Obrigada pela tua sugestão :)

Quanto aos gatos novos, não foi nenhuma das gatas que já la haviam que os pariu. Essas, apesar de só conseguir agarrar numa, tenho-as bem controlodas. Além de que com o macho antigo passaram-se 2 anos e nada de filhotes.
Estes gatos devem ou ter sido abandonados, ou foram aparecendo.
Só um me parece jovem (o preto e branco) os outros ja me parecem adultos e encorpados.

Vou fazer isso que sugeriste.
Estes gatos só aparecem lá bem à noite, porque hj foi a 1ª vez que os vi e todos os dias vou lá alimentar as gatas.

E a chatice é que agora tenho de ficar de guarda até que as gatas comam porque o safado do amarelo mete medo às gatas.

Vamos lá ver o que consigo fazer.
6ª feira, que é quando tenho tempo la vou ficar de plantão de transportadora em punho e uma comida bem apetitosa.

Obrigada :)
Suri
Ninoquinha
Membro Veterano

quarta mai 31, 2006 3:18 am

repetida :roll: :roll: :roll:
Última edição por Ninoquinha em quarta mai 31, 2006 3:22 am, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Ninoquinha
Membro Veterano

quarta mai 31, 2006 3:19 am

Olá Suri ;)

Não tens de agradecer nada.

Estamos aqui também para nos ajudarmos, na medida do possível.

Bem, se afinal não foi nenhuma das gatas que já lá andavam, peço desculpa, mas ao ler fiquei com essa impressão. :oops:

Assim sendo, melhor. :lol:

Tens mesmo só de tratar desses pequenos. ;)

Deve ser mais uma ninhada de gatinhos abandonados. :evil:

Depois vem dar-nos notícias. :D

Boa sorte para 6ª-feira. :p

Fica bem.

Beijos ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta mai 31, 2006 1:53 pm

Boas Suri.

É muito complicado capturar numa colónia mista, em que há castrados e por castrar..porque por vezes os que entram são o que não são precisos entrar... :roll: .
Como esses são novos na colónia, o melhor a fazer é quando for alimentar a dita... não deixe que esses comam. Guarde a comida até os da colónia terminarem. Depois de dar aos novos umas 24 horas de fome, acredite que no dia seguinte serão esses a entrar na jaula ;) .
Uma armadilha é o melhor para esses tipo de captura... eu só uso jaula quando já transmiti confiança ao gato mas, isto dá semanas a fio de espera...o que nesse caso não me parece que seja o desejável...né?

Vou enviar-lhe dois contactos para pedir ajuda (empréstimo) de armadilhas de captura ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Suri
Membro

sexta jun 09, 2006 3:18 am

Boa noite

São 4h da manhã e estou com os cabelos em pé de tanto ouvir as gatas chamarem pelos gatos!!!
E eu sem poder fazer nada.

D. Leonilde
Já experimentei a sua técnica de só alimentar as duas gatinhas mais velhas e depois tentar que os outros entrassem numa transportadora com comida e não resultou, mas por diversos factores:
- quando os gatos vêm comer já passa da meia noite e as traseiras da minha casa não são muito seguras, pelo que quando saio tenho de levar a cadela e apanhar gatos com um cão ao lado não é do melhor
- mesmo assim e com a cadela a rondar por ali e com os gatos cheios de fome, eles não se chegam nem a prato se eu estou perto, quanto mais à comida dentro de uma transportadora
- e por fim há o factor pais: basicamente estou proibida de ir para as minhas traseiras, fazer esperas a gatos porque
a) Mãe - diz que alguem me pode fazer mal (aqui tem uma certa razão)
b) Pai - deixa a *** dos gatos em paz, eles que se amanhem
O que quer dizer que só posso tentar apanhar os gatos quando os meus pais não vêm a casa.

Por tudo isto D. Leonilde, sff, tente arranjar-me os tais contactos de alguem com armadilhas para gatos.
E já agora se houver alguem com paciencia para me fazer companhia a fazer esperas a gatos, eu agradeço voluntarios.

Quanto à esterilização eu já tenho tudo mais ou menos orientado, ja falei com o meu veterinario e tenho um sitio em vista (na Parede) para as gatinhas fazerem o pos operatorio.
Isto sou eu a fazer contas de que sejam 2 gatas e 2 gatos.

E agora uma dúvida com que eu tenho andado: se forem dois machos os que apareceram aqui novos, não será melhor castrar um? Ou não é boa ideia?
É que eu tenho medo que eles andem à pancada e depois fiquem todos estraçalhados. Mas isto sou eu que de gatos não percebo nada.

E as gatas continuam a miar...
(isto sou eu que penso que quando os gatos miam desalmadamente é porque há gatas com o cio - ou será que é mais uma daqueles mitos sem pés nem cabeça???)

Cumprimentos
Suri
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jun 09, 2006 2:57 pm

Suri,

Quando os machos miam muito alto e se enfrentam nessa luta, normalmente é em disputa duma fêmea...
Qualquer macho que possa castrar...é sempre bom...!

Quanto a tentar apanhar gatos com cão ao lado, logicamente que não consegue nada...!
Sobre os seus pais a autorizarem, ou não, isso já é secundário ao caso em si...
Pode sempre arranjar um amigo ou amiga ou familiar sua para a acompanhar num desses dias que estipule a captura...!

Sobre as armadilhas, pensei já lhe ter dado os contactos e afinal fui ver as minhas PM's e não tenho nada sobre esse assunto... ou não entrou/seguiu destino ou já nem sei...então, vou agora enviar-lhe ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado jun 10, 2006 10:28 pm

Suri Escreveu: (...)
Por tudo isto D. Leonilde, sff, tente arranjar-me os tais contactos de alguem com armadilhas para gatos.
Enviei PM com os contactos, tal como disse que o faria, ontem! Fui ver e ainda não foi lida/levantada... portanto, continua em espera da Suri a abrir!!!

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Suri
Membro

sábado jun 10, 2006 11:11 pm

Boa Noite

Obrigada D. Leonilde já vi os contactos e 2ª feira já vou telefonar.
Não vi antes a sua pm porque nem todos os dias dá para eu vir à net.

Quanto aos gatos, entretanto já descobri de onde vieram: eram todos de uma "senhora" que mudou de casa e deixou os gatos na rua.
Não consigo saber para onde foi a tal senhora, porque ninguem gostava muito dela e não sabem para onde se mudou.
Ainda pensei que a senhora tivesse adoecido, mas a minha mãe viu-a a fazer compras nas Amoreiras a semana passada... E os gatos já estão na rua há quase um mês...

As gatas mais velhas agora têm medo de ir comer ao sitio habitual e não consigo levar para lá, pelo que tenho de as alimentar debaixo de um carro, depois tirar o recipiente e ir dar de comer aos outros.

Eu vou dando noticias.
Mais uma vez, obrigada pela pm D. Leonilde.

Cumprimentos
Suri
Suri
Membro

sábado jun 24, 2006 11:04 pm

Boa noite

Afinal há mais um... a minha adorada vizinha em vez de abandonar 4 gatos, abandonou 5...

Soube agora mesmo, pela senhora que também alimenta os gatos.
Parece que são 2 femeas e 3 machos...

Quanto a apanhar os gatos, não tenho tido sorte, eles não se chegam à armadilha. Mas continuo a tentar sempre que posso.

Cumprimentos
Suri
Responder

Voltar para “Gatos”