Dia Mundial do Anti-tabagismo

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Mensagens: 15817
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Localização: 6cães e animais de quinta

quarta mai 31, 2006 9:17 am

Para os que não sabem hoje é o Dia Mundial do anti-tabagismo.

Eu pessoalmente não podia deixar passar este dia sem o referir aqui na Arca ;)
4720 Razões Para Deixar de Fumar

Você sabia que o fumante inala 4.720 substâncias tóxicas numa tragada? Dessas substâncias, 80 são cancerígenas. A tragédia do vício de fumar provoca a morte de 3.500.000 pessoas por ano no mundo. Só no Brasil, 100.000 pessoas morrem por ano em virtude do hábito de fumar.

Abaixo, mostramos algumas das substâncias encontradas nos cigarros e os malefícios que elas causam no organismo:

Alcatrão: é altamente cancerígeno, dando início à formação de tumores.
Nicotina: causa dependência química e diminui a chegada do sangue nos tecidos e no sistema nervoso central.
Monóxido de carbono: diminui a quantidade do oxigênio no sangue.

Os dados sobre os efeitos devastadores do fumo sobre o organismo são alarmantes:

O fumo é responsável por 30% das mortes por câncer; 90% das mortes por câncer no pulmão;
97% do câncer da laringe; 25% das mortes por doença do coração;
85% das mortes por bronquite e enfisema;
25%das mortes por derrame e por 50% dos casos de câncer de pele.

Alguns efeitos do uso continuado do cigarro são o risco de impotência no homem e de risco de aborto ou parto prematuro na mulher.

Um aviso principalmente aos pais: 90% das pessoas começam a fumar entre os 15 e 19 anos. Por isso, é preciso frisar para os jovens que bastam sete segundos para a nicotina atingir o cérebro, estimulando os neurônios.

Você pode parar:

Algumas plantas evitam o vício do fumo e combatem as perturbações das doenças do coração causadas pelo tabagismo. São elas:

Tanchagem, Lobalia, Tinhorão Papagaio e Pé de Bezerro.

Faça a infusão destas plantas e faça um bochecho três a quatro vezes ao dia.

Modo de preparar:

12 gramas das plantas, 350 ml de água filtrada.
Ferver a água junto com as plantas durante 20 minutos.
Depois coá-las e fazer um bochecho com duas colheres de sobremesa três a quatro vezes ao dia.

Uma luta diária:

A luta contra o fumo atinge todo o País. Se o Brasil conseguir alertar a sua juventude, milhões de reais deixarão de ser consumidos anualmente no tratamento de doenças provocadas pelo fumo. O pior de tudo é que o jovem geralmente começa a fumar por um ato de rebeldia ou de afirmação. Hoje, com o desenvolvimento de práticas esportivas, seria mais saudável que a juventude procurasse sua afirmação através do esporte ou de manifestação artísticas, que fazem bem ao corpo, à mente e ao espírito.
Epidemia Tabágica

- A Organização Mundial da Saúde afirma que o "tabagismo" deve ser considerado como uma pandemia e como tal ser combatido.

- Atualmente morrem por ano no mundo 3 milhões de fumantes em conseqüência das doenças que o tabaco provoca, dos quais estima-se 80 a 100 mil no Brasil.

- O tabagismo é responsável por 80% a 90% das mortes por câncer do pulmão, 80% causadas pela bronquite crônica e enfisema pulmonar e 30% dos infartos do coração. O tabagismo também aumenta o risco de câncer da boca, da laringe, do esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga e de derrames do sistema nervoso central e aneurismas da aorta e abdome.

- Quanto maior é o número de cigarros fumados por dia e o tempo que se fuma, maior a possibilidade da incidência de doenças para as quais o tabaco é fator de risco. Todavia, mesmo fumar um só cigarro por dia já é prejudicial.

- Por diminuir as defesas orgânicas, o tabagismo aumenta o risco de contrair doenças infecciosas como tuberculose e gripe.

- Os filtros dos cigarros retêm apenas parte de algumas substâncias tóxicas, mas nenhum deles impede o desencadeamento de doença pulmonar e cardiocirculatória para a qual o cigarro é fator de risco. Os chamados cigarros com baixo teor de nicotina e alcatrão são também nocivos. Os tabagistas para absorverem a dose de nicotina, exigida pela dependência orgânica, tragam esses cigarros mais vezes e mais profunda e demoradamente. Com isso eles ainda absorvem maiores quantidades dos elementos tóxicos. Como conseqüência, cresce o risco de infarto do coração, de bronquite e enfisema e permanece o risco de câncer. Não há cigarro inócuo; o único que não faz mal é aquele que não se fuma.

- A epidemia tabágica está produzindo maior número de mortes que cocaína, heroína, álcool, incêndios, suicídios e AIDS, somados.
Riscos Para a Mulher

A menopausa precoce é mais freqüente nas mulheres fumantes. Estas quando associam o fumo com a pílula anticoncepcional têm risco aumentado de até 700% de sofrer infarto do coração e acidente vascular cerebral. O tabagismo nas mulheres também aumenta o risco de contrair câncer do colo e útero.

Quando a mulher fuma durante a gravidez aumenta o risco de descolamento precoce da placenta, de aborto, de parto prematuro, do bebê nascer com peso e altura inferiores ao normal, de natimortalidade e de vir a morrer repentinamente nos primeiros meses de vida (morte subida infantil).

Podem também ocorrer defeitos congênitos. Os filhos cujas mães fumam durante a gestação têm maiores riscos de prejuízos no desenvolvimento mental, traduzido na idade escolar, por atrasos notadamente da habilidade geral, compreensão à leitura e à matemática.

Os malefícios ao feto decorrente do tabagismo nas gestantes são mais freqüentes e acentuados nos países em desenvolvimento, nos quais o Brasil está inserido, devido às precárias condições de saúde e econômico-social da maioria das mulheres na população geral.
Tabagismo e o Meio Ambiente

Nos recintos onde se fuma, o ar se polui com substâncias tóxicas do tabaco, notadamente nicotina e elementos lesivos para o aparelho respiratório e sistema cardiocirculatório. De todas as poluições ambientais a mais freqüente é a tabágica, que comumente atinge a 80% do total dos agentes poluidores.

O grau de poluição tabágica ambiental varia de acordo com a dimensão e disposição arquitetônica dos recintos, com a aeração, com o número de fumantes e quantidade de cigarros consumidos. O padrão de ar é de 9 partes por milhão (ppm). Em restaurantes, no final do dia, chega a haver 1.000 partes por milhão e em recintos com fumantes, como boates, já se tem detectado vários milhares de partes por milhão de monóxido de carbono.

Os poluentes do tabaco dispersam-se homogeneamente na atmosfera ambiente, de tal forma que os não fumantes posicionados próximos ou distantes dos tabagistas acabam inalando as mesmas quantidades desses poluentes. Esses e outros dados revelam que todas as tentativas de limpar a atmosfera da poluição tabágica nos prédios onde se fuma são infrutíferas, como a renovação mecânica da ventilação, processos químicos e de filtração, sendo que a única saída para conseguir-se um ambiente isento dos poluentes do fumo, é mantê-lo no nível zero, isto é, abolir completamente o consumo de tabaco.

Fonte: Página da Sociedade Brasileira
de Pneumologia e Tisiologia


Neste dia tentem fumar menos ou melhor ainda não fumar :lol:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
susanastrat
Membro Veterano
Mensagens: 3202
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Localização: cão

quarta mai 31, 2006 9:59 am

Ritinha aqui na arca é só fumaça... 8)


Eu não fumo, e o meu namorado teve que deixar de fumar! E já passaram 2 anos sem fumar! hehehe!!! :lol:
<p>susana</p>
paula_maria
Membro Veterano
Mensagens: 2651
Registado: segunda ago 22, 2005 8:45 pm
Localização: 1 cadela caniche

quarta mai 31, 2006 10:06 am

Ritinha,

Muito bem concebidos estes alertas.
É bem verdade tudo o que está escrito. Aproveito para acrescentar só uma "coisinha": o tabaco provoca envelhecimento precoce da pele :cry:

Estou a tentar deixar este péssimo vício. Se Deus quizer vou conseguir.
É preciso muita força de vontade, eu sei, mas sem ela nada se faz.

Ritinha,
Parabéns pelo Tópico ;) está excelente.

Beijinhos.
"Os Animais s&atilde;o os nossos melhores Amigos!"
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Mensagens: 15817
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Localização: 6cães e animais de quinta

quarta mai 31, 2006 10:11 am

Obrigado meninas pelos comentários.

Paulinha se necessitar de alguma ajuda, apita :lol:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Trucas
Membro Veterano
Mensagens: 2677
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

quarta mai 31, 2006 10:17 am

Bravo Rita!!!

Mas como ex-fumadora (a long long time ago...) compreendo perfeitamente que é muito difícil deixar de fumar (o meu sócio que tinha deixado de fumar em Julho do ano passado aguentou 7 meses sem fumar e em Fevereiro voltou à carga... Agora prometeu que vai tentar novamente... A ver vamos!).

Mas tem que haver vontade... Força de vontade!!! :lol: :lol: :lol:

Where there is a will, there is a way!!! ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Mensagens: 15817
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Localização: 6cães e animais de quinta

quarta mai 31, 2006 10:58 am

Mas tem que haver vontade... Força de vontade!!!
Concordo plenamente ;)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
mimivieira
Membro Veterano
Mensagens: 2230
Registado: terça ago 30, 2005 10:58 am
Localização: labrador, golden e 1 casal de diamantes goulds

quarta mai 31, 2006 11:29 am

PARABENS RITA pelo o topico

mas eu nao conxigo Imagem

e depois fico deprimidaImagem
Lambidelas do chico e do massai
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Mensagens: 15817
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Localização: 6cães e animais de quinta

quarta mai 31, 2006 11:47 am

Mimi

Sabes o que a mim me deixa deprimida?

ver alguém que eu gosto, como tu, a fumar como uma chaminé e a matar-se aos bocadinhos :?
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
rottomod
Membro
Mensagens: 53
Registado: domingo dez 18, 2005 8:16 pm

quarta mai 31, 2006 12:05 pm

Eu ando a tentar ja esprimentei os autoculantes ate nem me dei muito mal nunca senti a tal "ressaca" mas não tá facil. :cry:
susanastrat
Membro Veterano
Mensagens: 3202
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Localização: cão

quarta mai 31, 2006 12:56 pm

rottomod Escreveu:Eu ando a tentar ja esprimentei os autoculantes ate nem me dei muito mal nunca senti a tal "ressaca" mas não tá facil:cry:



:( Mais um esforço...
<p>susana</p>
jpedroso
Membro Veterano
Mensagens: 848
Registado: quinta jun 30, 2005 8:57 pm

quarta mai 31, 2006 1:11 pm

Lololo

Ritinha desculpa, mas adorei os teus conselhos, mas hoje já fomei para ai 16 cigarros e até á noite ainda vão mais vinte.


Posso ter muita força de vontade, mas nunca pus a hipótese de deixar de fumar, como não consigo, nem tento...


Conmfesso em tabagismo sou um fraco, perfiro morrer a deixar de fumar, mas como só tive um susto e fiquei cá. continuo a fumar.

Imagem
<p><strong>&nbsp;Junior o melhor amigo do seu dono</strong></p>
Bianah
Membro Veterano
Mensagens: 2315
Registado: quarta jan 12, 2005 5:03 pm

quarta mai 31, 2006 1:21 pm

Adorei o tópico ;)

Não fumo nem nunca fumei... lá em casa ninguem fuma!! Orgulho-me disso! :D

Não condeno quem fuma, acredito que não seja nada fácil deixar... mas tentem e nunca recuem! Faz mal aos fumadores e aos não fumadores que andam para aqui a respirar o fumo dos outros :evil:


;)
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Mensagens: 15817
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Localização: 6cães e animais de quinta

quarta mai 31, 2006 1:31 pm

Ritinha desculpa, mas adorei os teus conselhos, mas hoje já fomei para ai 16 cigarros e até á noite ainda vão mais vinte.
Só por me teres chamado Ritinha eu desculpo :lol:

Mas é muito mau fumares tanto :?
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
scorpinha
Membro Veterano
Mensagens: 994
Registado: terça mar 14, 2006 11:41 am
Localização: Chinchila e Hamsters anões

quinta jun 01, 2006 2:06 pm

Eu assumo-me fumólica anónima, fumo já a alguns anitos e sinceramente ainda não me sinto preparada para deixar de fumar.~

Acho que esses sistemas para deixar de fumar podem ajudar mas sem força de vontade e principalmente sentir-se preparado para tal, não se consegue.

Deixarei um dia para já continuo na minha média de entre 7 a 10 cigarros diários.

Agora esmifrem-me se quiserem :p
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”