Após o cio... dúvida!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Yola_Kandinsky
Membro
Registado: sábado ago 06, 2005 11:41 am

quinta jun 01, 2006 2:38 pm

Por muito que leia, continuo a não ficar esclarecida....

A minha cadela teve o primeiro cio no início do mês passado... durou cerca de 20 e poucos dias o sangramento e cerca de 5 dias depois a vulva deixou de estar inchada. Supostamente acabou o cio. Contudo ela nunca aceitou nenhum cão. Não que eu o quisesse, porque sei que antes do terceiro cio as cadelas não devem ficar grávidas. Contudo achei estranho, porque há uma altura do cio que a cadela passa a aceitar o macho e isso nunca aconteceu com a Yara, ele sempre lhes rosnou e ameaçava morder.

Agora noto que as maminhas delas estão a ficar maiores e a inchar... é normal?

Quais os sinais de uma gravidez psicológica e quanto tempo depois do cio eles se manifestam?
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta jun 01, 2006 3:17 pm

A gravidez psicológica não tem forçosamente a ver com o cio...
Se as maminhas estão a inchar, o melhor é levá-la ao vet ;)

Já agora, vai fazer criação com a sua cadela?

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Yola_Kandinsky
Membro

quinta jun 01, 2006 4:04 pm

Já tenho uma consulta marcada para dia 6 deste mês... irei lá esclarecer todas as minhas dúvidas e proceder à desparatização.

Não ponho a hipótese de vir a fazer criação e por isso mesmo também me vou informar da esterilização da cadela.

Não faço a menor ideia do preço, nem da melhor altura para o fazer.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta jun 01, 2006 4:25 pm

O vet vai esclarecer todas essas dúvidas ;) É para isso que eles são pagos 8) :lol: :lol: :lol: :lol:

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Uli
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta jun 02, 2006 12:49 am

A sua cadelinha deve estar a fazer uma pseudogestação, os sintomas são o inchaço dos mamilos podendo mesmo existir produção de leite e nesta situação é frequente adoptarem brinquedos como se fossem crias. Tem a ver com alterações hormonais que ocorrem nesta fase pós cio.
Não se preocupe por ela não se ter demonstrado aceitação aos machos pois ainda é muito novinha, as minhas também não o faziam nos primeiros cios, querem é brincadeira.
Se a pseudogestação levar à formação de leite é melhor consultar o vet, pois esse leite ao secar pode levar à formação de caroços e à medicamentos que evitam essa situação.

Felicidades com a sua bichinha!
Yola_Kandinsky
Membro

sexta jun 02, 2006 9:36 am

Pois eu bem que calculei que pudesse ser isso. Pois conheço o caso de uma pastor belga que adoptou um "Rei Leão" de borracha como seu filho! :lol:

Também já sabia desses medicamentos para secar o leite.

Quanto ao facto da minha cadela não ter aceitado os cães, achei estranho, mas não porque o queria. Como era o primeiro cio dela, eu não fazia ideia de quanto tempo ia durar, nem em que fase do cio ela estava, por isso sempre esperei por essa altura, para ter mais ou menos uma ideia de se estava a acabar ou não. A verdade é que ela nunca deu sinais nenhuns.

Lembro-me de um amiguinho dela que é um pit bull, que pela primeira vez na vida o ouvi uivar porque a Yara não queria nada com ele! :D Realmente quando elas são pequenas só querem brincadeira e correr de um lado para o outro.

De qualquer forma dia 6 vou à veterinária e ela melhor do que ninguém puderá dizer-me o que se está a passar, quando observar a Yara.

Obrigada a todos pelas respostas e ajudas! ;)
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

sexta jun 02, 2006 2:33 pm

Sugestão vá ao >Vet o mais rápido possivel eu tambem tenho uma cadela e sei o quanto é urgente este tipo de situações ainda mais se ela é assim tão novinha.
Uli
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta jun 02, 2006 2:41 pm

Deixo-lhe uma ideia de como decorre o ciclo eprodutivo das cadelas:
- Proestro - A vulva invha, exsudação transparente e depois ensanguentada. 4 a 15 dias.
- Estro - A exsudação pára. A cadela aceitará acasalar. A ovulação começa. 4 a 8 dias. Fim do cio. É nesta altura que se pode iniciar uma pseudogestação pode durar até 60 dias.
- Metaestro - As paredes do utero endurecem. Alterações hormonais. Não existem sinais visiveis. 6 a 10 semanas.
- Anaestro - Resto do periodo para efeitos reprodutivos. Não existem sinais visiveis.
Responder

Voltar para “Cães”