Comportamento muito agressivo

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

quinta jun 01, 2006 8:11 pm

Olá:
Venho aqui contar-vos o que me aconteceu e que parece se complicar pois talvez já tenham passado por isso e saibam como agir.
Este mês retirei do meu local de trabalho uma gata com os 5 bébés pois vivia assustada no meio de tanto barulho que os senhores do lixo faziam, de propósito para assustar os gatos e se houvesse possibilidade, pegar neles e enfia-los na máquina.
A gata tem cerca de 1 ano, se já os tiver e nunca se deixou apanhar mas como eu é que lhe dava comida depois de o senhor que o fazia ter sido despedido, embora bufando, lá se aproximava aos poucos para comer.
No dia em que a apanhei, foi muito simples, com uma lata de comida dentro da transportadora e nem 2 minutos demorou.
Parecia muito meiguinha, fiz-lhe festas no caminho, falei com ela e quando cheguei ao armazém do meu pai, antes de a soltar, preparei tudo na divisão onde ia ficar, comida, água, deitei os gatinhos na caixa para ela ver que não fazia mal e abri-lhe a porta e fugi. Muito mansa, portou-se muito bem. Isto no dia 22 de Maio.
Todos os dias lá vou dar-lhe comer e tratar do olhito de uma gatinha bébé. Sempre bufou se fizesse um movimento mais brusco e eu com todas as calmas, fazia tudo devagarinho. Cheguei a fazer festas, mexer-lhe na barriga mas agora estou muito aborrecida com ela. Começou a tratar-me mal.
Desde que adoptei á "força" o Kiko e a Nina, não sei se é por o cheiro deles ficar na minha roupa, ela mudou o comportamento. Está agressiva demais e hoje chegou a deixar-me com receio do que ela podia fazer se eu desse um passo.
Ontem, arranhou-me sem eu esperar e tratando-a sempre com carinho e nas calmas para ela não se assustar mas como levava a bata vestida e tinha o cheio dos gatos, ela não gostou.
Hoje foi pior. Não levei a bata já para prevenir mas a Nina tinha andado a trepar pela minha perna e esteve sentada no meu pé. Foi dificil chegar perto dela hoje e pior é que precisava chegar perto dos pequeninos para o tratamento diário por isso, como tinha fome, coloquei a lata perto da porta enquanto chegava aos gatos. Parecia uma fera. Enquanto tratei do olhito da gata, ela andou a rondar as minhas pernas sempre bufando e depois já foi complicado colocar a gata na caixa. Pior foi que eu não conseguia sair lá de dentro. Por mais que lhe dissesse que fosse para a caixinha ver os pequeninos ela não me deixava passar para a porta e cada passo era uma bufadela e levantava a pata. Eu ficava quieta e ela aproximava-se e mal me baixei e estendi a mão para lhe bazar leite, arranhou-me outra vez. Está agressiva demais e tenho receio que piore a cada dia. Amanhã vou de botas para começar. Não quero uma dentada na perna mas, como é que vou aguentar uma fera destas se tenho que arranjar donos para os filhotes e para ela??? Eu penso que ela só deve ser agressiva por ter os filhotes agora esta nova agressividade, não esperava. Escusado será mandar ao vet porque eles aqui levam os olhos da cara e já gastei muito dinheiro para salvar o Kiko. Acreditem que fiquei triste com o comportamento dela. Até as lágrimas me vieram aos olhos porque não esperava que ela se virasse contra mim que tenho cuidado sempre dela e lhe levo uns petiscos que adora. Hoje parecia que me queria comer. :cry:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jun 01, 2006 9:45 pm

Que idade têm os gatinhos? Ainda mamam...?

É normal ela estar mais agressiva... afinal, ela está a protejer os filhos dela apesar de a conhecer... ;) . O que deve fazer é levantar-lhe a vóz cada vez que ela intentar algo... ;) . Não mostre receio pois é pior!!! Tem de se mostrar confiante e nada de palavrinhas mansas... sempre voz altiva! Com os bebés, sim, tom meigo..até para ela perceber a diferença... ;) Assim que eles possam comer, o melhor é retirá-los dela, levá-los para casa para os socializar e poder arranjar-lhes donos...porque se não o fizer os gatitos acabam bravios...! Depois de lhos retirar, é esterilizá-la para não haverem mais barrigadas e soltá-la no local usual dela, se não houver outra hipótese... uma adopção...o que era preferível, logicamente!

Já tive um caso desses em que uma vez tive de chamar o meu marido pois eu estava aterrorizada de medo... nem me mexia... mas, depois fiz como lhe expliquei e resultou ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano

quinta jun 01, 2006 10:19 pm

Os gatinhos se não me falham as contas, nasceram dia 10 de Maio, estão todos gordinhos e muito bonitos. Uma gatinha teve um olho fechado durante muito tempo e ando a tratá-la. Eles ainda mamam mas acho que a gata deve ter pouco leite pois está magrinha. Ai Leo eu hoje não tinha hipóteses de chamar ninguém para me ajudar. Estava sozinha e trancada.
Uma gatinha já está reservada agora falta é o resto que espero conseguir pois já me dói saber que ainda existem 2 gatas no meu trabalho que me preocupam bastante.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta jun 01, 2006 10:49 pm

Comece a por-lhes ração para bebés... a vai ve-los a comê-la... isto se ela tiver pouco leite ;) . Ela deve é estar a retaliar porque eles não a deixam em paz...então ela quer é liberdade... ;) . Ela devia levar um suplemento vitaminico para poder ter mais leite... ;)

Pois...entendo... eu já tive ocasiões bem complicadas... ;) contudo eu é que mando ;) :p :lol:

Leve consigo um burrifador de água... para no caso dela tentar algo... mas só mesmo em último recurso o deve usar!!!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano

quinta jun 01, 2006 10:51 pm

Pode ter a certeza que o borrifador começa a ir comigo mais que não seja para a hora da saída.
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

sexta jun 02, 2006 5:05 pm

Olá,
Eu não tenho a experiencia k a Leo tem (e as dicas são sempre 5*****), mas fui forçada a tentar compreender o comportamento agressivo nos felinos.
O borrifador foi realmente a minha tabua de salvação durante uns tempos, tinha-o sempre perto de mim mas apenas o usei 2 vezes, da ultima, eu borrifava, ela sacudia a cabeça e voltava à carga, eu voltava a borrifar, ela a sacudir a cabeça e novamente a investir.
Percebi também, e finalmente (não sozinha) k não posso levantar a vóz à Xena, devo falar seco, dizer "Xena não" num tom firme mas nunca alto, não posso virar as costas mas sim recuar sem medo (ou disfarça-lo o mais possivel) e lentamente, como se kisesse evitar o confronto e a estivesse a despresar. Por akilo k o vet de comportamento me disse "nunca se vira as costas a um gato". Ou seja, num cão recuar é sinal de submissão, num gato não, recuar lentamente a olhar p/ ele significa k não kero brigas com ele. Os gatos não kerem ser lideres de matilha, são apenas territoriais. E não virar costas p/ ver-mos c/ o k contamos.

Contudo, essa agressividade repentina também pode ser motivada por alguma dor k ela sinta e derivado aos maus tratos k teve, pode associar a sua presença a uma ameaça. Nos gatos a melhor defesa é o ataque, eles não vêm mal nenhum em atacar seja kem for se se sentirem ameaçados ou com medo.

Por outro lado, o mundo deles é o mundo deles e... como é diferente do nosso. Eu sempre respeitei a Xena e as suas caracteristicas mas devido à minha inexperiencia sempre a julguei por mim... até ao momento em k entra outro gato e ela teve necessidade de se mostrar como felina e territorial k é.
Será k a gatinha já não associou akele espaço como dela e agora você passou a ser uma ameaça, principalmente se ela tiver alguma dor ou receio?
Tudo bem, é você k lhe leva a comida e lhe trata dos filhotes, mas será k é esse o cenário k a gatinha está a ver?
Eu pensei o mesmo da Xena, "gatinha ingrata, sempre lhe dei do melhor, tudo o k podia, a menina sempre foi, e é, tratada como uma rainha e agora atira-se às minhas pernas?" Mas não vi o resto... tente observar um pouco mais.

Ou então, é tão somente por se sentir encurralada e isso assusta-a, logo é você k está entre ela e a liberdade da rua, e isso faz de si um obstaculo e uma afronta a sua independencia.

Boa sorte.

PS. Como a Leo disse, se não conseguir adopção, seria bom esterelizar. A fim de evitar essa despeza p/ si, fale com um canil ou associação, já k fazem as esterelizações muitissimo mais baratas, é k se ela vai p/ a rua como está, daki a pouco nascem mais uns gatinhos.
Peleve
Membro Veterano

sexta jun 02, 2006 9:01 pm

Hoje fui com a minha mãe tratar da gata e ela para variar, estava igual. não percebo porque mudou o comportamento. Cheguei a fazer-lhe festas na barriga e ela a ronronar e agora não sei se é por estar á 2 semanas presa mas, não a posso soltar em mais espaço nenhum. Gostava de a esterilizar mas aqui levam muito dinheiro. 150€. Estava á espera que o tal senhor que me ajudou ao inicio com o meu Kiko falasse com um vet que em principio iria fazer a operação de borla para esta gata e as outras duas que estão no meu trabalho mas ele ainda não tem uma resposta.
Os gatinhos hoje já andaram de roda do granulado de bébé mas eu e a minha mãr tivemos que se pirar de lá antes dela acabar de comer não fosse chegar-se para o pé da porta.
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jun 02, 2006 11:05 pm

Pois...150€ para gatas de rua..é complicado... o vet podia fazer um preço especial tendo em conta ser mais que uma a ainda por cima, de rua :roll: . Enfim... os vets não estão a ajudar nada nestas situações...infelizmente! Como querem que esta situação dos abandonos e população a mais de animais, se controle se eles não dão uma ajudinha a quem tem vontade de ajudar...? :roll:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano

sexta jun 02, 2006 11:17 pm

Daí eu ter pago consulta do Kiko mesmo depois de saber o que se passou com ele e ainda por cima para ouvir que está muito fraquinho e não garantia que se safasse, felizmente com muita dedicação minha e muitas horas sem dormir, consegui que ele sobrevivesse e só hoje ao fim de duas semanas estou a mostrar sinais de cansaço desde que me levantei da cama. Só ficava bem se o visse bem e agora já durmo sem precisar do despertador pois eles acordam-me quando têm fome mas esta gata continua a preocupar-me muito. Talvez porque vejo nela a fotocópia de uma gata que tive e abateram por estar doente. Dei-lhe o mesmo nome dessa gata ( Estrelinha ) mas, falta uma coisa, ser mansinha como ela.
Responder

Voltar para “Gatos”