Novo Aquário para Tartarugas de Àgua!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
crazypedro
Membro
Registado: sexta jun 02, 2006 12:15 pm
Localização: 1 Trachemys Scripta Elegans, 3 Pseudemys Concinna Hieroglyphica

sábado jun 03, 2006 3:30 pm

Olá pessoal!

Possuo 2 tartarugas "Trachemys Scripta Elegans", uma com 10 anos e a otra com 6 anos.
Até ao dia de hoje vivem num aquário 50x30x40, mas é muito apertado para elas pois uma ja tem 17 cm de comprimento, a agua fica mt suja mt rapidamente pois so tenhu um pekeno filtro no canto.

Agora comecei a aventura de criar uma nova e boa casa para elas, estou a pensar num aquario de 135x55x50 (30 cm de agua), que além de tartarugas tera uma divisão para peixes e plantas, um espaço onde as tartarugas nao poderao entrar, mas os peixes podem ir para o espaço das tartarugas.

Pelos meus calculos este aquario levará 222 litros de àgua, será filtrada por um filtro que eu vi a venda
Marca Hydor
Modelo Prime 30
900 L/H
Para aquarios de 200 a 450 Litros.
http//www.hydor.it/inglese/prime.htm

Este aquario tera uma zona para as tartarugas sairem da agua, zona que será aquecida por uma lampada para esse efeito.

O que é que acham disto?
O filtro será bom?
O tamanho do aquario?
Como é que aconselham que faça a zona seca?
Que conselhos é que voçes me dão??

Cumprimentos,

Pedro Martins
Última edição por crazypedro em sexta mar 26, 2010 5:36 pm, editado 9 vezes no total.
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

sábado jun 03, 2006 4:04 pm

Arranja um bom fornecedor de peixes...quanto ao resto parece-me bem....mas espera pela opinião da Nyara, que é a expert em Turtles aqui do pessoal.... ;)

E asssim que esteja pronto queremos fotos fotos fotos....
crazypedro
Membro

sábado jun 03, 2006 4:45 pm

Pois, isso dos peixes tem os prós e os contras, mas eu tou decidido nesse aspecto. Os peixes vão ter um espaço seguro so pa eles, terão com o tempo de se tornar resitentes e não se deixarem apanhar pelas tartarugas, que por seu lado nao são carnivoras, pois sempre lhes dei ração para tartarugas, se calhar fiz mal.

Este site tem informaçoes fixes, inclusive sobre peixes e tartarugas juntos.
http://www.turtlecare.net/fish.htm

Algumas vantagens de ter peixes dentro do aquário das tartarugas são

* Os peixes comem a comida que sobra.
* Os peixes entretêm as tartarugas e providenciam-lhes exercicio (coisa que muitas tartarugas não têm)

Fiz um pequeno plano de como gostava que fosse o aquario quando o terminar.

Imagem

Este sonho começou em 2000 tinha eu 14 anos. :D

Vou esperar pelos conselhos da perita das tartarugas e kuando estiver concluido nao vao faltar fotos fotos e fotos.
Última edição por crazypedro em sábado jun 03, 2006 5:46 pm, editado 3 vezes no total.
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

domingo jun 04, 2006 2:00 am

Olá :D

Arranja um bom fornecedor de peixes...quanto ao resto parece-me bem....mas espera pela opinião da Nyara, que é a expert em Turtles aqui do pessoal....
Obrigado pelo elogio :oops: :oops:
Não me considero expert, apenas uma "dona" interessada ;)

Antes de mais,

Bemvindo à Arca Crazypedro :D !

E parabéns por estares a projectar uma casa nova para as tuas tartarugas :p 8)

Nota-se que já fizeste mto trabalho de pesquisa!

Mas vamos ao que interessa,

as medidas aconselhadas para o aqua de uma tartaruga adulta é aproximadamente150cm x 60cm x 75cm ;)

o que tinhas pensado não tá mto fora!

Tens de ter em conta é que são duas :?

Mas concerteza será bem melhor que onde estão 8)

Aconselhava-te, se puderes, era a tentar colocares mais doque 30cm de água, compensavas ai ;)

Quanto ao filtro, não tenho experiência própria com essa marca mas pelo que vi no site, parece-me bem!

Parece-me que estas a tentar criar um ambiente o mais natural possível ;)
A introdução plantas (desse modo) acho excelente!

Os peixe... bem, já estás perfeitamente informado do risco :p Se estás decidido não há mais nada a dizer senão...Boa sorte! :p

Já agora, em que peixes tás a pensar?

Os peixes vão ter um espaço seguro so pa eles, terão com o tempo de se tornar resitentes e não se deixarem apanhar pelas tartarugas, que por seu lado nao são carnivoras, pois sempre lhes dei ração para tartarugas, se calhar fiz mal.
Se eu fosse a ti não me fiava nesta "teoria"!

Eu tenho uma tartaruga que adoptei com + ou - dez anos que nunca tinha visto outra da mesma especie na vida (de inicio apanhou um susto mas passou logo 8) ) quanto mais um peixe mas uma vez "apanhou-se" no lago dos peixes e era vê-la a esticar o pescocinho a tentar apanhar peixe fresco :lol: :lol: é uma espertalhona :p

Quanto á plataforma, convinha ser de modo a que não ocupa-se espaço na água, vou deixar-te aqui umas fotos para te inspirar :p :

Esta 1ª é so uma ideia, pis com ventosas não creio que aguente com o peso delas!

Imagem

Estas provavelmente seriam as mais indicadas, mas isto é se tiveres jeito para a bricolage!

É uma especie de caixa que se faz há medida e que se "encaixa" no aqua, tem de se ter em atenção para que não aja hipotese para fugas ;)

Imagem

Imagem

Eu tinha outras fotos mas de momento não consigo encontrar, depois se as achar posto aqui :p

Espero ter ajudado nalguma coisa :D

Boa sorte!
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
crazypedro
Membro

domingo jun 04, 2006 9:14 am

Obrigado pelas dicas nyara,

Em relação às dimensões do aquario, por mim fazia um 500x500x100, mas não é so kerer tenho que ser realista, até o que estou a pensar é enorme, a minha mae nao ker nenhum monstro na sala la em casa :) se eu te mostrasse o aquario onde elas estao agora... enfim... n mostro tenho vergonha :? lol este vai ter mais de 3 vezes o tamanho e pelo menos o dobro do nivel de agua! Em vez de <20L vai ter >220L BEM BOM!! ;)

Eu queria por 30 cm de agua para depois ter uma plataforma a essa altura e dps ainda ter 20 cm de vidro por cima dessa zona seca.

Em relação ao espaço seco, isso é que me esta a dar mais voltas a cabeça... nao sei bem o que fazer, a idea da caixa é fixe mas na minha opiniao torna o aquario um bocado feio :o

Estou mais inclinado para criar uma especie de paltaforma que ao msm tempo em baixo era um esconderijo, pk elas gostam. Ainda tenho que pensar muito no assunto.

Sim quero criar um espaço o mais natural possível :lol:

Vou por as plantas porque 1º da bom aspecto, 2º as tartarugas gostam de plantas, mas se as pusesse no aquario, Xau Plantas :D e se calhar ate faz bem a àgua torna a mais natural, sei la.

Os peixes serão aqueles laranjas "gold fixe".

Até logo,

Cumprimentos,

Pedro Martins
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 05, 2006 7:51 pm

Olá :D

Olha que ue não te estava a criticar, mto longe disso, comparando com o que tens actualmente, esse teu projecto é um excelente upgrade ;)

Compreendo que aches essa "caixa" estéticamente pouco bonita, eu tb estou a projectar um aqua novo para as minhas pequenas e estou a pensar fazer assim mas com acrilico em vez da madeira para ficar mais bonito :p

tás a ver essa imagem que eu postei em cima da plataforma com as ventosas? bom, há assim umas do género à venda feitas com vidro mas normalmente são baixas e por isso não dão para niveis de água superiores mas podes sempre ir espreitar uma a uma loja para te inspirares, eu encontrei aqui na Arca, nos classificados alguém que está a vender uma e vou colocar aqui a foto para teres uma ideia, espero que o proprietário não leve a mal está minha copia :oops: :p

http://arcadenoe.clix.pt/class/images/u ... 424613.jpg

As plantas defacto até vão ajudar a manter a qualidade da água sim ;)
Lembra-te é que têm tb de ter luz para crescerem 8)

Quanto aos peixes, esse laranjas são de água fria, suportam até 20º e tb sujam mto, não sei bem :?

Os de água quente é que têm uns que se limpam tudinho, mas têm de ter a água apartir de 20º :?

Tens água delas a que temperatura normalmente? tens termostato no inverno?

abraço :D
Última edição por Nyara em quinta jun 08, 2006 4:04 pm, editado 1 vez no total.
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
crazypedro
Membro

quarta jun 07, 2006 12:39 pm

Oi Nyara,

Exacto, foi isso msm k eu estive a projectar com o meu irmao nos ultimos dias, em vez de madeira usar acrilico, e vou por outras coisas k vao tornar o aqua 5 estrelas :P dps tu ves kando eu postar fotos.

Vou usar dois filtros esternos o tal da Hydor 900l/h e um que tou a comprar um fluval 403 em segunda mao! eu quero que a agua dure o mais tempo possível.
Ainda tenho que ir pedir o orçamento do aquario, espero k nao seja muito caro.

Kuando estiver tudo acabado, vou publicar os custos, e as fotos, assim as pessoas vem que ter tartarugas, ou otros animais, nao e barato, pois nao e questao de pegar nuns pedaços de vidro cola los e meter agua e por os animais la dentro, requer bastante €€€ e estudo sobre o assunto!

Em relaçao a agua, nc a aqueci nos ultimos 10 anos, no verao comem e no inverno hibernam, n sou muito fa de aguas kentes, gosto de coisas frescas! Mas ainda e um assunto a pensar...

Daqui a uma semanita espero ja estar mais avançado o projecto.

Cumprimentos,

Pedro
Attila_portugues
Membro Veterano
Registado: quarta mar 30, 2005 9:56 pm

quarta jun 07, 2006 1:31 pm

paragens!!
devo confesar que fiquei fan do teu projecto :oops: ;)
eu ate estou com vontade de fazer tambem um para as minhas (um macho de + de 10 anos e uma femea de 9/8 anos)...elas infelizmente nao estao ans condiçoes devidas...mas um dia esper vir a ter condiçoes ;)

força nisso ;)
<p><strong></strong></p>
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

quarta jun 07, 2006 2:05 pm

Oi crazypedro

Parece-me realmente interessante o projecto que tens em maos.

Como estou em prospecçao e planeamento de um aquario de dimensoes razoaveis, todas as informaçoes e dicas que poderes dar a medida que fores concretizando o teu projecto seriam interessantes para mim.

Li o link dos peixes e tartarugas que postas-te a ideia é boa, mas sinceramente duvido que os peixes sobrevivam mt tempo...

Ja ouvi falar desse fluval que vais comprar em 2ºmao, dizem (pelo que li) que é bastante eficaz e silencioso.

Vai dando noticias!
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
jorginho
Membro
Registado: segunda abr 17, 2006 5:28 pm
Contacto:

quarta jun 07, 2006 2:15 pm

"Em relaçao a agua, nc a aqueci nos ultimos 10 anos, no verao comem e no inverno hibernam, n sou muito fa de aguas kentes, gosto de coisas frescas! Mas ainda e um assunto a pensar... "

Afinal kem vai tar dentro do aqua? kem vai ter k se sentir bem a viver dentro dele? tu ou as tatarugas?
crazypedro
Membro

quarta jun 07, 2006 4:24 pm

Por acaso até ja pensei em de vez em kuando dar um mergulho la pa dentro :P aqui em traz os montes aquece muito!

Elas nunca tiveram agua aquecida nao vao morrer por agora nao ter... e eu fui claro e disse: "É um assunto a pensar..." estou a reflectir sobre o assunto:

1º - A minha casa não e aquecida, no verão e quentissima mas no inverno é gelada, pois não da para ter a agua aquecida e o ambiente que rodeio o aquaterrario fria ne? Ainda fazia pior a elas.

2º - Não é aconselhavel ter um termostato dentro do aquario com as tartarugas pk elas sao brutas e podem partilo e dps ha tartaruga frita (tipo no restarante chinês), mas neste caso como vai ter o compartimento para peixes e plantas, ha a possibilidade de ter o termostato nesse lado.

3º - Eu quero ter la peixes de agua fria e esses só suortam tempraturas ate 20º, senao dps ficam peixes cozidos, e eu nao aprecio mt peixes sou mais de carne.

E concluindo, Estou a pensar no assunto.

Pedro Martins
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

quinta jun 08, 2006 9:00 am

crazypedro,

Partilho mais ou menos a tua opiniao, isto é, defendo um habitat o mais proximo possivel do ambiente natural, onde a temperatura da agua oscila durante o ano mediante a temperatura ambiente, e defendo tambem a hibernaçao.
Acredito que se hibernarem viveram mais, seram mais saudaveis e ha tb quem pense que a hibernaçao assume um papel importante no processo de reproduçao. Mas tudo isto é mt subjectivo e nao existe um verdadeiro consenso neste aspecto, para as tartarugas enquanto animal de companhia.

Relativamente aos teus pontos:

1. Existem lampadas de aquecimento, que te permitem contornar essa questao do aquecimento do aquaterrario fora de agua (deves ter tb uma lampada Ubv para fornecer as radiaçoes necessarias as tartarugas que imitam a luz do sol - nao sei se estavas já alertado para esse promenor).

2.Existem resistencias proprias para repteis, com as devidas protecçoes para evitarem queimaduras (ou tu proprio podes proteger a resistencia/termostato).

3.Penso que os peixes de agua fria suportam bem aguas que rondem os 24,25 graus (ja os peixes de agua quente sao mais sensiveis e deficilmente suportam aguas frias). No entanto com estas temperaturas crescem mais, nao sei no entanto se de alguma forma encurta a sua esperança media de vida.

Na minha modesta opiniao e uma vez que estas a contruir um aquario de raiz, com uma dimensao ja consideravel, deverias incluir tb um resistencia/termostato. Poderás ter uma temperatura constante ao longo do ano e no Inverno podes sempre optar pela hibernaçao.

Ah! E nao te esqueças de ir dando dicas!
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quinta jun 08, 2006 10:52 am

No estado selvagem, as tartarugas dependendo da zona, não hibernam, a hiebernação no nosso clima é apenas um modo de defesa, mas não é saudavel para elas....
Podes usar na agua cabos de aquecimento, ou uma resistencia de aquario, se a colocares dentro de um buraco um tijolo, elas não se queimarão, deves é ter um termostato a controlar as temperaturas.
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 08, 2006 1:58 pm

No que diz respeito á hibernação total, mtos aqui já sabem a minha opinião :p não aconselho po experiência própria, não lhes faz falta nenhuma, poderia colocar aqui inumeros estudos igualmente confirmam esta minha opinião.

A hibernação é um mecanismo de defesa na Natureza, perante a escassez de alimento e temperaturas baixas, não é uma necessidade fisiológica.
Pensem só em duas coisas, quem tem tartarugas iguais às "nossas" no Brasil nunca hibernam e não é por isso que têm probelasmd e saúde.
Segundo ponto, os roedores tb hibernam na Natureza, não estou a ver ninguém a dizer que precisam de o fazer tb em cativeiro 8) :p

Mas é assim, de um modo geral, nas nossas casas as temperaturas tb não descem em demasia, a não ser que se viva numa serra ou assim :p por esse motivo a maioria mantem-se é num estado de semi-hibernação, o que exige tantos ou mais cuidado.

Nada como ir estudando sobre o assunto e preparar tudo com a devida antecedência.

Quanto às resistências/termóstatos há marcas que já trazem protecções adquadas para repteís. Tb podes improvisar uma protecção como já te indicaram.
Os cabo de aquecimento, eu sou posso dizer que experimentei de uma marca e não gostei, pois não aquecia o suficiente, são mais adquados para as zonas secas :?

Boa sorte :D
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”