Pirilampos

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

sexta jun 02, 2006 8:30 pm

Se não desculpas o Cold, imagino o que me irás fazer a seguir... :p

Cold:

Eu adoro esse cota. Sabes a minha paixão por Biologia, Evolução Animal e tudo o que se relaciona com a Natureza e a bicheza em geral tem muita coisa a ver com os programas lindíssimos deste verdadeiro Mestre (bendita BBC por produzir úteis e lindos programas...) com que eu cresci... ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

sexta jun 02, 2006 8:41 pm

Trucas Escreveu:Se não desculpas o Cold, imagino o que me irás fazer a seguir... :p
Daaaahhhh ;)

Não tenho nada que desculpar,k eu mesma, por vezes falo aqui nos "cacracóis". :D

E para além disso, o Coldl é o meu tio cibernético. :p

Agora, quanto ao teu off-topic... 8)

Tenho de descobrir o nosso grau de parentesco cibernético... :lol: :p ;)

Beijos gerais ;)
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

sexta jun 02, 2006 8:46 pm

Aqui perto de casa têm aparecido montes de pirilampos este ano mais que nunca(S.cristovão)luzinhas verdes e alaranjadas ;)
Ninoquinha
Membro Veterano

sexta jun 02, 2006 8:49 pm

Mkiko Escreveu: luzinhas verdes e alaranjadas ;)
:o Alaranjadas?

Vou já para aí. :D

A sério, isso é brutal. ;)

Tenho de contar já ao meu Piri. ;)

Obrigada pela informação Mkiko. ;)
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Mkiko
Membro Veterano

sexta jun 02, 2006 8:54 pm

Sério e os alanrajados são maiores e mais brilhantes ;)
Ninoquinha
Membro Veterano

sexta jun 02, 2006 8:56 pm

Mkiko ;)

Já agora...

S. Cristovão fica onde, mesmo? :oops:
Mkiko
Membro Veterano

sexta jun 02, 2006 10:00 pm

Entre Alcacer do sal e Monte mor-o-novo
Ninoquinha
Membro Veterano

sexta jun 02, 2006 11:31 pm

Óptimo, fica perto de Lisboa ;)

Boa ajuda Mkiko. :D

Às tantas ainda terás de nos dizer onde fica esse lugar onde os vês, com mais exactidão. :p

Pode ser? ;)

Beijos gerais ;)
Trucas
Membro Veterano
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

sábado jun 03, 2006 9:36 am

Ninó... Com jeitinho, vinhas ver esses piris lá para 30 de Junho ou coisa que o valhe e vinhas a Lisboa almoçar no dia 1 de Julho... O Mkiko acho que também vem... É só uma ideia... 8)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
Ninoquinha
Membro Veterano

sábado jun 03, 2006 11:13 pm

Trucas Escreveu: Ninó... Com jeitinho, vinhas ver esses piris lá para 30 de Junho ou coisa que o valhe e vinhas a Lisboa almoçar no dia 1 de Julho... O Mkiko acho que também vem... É só uma ideia... 8)
Oh Trucas Maria Leopoldina Pancrácia PÉ Grande das Neves, mas tu não sabes já que nessa altura o Piri , o belga e eu andaremos à "caça" dos "porolampos"?! :o

E que olhinhos são aqueles de quem não quer a coisa mas está morta por ela? 8)

Como já são horas, vou à procura de "porolampos". :p :lol: ;)

Beijos gerais ;)
Trucas
Membro Veterano

sábado jun 03, 2006 11:38 pm

Ninonó:

Os olhos... 8) eram uma esperança... E já te disse várias vezes: Traz lá o belga mais o Gon e se quiseres traz também os porolampos (acho que esses não vão gostar mas se tiveres de os trazer para vires cá tu...) :lol: :lol: :lol:

No fundo, no fundo, eu queria era que tu viesses, pá!!! 8)
Trucas
Membro Veterano

domingo jun 04, 2006 9:10 am

Ninonó que quer alargar a família cibernética... Escreveu:Tenho de descobrir o nosso grau de parentesco cibernético... :p :lol: ;)
Oh pá!!! Tá difícil... Tu já tens Madrinha e Padrinho... Tens uma Avó toda radical... Tens um Tio todo cold :p ...

Olha lá por acaso já terás uma Mana Velha??? :lol: :lol: :lol: (e Tu podias ser a minha Mana Caçula... :lol: :lol: :lol: )
Ninoquinha
Membro Veterano

terça jun 06, 2006 6:45 am

Trucas Escreveu:
Ninonó que quer alargar a família cibernética... Escreveu:Tenho de descobrir o nosso grau de parentesco cibernético... :p :lol: ;)
Oh pá!!! Tá difícil... Tu já tens Madrinha e Padrinho... Tens uma Avó toda radical... Tens um Tio todo cold :p ...

Olha lá por acaso já terás uma Mana Velha??? :lol: :lol: :lol: (e Tu podias ser a minha Mana Caçula... :lol: :lol: :lol: )
Oh pá, Trucas ;)

Bou deixar aqui a lista da minha família cibernética. :p

Zahira - madrinha
jPedroso - padrinho
Airna - mana mai belha que eu :lol:
Rowena - vó maluka
Coldblood - tio marado por completo :p
(desculpem-me se eu me esqueci de alguém...)

Estão abertas as inscrições a novos graus de parentesco. :lol:

Agora é só decidires. :p

Podes ser a minha tia. Que dizes? :lol:

Ups :oops: estou a desvirtuar o tópico. Ai, ai, ai, ai, ai...

Beijos gerais ;)
Ninoquinha
Membro Veterano

terça jun 06, 2006 6:59 am

Olá malta ;)

Custou mas foi. :p

Não se esqueçam de que, nós teremos cerca de 10 espécies (deverão ser mais) de pirilampos em Portugal, mas apenas estas duas, que postei, estão devidamente estudadas e reconhecidas. No entanto, soube há pouco que há já mais uma espécie portuguesa estudada.

Aqui está o resumo da outra espécie.

As que vi, estavam bem lá no meio das ervas, a
brilhar uma luz verde que apagava e acendia com um pulsar lento.
Larva de Lampyris Noctiluca
Imagem
Estas sim. Vi e fotografei.

Lampyris noctiluca:
- Gosta de zonas húmidas.
- Surge geralmente no limiar das florestas, junto a caminhos e ribeiros.
- É sensível à desidratação.
- A fêmea apresenta 4 luzes, dois feixes grandes e dois mais pequenos na ponta da cauda e pode atingir os 2.5cm de comprimento.

http://www.helsinki.fi/science/mmx/imag ... tiluca.jpg

- Geralmente, durante o dia esconde-se debaixo de uma pedra ou tronco, ou de uma planta e de noite volta geralmente ao mesmo sítio para mostrar a sua iluminação forte e constante.
- O macho espontaneamente não brilha.
- Ele voa em busca da luz da fêmea e pousa junto dela sem qualquer comunicação.
- Ele pode detectá-la mesmo antes de ver a sua luz, apenas pelas feromonas que esta liberta.
- Esta característica das fêmeas, ajuda o macho na detecção à longa distância, quando a visual falha.
- O macho voa a cerca de 1m de altura, no máximo, sendo um pobre voador.
- Em termos de luz ( o macho)possui apenas dois pontos de luz no fim da cauda, que brilha apenas em casos de perturbação( tanto por predadores como apenas pelo toque humano).
- A fêmea, possui um sensor na cauda que lhe permite distinguir em que condições pode pôr os ovos.
http://www.gluehwuermchen.ch/s_lampyris ... inmann.jpg

- A fêmea morre pouco tempo depois após a postura.
- Ela deixa de brilhar logo após ter sido fecundada.
- Ficam em estado larvar durante quase 2 anos.
- Em certas regiões do país nem chegam a hibernar, alimentando-se avidamente de moluscos gastrópodes, como caracóis e lesmas.
- Os ovos brilham.
- As larvas também brilham, logo após a nascença.
- Os Lampyris podem viver até 3 anos, quando as condições são adversas e também por razões genéticas, assim não se cruzam sempre com a mesma geração. (Eles apresentam um ciclo de vida de 2 anos e excepcionalmente 3 anos, ou seja ficam como larvas cerca de 22 meses e os restantes 2 meses em estado adulto.)
- É considerada uma espécie em declínio evidente.
- São mais sensíveis que a maioria dos outros lampirídeos.
- As larvas, em laboratório, preferem o escuro e as condições húmidas, morrendo se forem expostas por muito tempo a uma humidade de 45% para baixo
- Não gostam de temperaturas superiores a 40 graus, assim escondem-se em fendas durante o dia para evitar a desidratação
- As larvas posicionam-se, geralmente, em cima das plantas preferidas pelas suas presas.

Espero que gostem.

Fiquem bem.

Beijos gerais ;)
Ninoquinha
Membro Veterano

segunda jun 12, 2006 4:17 am

Ninoquinha Escreveu:Alguém leu isto há uns anos atrás e contou-me.:D

"Lampyris e a economia":

Na Nova Zelândia, foram introduzidos Lampyris noctiluca como uma forma de controlar biologicamente os caracóis e as lesmas que devastavam as culturas. Foi uma boa medida tomada, e os resultados mostraram o seu êxito!
Aqui fica mais uma amostra de como os pirilampos, neste caso um Phosphaenus hemipterus, dominam os caracóis. ;)

Imagem

Simplesmente fantástico.

Fiquem bem.

Beijos gerais ;)
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”