Ola Cybergirl,
Ainda nao compreendi com o que e que nao concorda:
- Nao concorda com a "teatralizacao" do acto de dar comida ao cao proposto por mim e pela djiba?
- Nao concorda com o termo "chefe de matilha"?
- Nao concorda com o retirar comida ao cao como metodo de reforcar lideranca?
Para fomentar uma boa discucao sobre este assunto, comeco eu por expor o meu ponto de vista:
A sociedade canina, tal como a dos lobos, e hierarquica. Dentro da matilha ha sempre um lider (ou dois lideres, o lider dos machos e a lider das femeas).
Aos olhos do cao, os humanos sao a partida membros da matilha.
Se o cao se considera lider (ou alpha ou chefe) da matilha humana, isso pode ter consequencias graves, pe:
- O cao pode tentar "corrigir" os membros mais fracos da matilha.
- O cao que se considera lider da matilha entra em ansiedade quando outros elementos da matilha se ausentam.
- O cao nao obedece aos membros mais fracos da matilha.
- O cao ignora membros mais fracos da matilha.
- O cao nao aceita que membros mais fracos da matilha tomem atitudes que aos seus olhos sao de lideranca.
Normalmente, aqueles caes que nos consideramos bem socializados, sao os caes que compreenderam que o lugar deles na hierarquia esta abaixo do dono. Caes que se consideram acima do dono sao vistos por nos como "desobedientes"ou "muito mimados".
E nunca forcei o meu cao a aceitar a minha lideranca. (E o meu cao era mesmo muitissimo dominante!!!!) Nunca lhe toquei no intuito de o magoar e nunca, mas nunca lhe levantei a voz ou me vi forcada a fazer um ruido subito para o forcar a obedecer-me. O que fiz foi tentar compreender o comportamento do lider, e assumir um comportamento de lider. Dado que nao sou um cao, recorro muitas vezes a teatralizacao.
O oscar e o meu melhor amigo. Nao o vejo como subordinado, vejo-o como companheiro. Mas, quando se trata de tomar uma decisao ou dar um comando, estamos entendidos: eu mando e ele obedece. E olhe que desde que ele compreendeu isso, e muito mais facil e agradavel viver com ele!
Para mim, o termo "chefe de matilha" refere-se a um papel essencial na sociedade canina. Os termos "alpha" e "lider" de matilha referem-se ao mesmo.
Tambem nao acho bem que se retire a comida a um cao como metodo de reforcar a lideranca. Primeiro porque pode ser perigoso para quem retira a comida e depois porque com a "teatralizacao" se consegue precisamente o mesmo resultado, mas de uma maneira mais "humana" e muito mais compreensivel aos olhos do cao.