Ajuda-gatinho com coriza
Moderador: mcerqueira
Ola
na semana passada fui buscar um gatinho a uma sociedade protectora de animais...
O que acontece é que o gatinho veio com coriza.
Ele tem um mês de idade, fui logo ao veterinario e ja esta a ser medicado.
So que não esta a ter melhoras...e ja se passou uma semana.
O narizinho continua tapado e tem espirros.
O pior acabou por acontecer, ele começou a não querer comer...
Não sei o que posso fazer para ajudar.
Alguem me pode ajudar?!
Obrigada!
na semana passada fui buscar um gatinho a uma sociedade protectora de animais...
O que acontece é que o gatinho veio com coriza.
Ele tem um mês de idade, fui logo ao veterinario e ja esta a ser medicado.
So que não esta a ter melhoras...e ja se passou uma semana.
O narizinho continua tapado e tem espirros.
O pior acabou por acontecer, ele começou a não querer comer...
Não sei o que posso fazer para ajudar.
Alguem me pode ajudar?!
Obrigada!
Mais?!?!
Ele desde ontem que vai todos os dias...
Mal ele ficou doente levei-o logo...
Só que a medicação n fez nenhum efeito!
Desde ontem que vai ao veterinario pra levar injecção...
mas ate agora...nada!(
O pior de tudo é que não come...se assim continuar, vai ficar ainda mais fraco!!!!:(:(:(:(
Só que a medicação n fez nenhum efeito!
Desde ontem que vai ao veterinario pra levar injecção...
mas ate agora...nada!(
O pior de tudo é que não come...se assim continuar, vai ficar ainda mais fraco!!!!:(:(:(:(
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Bem... se só foi desde ontem... então só foi uma ou duas vezes... explique, por favor, essa de todos os dias...xaniquita Escreveu: Mais?!?!
Que medicação é que está a fazer...? Antinflamatório? Aintibiótico, injectável ou por via oral? Xarope?
De qualquer forma ele não pode deixar de comer... uma boa alimentação é meio caminho andado para se restabelecer...!
Que tipo de alimentação lhe está a dar? Papas de ração moida, latas, leite de substituição ou ração seca?
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Olá
Agora que estou em casa já posso dizer a medicação do Pedrinho…
Então é assim, no dia 30 de Maio fui buscar o Pedrinho a uma Sociedade de animais. Antes de o levar para casa levei-o ao veterinário para ver se estava tudo em ordem, pesava 400 gramas…ate aqui tudo bem…
No dia seguinte (dia 31) reparamos que ele tinha deixado de miar, levamos logo ao veterinário novamente.
O veterinário disse que seria coriza e receitou 0,5 ml de Clavamox 125 de 12 em 12 horas durante 1 semana.
O que acontece é que o Pedrinho n teve melhoras, passou se o fim-de-semana e no dia 5 de Junho (segunda feira) levei novamente.
O veterinário disse para lhe dar só mais um dia o Clavamox 125 e que passaria a levar uma injecção diária.
A primeira injecção foi ontem, hoje já levou outra e amanha outra…ate ficar bom, acho!
O problema é que ele ainda é pequenininho, nem existem doses da “tal” injecção para lhe dar.
Ah! São duas injecções, uma delas é antiflamatório.
Ah! Alem disso estou a fazer-lhe inalações com Vaporil. Faz 10min de cada vez, mas não sei de quanto em quanto tempo devo fazer.
A opção de inalação foi minha!
Para piorar a situação, o Pedrinho n quer comer…
Ele tem granulado, e comidinha em pasta que juntei com leite(isto ainda vai comendo, mas muito pouquinho).
Agua, nem lhe toca….
Bebe um pouquinho de leite, mas nada de mais…!
Enfim, não sei mais o que fazer, por isso peço ajuda!!!
Obrigada
Agora que estou em casa já posso dizer a medicação do Pedrinho…
Então é assim, no dia 30 de Maio fui buscar o Pedrinho a uma Sociedade de animais. Antes de o levar para casa levei-o ao veterinário para ver se estava tudo em ordem, pesava 400 gramas…ate aqui tudo bem…
No dia seguinte (dia 31) reparamos que ele tinha deixado de miar, levamos logo ao veterinário novamente.
O veterinário disse que seria coriza e receitou 0,5 ml de Clavamox 125 de 12 em 12 horas durante 1 semana.
O que acontece é que o Pedrinho n teve melhoras, passou se o fim-de-semana e no dia 5 de Junho (segunda feira) levei novamente.
O veterinário disse para lhe dar só mais um dia o Clavamox 125 e que passaria a levar uma injecção diária.
A primeira injecção foi ontem, hoje já levou outra e amanha outra…ate ficar bom, acho!
O problema é que ele ainda é pequenininho, nem existem doses da “tal” injecção para lhe dar.
Ah! São duas injecções, uma delas é antiflamatório.
Ah! Alem disso estou a fazer-lhe inalações com Vaporil. Faz 10min de cada vez, mas não sei de quanto em quanto tempo devo fazer.
Ele tem granulado, e comidinha em pasta que juntei com leite(isto ainda vai comendo, mas muito pouquinho).
Agua, nem lhe toca….
Obrigada
-
- Membro Veterano
Bem, para já penso que nem sequer devia ter começado a fazer as inalações com o vaporil...! Um gato da minha filha dez uma reacção alérgica de tal forma que ia virando...xaniquita Escreveu:
Agua, nem lhe toca….
Obrigada

Nunca se devem fazer experiências... especialmente com gatinhos tão jovens...

Pare já com o Vaporil que pode estar a fazer mal ao gatito.... se lhe quer dar inalações... fale com a vet e talvez as possa dar só de água para humidificar o ambiente e nada mais

Quanto a comer... ele até pode ter deixado de comer por via das "experiências"...
Eu sei que não é por mal... contudo NUNCA tome iniciativa de auto medicar um animal sem falar com um veterinário...!
Quanto a alimentá-lo, faça leitinho e coloque ração seca mas préviamente bem desfeita na varinha, misture no leite só para lhe dar alguma consistência... e dê-lhe no biberão!
Cozinhe pescada, retire as espinhas, esmague-a com um pouquinho de ração e com a água de a cozinhar, adicione na ração desfeita... não misture leite nessa papa... só a água de cozer a pescada.
Para não lhe estar a dar só pescada a todas as refeições, cozinhe, também, peitos de frango e corte em pedacinhos o mais pequenino que possa, se desfiar ainda é melhor. Misture, também, com um pouquinho de ração desfeita e use a água de cozinhar o peito de frango, para diluir bem a ração e misture tudo muito bem de forma a que não fique uma papa muito espessa... dê-lhe a cheirar e vá colocando, com o seu dedo indicador, na frente da boquita dele

Compre vitaminas para o gatinho...o felovit em pasta é muito bom...dê-lhe um pouco diáriamente..como uma porção do tamanho duma ervilha. Pode colocar-lhe directamente na boquinha ou misturar na paparoca...

O gatinho tem defecado? E urinado? Já o faz sózinho ou ainda tem de estimulá-lo?
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Ola Leonilde,
as inalações foram sugeridas pelo vet pq lhe pedimos algo para ajudar o bichinho a respirar, como era preciso muita paciencia...o vet disse que não seria obrigatorio..."no comments" nos é que escolhiamos se fariamos as inalações ou não!
A comida que lhe demos foi apenas o granulado (que acho que tem dificuldade em engolir.
E em pasta.Mas como ele na pasta ja n lhe pegava e como não bebia liquidos, juntamos-lhe leitinho!
Não lhe demos mais comida nenhuma.
Vou só agora fazer experincia, com o peixe.
A medicação que ele ta a ter, é apenas a que o veterinario lhe deu para tomar, não lhe estamos a dar mais nada!
Quanto as idas a casa de banho, ja vai sozinho.
Hoje ainda so urinou.
as inalações foram sugeridas pelo vet pq lhe pedimos algo para ajudar o bichinho a respirar, como era preciso muita paciencia...o vet disse que não seria obrigatorio..."no comments" nos é que escolhiamos se fariamos as inalações ou não!
A comida que lhe demos foi apenas o granulado (que acho que tem dificuldade em engolir.
E em pasta.Mas como ele na pasta ja n lhe pegava e como não bebia liquidos, juntamos-lhe leitinho!
Não lhe demos mais comida nenhuma.
Vou só agora fazer experincia, com o peixe.
A medicação que ele ta a ter, é apenas a que o veterinario lhe deu para tomar, não lhe estamos a dar mais nada!
Quanto as idas a casa de banho, ja vai sozinho.
Hoje ainda so urinou.
Esse bébé ainda não come sózinho,... tem que lhe dar comida,... de 3 em tres horas,... ou ele morre
Bom salvar os bébés, sem mãe nestas idades é muito dificil, pois os problemas gastrointestinais que possam surgir, podem com frequência matá-los.
Então há que prevenir, compre cergomil na farmácia, que é um suplemento vitaminico há base de vegetais e misture uma colher de chá no leite antes de dar, faz milagres aos intestinos do bébés.
Para mim a seringa é mais segura, que o biberon, mas por uma seringa de 5ml, se ainda assim tiver dificuldade, arrange uma canula de colocar a soro, animais ou pessoas, a mais fina, corte-lhe a ponta e encaixe na seringa, pois ainda consegue tornar a seringa mais fina, para não haver problema, de os matar por ingestão de leite nos pulmões. Antes da comida daria aero om 5 gotas, 10 minutos antes, juntaria pelo menos uma vez por dia umas gotas de parafina líquida , juntamente com o cergomil no leite,... isto faz milagres, para quem tem que recorrer ao leite artificial.
Os gatinhos têm que defecar uma vez por dia, o mais tardar de dois em dois dias. Uma conhecida minha matou quase uma ninhada inteira, por causa disto,... o os que sobraram estão em minha casa a ver se se safam,....
Prepare esta papa que eu lhe digo e vai ver que o bébé rapidamente começa a comer e normaliza as fezes. Compre uma latinha de gourmet de peixe branco em paté, coloque a ração RC baby cat, em água a ferver e deixe que fique em papa, passe tudo pelo coador e junte o leite artificial, uma colher de café de cergomil, e uma colher de café de parafina líquida a essa papa. A papa deve ficar como a cerelac, com uma consistência líquida, de preferência pouco grossa.,... a consistência aumenta ou diminui, conforme o que o gatinho mais apreciar,... ele vai comer e chorar por mais. Coloque tudo numa seringa de 10 ml ou 5 ml e comece a dar-lhe a boca agarrando-o pelo queixo, na posição de pé,... se fôr como os meus adorará.; terá o problema das fezes resolvido, e o gatinho recuperará e começará depois disto a comer ração rapidamente.
O sergomil é muito importante, porque tem fibras vegetais, e resolve por si os problemas intestinais, evitando que os animais tenham cólicas,... para alem disso é um suplemento muito nutritivo, para animais débeis.
Como alternativa, doderá dar latinha de A/D da Hills, que é alimento reforçado para animais doentes. Misture na mesma com o cergomil, junte água e a parafina. Dê antes o aero-om.
Se porventura, precisar de dar O2 a esse bébé, eu encomendei uma incubadora em Espanha que está na minha vet, e uma botija de O2, por causa de um bébé meu, que precisa,... se porventura esse precisar, o que eu acho,... diga, ele com O2 e bem alimentado seria outro.
Bom salvar os bébés, sem mãe nestas idades é muito dificil, pois os problemas gastrointestinais que possam surgir, podem com frequência matá-los.
Então há que prevenir, compre cergomil na farmácia, que é um suplemento vitaminico há base de vegetais e misture uma colher de chá no leite antes de dar, faz milagres aos intestinos do bébés.
Para mim a seringa é mais segura, que o biberon, mas por uma seringa de 5ml, se ainda assim tiver dificuldade, arrange uma canula de colocar a soro, animais ou pessoas, a mais fina, corte-lhe a ponta e encaixe na seringa, pois ainda consegue tornar a seringa mais fina, para não haver problema, de os matar por ingestão de leite nos pulmões. Antes da comida daria aero om 5 gotas, 10 minutos antes, juntaria pelo menos uma vez por dia umas gotas de parafina líquida , juntamente com o cergomil no leite,... isto faz milagres, para quem tem que recorrer ao leite artificial.
Os gatinhos têm que defecar uma vez por dia, o mais tardar de dois em dois dias. Uma conhecida minha matou quase uma ninhada inteira, por causa disto,... o os que sobraram estão em minha casa a ver se se safam,....
Prepare esta papa que eu lhe digo e vai ver que o bébé rapidamente começa a comer e normaliza as fezes. Compre uma latinha de gourmet de peixe branco em paté, coloque a ração RC baby cat, em água a ferver e deixe que fique em papa, passe tudo pelo coador e junte o leite artificial, uma colher de café de cergomil, e uma colher de café de parafina líquida a essa papa. A papa deve ficar como a cerelac, com uma consistência líquida, de preferência pouco grossa.,... a consistência aumenta ou diminui, conforme o que o gatinho mais apreciar,... ele vai comer e chorar por mais. Coloque tudo numa seringa de 10 ml ou 5 ml e comece a dar-lhe a boca agarrando-o pelo queixo, na posição de pé,... se fôr como os meus adorará.; terá o problema das fezes resolvido, e o gatinho recuperará e começará depois disto a comer ração rapidamente.
O sergomil é muito importante, porque tem fibras vegetais, e resolve por si os problemas intestinais, evitando que os animais tenham cólicas,... para alem disso é um suplemento muito nutritivo, para animais débeis.

Como alternativa, doderá dar latinha de A/D da Hills, que é alimento reforçado para animais doentes. Misture na mesma com o cergomil, junte água e a parafina. Dê antes o aero-om.
Se porventura, precisar de dar O2 a esse bébé, eu encomendei uma incubadora em Espanha que está na minha vet, e uma botija de O2, por causa de um bébé meu, que precisa,... se porventura esse precisar, o que eu acho,... diga, ele com O2 e bem alimentado seria outro.

-
- Membro Veterano
Bem... eu sou mais simplista... vou tentando passo a passo... e desde que tenha um suplemento vitamínico e que coma...seja frango, peixe, leite ou enlatos... mas, de preferência o natural, os peitos, o peixinho, a ração em papa e ou o leitinho... e que não fique com uma gastroenterite ou uma potente diarreia, pelas misturaças... prefiro ir devagarinho... até porque medicado e debilitado... não convém "empanturrar" muito...
O Aerohome e parafina prefiro dar só quando haja indicação de precisar... não costumo dar sem ver se pode ou não estar a precisar...
. Já bastam os AB's, AI's e vitaminas...!
Sobre alimentar com seringa... não é para todos...tenha cuidado para que não entre líquido para os pulmões do gatinho. Contudo, é como a Uaimori diz...se não come, acaba por morrer! Mas, experimente dar com o biberão e só se não resultar, então dê-lhe com a seringa...!
Quanto ao Vaporil... volto a referênciar....muito cuidado!!! Há gatos que fazem uma enoooooooooooooooooooorme reacção alérgica e pode estar a contecer...! Não esquecer que o gatinho ainda é muito bebé...
Já dei vaporizações a um gatinho mas foi só de vapor natural... e recomendado pela vet!
Leo

O Aerohome e parafina prefiro dar só quando haja indicação de precisar... não costumo dar sem ver se pode ou não estar a precisar...

Sobre alimentar com seringa... não é para todos...tenha cuidado para que não entre líquido para os pulmões do gatinho. Contudo, é como a Uaimori diz...se não come, acaba por morrer! Mas, experimente dar com o biberão e só se não resultar, então dê-lhe com a seringa...!
Quanto ao Vaporil... volto a referênciar....muito cuidado!!! Há gatos que fazem uma enoooooooooooooooooooorme reacção alérgica e pode estar a contecer...! Não esquecer que o gatinho ainda é muito bebé...

Já dei vaporizações a um gatinho mas foi só de vapor natural... e recomendado pela vet!
Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Uaimori, não sei se reparou mas o gatinho já tem mais de 1 Mês, agorauaimori Escreveu: Esse bébé ainda não come sózinho,... tem que lhe dar comida,... de 3 em tres horas,... ou ele morre

Com um Mês de idade não tem de morrer só porque tem uma coriza... a não ser que a medicação que a vet recomendou não esteja a surtir o efeito desejado por um mau diagnostico....e isso nem quero colocar em causa...

Se for mesmo só uma coriza... com o AB e AI, paparoca, leitinho e os suplementos vitamínicos ( o que recomendou-Cergomil e o felovit)...tem de arrebitar...mas, claro está...tem mesmo de forçar a comer

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Sim,acho que vou mesmo fazer inalaçoes so com aguinha...é melhor.
Hoje o pedrinho comeu peixinho!
so comeu um bocadinho...mas ao menos comeu!
Mas não fez mais nada alem de xixi!
Mas como ontem tb não comeu muito....
vamos la ver como vai correr a noite e se ele amanha ja vai a casa de banho!
Sera que ainda é mesmomuito pequenino pra comer sozinho?
ja tem um mês!pelo menos foi o que o vet disse.
-
- Membro Veterano
Se no dia 30 de Maio, quando o foi buscar já tinha um Mês...então...agora tem 5 semanas...certo?
Que tipo alimentação lhe tem dado? Ele não estava já a comer por ele antes de deixar de ter apetite?
Leo
Que tipo alimentação lhe tem dado? Ele não estava já a comer por ele antes de deixar de ter apetite?

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Se amanhã não defecar...então dê-lhe o aerohome e a parafina líquida tal como a Uaimori lhe referiu...xaniquita Escreveu: Sim,acho que vou mesmo fazer inalaçoes so com aguinha...é melhor.

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Boa
então quer dizer que pelo menos já tem um Mês
e se já comia e agora não come é por estar doentito...até nós quando estamos doentes perdemos o apetite...né?
. Tem é de o manter hidratado e ir forçando a comer...
nem que sejam só guloseimas... como o peixinho (não muito pois contém muito fósforo), a ração em papa, os peitinhos de frango, as latinhas que a Uaimori recomendou, etc... mas vá insistindo...
A maioria dos vets tendem sempre a recomendar o mesmo AB... quando há outros para gatinhos bebés...!
Leo

A maioria dos vets tendem sempre a recomendar o mesmo AB... quando há outros para gatinhos bebés...!

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>