quarta jun 07, 2006 8:22 am
Olá!
Não sei se essa é uma boa ração ou não, pois só analisando a composição... de qualquer modo, deixo aqui umas dicas úteis que ajudam a analisar a composição da ração de modo a perceber se é ou não uma ração de qualidade
1) No rotulo, os ingredientes aparecem por ordem de importância na composição (o primeiro ingrediente é aquele com maior percentagem na composição da formula e assim sucessivamente, logo os primeiros ingredientes são fundamentais)
2) Prefira rações em que o primeiro ingrediente é carne
3) Prefira farinha de carne em vez de carne fresca (a carne fresca é cerca de 70% de água, o que faz com que a real percentagem de incorporação na fórmula final seja muito mais baixa)
4) Prefira rações em que especifique o tipo de ingredientes utilizado (carne de quê? Oleo de quê? Etc)
5) Evite rações com sub-produtos (nestes incluem-se unhas, bicos, penas, patas, ossos, etc )
6) Prefira rações em que o único cereal seja preferencialmente o arroz
7) Escolha rações que tenha o menor n.º possível de cereais na formula (isto está relacionado com o desdobramento de ingredientes. Por exemplo carne aparece em primeiro lugar, mas depois aparecem 5 cereais diferentes. Se somarmos as percentagens dos 5 cereais, o total pode aparecer antes da carne... por vezes é uma artificio que algumas marcas usam para que a carne apareça no rotulo como primeiro ingrediente...)
8) Evite rações que contenham trigo, soja, milho, glúten de milho... (são apontados como principais factores de intolerância alimentar)
9) Evite rações com conservantes químicos - etoxiquina, BHT, BHA ou designações genéricas com por exemplo “autorizados pela E.U.”
Só mais uma dica
Apesar de ser tentador, não se deve escolher a ração pele marca... uma marca tem diversas formulas e umas podem ser melhores do que outras... Deve-se é analisar a composição de cada formula e escolher por aí.
Por outro lado, deve-se ter sempre em atenção, que uma ração com uma óptima formula pode não ser a melhor para o nosso cão, pois cada caso é um caso e o que é bom para um pode não o ser para outro! O nosso amigo de quatro patas é que vai ser sempre a prova final!
Isto é um pequeno resumo do que aprendi com alguns foristas, mas muito mais ainda há a dizer sobre rações! De qualquer modo, acho que toquei nos pontos mais importantes, mas se me esqueci de algo, crescentem por favor!
Márcia Ramos
Última edição por
marciara em quarta jun 07, 2006 7:01 pm, editado 5 vezes no total.