Ajuda-gatinho com coriza

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça jun 06, 2006 9:22 pm

leonildecarvalho Escreveu:
uaimori Escreveu: Esse bébé ainda não come sózinho,... tem que lhe dar comida,... de 3 em tres horas,... ou ele morre

Bom salvar os bébés, sem mãe nestas idades é muito dificil, pois os problemas gastrointestinais que possam surgir, podem com frequência matá-los.
Uaimori, não sei se reparou mas o gatinho já tem mais de 1 Mês, agora ;) e com um Mês já comem ;)
Leo o gatinho tem um mês dito pela Xanica no primeiro post.

O que acontece é que os bébés devem começar a comer ás três semanas,... mas daí a comerem sózinhos, vai uma grande distância,... a distância de poderem morrer de desidratação.

Têm que começar a comer mas dados por nós, primeiro a papa e depois começar a meter-lhe o granulado na boca, mas mais tarde. não se lembra da maguie, que com um mês e meio, a Leo e eu não conseguiamos colocá-la a comer,... e sózinha não comia o suficiente.

Um gatinho com mês ainda precisa de alimento materno, se não tem os cuidados da mãe e o seu leite, tem que ter os humanos, este gatinho precisa de ter quem lhe dê papa á seringa,.... senão adeus. ;)

Precisa de beber 150 ml por dia,... ou em alternativa a papa, ou em alternativa, as latinhas de AD da Hills, que é um concentrado de alimento, para animais em recuperação. ;)

Quando a dar biberon ou com seringa,... Leo um biberon é que não se consegue controlar, se a abertera da tetina estiver, demasiado aberta, é leite certo nos pulmões,... pelo menos nos persas, é raro aquele a que isso não acontece, quando se usa o biberon, A seringa e não estou a falar nas grandes, mas nas pequeninas é óbvio, podemos parar quando quisermos ao contrário do biberon, e a um bébé com problemas respiratório, aí nunca,...
xaniquita
Membro
Registado: terça jun 06, 2006 3:17 pm

terça jun 06, 2006 9:45 pm

Quando ainda estava bom, ele ia sozinho comer, casa de banho, etc...
eu ate ficava pasma, como era possivel um gatinho tão pequenino ia sozinho procurar a comida.
Seja la qual fosse a divisão da casa, ele ia direitinho a comida que esta na cozinha...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jun 06, 2006 9:47 pm

Percebo o que quer dizer em relação à idade... contudo a Meggie tinha só 3 para 4 semaninhas nessa altura... ;) e o gatito em questão já comia granulado...ora ele só parou há 2 dias...se estivesse sem comer desde o dia 30 de Maio certamente já tinha morrido, não? ;) Ora se já comia, é porque come por ele próprio...
Agora concordo é que se tenha de forçar um pouco por estar doentinho... para não desidratar... mas... nem tanto ao mar nem tanto à terra... ;) :p :lol: :D . Não assuste a dona do gatito... :lol: :p

Quanto aos Persas e biberons... é diferente dos Europeus, Uaimori... ;). Sabe melhor que eu que um Persa tem limitações no que trata à parte das vias respiratórias superiores... ;) .
Se o biberão tiver a abertura limitada à espessura do líquido... só corre quando puxam...tal e qual um bebé humano ;) . Claro que não se pode nem se deve fazer uma "cratera" na tetina... ;) tem de ser tudo na proporção de espessura, buraco... ;)
Com a seringa é que há o perigo de se a pessoa não tiver sensibilidade suficiente e precisa no controle do embolo... ir líquido a mais, o gatito engasga-se e lá vai líquido pela via errada, para os pulmões... ;) .

A Uaimori sei que tem muita experiência em dar com seringa e eu também a tenho mas entendo que é uma situação de risco... e não gosto nada de aconselhar a fazerem-no...só mesmo em última tentativa... ;) . Já não é o primeiro nem segundo nem terceiro casos que sei de gatinhos que morreram por asfixia e outros por pneumonia induzida, por causa de alimentarem a seringa...

Contudo, para a forista, em caso de necessitar e repito, só mesmo porque pode mesmo vir a ser preciso, aqui vai um artigo que lhe explica a alimentar a seringa... ;)

Imagem

Imagem

Imagem
A seringa deve ser usada SÓ com muita precisão e com muita paciência. Se por acaso for alguma gota de leite pela via errada, pode ser fatal para os gatinhos, contudo se tiver de lhes dar com seringa aqui vão algumas dicas:

Não deve usar a seringa na posição de como se fosse dar uma injecção. Isso pode dar o resultado de esguichadela e é perigoso...

Eu usava a seringa de punho cerrado, portanto punha-a na palma da mão, fechava a mão segurando-a lá dentro apanhando parte da seringa e parte do embolo e com o dedo polegar é que carregava no embolo o mais lentamente possível para dar tempo ao "bebé" de engolir o leite... esta (a seringa) também deve ser SEMPRE introduzida na boca, de lado e não de frente e com a ponta virada para o céu da boca ou para o lado e NUNCA directamente para a garganta.

Se por acaso vir que a seringa não lhe está a dar jeito... use um conta gotas. É preferível do que correr riscos desnecessários.

O biberão da Royal Cannin é melhor dos que os de compra, daqueles que se vendem nos PetShops.

O problema de eles mamarem e não sair leite, por vezes não tem nada a ver com a medida do buraco na tetina, mas sim pelo ar criado dentro do biberão.
Para retirar o ar, abra o biberão com ele quase a entornar...coloque a tampa que tem a tetina, novamente e deixe o mínimo espaço possível de ar (espaço livre sem leite) entre o líquido (leite) e as paredes do biberão.

Nunca amamente os bebés de barriga para cima como se fossem bebés humanos. Sempre de lado ou com as patinhas para baixo e cabecinha para cima ou apoiados nas patinhas traseiras, tronco e cabecinha para cima.

Eu, para eles se sentirem como se estivessem a mamar na mãe, usava uma almofada e punha-os em posição (metade do corpo a trepar para a almofada) de como se fossem mamar nela e dava-lhes o leite assim ou então agarrados ao meu peito, mas sempre ao alto.

Aqui lhe deixo umas fotos que tirei para explicar melhor a posição e forma de usar uma seringa, caso seja necessário.

Repare que na 3ª foto o dedo indicador serve para controlar a velocidade desejada porque está no embolo e logo acima do Stop da seringa (encostado ao stop da seringa). A velocidade de deslize do embolo é controlada com o apertar mais ou menos do dedo indicador que está sobre ele.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
xaniquita
Membro

quarta jun 07, 2006 9:39 am

Bom dia...
então é assim...
o Pedrinho hoje teve uma noite mais descansadinho.
Dormiu de barriguinha cheinha, a noite levantou se, foi sozinho a casa de banho...
De manha quando vou com ele ao pe da comidinha, NÃO TINHA NADA!!!
Ja tinha papado tudinho...
Leo, nem sabes o que eu e a mana fizemos...
primeiro fui eu tomar uma banhoca de aguinha bem quente, metemos o "gajo" na casa de banho a respirar o vapor!!!
Tenho a minha pele toda escaldada, mas foi por uma razão!!!
Ah! molhei o meu dedo no leitinho, e ele CHEIROU, ate deu duas lambidelas!!!!
Mas casa de banho....nada....
Ate agora só xixizinho!
Ou é cisma, ou o pedrinho tenta defecar, mas não consegue...
Ele vai para a caixinha dele, da areia...senta se, mas não faz nada.
A mana vai agora com ele novamente ao veterinario, para levar mais uma "pica".
Espero ter boas noticias....
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jun 07, 2006 9:56 am

xaniquita Escreveu: (...)
De manha quando vou com ele ao pe da comidinha, NÃO TINHA NADA!!!
Ja tinha papado tudinho...
Isto são OPTIMAS notícias, SIM! :D

Acho que os vapores só de água foi uma boa opção ;). Ajuda a desobstruir as vias aéreas, respiratórias sem "agredir" o organismo ao bebé... com químicos fortes...!

Quanto a não ter ainda defecado, o vet que veja, por apalpação, o volume do intestino... porque ele até pode nem estar a fazer porque esteve a comer muito mal durante 2 dias... ;) e pode até ter-se criado bolsas de ar nos intestinos... ele que veja e se for ar que esteja a causar flatulência e ou obstipação, então força com o AERO-OM e com a parafina... ;)

Vá dando notícias, continuação de boa recuperação e boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quarta jun 07, 2006 10:36 am

hehehe ... boas notícias do menino :)
é o que queremos ouvir:)continuação das melhoras do menino:)

...já vi que andam para aqui a falar da minha gata que por sinal é a mais gulosa do mundo e não sei porquê :o :roll:
pois é ela foi para minha casa tinha um mês e pouco segundo as contas do vet ela nasceu a 5 de Maio de 2005 e foi para minha casa no dia 17 de Junho ela era muito xuxona ainda e foi um castigo para a habituar a comer a ração seca pois para além da papinha de ração moida com leite eu punha-lhe á disposição ração molhada com umas gotas de água só para amolecer e ela tomar o gosto só da ração... quanto á ração seca foi um castigo para a fazer mastigar a menina era preguiçosa ...
acho que se ainda hoje lhe fizesse a papinha da ração com leite e lhe desse com a seringa ela mamava .... e miava por mais....
:lol: :lol: :lol: :lol:
depois enjoou da ração babycat RC e comecei a dar-lhe hills e foi um ver se te havias comia a dela e a da outra se se atrasasse muito...:)
xaniquita
Membro

quarta jun 07, 2006 11:26 am

Ola a todos!! e mais uma vez, obrigado pela vossa preocupação!
Hoje de manhã, lá fui eu com o Pedrinho ao vet, para mais uma injecção de antibiótico. O vet decidiu que não era necessário continuar com a injecção do anti-inflamatório, uma vez que o pedrinho parece já estar mais aliviado das vias respiratórias.... desta vez levou só a injecção do antibiotico!!
O Pedrinho, como já disse, já deu mais umas lambiscadelas na comidinha (a tal mistura de leite com a ração, o paté, desfeita). E vai dando umas trincas na ração seca. Quer numa situação quer noutra, continua a ser muito pouco, e tal como disse o vet, o pedrinho continua magrito!! Por isso, o vet pediu-nos para insistirmos com o pedrinho para ele comer, nem que seja com a ajuda da seringa!! deu-nos também uma pomada vitaminica para o ajudar a fortalecer-se!!
Como ele não se tem alimentado bem (passou esta segunda-feira quase sem comer nada) , ontem e até agora ainda não fez cocozinho!! O vet notou logo, pq o pedrinho tá com a "barriguinha cheia ". Por isso, ele deu-nos parafina para nós administrar-mos ao Pedrinho, em poucas quantindades porque ele também nao se alimenta muito e não convém sobrecarregar o estomago e o próprio organismo dele!! Também nos aconselhou a massajar o rabinho, para estimular!!
Resumindo e concluindo: o Pedrinho tem é de se alimentar BEM!!
E eu vou fazer por isso!!
Ah! Um pormenor, o Pedrinho continua completamente afónico!! Abre a boca pra miar, mas o miar...nem vê-lo!! O vet disse para não me preocupar porque são efeitos de estar doentinho! Logo logo, quando stiver melhor, já me vai chatear os ouvidos com tantos miauuuuuussss !!!:):)

Bem, eu vou dando noticias!!
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jun 07, 2006 2:02 pm

... :D

Quanto a estar afónico...é como o vet diz... isso passa assim que se curar da coriza... ;) . O meu Matateu quando veio para cá vinha afónico...tinha uma pneumonia e não veio logo a voz...só ao final de 2 anos de cá estar...mas veio e de que maneira :p ;) :lol: :D :D :D :D :D

O mais importante é o gatinho ficar bom... e para isso obriguem-no a comer nem que seja só guloseimas... depois de estar bom, têm muito tempo para lhe apicar uma disciplina alimentar... ;) :D

Obrigada pelas novidades.

Zuca,

Falou-se, sim...isto porque a Uaimori houve um dia que veio cá quase á meia noite...porque a Meggie era uma gulosa de primeira apanha...ela comia por ela própria desde as 3 semanas....só que na base de papa desfeita, franguinho, peixinho e leite. Quase nada de ração seca. Então, nesse dia, não lhe dei nada de nada para a obrigar a ter fome e comer a ração seca, granulada, e ela mandou-me a mim comê-la... foi então quando cá veio a Uaimori e deu-lhe grão a grão, boca abaixo, mesmo na goela como quam dá comprimidos... :p :lol: , para a forçar comer a dita ração :p :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: . Depois, começou a comê-la mas... muito pouco...eu tinha mesmo de lhe dar só o que ela gostava pois teria imenso tempo pela frente para levar com uma dieta mais pormenorizada... ;) :p
O que é certo, Zuca, é que ela foi já enorme para ai e só ainda com 6 semanas...foi ou não foi? ;) :p :lol: :D

Leo
Última edição por leonildecarvalho em quarta jun 07, 2006 2:09 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
xaniquita
Membro

quarta jun 07, 2006 2:09 pm

Ola Leo,
sabes uma coisa estranha?!
ele ja não tossia ha algum tempo...e hoje voltou a tossis, ou espirra...n deu bem pra destinguir...
Fui agora a casa e o gajo comeu novamente bem....
Só espero que esteja mesmo a melhorar...que não seja falso alarme.
As vezes pensamos que estão a melhorar...e depois...pimba!!!Queda fatal!:(
Pelo que percebi, a gatinha da M_i_s_t, continua doentinha, com coriza tambem :(:(:(
Espero que tambem ela fique bem rapidinho!!!!
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jun 07, 2006 2:15 pm

Se está a Antibiótico não tem de "regredir"... e se tosse...devia telefonar ao vet pois ele volta a dar o antinflamatorio... e quiçá até um xarope...?! ;)

Se está a comer...é muito bom sinal...tem é de continuar a comer... ;)

Não estou lembrada da gatinha da Mist... :o :?

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
xaniquita
Membro

quarta jun 07, 2006 2:27 pm

Ora deixa-me cá procurar o topico....:roll:
Dia 15 de Maio de 2006
TÓPICO: "Estará doente?? - URGENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"

[quote=M_i_s_t]
Olá! adoptei á uma semana uma gatinha com um mês e meio. ELa tinha um miar muito forte mas agora está a aficar cada vez mais rouca, treme de vez em quando, tem os olhos com remelas já espirrou uma ou duas vezes. Isso é doença perigosa ou só uma constipação?? O que é que eu posso fazer para ela melhorar??
[/quote]

Ontem enviou-me uma pm a dizer que a gatita continua doente!! :cry:

Sera que o vet não deveria parar o AI?
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quarta jun 07, 2006 2:36 pm

ela era bem desenvolvida para a idade dela sim... sempre foi grande ainda hoje ela pesa cerca de cinco quilos e não é gorda não tem aquelas tipicas banhinhas penduradas de gato... ela é muito robusta por natureza...é grossa por natureza .... :)
lá em casa é conhecida por "tronchudinha" e a zuca é completamente esguia por mais que aquela gata coma, nao engorda....
por um lado é bom nao são são esquisitas

:lol: 8)
ainda bem que o pedrinho está melhor boa continuação :lol:
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jun 07, 2006 2:38 pm

xaniquita,

Já puxei o tópico a ver se a Mist nos responde... porque gostava mesmo de saber o que afinal se possa estar a passar...?

Zuca,

Não havia de ser compactada...?! Ela comia que nem uma desalmada...mas só mesmo oque expliquei... mas paparoca da boa e em abundância não lhe faltava, não. Até tinha a madrinha Uaimori a despejá-la boca abaixo... :p ;) :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
xaniquita
Membro

quarta jun 07, 2006 2:41 pm

Boa Leo!!!
eu tambem ia fazer isso...
Assim sempre lhe damos um apoio e uma valente força para ela, pq deve estar bem a precisar!!!
E mais uma vez, obrigada...não me canso de vos agradecer pela GRANDE ajuda que me deram...Quanto mais n seja, saber que voces estão comigo nesta luta!!!
xaniquita
Membro

quarta jun 07, 2006 6:13 pm

Oh Leo,
O Pedrinho ainda não foi a casa de banho!!!
Ta com a barriguinha tão inchada....:(:(:(
Ja lhe dei de manha e a tarde parafina...
Responder

Voltar para “Gatos”