Olá Alicia,aligra Escreveu: Não sei se imaginam como ando a desfrutar deste tópico.
Ora bem, fiquei curiosa sobre o tema destes cães de clima ártico e quis pesquisar se existiam no sul do meu país (Argentina) onde há um clima polar, alguma raça de cães autóctona, mas parece que não há.
Os indígenas da Tierra del Fuego, separada do Antáctico pelo Canal de Beagle e com um clima gelado, eram nómadas e viviam da caça e da pesca, mas a caça era de lobos marinos e fazia-se em canoa e com arpão, suponho que pouca falta fazia um cão nessas circunstâncias.
Os cães da actual Tierra del Fuego são básicamente huskys, introducidos não há muito tempo e que se tem adaptado óptimamente à zona.
Fica aquí o link dum canil de huskys, achei que podia ter algum interesse porque nele se fala tambem das corridas de trenós para as quais são treinados os cães:
http://www.tierradelfuego.org.ar/hugofl ... storia.htm
Acho que o Fang vai gostar destas paisagens, embora devo esclarescer que não faço a mínima ideia sobre as condições da criação que alí se faz, gostei de ver o criador a fazer desporto com os seus cães.
Alicia
Como sabe a distribuição do lobo restringe-se ao hemisfério norte. Por isso é normal não existir raças de cães com características lupinas nessas paragens. As raças oriundas do hemisfério sul são poucas e resultam de cães levados para essas paragens há muito tempo atrás.
A única excepção de uma raça natural no hemisfério sul, é o Dingo autraliano. Mas este tem origem em cães asiáticos levados pelos povos que colonizaram este continente-ilha há mais de 4000 anos, e que deixado em liberdade, voltou ao estado selvagem adquirindo uma identidade morfológica e genética por selecção natural.
Há quem pense erradamente que há cães oriundos da Ántártida. Realmente existiram várias expedições á Antártida com cães nórdicos (nomeadamente malamutes e samoiedos) mas que são originários do polo oposto.

Em relação á qualidade dos huskys Argentinos não conheço, mas no site que referiu, parecem-me bons exemplares. Alias, se no Brasil se cria bons Huskys (ao contrário de outras raças... infelizmente...) não será de admirar que se criem também na Argentina.
Quanto ás paisagens... belíssimas, sem dúvida!
Só por curiosidade, tenho uma grande admiração por todo o sistema montanhoso ocidental Sul Americano que se desenvolve desde os Andes até á Terra do Fogo!

Só é pena não viver o tempo suficiente para alguma vez o poder visitar.