A BITA BOLTOU

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

quarta jun 07, 2006 2:00 pm

Bita filha fizeste aquilo que o teu coração mandou, e isso é que deve ser.
Eu na altura que fui, vai fazer para a semana 5 anos e sinceramente não pensei no assunto e não sabia como na realidade as coisas se passavam, fui os golfinhos estavam bem de saude, eram só dois, mas claro não tinha muito espaço para nadarem.
Mas olha fui toda entusiasmada, porque nem me passava pela cabeça que isso acontecia, hoje com o que sei, não sei se ía, mas se calhar até ía na mesma, não sei, não quero ser hipocrita porque na realidade gostei de sentir a pele deles, gostei das marradinhas deles, enfim... gostei.
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

quarta jun 07, 2006 2:04 pm

Ai Bita Maria que ainda eras explusa. :p ;)
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta jun 07, 2006 2:06 pm

Havana o meu marido também foi em Cuba e olha que se eu me acho defensora dos direitos ele é bem mais...mas ele foi e incentivou-me a ir...é de facto uma oportunidade unica eu tenho consciencia disso... nem praticando mergulho se tem sempre esse privilegio por isso nao condeno de todo quem vai...como ja disse sao opçoes, se eu nao soubesse também tinha ido, assim sei que se fosse nao ia usufruir nada e ia sentir-me mal.

Eu acho é que os que exploraram essas excurssoes se soubessem a campanha que andei a fazer no hotel, me mandava recambiada de volta para Portugal :?

Dos portugueses que estavam no hotel e que foram no mesmo voo nenhum foi, e um casal alemao que la estava e com que travei amizade acabaram também por nao ir :p

:p :p :p
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta jun 07, 2006 2:07 pm

Sim tás perdoada... :oops:

Ó Bianah... pq é que não hão-de comer gatos? a menina não come carne? um coelhinho, hein? olhe que muito boa gente deste fórum até se passa se alguém diz que come coelho pq os têm de estimação...
bita322
Membro Veterano

quarta jun 07, 2006 2:07 pm

Claudita
No dia em que vires crianças a atirarem-se literalmente para o meio da estrada para a frente das camionetas para apanhar garrafas de agua potavel se calhar mudas um bocadinho.
Se me choca comer gato, claro que sim, mas choca-me muito mais ver crianças que mais do que rebuçados ou chocolates te pedem agua potavel para beber, a miseria é muita.
Pensa nisso.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jun 07, 2006 3:22 pm

Bita, se não me leva a mal e já que se fala de gente com muitas carências mas sempre com um sorriso que vai de uma ponta à outra da cara... aqui vão duas fotos da minha última viagem, em fevereiro passado, só para avaliarem... ;) (prometo que só mostro estas duas) :p

Imagem

Imagem

;) Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quarta jun 07, 2006 3:55 pm

Isto é onde, Leo?

Oh Bita, que coisa mais triste... vais de férias para ver isso? Mais a situação dos golfinhos, bolas... é estranho estar num local lindo, com uma linha tão ténue que divide um estado tão grande de pobreza :?
Nem o turismo lhes vale?
:|
Bianah
Membro Veterano
Registado: quarta jan 12, 2005 5:03 pm

quarta jun 07, 2006 4:11 pm

bita322 Escreveu: Claudita
No dia em que vires crianças a atirarem-se literalmente para o meio da estrada para a frente das camionetas para apanhar garrafas de agua potavel se calhar mudas um bocadinho.
Se me choca comer gato, claro que sim, mas choca-me muito mais ver crianças que mais do que rebuçados ou chocolates te pedem agua potavel para beber, a miseria é muita.
Pensa nisso.
Não sei o que foi que eu disse que te levou a escrever este post... :?
O que eu sei é que essa dura realidade existe, apesar de não a conhecer pessoalmente, e sinto-me fragilizada com isso.
Agora a ideia que tentei transmitir foi precisamente o que disse a Leonilde... apesar do sofrimento e de tanta miséria eles sorriem, com um sorriso puro, sem maldade... ;) Basta olhar para as duas fotografias... não transparecem a miséria em que vivem muitas das crianças do nosso mundo :cry:

Sim fiquei chocada por terem de comer gatos... mas isso não significa que não acredite, bem pelo contrário... a fome é mesmo isto... :cry:

Amus:
Eu também não consigo comer coelhos. ;) Não os encaro como comida.
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta jun 07, 2006 4:25 pm

Bianah Escreveu:
Amus:
Eu também não consigo comer coelhos. ;) Não os encaro como comida.
Pois eu encaro :oops: ... mas não gosto muito :? é algo que dispenso do meu menú...

mas deves encarar a galinha e tb há quem as tenha de estimação... mas deu pra perceber o meu ponto de vista, certo?

Quanto ao que foi dito... infelizmente esses paises são isso mesmo... aliás Cuba tem aqueles paraísos turísticos lindissimos, Fidel Castro é um dos homens mais ricos do Mundo e o povo vive naquela miséria ...

Coitada da Bita... transformámos o seu tópico de boas vindas num tópico sobre as misérias do Mundo... :(
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta jun 07, 2006 4:40 pm

Miséria há em todo lado. Umas vezes camufulada outras à vista de toda a gente.

Quando se parte para locais paradisiacos, como estes ou Africa por exemplo já sabemos o que se vai encontrar!

Não podemos fechar os olhos e fazer de conta que não existe nada para alem dos resorts. Há toda uma vida e cultura que é preciso conhecer!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
bita322
Membro Veterano

quarta jun 07, 2006 5:30 pm

Acabei de acordar e continuo com sono :?

Claudia tentei transcrever apenas alguma da miseria que la se vive e que muitas vezes nos fazem rever algumas posições, a mim pelo menos fizeram, daí ter-te dado umas das imagens que mim me chocou e choca de cada vez que lá vou, tal como disse comer gato a mim também me choca, mas lá esta eu felizmente não sei o que é viver na mais profunda miseria ;)

Leonilde como levaria a mal ter postado umas fotos dessas?
Se tiver mais poste ;)

Madonna, no ano passado fiz varias excurssoes, quando saí do hotel apesar de saber que o pais era pobre nao tinha a verdadeira noção do quanto.
Quando comecei a ver as crianças na rua a correr atras das camionetas dos turistas a apontar para as garrafas de agua não consegui controlar as lagrimas, quando dei por ela ia a camioneta toda a chorar :(
Depois do que vi, das barracas em que vivem, fiz questão de falar com os locais que trabalhavam no hotel e tentei perceber como era a vida deles, os salarios etc.
É inevtitavel olhar para eles, agora adultos e esquecer que também eles em crianças pediam agua.
No entanto este ano em conversa com uma das animadoras, também percebi que infelizmente ha miutos pais que exploram as crianças e que as poe a pedir.
Numa das barraquitas de recordações dei 1 dolar a uma menina amorosa que la estava, na hora chegou-se uma senhora e perguntou se nao queria ficar com ela, fiquei de tal forma atordada que vim embora, ate hoje nao sei se ela estava a brincar ou se estaria a serio :?

Mas também se pode ir para estes lugares , nao sair dos resorts luxuosos nao falar com mais ninguem e vem-se de la a pensar que aquilo la é so dinheiro.

Em cuba é diferente, apesar de muitos viverem pobres ha senhas de comida que o governo fornece, ou seja, pelo menos todos tem alguma coisa para ir comendo.

Aínda nunca fui a Africa acho que preciso de mais uns anitos para me preparar para uma viagem dessas
:(
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jun 07, 2006 6:57 pm

Obrigada, bita.

Madona, isto é no Senegal, mais própriamente perto de Saly num pequenino local onde vivem só um pequeno punhado de nativos, os Cererê.

Quando viajo para fora, gosto de sair do Hotel e alargar os meus horizontes... conhecer o bom e o mau... não sou pessoa de me ficar pela praia e hotel ;) . Aliás, vou sempre com guia já marcado só para nós e nem sequer olho para o roteiro turístico...faço sempre questão de me embrenhar em locais onde os turistas por norma não vão ;) .
Estes meninos que estão na foto, eu chamo-lhes os meus meninos do senegal. Trouxe um bocadinho de cada um dentro de mim, no meu coração.

Fui lá a primeira vez, só com a minha filha, sem saber o que iria encarar..e gostei tanto que quando o meu marido foi ter ao Senegal para se encontrar comigo, levei-o lá mas primeiro telefonei-lhe, antes dele partir ao meu encontro, para levar sacos de rebuçados para dar-mos aos nossos meninos...que apesar de tantas carências, brindaram-me com os seus lindos sorrisos, abraços e beijinhos e eu sem nada, material, para lhes dar em troca... não levava comigo dinheiro vivo...apenas o dinheiro dos tempos modernos, o cartão... mas, quando lá fui, pela segunda vez, com o meu marido, fiz questão de lhes dar rebuçados e acreditem que para eles foi como se fosse dia de Natal... ficaram tão contentes com os rebuçados que me vieram as lágrimas aos olhos de pensar no que os meninos da Europa, das Cidades, a maioria, têm e nem se dão conta da miséria em que aqueles meninos vivem...que um simples rebuçado foi motivo de festejos... ;)

Prometi-lhes enviar-lhes bolas de futebol pois andavam com uma bola rota, vazia, que as missões, anos antes, lhes tinham dado...
Já as comprei para as enviar, comprei 4 mas ainda não as enviei :oops: por falta de tempo, falta de disposião e principalmente por falta de me informar quanto custará enviar uma caixa, por avião, com roupas, calçado, cortinas porque eles usam-nas nas casas a fazer de porta para se protegerem ds insectos, mantas, etc... porque eu quero mesmo ver se começo a juntar roupa de criança, já tenho alguém que me vai dar alguma, mas tenho mesmo de me informar quanto me custará enviar tudo..?! Calculo que seja uma pipa de massa...e se for muito caro pois ficarei só pelas bolas para os meninos e talvez umas bonecas para as meninas...logo se vê ;)

Aproveito, então, a deixar mais alguns testemunhos da minha visita e a razão de porque lá ficou um bocadinho de mim e trouxe um bocadinho deles... ;)

Nas fotos, podem ver que nem lá os gatos me largam... ;) :p :lol:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E, se não me levam a mal, tenho algo escrito há já algum tempo, para lançar na net, como prova do meu agradecimentos àquela gente maravilhosa...

3 de Março de 2006

Dedicatória e agradecimento pela forma carinhosa e respeitosa de como o povo da Tribo Cererê nos receberam, ao seu Chefe Supremo, Cheikh Moussa Diouf, em Saly, Senegal e, ao meu guia e tradutor de Wolof, Sr. Daouda Koumé

Saudades duma nostalgia nunca perdida, para além da paisagem, o ser da Natureza sentida, da fúria dum Planeta saturado, duma África amiga mas, tão desprezada quanto uma alma doente, envelhecida, menosprezada, doída, carente do frio sorriso naquela brisa quente e tórrida após noites entorpecidas num Luar dominante.
Adiante…adiante…!
Muitos, mas mesmo muitos… em busca do nada que encontravam, daqueles que tudo esperavam e que bem no fundo tudo o que queriam era a visão do que nunca avistaram no seu canto Imperial lá bem longe daquela Terra interminável, onde de tudo havia mas, em que o inimaginável seria real!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
bita322
Membro Veterano

quarta jun 07, 2006 9:57 pm

Oh Leonilde esta é sem sombra de duvida a maior riqueza que trazemos das viagens, as pessoas.
Este ano levei comigo uma garrafa de vinho do Porto para dar aos animadores do Hotel, bem a felicidade daquela gente foi impagavel, nao faziam ideia do que era, mas adoraram.
Curiosamente e tristemente num sitio onde a comida é de uma abundancia tal que se estraga, o pessoal do hotel paga o que come...fiquei de rastos quando soube.
Deixei la ficar os medicamentos que levei, porque eles nao tem acesso e um simples iboprufeno é um luxo que se vende a vulso e a um preço astronomico.
Este ano levei mais dinheiro comigo, notas pequenas e fui dando, é impressionante o que um simples dolar significa para aquelas pessoas.

Este ano nao fiz excurssoes, fiquei-me pelo hotel, precisava mesmo muito de descansar, as fotos que tenho apenas transmitem o lado bonito, as que tirei o ano passado de fora do hotel, estao em pelicula senao postava aqui.
Mas amanha posto as fotos da praia, das suas aguas maravilhosamente limpidas e do luxo dos hoteis que contrastam com tudo o resto.

Outra coisa curiosa é a falta de cultura geral com que nos deparamos, o fotografo do hotel, o nosso querido SAntiago, tinha aquilo que equivalia ao nosso 12º ano e nao tem a minima noção de geografia, ja o ano passado tinha ficado com essa perceopção, para eles Portugal e brasil é a mesma coisa, la ando eu na areia da praia a tentar desenhar o globo e eles bebem a informação.

A Africa é daqueles continentes que me seduzem, mas sei que apesar de ser uma viagem riquissima será certamente de um desgaste emocional enorme...mas la irei de certeza

;)
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta jun 07, 2006 9:59 pm

Leo

Que lindas fotos ;)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jun 07, 2006 10:24 pm

Muito obrigada, Bita e Rita ;)

E, sim... é o que mais me cativa nessas viagens... são o ser HUMANO que existe em toda a sua essência... só que depois, logo um ou dois dias antes de regressar fico deprimida em lembrar-me que me vai custar deixar aquela gente boa :( . Eu adoro a minha casa, a minha família, os amigos, mas... aquela pobreza material... deixa-me de rastos... só de pensar o tanto que estragamos... o quanto reclamamos... o quanto exigimos...e eles, não exigem, não reclamam e, do pouco que têm dão graças aos "Deuses" de o terem... ;)

África é mística... mas não é para todos as partes de África em que se encarem realidades que chocam muito... ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”