Cá por casa anda um "Final Feliz" chamado Xiquinha!!!
O seu passado não interessa nada.
Apenas: deixada na APCA amarrada ao portão, seguramente só por não ser de pelúcia ou de loiça!
É uma ternura, dócil, linda, preta, peluda lisa, de olhos castanhos melosos e orelhas arrebitadas para cima ou para os lados.
Um espectáculo.
(fica evidente que não sei pôr fotos

)
'Tá bem, comeu-me já dois telemóveis e tudo voa à sua volta (mantas, vasos, carvão do grill, qualquer papelzito esquecido!) e ela também, já que andar "pata esquerda-pata direita" ordenadamente, não faz o seu estilo.
E arrasta pelas orelhas a companheira Papi, conhecida pelo seu mau feitio com cadelas. A Xiquinha nem lhe deu hipóteses. É brincadeira e ponto!
Hiperactiva? Talvez. Dá vida aos mortos. Com toda a certeza.
Afilhada, primeiro. Entrou para se restabeler da esterilização e... chamada para ir a uma campanha de adopção, não tive coragem e já não a devolvi.
Para quê procurar quem gostaria dela se eu já estava apaixonada?
Contudo, 8 meses depois..reconheceu muito bem quem lhe deu a mão, ao ter a visita de uma directora da APCA.
Todos os dias nos comovem, estes malandros!
Mas de todas as vezes que vou à porta da APCA, poucas são as que não constato finais felizes: eles sem perceberem bem o que lhes vai acontecer (pois lá nem se sentiam mal de todo...), os futuros donos de alma aberta à "empresa" que tomam nas mãos.
Feliz e um bocadinho agitado, enquanto não chega o tal dono, é o ambiente dos padrinhos a apanharem os seus afilhados para um passeio pelas redondezas, às vezes uma escovadela e sempre, muito mimo.
Esqueçamos as chegadas.
Vale a pena, apadrinhar, passando a pôr no roteiro dos sábados de manhã uma visita ao afilhado, antes de ir comer travesseiros!!!
Pode ser é que, um dia, tenha de se desviar para comprar o enxoval de um novo amigo e lá fique a Piriquita no prejuízo.
Mas que isso seja por um impulso que dure os 20 anos a seguir.