Conselhos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

klaura
Membro Júnior
Registado: quarta jun 07, 2006 7:16 am

quarta jun 07, 2006 10:35 pm

Boa noite a Todos.Sigo ocasionalmente o vosso forum com muito interesse. Sempre quis ter gatinhos mas a minha mãe nunca quis. Agora q vivo sozinha...
Recentemente (dois dias) ofereceram-me dois gatinhos. Um macho e uma femea. Nestas circunstancias, claro que irei estrelizá-la e castrá-lo.
Tentei obter algumas respostas a questões básicas mas não consegui. Talvez possam ajudar-me.
Gostava de saber a vossa opinião sobre ter 2 gatos. Inicialmente pensei em 1 mas...
As despesas são muitas? Tem ideia de qto?
As vezes fico zangada com ele (Cesar) mas não sei qual a melhor forma de demonstrar isso...
Sobre os meus gatinhos só posso dizer que os Adoro e são Lindos.
Não vou já maça-los com todas as perguntas q gostaria de fazer... vai aos poucos.
Agradeço a Todos. Beijinhos.
Laura
vanessards
Membro
Registado: quarta dez 21, 2005 4:55 am

quarta jun 07, 2006 11:12 pm

Klaura

pode mostrar que está zangada com o seu gatinho ralhando com ele e de seguida ignorando-o...

mas espere ate haver mais respostas de foristas mais prós... eu faço como lhe disse e os meus percebem logo quando meteram a «pata na poça»! :)

bjos

Vanessa
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jun 07, 2006 11:21 pm

Não sei a idade dele... e a idade pode ter a ver com o que de "mal" ele possa estar a fazer ao ponto de o repreender... contudo pode-se sim dar uma repreensão..agora depende do que possa ter acontecido e da idade e se o que o gato fez de "mal" se possa considerar mal para que leve repreensão ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
klaura
Membro Júnior

quinta jun 08, 2006 8:49 am

Bom dia a Todos.

Vanessa e Leo, obrigada pelas respostas.

Para esclarecer algumas duvidas: ele tem um mês e meio e ela deve ter um mês. Qdo perguntei como repreende-lo, pretendia saber se ele for pra um sitio q não deve ir (perigoso, ex. Janelas), roer os fios etc, falo de situações gerais, como devo proceder. Como devo educá-lo?

Tenho alguns problemas cm os cheiros. A minha casa só cheira a ração (eles preferem a ração diluida em água e isso intensifica o cheiro).
Gostava tb de saber se posso dar banho.Não são mto pequenos?
Encontrei à venda uns produtos pra limpar o pelo a seco, sem água. Será q este metodo é aconselhavel pra gatos tão pequenos?
Nunca tive animais em casa e confesso q tou um pouco assustada. Ainda por cima são dois. Gostava de saber o q pensam sobre ter 2 animais. Não é mto? Conto com a vossa ajuda.
Obrigada pela vossa atenção.
Beijinhos.
Laura.
klaura
Membro Júnior

quinta jun 08, 2006 8:51 am

Bom dia a Todos.

Vanessa e Leo, obrigada pelas respostas.

Para esclarecer algumas duvidas: ele tem um mês e meio e ela deve ter um mês. Qdo perguntei como repreende-lo, pretendia saber se ele for pra um sitio q não deve ir (perigoso, ex. Janelas), roer os fios etc, falo de situações gerais, como devo proceder. Como devo educá-lo?

Tenho alguns problemas cm os cheiros. A minha casa só cheira a ração (eles preferem a ração diluida em água e isso intensifica o cheiro).
Gostava tb de saber se posso dar banho.Não são mto pequenos?
Encontrei à venda uns produtos pra limpar o pelo a seco, sem água. Será q este metodo é aconselhavel pra gatos tão pequenos?
Nunca tive animais em casa e confesso q tou um pouco assustada. Ainda por cima são dois. Gostava de saber o q pensam sobre ter 2 animais. Não é mto? Conto com a vossa ajuda.
Obrigada pela vossa atenção.
Beijinhos.
Laura.
dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

quinta jun 08, 2006 9:45 am

ola Klaura

penso q é de facto ter melhor 2 gatos do q apenas 1, pq quando sair de casa para trabalhar ou outra actividade... eles n se irão sentir sozinhos pois terão a companhia um do outro, além de que tb é bom para que n adquiram comportamentos de posse em relação á casa e á dona q ás vezes pode ser desagradavel, tb penso q devido e isso se tornarão mais sociaveis. A mh politica é mesmo 2 animais, no meu caso tenho cão e gato :D .

Como n vai ser criadora esteriza-los é uma boa opção, q lhe poupará futuras dores de cabeça.

Em termos de ração é melhor ir gradualmente habituando-os á ração seca, tornando a habitual cada vez menos liquida, na mh casa so comem ração seca, e comem assim q lhes ponho a ração á frt, assim q acabam retiro os vazinhos da comida lavo-os e acabou-se o cheiro da ração em casa. É uma questão de ser firme, e n deixar a ração estar ali o dia inteiro á disposição, como são novos terá q dar mais vezes a ração, mas assim q n querem mais...guarda-se a tigela. só fica a água, essa sim deve tar sempre fresca e á disposição.

Banhos penso q ainda é cedo e pó seco hummm...pode ir escovando-os com uma escova macia de bebe, em caso de parasitas ai uma banhoca rapida e tépida, tendo o cuidado para q n entre agua nem sabão nos olhos e nos ouvidos, "mas" só em casos extremos, de outra forma só apartir dos 3 meses.

Educação -diga-lhes um NÃOOO sp q fizerem o q n devem de forma autoritária e agressiva . e contrarie a acção pondo-o no sitio devido ou afastando-o do objecto pretendido. È claro q a esperam meses de mta traquenice felina uhu...

2 gatos n dão mta despesa, dsd q sejam alimentados com uma boa ração , na hora certa e na quantidade estrictamente necessária, conforme o vet disser ou equivalente ao peso de acordo com a etiqueta da embalagem da ração.
Desejo-lhe mtas felicidades com os seus novos membros da familia

Luisa 8)
xaniquita
Membro
Registado: terça jun 06, 2006 3:17 pm

quinta jun 08, 2006 10:08 am

Ola Klaura
Não esperes que um gato seja "educado" como um cão.
Se não queres que os gatinhos se escapem pela janela, o ideal é tapar com uma rede, ou arranjar outra forma...
Os gatos são muito curiosos, qualquer buraquinho pode ser uma aventura para eles....
Quanto a roer fios?!?! huumm...nunca vi um gato a roer fios, não sera a brincar?!
Podes sim é arranjar brinquedos para eles e um bom sitio para eles afiarem as unhitas!!! (e umas capas para os sofas!! :lol:)
Tens o saco da comida deles fechada?!
Não acredito que que esse cheiro todo venha das tacinhas de comida deles...
Mantem tb a areia da casa de banho sempre limpinha.
Eu lavei o meu Pedrinho com as toalhitas de bebes!!!
Quanto a ter dois animais em casa....se eu podesse tinha "montes" de gatos!!!!Simplesmente adoro-os!!!
Se tens espaço para os ter, n vejo onde esta o problema.
Os gatos não dão muitas despesas...
Beijocasssssss
zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

quinta jun 08, 2006 10:25 am

Olás!
Acrescento apenas o exemplo da minha gata em relação ao comer, que tem sempre à disposição todo o dia e não cheira absolutamente nada! Os gatos petiscam ao longo do dia inúmeras vezes, não fazem propriamente refeições abundantes uma ou duas vezes. Por isso, tem sempre comida e água à disposição. E efectivamente faz isso desde que começou a comer ração!
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta jun 08, 2006 10:51 am

Com essa idade é muito difícil conseguir-se repreender de forma a que entendam o que de "mal" possam ter feito...cabe ao dono ter as precauções adequadas para evitar certas situações que os donos consideram de "mal", quando, afinal, o mal está nos donos que não tomaram as precauções devidas...!

Aqui lhe deixo um texto meu que lhe poderá ser útil.

Conselhos para gatinhos, com mais de 3 semanas de idade.

Parabéns pela nova aquisição.
Cuidado que gatinhos dessa idade ainda precisa de alguns cuidados especiais para além do problema das pulgas e ou possíveis sujidades.
Deve fazer-lhe antes de nada uma desparasitação interna bem mais importante que a externa... especialmente se houverem crianças e outros animais em casa!!!
Para a desparasitação interna, deve ir a um veterinário. Não é cara.
Para a desparasitação externa (pulgas), como ainda é muito bebé, só pode aplicar o Front line em spray.
Calce uma luva de borracha, coloque um pouco do spray na mão e passe por todo o corpo do gatinho, ao contrário do pêlo. Evite olhos e boca.
Envolva o pequenino felino numa toalha até secar completamente, com a finalidade dele não se lamber pois pode causar-lhe envenenamento e também para não ter frio enquanto o produto actua e seca, evitando uma constipação (coriza) ao animal!
Nunca se deve dar banho a gatinhos que ainda não estejam com a vacinação completa.

Deve dar-lhe leite de substituição (não leite de vaca nem leite para gatos, do supermercado) em pó, o Mixol, p.e., que pode comprar na Farmácia ou então o da Royal Canin que pode comprar numa loja de artigos para animais.
Deve dar-lhe ração própria para kittens, também a comprar numa loja de animais.
No caso de no lar haverem crianças a gostarem muito de gatos, deve sempre supervisionar a forma como possam brincar com o bebé felino. Afinal, não se esqueça que o gatinho ainda é um bebé, como tal muito frágil e pela idade ainda necessita de muito repouso (dormir) tal como um bebé humano.
Quando for ao vet para a desparasitação interna, peça-lhe para lhe cortar a pontinha das unhas para que não hajam ferimentos aquando das brincadeiras com os humanos, incluindo crianças caso as hajam!

Nunca deixe gatinhos bebés com gatos adultos especialmente e também pela hipótese de poder haver alguma doença em que depois haja o perigo de contágio!
Deixar juntos gatinhos bebés e canídeos está fora de questão sem primeiro o gatinho ter corpo para aguentar certas brincadeiras mais acesas… dos cães e sem estar feita uma completa socialização entre canídeo e felino.

Ter sempre à disposição água fresca e ração seca para o gatinho se ir acostumando ao paladar e cheiro.

Ter, também, uma caixa, baixa, com areia própria para gato pois os felinos são animais extremamente limpos e por eles próprios a usarão, a seu tempo, como o seu W.C.

Preparar a casa a nível de evitar perigos com, fios eléctricos pelo chão e ou paredes, sanitas com tampas levantadas, baldes com água, moveis ligeiramente afastados da parede em que lá se possam enfiar, entre o móvel e a parede, janelas abertas, portas para o exterior, recipientes com químicos ou contaminados com os mesmos, alfinetes e ou agulhas de costura pelo chão, fios de embrulho, elásticos, objectos muito pequenos, sacos de plástico, fogões, máquinas de lavar com a porta aberta, etc…!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
klaura
Membro Júnior

quinta jun 08, 2006 12:37 pm

Obrigada a Todas pelos conselhos. Já estão e vão ajudar-me muito.

Quanto à ração, o saco tá fechado. Penso q o cheiro vem mesmo do facto de lhe juntar água. Plo menos vou esperar pra ver.
Actualmente tou a dar friskies pra junior. Procurei a marca royal canin mas não encontrei.
Quanto ao banho, se não faz mal vou passar uma toalhitas de bebe por agora. Eles cosam-se um pouco. Devem ser parasitas, não é? Na proxima semana vão à vet pra isso.
Parece-me que são saudaveis. A Cleopatra é mto meiguinha e tá sempre ao pé de mim ele é um reguila de 1ª. No inicio tava sempre com medo... mas agora...
De facto, como a Leo diz eles ainda são pequeninos...vou dar" um tempo". Eu moro num apartamento, nos vossos casos os gatos tem acesso a toda a casa ou algumas zonas?
Outro assunto, tenho visto varios tipos de areia. As mais caras são as de bolinhas. Compensa comprar este tipo? Sei q há tb umas com cheiro mas desaconselharam-me.
Obrigada mais uma vez. São umas Queridas.
Beijos.
Laura
vanessards
Membro

quinta jun 08, 2006 1:10 pm

Klaura

a Royal Canin nao a encontra em hipers mas sim em lojas de animais, daí nao ter encontrado ;)
talves o cheiro a raçao que tem pela casa seja mesmo porque lhes ta a dar uma raçao de má qualidade...
quanto ás areias, pessoalmente uso das mais baratas porque tb tenho 2 gatos, mas já nao sao pequenos e se for a comprar das caras ou ate dessas de silica fica caro.... o meu gato nao é esquisito mas agora a minha gata ... ta bem ta... assim que vi que ela tambem começou a usar a mais baratucha, passei sempre a comprar. geralmente uso a do Lidl mas quando nao tenho tempo de ir lá, compro a de marca Modelo mas sem perfume...

compre a raçao da royal canin ou outra tambem de qualidade que irá fazer muito melhor aos seus meninos, assim estará a poupá-los de futuros problemas de saude e tambem ajuda a poupar nas contas no veterinario! :)

bjos

Vanessa
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta jun 08, 2006 1:12 pm

Se procurou pela RoyalCanin no mesmo local (loja) onde comprou a friskies...está a procurar no local errado...a RoyalCanin só se vende em clínicas veterinárias e ou lojas de produtos para animais, os designados PetShops.

Não dê Friskies ao gatinho..o que vai poupar por agora, com toda a certeza que lhe vai sair caro a curto ou médio praso... isto porque as rações de supermercado, têm corantes e aditivos que só fazem mal aos gatinhos, especialmente sendo bebés...! Além de faltarem nutrientes e outros componentes para um equilibrado desenvolvimento do bebé... ;)

Se não encontrar Royal Canin, há outras marcas de boa gama nos PetShops e clínicas veterinárias para dar aos seus gatinhos ;)
Esses gatinhos deveriam estar a comer o granulado para Kitten da Royal... mas o da gama WEANING, IMMUNITY & DIGEST ;) . São ainda muito pequeninos para granulado júnior!!!

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
vanessards
Membro

quinta jun 08, 2006 1:14 pm

hehehe Leo

parece que me antecipei :lol: ;)

bjos

Vanessa
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta jun 08, 2006 1:16 pm

vanessards Escreveu: hehehe Leo

parece que me antecipei lol ;)

bjos

Vanessa
Não, não se antecipou... todas as ajudas são bem vindas a quem precisa delas...né? E eu achei importante esclarecer onde comprar a ração e qual gama pois pode ter procurado nos locais errados... ;) e quando comprar, comprar a mais apropriada visto os gatitos serem ainda muito pequeninos ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

quinta jun 08, 2006 1:39 pm

A minha gata também come ração royal canin, aliás desde bebé, avançando naturalmente conforme a idade, e felizmente nunca teve grandes problemas de saúde.
Habituei-a desde sempre a andar à vontade pela casa, não tenho qualquer divisão fechada, o que lhe permitiu satisfazer em devido tempo todas as curiosidades e talvez por isso nunca subiu cortinados ou partiu alguma coisa! Pelo menos até agora! :oops: Ah! Embora tenha uma árvore imensa de sisal, que adora e trepa a toda a hora, continua a afiar as unhas no sofá, às vezes, mas sabe perfeitamente que não é suposto fazê-lo, porque basta eu repreendê-la para parar... às vezes! eheheh É o único senão...
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”