Olá!
Eu também sou do norte, de Vila Nova de Gaia, e descobri a lesh e dirofilariose através da net e foruns... no vet nunca tinha ouvido referencia a tais doenças...
Assim que tive que ir comprar desparasitante, questionei uma vet (o vet da minha cadela não estava) e, tal como a Sara, fiquei com a sensação de que cá na zona do Porto não é costume fazerem prevenção contra estas doenças...
Aliás, pela conversa pareceu-me haver uma certa confusão entre um "mosquito" e o outro mosquito...
Foi-me dito que se viajar para fora do Porto, por exemplo, a zona do Alto Douro e zonas perto de Lisboa ou sul do país, que aí sim era recomendado fazer prevenção... Que por cá, praticamente só aparecem casos de cães que estiveram expostos em zonas de maior risco e que a probabilidade de aparecer cá essas doenças é reduzida (não garantiu que não há, apenas que é pouco provável...)
Confesso que não fiquei nada convencida... Eu bem quero acreditar no que ouvi, mas as dúvidas são muitas!
Quando for novamente ao vet vou falar com o da minha cadela e ver o que ele diz.
Pelo sim pelo não, comprei o Advantix, que sempre dá alguma prevenção contra o mosquito...
Márcia Ramos