Desculpem, mas estive temporariamente sem energia electrica...
still Escreveu:
as femeas de cuco-canoro encubam?
sempre pensei que "largassem" os ovos noutro ninho e que a "dona" desse ninho que tivesse o trabalho todo....sendo assim, como e que se arranja uma femea de cuco a encuba
Exactamente!! A maioria das espécies de cucos são parasitas.
As femeas após acasalarem vão colocando um ovo em cada ninho de hospedeiro. Chegou-se a contabilizar 18 ovos colocados em ninhos diferentes por uma femea de cuco-canoro.
Utilizam várias espécies de hospedeiros, sempre espécies insectívoras de pequeno porte, desde Piscos-de-peito-ruivo, Rouxinois-dos-caniços, cartaxos e até espécies tão pequenas como felosas e carriças.
Cada "família" de cucos especializa-se em determinado hospedeiro, sendo o padrão dos ovos por vezes muito semelhante para que este não desconfie. O cuco femea por cada ovo colocado no ninho do hospedeiro, retira um verdadeiro do ninho.
O tempo de incubação do ovo de cuco é menor do que os do hospedeiro, sendo normalmente o 1º a nascer.
Assim que nasce, instintivamente, vai empurrando todos os ovos ou crias existentes no ninho, ficando sozinho a ser alimentado pelos pais "adoptivos".
Como se trata de um espécie grandita (do tamanho de uma rola), os pais adoptivos não fazem mais nada do que acarretar insectos para satisfazer o seu "filho" gigante, cuja cabeça chega a ser maior que o corpo todo deles e continuam a alimenta-lo muito depois deste sair do ninho.
Aqui foi parasitado um Rabirruivo-de-testa-branca.
Aqui foi parasitado um rabirruivo-preto.
Aqui foi parasitada uma Ferreirinha.
Aqui foi parasitado um Rouxinol-pequeno-dos-caniços.
Aqui foi parasitada uma Toutinegra-de-cabeça-preta.
E por aí fora...
Portanto os cucos não fazem ninho.
Este pedido era uma rasteira e por isso impossivel de concretizar.
